terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Avaliação do governo federal e do presidente Lula bate novo recorde, diz CNT/Sensus

03/02/09
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governo federal registraram em janeiro deste ano a melhor avaliação positiva na história da pesquisa CNT/Sensus, que começou a ser divulgada em 1998. Segundo o levantamento, o governo do petista recebeu avaliação positiva por 72,5% dos entrevistados, contra 5% que avaliam negativamente o governo. Entre os entrevistados, 21,7% avaliaram o governo Lula como regular.
A avaliação pessoal do presidente Lula também obteve a melhor avaliação histórica da pesquisa, subindo de 80,3% em dezembro de 2008 para 84% em janeiro. Somente 12,2% dos entrevistados desaprovaram o presidente, enquanto 3,9% não responderam.
Os índices de popularidade de Lula são superiores às avaliações de sua popularidade registradas em janeiro de 2003 --ano em que foi empossado no cargo--, quando obteve 83,6% de aprovação. O presidente da CNT (Confederação Nacional dos transportes), Clésio Andrade, disse que a popularidade recorde do governo Lula é consequência do discurso adotado pelo presidente para tranquilizar a população em meio à crise econômica.
"Concluímos que há forte esperança centrada no discurso do presidente e nas medidas que o governo vem tomando. O discurso do presidente é muito forte, ele cria esperança, divide o ônus, o que é muito importante numa crise econômica", afirmou.
Na última edição da pesquisa CNT/Sensus, em dezembro de 2008, a avaliação positiva do governo era de 71,1% --um crescimento de pouco mais de um ponto percentual. Desde fevereiro do ano passado o governo Lula vem obtendo recordes sucessivos de popularidade a cada edição da pesquisa.
Em janeiro de 2003, a avaliação do governo chegou a 56,6%, depois registrou queda. Mas voltou a crescer desde o início do ano passado, já em seu segundo mandato.
A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 26 e 30 de janeiro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.
GABRIELA GUERREIRO, da Folha Online, em Brasília.

Cássio não acredita que Sarney irá interferir no processo do caso FAC no TSE e assume erros cometidos por ele proprio durante os últimos julgamentos

03/02/09
O governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), disse nesta terça-feira, que não acredita que o novo presidente do Senado, José Sarney (PMDB - AP), irá tentar interferir no processo de cassação que tramita contra ele no Tribunal Superior Eleitoral.
"Sarney é um homem republicano e tem consciência plena das suas responsabilidades e do papel que exerce, sobretudo agora que vai ocupar mais uma vez a presidência do Congresso Nacional", disse o governador.
Cunha Lima reafirmou que não crê que Sarney usará de qualquer expediente para interferir no papel da Justiça Eleitoral.
O tucano revelou ainda que qualquer tentativa do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), de tentar influenciar José Sarney, para que ele trabalhe para a sua cassação, seria um gesto que soaria muito mal perante a Corte Eleitoral.
Já sobre sobre a preparação de sua defesa, no sentido de não cometer erros durante o julgamento, Cássio afirmou que tem plena confiança em seus advogados, tanto na Paraíba como em Brasília, e declarou que se alguém errou no processo foi ele próprio.
"Errei em ratardar os esclartecimentos à opnião pública, demorei em pretar entrevista ao jornal Estado de São Paulo, as revistas Istoé, Veja e Época, de tal forma que se alguém falhou neste processo fui eu e dou minha mão a palmatória", desabafou o governador.
Participe da nossa enquete ao lado...

Crise - Perdigão anuncia férias coletivas para mais de 2,7 mil funcionários

03/02/09
A produtora de carnes industrializadas Perdigão anunciou que concederá férias coletivas a um total de 2.780 funcionários, em duas unidades da empresa localizadas no Rio Grande do Sul.

Segundo informações da companhia, cerca de 2,2 mil trabalhadores da unidade de Lajeado pararão suas atividades por 30 dias, a partir de 23 de março. Antes disso, na unidade do bairro Cavalhada, na cidade de Porto Alegre, as atividades devem ser totalmente paralisadas de 9 de fevereiro a 11 de março, medida que deve atingir os 580 funcionários da fábrica. As paradas já eram programadas pela companhia, com o objetivo de adequar os estoques ao nível atual de demanda.

Parada técnica:


Na unidade de Lajeado, a parada técnica atingirá apenas a produção de aves. Do total de funcionários dedicados a essa atividade, a Perdigão manterá cerca de 8% a 10% para trabalhos de manutenção. A produção de suínos da fábrica seguirá inalterada. Em Cavalhada, a Perdigão produz apenas frangos.


Veja outros reflexos da Crise no Brasil:


Volks Caminhões dá novas férias coletivas a 3,5 mil

GM anuncia férias coletivas para o setor de exportação

Marcopolo dá férias coletivas a 1,8 mil em Caxias do Sul

Governador da Paraiba continua na luta para permancer no Cargo

03/02/09
O governador Cássio Cunha Lima publicou na edição desta segunda-feira do jornal Folha de São Paulo um artigo em que comenta sua trajetória política e o processo que pede a cassação do seu mandato. Para Cássio, o importante é que seja respeitada a decisão da maioria dos eleitores, respaldando a democracia e a soberania do voto popular.
Cássio chama a atenção aos amplos debates públicos entre os candidatos, que esmiúçam o cumprimento às regras das eleições, que também precisam ser preservadas. Ele apenas questiona o poder de processos judiciais em modificar o resultado das urnas, removendo eleitos e empossando candidatos minoritários.
E você, acredita na permanência do Governador Cássio, opine ao lado na enque da semana.

