terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pauta desta terça-feira no TRE prevê julgamento de vereador do PMDB de Sousa

O futuro político do vereador sousense, Daniel Pinto da Nóbrega do PMDB poderá ser decidido, ou começar a ser decidido na tarde desta terça-feira, a partir das 14 horas durante sessão no Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
De acordo com as informações, hoje deverá ser conhecido pelo menos, o voto do Relator do Processo de Cassação do vereador peemedebista, cassado em 2008 através de sentença do juiz eleitoral de Sousa Perilo Rodrigues de Lucena, sob a acusação de captação ilícita de sufrágio, a famosa compra de votos.

Para o Vereador Daniel Pinto, mais do que um processo de cassação por parte de crime de compra de votos, ainda valerá o seu futuro político, caso, venha a ser cassado em segunda instancia além de perder o cargo de vereador ele ficará impedido de disputar novas eleições durante 8 longos anos com base na nova lei ficha limpa.

Apesar de ser um processo complicado, o vereador é membro do PMDB de José Maranhão e muitos acreditam que o parlamentar mirim terá um final feliz em seu julgamento, ou seja, na sua absolvição.

Outra informação importante, é que tudo indica que os advogados vão tentar protelar o julgamento para o ano de 2011.



Mário Gibson

Efraim Morais diz que candidatura de Lindolfo para presidência da AL fortalece DEM, mas garante que partido vai respeitar posição contrária da bancada

De Montevidéu, no Uruguai, onde participa de mais uma reunião do Mercosul em nome do Senado Federal, o senador paraibano Efraim Morais, presidente do DEM da Paraíba, declarou que apóia integralmente o nome do deputado Lindolfo Pires para a presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba.

Segundo Efraim, a candidatura de Lindolfo fortalece o partido no Estado. “Não há dúvida de que é importante para o partido”, assegurou, declarando, no entanto, que vai respeitar a posição dos demais deputados que formam a bancada do DEM na Assembleia.

“O DEM respeitará a posição dos parlamentares porque esse é um assunto particular de cada deputado. Claro que defendemos a unidade da bancada, mas não podemos passar por cima do mandato dos parlamentares”, declarou Efraim.

Ele se referiu a posição já publicamente contrárias de deputados do DEM à candidatura de Lindolfo Pires, a exemplo de José Aldemir e Branco Mendes, que declararam voto no atual presidente, o tucano Ricardo Marcelo.

Em suma, Lindolfo vai ter que se esforçar com méritos próprios para conquistar o voto dos colegas de partido.



Luís Tôrres

Vereadores vão decidir amanhã Nova Mesa Diretora da Câmara de Aparecida

Os Vereadores que compõe o Poder Legislativo da Cidade de Aparecida decidirão amanhã o futuro da Nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. Duas chapas deverão concorrer ao pleito, uma encabeçada pela vereadora Maria de Fátima Nascimento do DEM, mais conhecida como Ziza. Já a situação terá o vereador Francinaldo Pires do PR, o Didi de Pires como candidato.

Com as chapas montadas, o voto do vereador Chico da Aba definirá o resultado da eleição0, pelo menos, é o que se imagina. Vindo da oposição, Chico da Abra chegou a pleitear a indicação de candidato da oposição, mais acabou sendo derrotado por Ziza que já tem o apoio dos vereadores, Washington Figueiredo que é candidato a vice na Chapa, e dos vereadores Jairo do PSL e Titinha do PP que também fazem parte da chapa oposicionista.

Por outro lado, Didi de Pires, terá como vice, Denilson do PSDB, e como 1º Secretário Antonio Barbosa do PR. Já a atual presidente Valdete de João Barra, apenas declarou apoio a chapa da situação.

A eleição será realizada amanhã, dia 15 de Dezembro no final da tarde, e neste momento a oposição tem grandes chances de vitória.




