terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ex-líder do Governador Cássio na Assembleia anuncia saída do PSDB e apoio ao seu Chará

08/09/2009.
Mais um capítulo que marca a possibilidade aproximação do grupo "cassista" com o grupo "ricardista" acontece nesta terça-feira (8). O ex-deputado e ex-líder do governo na Assembleia Legislativa, Ricardo Barbosa, entregará ainda hoje uma carta comunicando sua saída do PSDB ao presidente do partido, Cícero Lucena. O motivo é o apoio à candidatura de Coutinho a governador em 2010.

Segundo Ricardo, esta decisão já havia sido tomada desde maio, mas, após um pedido de Cícero, foi adiada para um outro momento. "Na ocasião havia conversado com Cícero e ele me pediu que reconsiderasse a saída ou que pelo menos aguardasse um pouco mais. Mas agora não dá mais para ficar, pois vou anunciar oficialmente meu apoio a Ricardo Coutinho".

"Ricardo traz um projeto novo para a Paraíba e assim nós vamos poder renovar esta política que está cada vez mais mesquinha e peçonhenta", disse Barbosa explicando que apoiar à candidatura de Coutinho e permanecer no PSDB é impossível. "Conversei com Cícero e expliquei a situação. O meu desejo é que esta saída não atrapalhe nossa relação de amizade, mas não há como continuar no partido".

O ex-deputado contou que pretende ingressar no PPS, mas que ainda não tem nada decidido. "Quando eu conversar com Ricardo Coutinho, verei se posso ser mais útil no PSB, outro partido para o qual eu também considero ir", disse. No caso do PSB, Barbosa lembrou que já fez parte do partido, em 2002, quando se elegeu deputado.

Uma outra situação que, certamente influenciou, e que deve levar outros tucanos a deixar o ninho é o fato de muitos deputados atualmente com mandatos vão disputar as eleições de 2010, e isso faz com que os votos fiquem fragmentados entre os demais candidatos da legenda. Assim, vários dos suplentes do partido devem procurar outras legendas para ter "menorconcorrência interna".



Fonte e Foto de Maurício Melo do Paraiba1

Plantão de Polícia - Ocorrências da manhã de Segunda para Terça na Região em Sousa

08/09/2009.
Terça-feira, 8 de Setembro de 2009

FURTO DE MOTORES (SANTA CRUZ) - SITIO PANATY, SANTA CRUZ - 19H30MIN

VÍTIMAS: ANTONIO DELFINO DA COSTA, DIVORCIADO, 54 ANOS, AGRICULTOR, MESMO ENDEREÇO.
ACUSADOS: FRANCISCO AGEMIRO DE SOUSA, CASADO, 55 ANOS, AGRICULTOR, RESIDENTE NO SITIO PANATY E EDIMILSON MARCELINO FIGUEIREDO, SOLTEIRO, 44 ANOS, VIGILANTE, BREJO DOS SANTOS PB.

POR VOLTA DAS 19:30HS, OS POLICIAIS DAS CIDADES DE SANTA CRUZ, SÃO FRANCISCO E UMA GUARNIÇÃO DE SOUSA, DESLOCARAM-SE ATE O SITIO PANATY, AFIM DE AVERIGUAR A DENUNCIA DE FURTOS DE MOTORES BOMBAS, APOS COLHER INFORMAÇÕES COM A VITIMA E TESTEMUNHAS, FOI ENCONTRADO O PRIMEIRO ACUSADO NO REFERIDO SITIO, JA O SEGUNDO ACUSADO TERIA FORAGIDO PARA A CIDADE DE ALEXANDRIA - RN, ONDE EM DELIGENCIAS CONTINUADAS, O SEGUNDO ACUSADO FOI LOCALIZADO E DETIDO NA RESIDÊNCIA DE SUA IRMÃ, SENDO CONDUZIDO PARA A DELEGACIA DE SANTA CRUZ. O MOTOR BOMBA DA VITIMA, HAVIA SIDO FURTADO NO ULTIMO DIA 04/09, ONDE O MESMO FOI RECUPERADO E ENTREGUE AO DONO. OS ACUSADOS FORAM CONDUZIDOS PARA A DP DE SOUSA ONDE FORAM APLICADAS AS MEDIDAS CABIVEIS.


Segunda-feira, 7 de Setembro de 2009

EMBRIAGUEZ E DESORDEM (SOUSA) - CONJUNTO FREI DAMIÃO, SOUSA - 13H40MIN
ACUSADOS: WELINGTON GOMES DA SILVA, SOLTEIRO, 33 ANOS, CONJUNTO FREI DAMIÃO, SOUSA - PB.

