segunda-feira, 30 de março de 2009

Prefeito de Sousa reafirma compromisso com Lindolfo e garante que base terá também um candidato a Federal

30/03/2009.
O prefeito de Sousa Fabio Tyrone reafirmou o seu compromisso político com o Deputado estadual Lindolfo Pires para 2009, aonde o parlamentar mais uma vez vai em busca de uma das 36 vagas existentes no Legislativo Estadual paraibano. Além do apoio do prefeito os demais vereadores que compõe a base governista também deverão manter a mesma posição política de apoio ao democrata Pires Neto.

Agora, uma coisa é certa, a base governista também terá um candidato a câmara federal, segundo frisou o próprio prefeito, a cidade de Sousa terá um outro candidato na disputa com o candidato de situação, possivelmente para enfrentar Leonardo Gadelha, e na relação estão os nomes do Ex-deputado Inaldo Leitão e do ex-prefeito de Sousa João Estrela.

O prefeito Tyrone deixou claro que a situação não vai ficar sem um candidato forte para as vagas de Deputado Estadual e federal em 2010.

Lindolfo Pires defende debate na Assembléia para discutir redução de repasses para as Prefeituras


30/03/2009.
O Deputado Estadual sousense Lindolfo Pires Neto do Democratas na Paraíba, apresentou um requerimento na Assembléia Legislativa do Estado propondo realização de um debate no parlamento paraibano sobre a crise financeira que vem assolando os pequenos municípios, principalmente no Sertão.

O parlamentar destacou sua preocupação com as constantes quedas sucessivas dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que são repassados as prefeituras. Ele sugeriu inclusive a convocação do presidente da Confederação Nacional dos Municípios para mostrar uma saída para a redução dos repasses que chegam a 19%, com maiores prejuízos para os pequenos municípios de nosso Estado.

REQUERIMENTO N° __278__/2009

Senhor Presidente,

REQUEREMOS, nos termos regimentais, que seja realizada SESSÃO ESPECIAL com o objetivo de debatermos a atual conjuntura econômico-financeira por que passam os municípios brasileiros, especificamente, os municípios paraibanos, relacionado com as recentes quedas de repasse do FPM num percentual de 19% (segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional) e com a crise financeira mundial.

Para tanto, requeremos a formulação de convite ao Presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, além de convites aos gestores municipais de nosso Estado, FAMUP e outros setores a serem indicados oportunamente.

Nestes exatos termos é que apresentamos a presente indicação, a fim de mobilizar o Poder Legislativo Estadual nesse amplo debate que muito interesse ao Estado da Paraíba. Sala das Sessões, em 27 de março de 2009.

Lindolfo Pires
Deputado Estadual

Gadelhistas comentam possível nomeação de Marcondes para Secretaria de Agricultura do Estado

30/03/2009.
Aliados do Grupo Gadelha em Sousa garantem que o atual Deputado Federal Marcondes Gadelha do PSB paraibano teria sido escolhido nesta segunda-feira dia 30 de março de 2009, após uma reunião com a base do governo Maranhão III para ocupar a Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba.

Segundo ainda as informações o que estaria faltando apenas seria um comunicado do próprio Marcondes ao Prefeito da Capital Ricardo Coutinho. Gadelha já ocupou este mês cargo durante a primeira gestão Maranhão, sendo que a indicação surgiu no Governo do também Sousense Antônio Mariz, que acabou substituído pelo seu vice Zé Maranhão. Ainda não se sabe se o prefeito de João Pessoa irá ou não concordar com a indicação, mas de qualquer forma desta vez o Mago será consultado para evitar novos dissabores entre os dois líderes políticos de nosso Estado.

Na época em que ocupou a pasta da agricultura o sousense foi responsável pelo projeto da construção do Canal que levaria água de Coremas para a região de São Gonçalo conforme projeto elaborado pelo saudoso Antônio Marques da Silva Mariz, só que a obra acabou sendo desviada do seu rito inicial para a região das várzeas de Sousa, hoje Projeto de Irrigação que liga terras situadas nas Cidades de Sousa a Aparecida.

