segunda-feira, 13 de abril de 2009

Prefeito Léo Abreu destaca os 100 dias de Governo e Prefeitura ja tem programa próprio em Emissoras de Rádio da Cidade

13/04/2009.
Logo nos primeiros dias de governo, o prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu (PSB), e sua equipe de secretários e auxiliares já demonstravam que a administração pública do município, que é um dos mais importantes da Paraíba, iria ter um novo ritmo. Passados pouco mais de 100 dias, a cidade visivelmente está diferente e bem melhor. Ontem (13), durante exibição da primeira edição do programa “Cajazeiras Nossa Terra”, que vai ao ar em uma cadeia de emissoras locais, todas as segundas-feiras, das 13h00 às 13h30, o prefeito Léo Abreu fez um balanço dos três primeiros meses de sua administração.

Em seu pronunciamento, o prefeito de Cajazeiras destacou as principais ações nas áreas de Saúde, Educação, Infra-estrutura, Cultura, Ação Social, Agricultura e habitação.


Entre os itens destacados no Programa, o prefeito cajazeirense falou da implantação do Programa Orçamento Democrático, a partir do qual a população definirá as prioridades de investimentos no município, o lançamento do projeto “Morando Melhor”, que atenderá famílias de renda igual ou inferior a um salário mínimo, através do subsídio moradia, o mutirão da limpeza, o lançamento do novo edital da Fundação Ivan Bichara, que viabilizará o apoio a projetos culturais locais, a realização da primeira Jornada da Cidadania, o apoio dado pela Prefeitura a 58 Comunidades Rurais do município para o plantio das culturas do feijão, arroz e milho na localidade, através da disponibilização de cinco tratores para realização do corte de terras nas propriedades de 544 produtores rurais entre outros.

Léo Abreu falou ainda sobre o sucesso do carnaval de Cajazeiras que movimentou a cidade e o comércio local durante os dias de folia, destacou o programa de recuperação de vias que, inicialmente, contemplará 36 ruas da cidade, a celebração de um contrato de empréstimo consignado como o Banco do Brasil que garantirá o pagamento integral dos salários atrasados do funcionalismo do município, herança herdada da gestão anterior, a atualização das contas do município, com destaque para o pagamento da folha em dia e da implantação do piso nacional do magistério foram outros assuntos destacados pelo prefeito.

Ascom

Armando Abílio declara que PTB apóia Ricardo mesmo que Cícero seja candidato, mais não abre mão de participar da Chapa Majoritária

13/04/2009.
O deputado federal Petebista Armando Abílio, presidente estadual da legenda no Estado da Paraíba, informou a Imprensa, nesta segunda-feira (13), que o seu partido já fechou questão para as eleições 2010, apóia a candidatura do prefeito Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado e não tem mais o que conversar.

Segundo Abílio, mesmo que o senador Cícero Lucena ínsita na idéia de sair candidato a governador em 2010, o mesmo não terá o seu apoio e nem do PTB no Estado. Porem, o petebista deixou escapar a sua pretensão ou do “partido” de fazer parte da Chapa Majoritária do Prefeito da Capital.

Desse jeito, qualquer um pensaria igual ao Deputado, que de besta não tem nada. Fica claro que Abílio não está preocupado apenas com a candidatura de Ricardo e sim com a possibilidade de ser vice governador pegando um "Coitinho" na boa fase de Ricardo.

Cícero Lucena diz que ou Ele ou Efraim saíra candidato a Governador com o apoio do PSDB


13/04/2009.
O senador Cícero Lucena (PSDB) mesmo diante de todos os problemas enfrentados junto á justiça disse a Imprensa nesta segunda-feira (13) que poderá ser candidato a governador do Estado nas Eleições de 2010. Ele acrescentou que se não for ele o candidato, poderá ser o senador Efraim Moraes (DEM), o candidato do PSDB ma Paraíba e não quer nem ouvir em falar de alianças com Ricardo Coutinho.

Cícero disse ainda, que não existe a possibilidade do ex-governador Cássio Cunha Lima deixar o PSDB para ingressar no PTB. "Cássio tem história no PSDB e não tem por que deixar o partido. Foi convidado inclusive para ser o presidente do partido e não ver nenhum motivo para que o mesmo deixe o ninho tucano”.