SEGUNDO INFORMAÇÕES, O ACUSADO ACIMA CITADO, BASTANTE EMBRIAGADO, PASSOU A PERTUBAR OS VIZINHOS VINDO A DESTRATA-LOS COM PALAVRAS DE BAIXO CALÃO, COMO TAMBÉM PROVOCANDO DESORDEM NAQUELA RUA. A PM FOI CHAMADA AO LOCAL ONDE LOCALIZOU E PRENDEU O ACUSADO, CONDUZINDO O MESMO ATE A DP PARA AS MEDIDAS CABIVEIS.


EMBRIAGUEZ, DESORDEM, PORTE DE ARMA BRANCA E AMEAÇA - SÃO FRANCISCO - 10H20MIN

VÍTIMAS: ALQUINO ALVES MACIEL "CEARÁ", CASADO, 41 ANOS, AGRICULTOR, SÃO FRANCISCO - PB.
ACUSADOS: PEDRO ALVARES DA SILVA "PEDRO DE MANU", SOLTEIRO, 49 ANOS, AGRICULTOR, SÃO FRANCISCO - PB.

SEGUNDO INFORMAÇÕES, O ACUSADO ACIMA CITADO, APRESENTANDO FORTES SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ, CAUSAVA DESORDEM NO CENTRO DESTA CIDADE, E QUE DE POSSE DE UM PUNHAL, AMEAÇAVA A VITIMA DE MORTE, SENDO IMPEDIDO POR UM POPULAR. A POLICIA FOI CHAMADA AO LOCAL ONDE LOCALIZOU E PRENDEU O ACUSADO ENCAMINHANDO O MESMO ATE A DP PARA AS MEDIDAS CABIVEIS.


Fonte 14º BPM

Medicos descartam transferência de José Aldemir para São Paulo e Laudo acusa Edema Pulmonar

08/09/2009.
É estável o quadro do deputado estadual José Aldemir (DEM-foto), que foi internado nessa segunda-feira, 7, no Hospital da Unimed após sofrer um edema pulmonar, sendo descartada a notícia de que ele teria sofrido um infarto.

Segundo informações da família, já nesta terça-feira, o deputado teve os primeiros sintomas após uma longa viagem do Sertão até João Pessoa, sendo encaminhado imediatamente para o hospital. Apesar de estar em observação, foi descartada a possibilidade de transferência para o Instituto do Coração, em São Paulo.

Essa não é a primeira vez que José Aldemir necessidade de cuidados médicos. Com um histórico de pressão alta, o deputado passou mal durante um debate com o também deputado estadual Ricardo Barbosa (PSDB), na Assembléia Legislativa. Após ser atendido foi contatado que ele teve uma crise de hipertensão.


WSCOM

Em Sousa desfiles marcam o feriado de Sete de Setembro

08/09/2009.
Na manhã desta Segunda-feira (07/09) foram realizados desfiles pelas principais ruas da cidade, com apresentação de várias escolas, e também das lojas maçônicas, além de outras entidades como: a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IF-PB) que proporcionaram aos cidadãos, momentos de demonstração de patriotismo.

Muitas autoridades estiveram presentes como o Deputado Estadual Lindolfo Pires,
O ex-deputado Federal Inaldo Leitão, além dos vereadores Dedé Veras, Assis Estrela,
Renato Soares e o líder do Governo na Câmara Aldeone Abrantes.

Para o Prefeito Fábio Tyrone, o dia Sete de Setembro deve ser sempre comemorado, pois representa a liberdade do povo brasileiro, e esta data nunca deve ser esquecida.

“Nós resgatamos a tradição dos desfiles de Sete de Setembro em Sousa.

Assim como resgatamos todos os dias a nossa história, a história de Sousa ”. Declarou o Prefeito.

Para a secretária de Educação Neumira Sarmento, mais uma vez a população de Sousa demonstra amor ao país quando se propõem a vir às ruas participar das comemorações da nossa maior conquista que é nossa independência.


Decom

Governador Serra aumenta vantagem contra Ministra Dilma na Pesquisa CNT/Sensus rumo a Presidência

08/09/2009.
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), abriu vantagem em relação à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira. Serra aparece na frente da petista e dos demais candidatos em todos os cenários da pesquisa --tanto na espontânea (em que não há lista de candidatos apresentada aos entrevistados) quanto na estimulada.