TSE reinicia trabalhos de abertura do ano judiciário de 2009

03/02/09.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu ontém o ano judiciário de 2009 em sessão plenária, realizada no inicio da noite de ontém. Ao longo deste ano, a Corte terá grandes temas pela frente como a retomada do julgamento de processos relacionados a pedidos de cassação de governadores de estado, à fidelidade partidária de deputados federais e a questionamentos feitos ao Tribunal sobre aspectos da legislação eleitoral.
Com relação ao julgamento do Governador Cássio Cunha Lima, ainda não há uma data definida por parte do Gabine do Ministro Versiani.

Ex-Vice Prefeito poderá ser indiciado caso permaneça calado na Novela da Agenda

03/02/09
Parece não ter fim a polêmica envolvendo a Agenda Pessoal da ex-primeira Dama do Município de Sousa, Nadja Estrela, o Delegado de Polícia Francisco Abrantes informou a Imprensa que iria mudar o rumo das investigações, ou seja, descartou a possibilidade de ouvir dezenas de pessoas, já que segundo o próprio Delegado após a oitiva da ex-secretária Socorro Ferreira, não se faria mais necessário perder tanto tempo ouvindo as 16 pessoas já que a própria Socorro, confirmou em depoimento que a tal Agenda havia sido entregue por alguém para tentar ganhar dividendo políticos ao candidato derrotado a prefeito de Sousa nas últimas eleições, André Gadelha.
Para o Delegado a oitiva de Andrezão é imprescindível, já que, se ele recebeu a Agenda, bastará informar de quem foi, e aí o mistério estará desvendado sobre o suposto furto ora investigado.
Por outro lado surgiu informações que o ex-vice prefeito, poderá manter a lei do silêncio, caso seja chamado a depor no Inquérito policial instaurada na segunda DD de Sousa, o que poderá implicar também no seu indiciamento, já que, ele se apropriou ou recebeu, algo que não lhe pertence.
Segundo alguns juristas, Gadelha, ficando calado, resguardado o direito de se manifestar apenas em juízo, correrá o risco ser indiciado por crimes de receptação ou apropriação indébita.
Será que Andrezão, vai mesmo ficar calado.

Ex-prefeito deve mais de 300 mil reais aos cofres Públicos e só tem uma moto 85 para pagar a conta.


03/02/09.
Tramita na Justiça da Comarca de Sousa uma Ação de Execução de acórdão do TCE da Paraíba referente ao Exercício Financeiro de 1998, da época em que era prefeito do município de Aparecida, José Alves de Sousa, Zé de Boi Velho, do qual teve imputado o débito de mais de 100 mil reais, hoje o valor corrigido já soma mais de 300 mil, devido ás irregularidades apontadas que são inúmeras, referente a verba publica mal aplicada e com graves indícios de desvio de dinheiro público municipal.
A Prefeitura desde então com a Gestão que sucedeu o ex-prefeito baseado na denuncia do TCE da Paraíba, recorreu a Justiça para tentar resgatar o dinheiro, para tanto já foi quebrado os sigilos bancário e fiscal de Sousa á Pombal do ex-gestor, mais até hoje o único bem encontrado em nome de Jose Alves ( Zé de Boi Velho ), foi uma moto ano 1985 Honda, junto ao Detran da Paraíba, que não esta banhada a ouro para garantir o pagamento da dívida.
Segundo ainda as informações, essa não é única Ação de Execução existente contra o ex-prefeito do município de Aparecida, existem outras inclusive uma no valor que hoje ultrapassa os 600 mil reais.

Estádio Marizão poderá passar por uma Nova Inspeção

03/02/09.
Uma reunião foi realizada ontem, Segunda-feira, na Curadoria do Patrimônio Público do Município de Sousa, o encontro reuniu o Comando do Corpo de Bombeiros, a diretoria do Sousa Esporte Clube, o prefeito da cidade, Fábio Tyrone, a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, técnicos do CREA, Conselho Regional de Engenharia e da Angevisa – Agência de Vigilância Sanitária, que discutiram assuntos pertinentes ao Estádio de Futebol Antônio Mariz, o Marizão. O promotor, Eduardo de Freitas Torres, que coordenou a Reunião, mostrou a todos os presentes o conteúdo do laudo técnico elaborado pela Companhia do Corpo de Bombeiros da cidade de Sousa, através do Capitão Carlos Jean Vieira. Segundo o Capitão Jean, o relatório foi elaborado de acordo com as normas da ABN, ( Associação Brasileira de Normas técnicas ), cujo o objetivo é garantir a segurança total das pessoas que comparecem ao estádio. O presidente do Sousa, vereador Aldeone Abrantes, protestou contra as informações constantes no laudo apresentado, principalmente referente a capacidade de público durante as partidas. Ao final da reunião o curador do Patrimônio Público do Município de Sousa manteve o laudo elaborado pela unidade do Corpo de Bombeiros e orientou que tanto a prefeitura como o Sousa Esporte Clube teriam o direito de recorrerem através da elaboração de um novo estudo que conteste os números apresentados pelos bombeiros.
Também ficou acordado que uma outra inspeção deverá ser realizada e só após esses novos dados é que o município deverá tomar as providencias sobre as mudanças na estrutura física do Estádio.