O senador também direcionou críticas ao prefeito da Capital Ricardo Coutinho (PSB), dizendo que o prefeito estaria usando a caneta para conseguir apoio.

Já o prefeito da Capital, em resposta à crítica de Cícero Lucena, disse que o senador deveria esquecê-lo um pouco e trabalhar para melhorar a imagem do Senado que está muito ruim. "A Paraíba precisa de uma discussão em nível mais construtivo" e não tem tempo para responder as ciumeiras do senador do PSDB da Paraíba.

Parece que atualmente existem duas coisas que o Mago não vem dando a mínima atenção na Paraíba, no caso, o Governo Maranhão e as enciumadas de Lucena.

Sem autorização de Ricardo, Marcondes rejeita convite de assumir secretaria no Governo Maranhão III


13/04/2009.
O deputado federal Marcondes Gadelha (PSB) recusou o convite do governador José Maranhão (PMDB) para assumir a Secretaria de Agricultura do Estado. Segundo Maranhão, Gadelha alegou que, apesar de ter ficado lisonjeado com o convite, está envolvido em outros projetos que lhe impedem de assumir o cargo.

Marcondes Gadelha foi questionado nesta segunda-feira (13) através de uma entrevista ao programa Correio Debate, da rádio 98FM (Rede Correio Sat), quando confirmou haver recusado o convite. Ele a propósito comentou: "Como deputado a gente faz leis, pronunciamentos. Como secretário a gente está vendo as coisas saltarem pelas nossas mãos para a realidade, o que é muito gratificante. Agora, há problemas a serem superados: problemas de ordem política que precisam ser bem trabalhados". Marcondes disse acreditar que se chegará a bons termos e que as diversas instâncias partidárias sabem das questões que foram suscitadas na Paraíba e estão procurando evitar mais tensão sobre os fatos.

Perguntado se temeria sofrer um veto do PSB caso aceitasse o convite para a Secretaria da Agricultura, o ex-senador paraibano disse que não: "Não penso nisso. O ideal seria que qualquer solução fosse consensual. Estamos trabalhando essas coisas e vamos ver se chegamos a um bom termo, se conseguimos carregar essa cesta de ovos sem quebrar nenhum".

Ele disse que a Executiva Nacional do PSB já tem conhecimento desses fatos e atua no sentido de harmonizar. "Como eu acredito que todos os atores, desde o prefeito Ricardo Coutinho, até o mais humilde vereador, todos estão empenhados em encontrar soluções harmoniosas e que contemplem o interesse geral do partido", afirmou Gadelha.

Marcondes concordou que a antecipação das discussões sobre as eleições 2010 contribuiu para o surgimento de arestas que estão causando essas dificuldades.
"Na verdade não havia razão para se antecipar um debate sobre sucessão agora. Acho que tanto Maranhão quanto Ricardo estão empenhados em mostrar serviço à Paraíba, o que é o papel deles, e deixar a discussão política para 2010", finalizou o parlamentar.

Ele sugeriu ainda que é preciso pontuar 2009 como um ano de realizações, deixando as discussões políticas para o próximo ano.

Fonte Wellington Farias do Portal Correio.

Batalhão da PM de Sousa muda mais uma vez de Comandante

13/04/2009.
O 14º. Batalhão de Polícia Militar Coronel Benedito Lima Junior, sediado na cidade de Sousa-PB, tem novo Comandante, o Tenente Coronel José de Almeida Rosas, natural da cidade de São Paulo, que substituiu na tarde desta segunda-feira (13) o também Tenente Coronel, Daniel Silva Sales Júnior. O novo comandante terá a responsabilidade de coordenar 12 cidades do sertão Paraibano. São elas: Sousa, Uiraúna, Poço Dantas, Santarém, Lastro, Vieirópolis, Santa cruz, São Francisco, Aparecida, Marizópolis, São José da Lagoa Tapada e Nazarezinho, as quais terão uma segurança maior, pois a missão fundamental do novo comandante é garantir a tranqüilidade dos cidadãos nos municípios sob a jurisdição do 14º. Batalhão de Polícia Militar.