Serra perderia apenas para o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não pode disputar a reeleição. O tucano é o primeiro lembrado depois de Lula na pesquisa espontânea, com 7,7% das intenções de votos. Lula aparece líder absoluto com 21,2%. Dilma aparece em terceiro lugar na pesquisa espontânea, com 4,8% das intenções de votos, seguida pelo governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), com 3,1%, e pelo deputado Ciro Gomes (PSB), com 1% dos votos.

A senadora Marina Silva (PV), que deve se lançar candidata à Presidência da República, foi lembrada por apenas 0,9% dos eleitores na pesquisa espontânea --mesmo percentual atingido pela ex-senadora Heloísa Helena (PSOL).

Na pesquisa estimulada, Serra venceria Dilma com 39,5% dos votos, enquanto a petista recebeu 19%. Em terceiro lugar aparece Heloísa Helena, com 9,7% dos votos, seguida por Marina Silva, com 4,8%. A CNT Sensus não realizou cenário em que Serra, Dilma e Ciro disputam o primeiro turno.

Quando Dilma é substituída pelo deputado Antônio Palocci (PT), a vantagem de Serra é ainda maior: 42,2% para o tucano contra apenas 7% para o petista. Em segundo lugar aparece Heloísa Helena, com 10,8%, seguida por Marina, com 7,4%. No cenário em que Serra disputa com Ciro, Heloísa Helena e Marina, o tucano venceria com 40,5% dos votos, seguido pela ex-senadora do PSOL, com 10,7% dos votos, Ciro (8,7%) e Marina (7,1%).

Aécio
A pesquisa CNT/Sensus mostra que, se Serra for substituído por Aécio Neves na disputa, Dilma venceria o primeiro turno com 23,3% dos votos. O tucano recebeu 16,8% dos votos, seguido por Heloísa Helena, com 13,5% e Marina Silva, com 8,1%.
A pesquisa mostra que Aécio ficaria empatado tecnicamente com Heloísa Helena sem Dilma entrar na disputa, sendo substituída por Palocci. O governador de Minas Gerais teria, nesse cenário, 18% dos votos, assim como Heloísa Helena, seguidos por Marina Silva, com 9,8% e Palocci com apenas 8,5% dos votos.

Aécio também ficou empatado tecnicamente com Heloísa Helena se Dilma for substituída por Ciro Gomes. Nesse cenário, o tucano recebeu 17,6% dos votos, seguido por Heloísa Helena, com 16,1% e Ciro, com 12% dos votos. Marina Silva aparece com 9,3% das intenções de votos.

A CNT Sensus também montou cenários sem a participação de Heloísa Helena ou Ciro na disputa, apenas com Serra/Aécio, Dilma e Marina. Na disputa entre Serra, Marina e Dilma, o tucano venceria com 40,1% dos votos, seguido por Dilma, com 19,9% e Marina, com 9,5%.

Dilma, por sua vez, venceria na disputa com Aécio e Marina. A petista recebeu 25,6% dos votos, seguida por Aécio, com 19,5%, e Marina, com 11,2%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.


CNT/Sensus

Popularidade de Lula cai quase 5 pontos em Setembro

08/09/2009.
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva caiu 4,7 pontos percentuais em setembro, de acordo com a Pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça-feira (8) pela Confederação Nacional do Transporte e o Instituto Sensus. De acordo com a pesquisa, a popularidade de Lula este mês ficou em 76,8%. Em maio, quando foi feito o último levantamento, era de 81,5%.

De acordo com o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, entre os fatores que causaram a queda estão a crise no Senado e a influenza A (H1N1) - nova gripe. “Há uma comunicação menos direta com o povo e há o efeito Lina e Dilma [a contradição entre as afirmações da ex-secretária da Receita Lina Vieira e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff sobre um suposto encontro secreto das duas] possível , o Senado e também a saúde”.

A avaliação do governo também teve queda de 4,4 pontos percentuais. Em setembro, a avaliação positiva do governo foi de 65,4%, enquanto em maio, na última pesquisa, havia sido de 69,8%. A queda foi verificada principalmente nas regiões Sul e Sudeste, entre mulheres da área urbana com alta escolaridade e entre as pessoas mais jovens e as mais velhas.

A pesquisa CNT/Sensus foi feita entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro em 136 municípios de 24 estados das cinco regiões do país. Foram entrevistadas duas mil pessoas.