De qualquer forma se a indicação for confirmada a Cidade de Sousa será mais uma vez contemplada por tem um filho natural de sua terra exercendo um importante cargo em nível de governo estadual. Aliás, nossa região precisa muito de investimentos principalmente no setor de agricultura que se encontra praticamente abandonado.

Prefeitura de Santa Cruz consegue Certidão Negativa de Débito

30/03/2009.
O Prefeito de Santa Cruz Dr. Raimundo Antunes partiu na frente e já conseguiu regularizar a situação do município referente á CND “Certidão Negativa de Débito”. Com isto a Prefeitura do Município já pode sonhar em elaborar projetos e receber recursos por parte do Governo Federal em Brasília.

O novo administrador da cidade de Santa Cruz conseguiu um feito recorde comparando a Cidade de Sousa, que até hoje mesmo pagando em dia o INSS continua sem a tal certidão. Outro ponto positivo é que os servidores também estão com os salários em dia e segundo informações a prefeitura dispõe apenas no seu quadro de contratados no novo governo cerca de apenas dez servidores o que vem possibilitando o enxugamento da máquina administrativa e a novo gestão já fala em realizar ainda este ano um concurso publico para preenchimento de cargos no quadro de servidores efetivos.

Ainda é cedo para analisar a nova cara do governo do Dr. Raimundo, mais parece que desta vez, Santa Cruz poderá ter a esperança de realizar um Governo que possa corresponder ás expectativas do seu Povo. Bom, agora só resta esperar e rezar para que realmente tudo isso seja concretizado ao longo do mandato do prefeito atual, que demonstra de inicio que realmente pretende mudar a fama dos antigos administradores que já passaram ao longo dos últimos anos pela chefia do executivo municipal.

Audiência entre Tyrone e André é mais uma vez adiada na Justiça Eleitoral


30/03/2009.
Mais uma vez a audiência envolvendo o ex-candidato a prefeito André Avelino de Paiva Gadelha Neto (PMDB) contra o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone Braga (PTB) foi adiada pela justiça eleitoral da comarca de Sousa, conforme decisão do juiz Henrique Jácome de Figueiredo.

No último caso as investigações não foram iniciadas por conta da ausência dos advogados Johnson Abrantes e Edward Johnson que representam a defesa da vice-prefeita Johana Estrela (PDT), que tinham que atuar em outros processos cujas audiências estavam previamente marcadas no TCE e no TJ da Paraíba. Já desta feita o motivo do adiamento se deu após a promotora Maricely Fernandes Vieira ter se averbado suspeita, alegando motivos pessoais para não continuar a frente das investigações na AIJE de nº. 30/2008, cuja nova data estava programada para as 08h30min da manhã desta terça feira no Fórum Eleitoral Desembargador Walter Sarmento de Sá, mas não irá mais acontecer em virtude da promotora referida ter se averbado como suspeita, declarando motivos pessoais e informando da impossibilidade de seguir a frente das investigações.

Com a decisão da promotora da 63ª zona, a substituta imediata é a promotora de justiça Dra. Adriana França Campos da 35ª, que ainda terá que ser informada do caso.

Nos próximos dias o juiz Dr. Henrique Jorge Jácome deverá se reunir com a promotora substituta Dra. Adriana para definirem uma nova agenda para que finalmente se inicie a instrução inicial da Ação de Investigação Judicial Eleitoral. Além desta Ação, a justiça eleitoral ainda terá que inicia a investigação de outras 3 denuncias, das quais, o prefeito eleito foi denunciado pelo segundo colocado no pleito de 2008, e uma delas é contra o próprio candidato derrotado.