A solenidade de transição de cargo foi realizada às 16 horas no auditório do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Campus de Sousa e contou com a presença do comandante geral da PM no Estado, Coronel Marcos Antônio Jácome de Carvalho, além de políticos, membros da tropa da polícia militar da Paraíba e a comunidade em geral.

Sertaoinformado.com.br

Quem diria. Programa Habitacional do Governo Lula deixa de fora os pequenos e beneficia apenas os grandes municípios

13/04/2009.
Dez cidades paraibanas estão listadas entre as que vão ser imediatamente beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, lançado pelo governo federal. João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mamanguape, Rio Tinto e Santa Rita serão os primeiros municípios paraibanos.

A Caixa Econômica Federal disponibiliza aos estados e municípios, a partir de hoje (13), o termo de adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida, que tem como meta a construção de 1 milhão de casas. O banco também fornece o modelo de instrução de doação de terreno. As construtoras e os movimentos sociais interessados em participar podem apresentar as propostas nas 78 superintendências regionais da Caixa.

Segundo o banco, para as famílias com renda de zero a três salários mínimos, serão priorizados projetos de regiões que recebam impacto de grandes empreendimentos de infra-estrutura, como usinas, hidrelétricas, porto e de áreas atingidas por catástrofes definidas pela defesa civil. Também terão preferência empreendimentos de estados e municípios que ofereçam maior contrapartida e desoneração fiscal de ICMS, ITCD, ITBI e ISS, entre outros critérios.

De acordo com a Caixa, as propostas deverão apresentar casas térreas ou prédios, de acordo com as especificações publicadas na cartilha.

Os empreendimentos destinados às famílias com renda de três a dez salários mínimos não obedecerão às especificações pré-estabelecidas e serão aqueles oferecidos normalmente pela indústria da construção civil.

Agência Brasil

Mais uma Eleição se aproxima e o que não vão faltar são candidatos

13/04/2009.
A política de 2010 está mais próxima do que nunca e a concorrência já é grande, que pena que nos dois sentidos, tanto em numero, como em qualidade.

A verdade é que o que não vão faltar, são candidatos para todos os gostos e sob medida, de corrupto a mentiroso ou de falso a enganador. Mas é claro que como em toda regra, existem as exceções que são poucas, por isso, todo cuidado é pouco.

E sem falar nas tão famosas compras de votos, que virou tradição, onde nem mesmo os eleitores sabem na verdade se ainda vale a pena votar ou não, pois nos dias de hoje nem sempre quem ganha no voto é quem governa e muito menos nem sempre os que compram de verdade são punidos.

O pior é que ainda falam em exercer a tão comentada democracia brasileira que obriga os Cidadãos votarem, pois se não comparecerem serão punidos, também quem sairia de casa para votar na maioria dos políticos atuais, caso o voto não fosse obrigatório neste país.

Outra coisa, que eu não entendo, é que a justiça eleitoral brasileira enche a boca para falar em segurança das urnas eletrônicas, que o voto é secreto e no dia do pleito, cada um vota em quem quer, então como é que alguém pode provar que o voto foi ou não aliciado.

Acho que nós eleitores, não podemos mais aceitar o atual sistema político do nosso Brasil que está sendo governado pelos políticos da minoria, porque os próprios Tribunais Regionais ou Superior não escolhem logo os governantes, sejam eles estaduais ou municipais ou quem sabe até o Presidente da Republica, assim ninguém teria o desprazer de sair de sua casa para votar num candidato que mesmo sendo vitorioso tenha que entregar o prêmio a quem não atingiu o maior índice de respaldo popular.

Aqui não fica nenhum incentivo ao não exercício do voto, apenas um simples desabafo de um cidadão que como os demais eleitores não sabem mais se vale a pena vencer ou levar, mesmo que seja no tapetão, como se fosse uma luta de Box ou de Vale Tudo, onde geralmente só vence o mais forte ou quem sabe o mais bem articulado.