Mário Gibson

Jeová Campos acompanha Lula em visita às obras de transposição das águas do Rio São Francisco em São José de Piranhas

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva visitará, nesta terça-feira (14), as obras de transposição das águas do Rio São Francisco no município de São José de Piranhas, na região do Alto Sertão da Paraíba. Na ocasião, o deputado estadual Jeová Campos, filiado ao PT há mais de 30 anos e líder da bancada petista na Assembleia Legislativa da Paraíba, acompanhará o presidente durante todo seu percurso em terras paraibanas. O governador José Maranhão (PMDB) também se fará presente em São José de Piranhas para recepcionar o presidente Lula.

O deputado Jeová Campos afirmou que a observação in loco das obras da transposição das águas do Rio São Francisco realizada pelo presidente não só em São José de Piranhas, como também na cidade de Juazeiro do Norte (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina(PE), só evidencia o compromisso que o governo tem em relação ao projeto. “Temos que saudar o Lula por esta visita. Ela é a comprovação, se é que seja preciso, do compromisso e competência deste governo para com esta obra que trará vida para tantas famílias nordestinas”, destacou o parlamentar.

Jeová Campos integra, junto a representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, a comissão de organização do evento de recepção do presidente Lula na Paraíba. De acordo com o petista, a expectativa é de que o presidente já esteja em solo paraibano por volta das 9h. Segundo Jeová, Lula partirá de Juazeiro e desembarcará de um helicóptero na pista de pouso da cidade de São José de Piranhas, onde será recepcionado pelo governador e outros políticos da região.

Na Paraíba, o presidente visitará trechos da construção do maior túnel subterrâneo para transporte de água da América Latina, que tem início no município de Mauriti, no Ceará e acaba em São José de Piranhas. Na oportunidade, o presidente verificará a extensão do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo.

Encontro do diretório estadual do PT

Jeová também participou, em João Pessoa, no último sábado (11) do primeiro encontro do diretório estadual do PT depois das eleições. Na oportunidade, na presença de correligionários de todo o estado, o partido decidiu, democraticamente, fazer oposição ao governo que tomará posse em 1º de janeiro de 2011. Para o parlamentar, que em 30 anos de PT nunca descumpriu às deliberações da legenda, a determinação pela oposição ao governo de Ricardo Coutinho (PSB) reflete uma oposição coerente, já que o PT defendeu durante a campanha um outro projeto político e tinha, inclusive, como vice governador na chapa majoritária, o atual presidente da legenda no Estado, deputado Rodrigo Soares. “A deliberação do encontro foi pela oposição, inclusive, pelo conjunto de forças que integram a composição do governo eleito, que se aliou ao projeto do PSDB e dos Democratas, mas faremos uma oposição que não se oporá a apoiar projetos de interesse do povo paraibano, especialmente, àqueles que fomentem o progresso, geração de renda e o desenvolvimento do Estado”, disse Jeová.





News - Assessoria & Comunicação

Servidores do MPF e MPT paralisam por melhoria salarial

Servidores do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o estado da Paraíba decidiram paralisar as atividades, amanhã (14), por duas horas, em sinal de advertência. A decisão foi tomada em assembleia realizada conjuntamente entre o Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SINASEMPU) e a Associação dos Servidores do Ministério Público Federal (ASMPF). Há quatro anos os servidores do MPU estão com os salários congelados.

Desde 21/12/2009 tramita no Congresso Nacional o Plano de Cargos e Salários (PCS) - o Projeto de Lei nº 6697/2009 que equipara os vencimentos dos servidores do Ministério Público da União (MPU) com as carreiras similares. No entanto, a tramitação do PCS está parada por motivo de negociação com o Governo Federal.

Por causa do impasse, a carreira dos servidores do MPU vem sofrendo com a evasão de pessoas qualificadas para outros órgãos da esfera pública, comprometendo inclusive o desempenho das atribuições e os bons serviços que o Ministério Público vem desempenhando em prol da sociedade.

Solicita-se cobertura.