Vale salientar que a Coligação Sousa Cresceu e Vai Crescer Muito Mais, encabeçada por André Gadelha fez todas as denuncias contra Tyrone sob a acusação de abuso do poder político e econômico durante a campanha do ano passado. Já a Coligação Sousa Unida representada pelo próprio prefeito Fábio Tyrone entrou também com uma Ação de Investigação acusando Andrezão de ter usado recursos da prefeitura municipal de Sousa em prol de sua candidatura para tentar vencer a eleição com ajudas em dinheiro na ordem de cerca de 600 mil reais, sem esquecer das apreensões feitas pela Polícia Federal de uma lista com nomes de pessoas que receberam em tese valores em dinheiro vivo, relação esta que estava em poder de assessores de Gadelha as vésperas da eleição.

Pelo visto, muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte, agora é preciso ter muita paciência e tomar bastante lexotan, para conter a grande ansiedade por parte dos que estão comendo e principalmente dos que estão com saudade da comida gorda da prefeitura.

Treze, Sousa, Campinense e Queimadense lideram 2º Turno do Paraibano


30/03/2009.
Pela atual classificação da fase classificatória do segundo turno do Campeonato Paraibano 2009, os classificados para a faze semifinal seriam Treze, Sousa, Campinense e Queimadense.
Com 12 pontos ganhos, em quatro jogos, o Treze além de líder ostenta uma invencibilidade e o único time com aproveitamento de 100%.
O Sousa, com a segunda colocação, na fase, venceu três dos quatro jogos que disputou e ao lado do Treze, praticamente, garantiu vaga para a próxima fase.
O Campinense como terceiro colocado não faz a campanha espera por sua torcida. Mesmo assim tem todas as possibilidades de ficar com uma das vagas.
A grande novidade da fase é a Queimadense que soma seis pontos ganhos e entrou no G4 depois de vencer o Nacional de Patos por 1 a 0, na rodada passada.
Veja as chances de cada equipe e as possibilidades de classificação observando a pontuação e os adversários de cada clube:

Treze, 12 pontos ganhos, ainda pega: Campinense (Campina Grande), Botafogo (em João Pessoa) e Queimadense (em Campina Grande). O Galo pode chegar aos 21 pontos.
Sousa, 9 pontos ganhos, um gol de saldo, terá como adversários: Botafogo (em Sousa), Internacional (em João Pessoa), Queimadense (em Sousa) e Esporte (em Sousa). O Dinossauro ainda tem condição de chegar a 18 pontos.

Campinense, com 7 pontos ganhos. O time rubro-negro ainda vaia jogar contra: Treze (em Campina Grande), Nacional de Patos (em Campina Grande) e Botafogo (em Campina Grande).

Queimadense, 6 pontos ganhos, pega ainda: Internacional (em Campina Grande), Botafogo (em Campina Grande), Sousa (em Sousa) e Treze (em Campina Grande). O Carcará pode chegar aos 18 pontos.

Botafogo, 4 pontos ganhos, tem pela frente: Queimadense (em Campina Grande), Treze (em João Pessoa) e Campinense (em Campina Grande). O Belo tem condição de encerrar a fase com 13 pontos.
Nacional de Patos, 3 pontos, marcou três gols, terá pela frente os seguintes adversários: Esporte (em Patos), Campinense (em Campina Grande) e Internacional (em João Pessoa). O Canário tem chance de somar 12 pontos.
Internancional, 1 ponto, pega: Queimadense (em Campina Grande), Sousa (em João Pessoa), Esporte (em Patos), Nacional (em Patos). O Colorado pode chegar aos 13 pontos.
Esporte, 1 ponto, vai jogar contra: Nacional (em Patos), Internacional (em Patos) e Sousa (em Sousa). O Pato pode chegar a 10 pontos ganhos.

soesportes

Diário Oficial traz mais uma mudança nos cargos de Sousa


30/03/2009.
O Diário Oficial da União trouxe mais uma novidade, no setor de empregos é claro, a Coordenadora de Contabilidade e Finanças da SUDEMA, Kátia Gonçalves foi exonerada do cargo, para o seu lugar foi nomeada Josione Pereira Gadelha (Zione) conforme publicação na edição do DO de 28 de Março de 2009.

SUPERINTENDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO DO MEIO AMBIENTE – SUDEMA Portaria / SUDEMA / DS nº. 007/2009 João Pessoa, de 23 de março de 2009.
O Superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente -
SUDEMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 15, inciso XI do Decreto Estadual nº.12.360, de 20 de janeiro de 1988.
Resolve:
Exonerar, a pedido, de acordo com o artigo 33, inciso II, da Lei Complementar
58, de 30/12/2003, a servidora KATIA REJANE RODRIGUES GONÇALVES, matrícula nº. 720.293-8, com lotação fixada nesta autarquia, da função de Secretaria da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças, da estrutura Organizacional Básica desta Autarquia.
Portaria / SUDEMA / DS nº. 008/2009 João Pessoa, de 23 de março de 2009.
O Superintendente da Superintendência de Administração do Meio Ambiente -
SUDEMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 15, inciso XI do Decreto Estadual nº. 12.360, de 20 de janeiro de 1988.
Resolve:
Nomear, de acordo com o art. 9, inciso III, da Lei Complementar nº. 58, de 30/12/ 2004, JOSIONE PEREIRA GADELHA, para ocupar a função de Secretario da Coordenadoria de Contabilidade e Finanças, da estrutura Organizacional Básica desta Autarquia.

Projeto que aumenta salários de Diretores, Dirigentes e Ocupantes de Cargos Comissionados sai de Pauta sem ser aprovado pelos vereadores


30/03/2009.
A sessão da câmara municipal de Sousa da ultima sexta-feira foi marcada pela polêmica, a oposição bateu forte e não aceitou a proposta de aumento alegando que o projeto só contemplava uma pequena parte dos servidores enquanto muitos outros ainda se quer sabem quando vão receber os meses que ficaram em atraso da gestão anterior.

O vereador Aldeone Abrantes fez questão de relatar, que a discussão estava girando em torno dos salários deixados pelo governo anterior, mas ninguém poderia esquecer que o atual prefeito Tyrone, “apesar das quedas recorrentes do FPM, vem pagando em dia todos os servidores, inclusive pagando aos aposentados e a outras categorias dentro do mês trabalhado, sem falar que é uma das poucas prefeituras que repassou o duodécimo da Câmara Municipal’”.

Por outro lado o vereador Ananias Vieira de Almeida (PMDB), disse que o projeto do executivo, só beneficiava apenas as pessoas ocupantes de cargos comissionados e até aquele momento não se tinha solução sobre o pagamento dos salários atrasados.

Segundo informações após a sessão teria ocorrido um bate boca novamente por telefone entre o vereador Denis Formiga e o Prefeito Fabio Tyrone que ficou insatisfeito pelo fato da matéria não ter sido votada na ultima sessão.

Segundo informações a matéria será rediscutida na sessão desta quarta dia 01 de abril.

Vereadores de Nazarezinho revogam Lei que Criou o Piso Salarial dos Professores

30/03/2009.
Após muita confusão os vereadores da base aliada do prefeito de Nazarezinho Juninho de Braga, revogaram a Lei que instituiu o Piso Nacional dos Professores aprovado em Dezembro do ano passado. A votação foi bastante acirrada, 5x4, sendo a matéria decida no voto de minerva do Presidente da Casa Flaviano Mendes, em virtude do vereador Cabo Chico ter se posicionado contra a revogação da matéria do qual o próprio vereador havia aprovado e votado na sessão que instituiu o novo Piso.

Com isso o poder executivo deverá enviar nos próximos dias uma tabela que definirá os valores dos novos salários, porém ainda não se sabe quando. A matéria revogada definia um piso de pouco mais de 700 reais para um professor o que ainda é muito pouco, mas mesmo assim foi revogada pela câmara de vereadores.