Deputado sousense vai se reunir com Diretor Geral do DNOCS em Fortaleza

13/04/2009.
Uma comissão formada por produtores agrícolas do Perímetro Irrigado de São Gonçalo, distrito de Sousa, e pelo deputado estadual Leonardo Gadelha (PSB) se reunirá nesta terça-feira com o diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes Neto. O encontro acontecerá na sede do órgão em Fortaleza, Ceará.

Por telefone, Leonardo adiantou que a pauta da reunião será a implantação de uma fábrica de envasamento de água-de-coco, antigo projeto dos agricultores de São Gonçalo. “A idéia é envasar a água-de-coco, o que garantiria uma renda sem variações aos produtores”. O deputado explicou que o preço do coco sofre variações, graças à sazonalidade da cultura. “Com o envasamento, a produção poderia ser comercializada de maneira programada e sem perdas financeiras significativas, trazendo segurança para os agricultores”, explica Leonardo.

A intenção da comissão é conseguir apoio do DNOCS para a obra. A região de Sousa produz grande quantidade de coco e o produto tem reconhecida qualidade em todo o país. “Temos a força de trabalho, um produto diferenciado e de ótima qualidade e uma produção consolidada. Vamos agora em busca do apoio governamental para colocar em prática uma idéia que gerará mais empregos e renda para a região”.

Leonardo acredita em saldo positivo do encontro. “Estamos vivendo um momento difícil, mas investimentos como esse projetado pelos agricultores de São Gonçalo, podem ajudar a movimentar a economia e minimizar os efeitos da crise. Espero voltar do encontro com boas-notícias para os produtores e para a Paraíba”. Leonardo Gadelha estará de volta ao estado na madrugada da quarta-feira e promete divulgar detalhes do encontro na sessão da AL à tarde.

Assessoria

Mais uma vez. Sousa é impedido de jogar em casa no Paraíbano pela Federação

13/04/2009.
Contra tudo e contra todos, a Federação Paraibana de Futebol, já mandou comunicar as Diretorias das equipes do Sousa e Campinense na tarde desta segunda-feira, dia 13 de abril, através de telegrama enviado pela própria FPF (Federação Paraibana de Futebol), que a segunda partida entre as duas equipes válidas pela fase semifinal do segundo turno será mesmo realizada no Estádio José Cavalcante, em Patos no próximo Domingo dia 19.

De acordo com a correspondência, enviada pelo diretor técnico da FPF, Douglas de Araújo Gomes, a definição sobre o local da partida segue “o regulamento da competição em seu artigo 29, onde diz que o estádio para jogos das semifinais e finais só serão realizados tendo a capacidade para 10 mil torcedores". Vale salientar que a Diretoria do Sousa dispõe de uma declaração do próprio Douglas, que diz claramente que o Estádio de Futebol o “Marizão” não encolheu.

A Diretoria do Sousa vai recorrer da Decisão e já dispõe em mãos de um Laudo da própria Defesa Civil que atesta que o Campo de Futebol do município de Sousa tem amplas condições de realizar o jogo e que a capacidade de público no Estádio é superior aos dos dez mil pagantes, conforme documentação recebida anteriormente pela própria federação que garantiu a disputa do time sousense contra o Vitória da Bahia em partida valida pela copa do Brasil.

A primeira partida entre Campinense e Sousa será realizada na próxima quarta-feira, dia 15 de abril, às 20h30, no Estádio o Amigão. A outra disputa por uma vaga na grande final, que ocorre entre Treze e Queimadense será iniciada só na Quinta-feira, também no Amigão e o jogo de volta também será no Domingo.

Notícia de fiscalização da Polícia Federal em Uiraúna já começa a gerar polêmica

13/04/2009.
Caros amigos da Imprensa escrita ou falada. Tomei conhecimento por alto, que a Prefeita do Município de Uiraúna a Doutora Gloria Geane e alguns aliados, não teriam ficados satisfeitos pelo fato de uma noticia publicada por este Radialista através do meu blog pessoal na internet, referente a uma investigação da Polícia Federal nos computadores dos órgãos públicos do município.

Sobre as informações postadas no meu blog – mariogibsonreporter. blogspot.com, queria esclarecer o seguinte:

Primeiro, vale salientar que o próprio Jornal da Paraíba não esclarece ao certo as informações, quando fala em órgãos públicos de Uiraúna, com isso, poderia se imaginar em Federal, Estadual ou Municipal.