Agência Brasil

PEC dos Vereadores continua gerando dúvidas sobre posse dos suplentes

08/09/2009.
Um estudo sobre a chamada PEC 336, que prevê o aumento do número de vagas de vereador em todo o país, revela que o impacto do projeto nas câmaras municipais pode ser maior do que se esperava. Realizado de maneira independente pelo ex-secretário estadual de Administração Maurício Romão, hoje consultor, o levantamento aponta que alguns dos atuais vereadores terão de deixar os mandatos para dar lugar aos suplentes, caso a proposta seja aprovada. Isso explica a chiadeira da categoria com a Proposta de Emenda à Constituição, que deve ser votada em dois turnos, a partir desta quarta-feira, 9, na Câmara dos Deputados.

A explicação para a dança das cadeiras está no Código Eleitoral, que diferencia as eleições proporcionais (para vereador, deputado estadual e federal) das disputas majoritárias (prefeito, senador, governador e presidente). O cálculo é complexo, mas é certo que o aumento no número de vagas para vereador vai acarretar a diminuição do quociente eleitoral, que é o número mínimo de votos que um partido ou coligação precisa ter para ingressar no parlamento.
Ou seja, muitos candidatos de coligações ou partidos, que por pouco não conseguiram alcançar o quociente na disputa de 2008, desta vez poderão ingressar nas câmaras de duas formas: ocupando as cadeiras que seriam criadas pela PEC ou assumindo o lugar dos atuais parlamentares.

Maurício Romão acredita que "uma confusão grande" se aproxima, caso o texto da PEC seja aprovado sem alteração: "Para os partidos que concorreram isoladamente e foram alijados do processo de distribuição de vagas por não terem atingido o quociente eleitoral, pode acontecer de, agora, diante de um quociente eleitoral mais baixo, terem a possibilidade de assumir uma cadeira. Como neste caso, obviamente, não se trata do ingresso de um suplente, algum vereador atual terá que sair", aponta Romão no seu relatório.

Fonte - Correio Brasiliense

Em Sousa, por exemplo, existem duas informações, a primeira é que um ex-candidato que não é suplente, no caso o Sargento Zé Nias do PHS, seria o beneficiado com uma das vagas, analisando é claro os critérios do Consultor Mauricio Romão ouvido pelo Jornal Correio Brasiliense. Já na versão do Senador Romeu Tuma, a vaga ficaria apenas com os suplentes diplomados, no caso local, o beneficiado seriam o Dr. Eduardo Medeiros do PTB e Flávia Garcia do PDT da Coligação Sousa Unida e ainda os suplentes da Coligação Sousa Cresceu e Vai Crescer Muito Mais II, cujos suplentes diplomados são, Mozinho Gonçalves e Jucelio Marques do PMDB, e por estes terem tido uma melhor votação em 2008 conseguiriam ainda uma terceira vaga, no caso assumiria também o suplente Diplomado Batatinha.


Mário Gibson

Deputado José Aldemir passa mal e é internado, mais familiares negam princípio de infarto

08/09/2009.
O deputado estadual José Aldemir (DEM), foi internado na noite desta segunda-feira (07) no Hospital da Unimed na capital do estado, com pique hipertenso, após avaliações da equipe medica que o atendeu, foi descartada a versão de enfarte. O deputado continua internado na UTI, sob cuidados médicos, mais seu estado de saúde é satisfatório.

O parlamentar chegou de viagem do sertão do estado das 08h00 e por volta sentiu-se mal por volta das 22h00 sendo levado às pressas para o Hospital onde foi atendido por uma equipe médica.

Zé Aldemir, que tem 62 anos de idade, está na UTI do Hospital e segundo informações de familiares, deverá viajar para São Paulo, onde fará uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês, onde o deputado está fazendo um tratamento há vários meses e tem retorno semestralmente. A viagem está prevista para próxima semana.

Aldemir está em seu quinto mandato na Assembléia Legislativa, já tendo assumido um mandato de deputado federal, tendo como área de atuação, a região polarizada por Cajazeiras. Zé Aldemir é médico e é natural da cidade de São João do Rio do Peixe, interior do estado.

O parlamentar esteve durante todo o final de semana na região sertaneja visitando aliados políticos e mantendo contatos com lideranças comunitárias, tendo viajado para João Pessoa no último domingo.

Amigos e familiares do deputado acreditam na recuperação da saúde do guerreiro Zé Aldemir, que é umas das maiores lideranças políticas paraibanas. Orações e preces estão sendo feitas pelo restabelecimento da saúde do parlamentar, que é conhecido como " o plano de saúde do sertão".



JOSELITO FEITOSA