Fonte: ASMPF

Maiores contatos:
Rogério Virgínio
Delegado Estadual ASMPF/PB

Associação dos Servidores do Ministério Público Federal - CNPJ: 00.679.308/0001-05

Av. Getúlio Vargas, 277 - Centro - João Pessoa - 58013-240 - Paraíba/PB
Fax: (83) 3044.6261 - Fones: (83) 3044.6240 / 8807.4745 (cel.)




www.asmpf.org.br/

Prefeitura de Sousa Promove Reunião para Discutir Agenda 21 no Município

A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove nesta quarta-feira (15/12), às 14h:00, no auditório da Secretaria de Educação do Município, a 1ª reunião para discutir a elaboração da Agenda 21 na cidade de Sousa.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente convida as entidades civis, estudantes, empresários, comerciantes, funcionários públicos, associações, sindicatos e demais segmentos da sociedade civil a fim de democratizar a implantação da Agenda 21 no município.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Prof. Caetano de Lima, a previsão é constituir representantes do setor público, setor produtivo e o terceiro setor para compor a elaboração do projeto Agenda 21.

Algumas atribuições do Projeto da Agenda 21 de Sousa serão: Propugnar pelos interesses do Município e da Mesorregião; harmonizar políticas públicas e as instâncias democráticas da cidade de Sousa; sugerir a alocação de recursos financeiros, materiais e humanos; informar ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas sobre a irregularidade porventura verificada e fornecer subsídios à Câmara Municipal, ao Poder Executivo e a outros entes com atuação no município na formulação de políticas públicas.

“É fundamental desenvolver o município de Sousa, no entanto, este progresso tem que está em sintonia com o uso sustentável, conservação e proteção dos recursos naturais, ordenamento territorial e o manejo adequado dos resíduos efluentes das substancias tóxicas e radioativas. Temos que pensar no futuro de nossa cidade com responsabilidade sócio-ambiental”. Declarou o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.




Ascom Sousa



Virou cachorrada: CBF unifica títulos, e Santos e Palmeiras se tornam os maiores campeões brasileiros

O Santos e o Palmeiras são os maiores campeões brasileiros. Atendendo ao pedido de alguns clubes, incluindo a dupla paulista, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá unificar até o fim deste ano as conquistas da Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Taça de Prata, transformando-as em títulos nacionais, segundo informações do Jornal Nacional.

Com essa mudança, o Santos, que atualmente conta com dois títulos brasileiros, passará a ter oito conquistas (Taça Brasil de 1961 a 1965 e Roberto Gomes Pedrosa de 1968). O Palmeiras irá dobrar os atuais quatro troféus nacionais, já que também venceu torneios em 1960, 1967 (duas conquistas) e 1969.

Não são apenas os dois times paulistas, no entanto, que serão beneficiados com a decisão da CBF. Com a decisão, Cruzeiro, Botafogo e Fluminense também passam a contar com um título a mais do que atualmente.

Outra mudança histórica está no primeiro campeão da história do país. O Atlético-MG, que venceu a edição do Campeonato Brasileiro de 1971, perde esse posto para o Bahia, que venceu a Taça Brasil em 1959.

O trabalho de unificação dos títulos foi liderado pelo historiador Odir Cunha, ligado à diretoria do Santos. Após resgatar matérias da época, o profissional elaborou um detalhado dossiê. Com isso, ganhou o apoio dos presidentes de Palmeiras, Cruzeiro, Bahia, Botafogo e Fluminense, que se juntaram para pressionar a CBF.

Em novembro, a CBF já havia dado indícios de que poderia acatar o pedido dos clubes. Após encontro com o presidente Ricardo Teixeira, lideranças dos clubes ouviram um parecer otimista do homem que comanda o futebol brasileiro.

"Mandaremos fazer uma análise em cada um dos setores, como o setor técnico, para ver a possibilidade de legalidade dessa iniciativa, que a princípio é factível", afirmou Teixeira, na época do encontro.


OS TÍTULOS INCLUÍDOS TAÇA BRASIL

1959 – Bahia
1960 – Palmeiras
1961 – Santos
1962 – Santos
1963 – Santos
1964 – Santos
1965 – Santos
1966 – Cruzeiro
1967 – Palmeiras
1968 – Botafogo

"ROBERTÃO" e TAÇA DE PRATA

1967 – Palmeiras
1968 – Santos
1969 – Palmeiras
1970 – Fluminense




Do UOL Esporte
Em São Paulo