Segundo na manchete fala em AIJE, enquanto que na matéria, relata o correto AIME, o que também é um erro e não foi contestado pela prefeita e seus aliados e em nenhum momento e neste caso, ninguém se sentiu prejudicado.

Portanto qualquer pessoa poderia entender que a matéria computadores públicos poderia se relacionar à prefeitura, até mesmo porque é a prefeita e sua vice que estão sendo investigadas pela justiça e não o Estado.

E por último acho que prefeita não tem que está se preocupando com pequenos detalhes de uma noticia jornalística, até mesmo porque, o que Ela tem mesmo com o que se preocupar é com o teor das acusações feitas pelos seus adversários, pois em sendo comprovado isto poderá lhe custar algo bem mais caro do que uma simples noticia publicada na internet que é o seu mandato.

É preciso lembrar ainda, que em momento algum foi feita qualquer informação que pudesse atingir a honra ou o caráter da chefe do executivo, inclusive por se tratar de uma agente pública, seria bem mais fácil procurar os mesmos veículos de comunicação e esclarecer o fato, pois o que tem se saber realmente não é qual computador será fiscalizado, de prefeitura ou órgão estadual e sim se o crime foi ou não praticado, que é o principal motivo da investigação.

Se o computador a ser fiscalizado é da prefeitura ou da FUNDAC, sinceramente para todos e para mim não importa, pois se fossem os da prefeitura fiscalizados pela PF, o que traria prejuízos não seria a divulgação na imprensa ou a investigação e sim a veracidade dos fatos. É bom ressaltar ainda que em momento algum, foi afirmado ou demonstrado na notícia que o fato a ser apurado estaria comprovado. E só para encerrar, é preciso esclarecer que não fui eu e nem ninguém de qualquer veículo de comunicação que pediu a cassação das investigadas e muito menos as acusaram de trocar votos por caixão de defunto. Assumo o equívoco simples e sem nenhuma maldade, mas quem está sendo acusado de cometer crimes não sou Eu.

Obrigado, Mario Gibson Barbosa de Lima, Radialista sousense. Registro Profissional de Nº. 2227 – DRT –Pb. Fone – 9312 – 3328.

Pacientes que fazem Tratamento Fora de Domicílio estão há dois meses sem receber recursos do Governo Estadual em Cajazeiras


14/04/2009.
Relegados a própria sorte, sem recursos e apoio, pacientes da região de Cajazeiras que fazem rotineiramente tratamento de hemodiálise em Sousa estão há dois meses sem receber os repasses do Tratamento fora de Domicílio, vindos do governo federal.

Nesta segunda-feira (13) os pacientes de varias cidades pertencentes a 9° Núcleo Regional de Saúde com sede em Cajazeiras, procuraram o órgão e não obtiveram nenhuma resposta para solução do problema.

Os pacientes buscam da direção do Núcleo, da Secretária de Saúde do Estado e do governador Maranhão, uma solução imediata para o repasse dos benefícios, que segundo eles, é a garantia para a continuidade dos tratamentos.

O último mês que receberam a verba foi em Janeiro. O atraso já passa para os três meses e até agora eles são obrigados a passar por todo tipo de humilhação para se deslocar de Cajazeiras a Sousa, numa distância de aproximadamente 42 km.

Segundo eles, “Já morreram muitos e outros vão continuar morrendo”. Com essa frase dramática, uma paciente que preferiu não se identificar, denunciou a situação caótica dos pacientes que passam por sessões quase diárias de hemodiálise na vizinha cidade de Sousa.

Hoje os pacientes estão sendo transportados por uma Van, doada por um empresário cajazeirense, e ainda adiantaram que há muito atraso por parte do 9° Núcleo Regional de Saúde quanto ao repasse desse dinheiro que os mesmos têm direito e que serve para o pagamento de alimentação e deslocamento ao destino almejado.

Os pacientes muitos a muitos dias, não conseguem nem ao menos algo para comer, nem tão pouco para compra dos caros medicamentos recomendados no tratamento. “Isso é uma humilhação”, exclamam emocionados os pacientes, que lutam contra a morte.

JOSELITO FEITOSA

Federal em Uiraúna. Alvo das investigções serão computadores da Fundac ligados ao Governo Estadual

13/04/2009.
Conforme informações chegadas a nossa reportagem, a Justiça Eleitoral através da juíza titular da 53ª Zona Maria dos Remédios Pordeus, determinou que à Polícia Federal realize uma completa varredura nos computadores de órgãos públicos ligados a Fundac do Município de Uiraúna que pertencem ao Governo do Estado da Paraíba e não a órgãos ligados a prefeitura do município conforme o que havia sido divulgado anteriormente. O objetivo é de apurar possíveis denúncias de uso da máquina pública estadual em favor das candidaturas da prefeita Glória Geane de Oliveira (PSDB) e a sua vice Benilda Maria Santiago. A diligência faz parte da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que tramita na justiça.

A AIME que tramita na Justiça Eleitoral de Uiraúna foi impetrada pela coligação ‘Futuro, Mudança e Esperança’ que teve como candidato a prefeito Paulo Artur de Almeida Bastos do PR derrotado no último pleito eleitoral pelas investigadas.

Na defesa prévia, a prefeita Glória Geane, através de seus advogados, negou todas as acusações feitas pela oposição de uso do poder político e econômico na campanha para poder vencer o pleito e acrescentou que não há provas que embasem as denúncias feitas pelos seus adversários políticos.

Flamengo bate o Fluminense e decide titulo com o Botafogo

13/04/2009.
Pelo terceiro ano consecutivo, Flamengo e Botafogo decidirão o título da competição. Numa partida de muita emoção, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 Tricolor, neste domingo, com um gol marcado por Juan, e garantiu um lugar na decisão da Taça Rio contra o Alvinegro, em partida que acontecerá no dia 19 de abril.


Para conquistar na luta por mais um tricampeonato estadual, o Flamengo precisará passar para uma série de três partidas contra o Botafogo. A primeira será no próximo domingo, dia da decisão da Taça Rio. Uma vitória alvinegra, no entanto, encerra o Campeonato Carioca.

Treze e Queimadense e Campinense e Sousa vão fazer as semifinais do 2º Turno

13/04/2009.
As emoções do 2º turno do Campeonato Paraibano foram até o último minuto da rodada final, três clubes brigavam pela última vaga do quadrangular final, Esporte, Botafogo e Queimadense e ao final deu o time de queimadas, comandado pelo experiente Valério Ramos.

Confira os resultados:

Campinense 1x0 Botafogo
Local – estádio Amigão
Cidade – Campina Grande
Horário – 16h
Árbitro – Josemarques Domingues
Assistentes – Bronei Machado e Felipe Messias
Reserva - Euneres Inácio e José Maria Neto
Gol – Edson Piauí

Queimadense 2x0 Treze
Local – estádio Presidente Vargas
Cidade – Campina Grande
Horário – 16h
Árbitro – Roberto Lima
Assistentes – Alan Delon
Reserva - Eder Caxias
Gols - Geovani, Igor

Nacional 1x0 Internacional
Local – estádio José Cavalcanti
Cidade – Patos
Horário – 16h
Árbitro – Renan Roberto
Assistentes – Luis Felipe e Oberto Silva
Reserva - Joedson Borges
Gol - Dudu

Sousa 3x2 Esporte
Local – estádio Marizão
Cidade – Sousa
Horário – 16h
Árbitro – Severino Lemos
Assistentes – Marcio Freire e Aldo Silva
Reserva - Stalone Marinho
Gols – Alex., Edmundo, Miltinho (S), Anderlan, Fábio Recife (E)

Número de Jogos
62 jogos realizados

Gols
167 gols marcados

Média por partida
Média de 2,72 por jogo

Próximos jogos
Queimadense x Treze e Campinense x Sousa

Artilheiros

Edmundo (Sousa) - 13 gols

Nonato (Treze) - 8 gols

Washington (Campinense) e Anderlei (Esporte) 6 gols, cada.

Com a derrota o Internacional de João Pessoa acabou rebaixado para a 2ª Divisão.

Só esporte.