segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amigos estou de férias curtas em Aracajú Sergipe em breve retorno com as noticias do dia dia, grato pela compreensão

Cidade Maravilhosa, tem realmente o que se ver.



Mário Gibson

Juíza Julga Improcedente Pedido de Servidor da Prefeitura de Sousa

Na manhã desta sexta-feira (03/09), o procurador Geral do Município de Sousa, Fernando Botêlho, recebeu comunicado oficial da 5ª vara da Comarca de Sousa, negando pedido do servidor Edson Natanael Duarte, agente do PEVA, que solicitava horário especial de trabalho.

De acordo com a sentença proferida pela juíza Drª Yêda Maria, a excepcionalidade do serviço exercido pelo funcionário do Departamento de Vigilância em Saúde do município de Sousa, que trabalha no Programa Nacional de Combate a Endemias (PEVA), prejudica o andamento das ações desenvolvidas pelo programa no Município.

O caso foi divulgado com bastante estardalhaço em alguns meios de comunicação principalmente por parte de membros da oposição. Vale lembrar que o advogado do Senhor Edson Natanael Duarte chegou a pedir de forma inconseqüente a prisão do prefeito de Sousa Fábio Tyrone e do secretário de Saúde Gilberto Gomes Sarmento, indo inclusive a vários programas radiofônicos em Sousa onde prestou entrevistas dizendo que o prefeito e o secretário poderiam ser presos a qualquer momento por descumprimento de determinação judicial, o que o próprio advogado não conseguiu provar no processo, já que o prefeito Fábio Tyrone tem demonstrado bastante respeito as instituições judiciais deste país.

O município já havia cassado a liminar junto ao tribunal de Justiça do Estado, que a Juíza havia concedido no primeiro momento. Agora a justiça se pronunciou de forma definitiva no mérito, ou seja, negando o pedido no mandado de segurança e julgando improcedente a solicitação.


Ascom Sousa

Campanha de Jeová Campos à Câmara Federal cresce em ritmo acelerado em todo o Estado

A campanha do deputado estadual Jeová Campos (PT), que postula uma das doze vagas destinadas à Paraíba na Câmara Federal, no dia 3 de outubro, cresce em ritmo acelerado em todo o Estado. Exemplo disto é sua agenda de compromissos, lotada de atividades que vão desde comício no sertão paraibano e reuniões com lideranças na capital paraibana, até inauguração de comitê de sua campanha no litoral Norte e arrastão no litoral Sul, além das inúmeras adesões e apoios que ampliam as chances da candidatura ‘Compromisso Federal’ sair vitoriosa.

“A campanha está indo muito bem. É uma campanha que está muito bem consolidada no projeto político que defendo e confesso que o ritmo de adesões e apoios está num movimento crescente, superando até as nossas primeiras previsões e expectativas”, afirma Jeová, explicando o compasso de sua campanha, que muitas vezes não lhe permite nem uma noite de sono, mas lhe traz satisfação ao sentir a receptividade das pessoas ao seu projeto de representar a Paraíba na Câmara dos Deputados.
“Não há cansaço, não há sono, não há sol ou chuva que retire a vontade de representar minha gente em Brasília. Quando digo que quero e vou fazer ainda mais pelo meu Estado, não estou fazendo apenas discurso. Tenho um histórico de luta e trabalho na Assembleia Legislativa e sei que a população vai saber reconhecer isso no dia 03 de outubro”, destaca Jeová.

Atividades no final de semana

Neste final de semana, Jeová percorrerá diversas cidades do sertão paraibano. Na manhã deste sábado (04), o candidato segue viagem para o município de Triunfo e depois Santa Helena, na microrregião de Cajazeiras. À tarde Jeová participa de atividades em Uiraúna e à noite em São João Rio Do Peixe. No domingo (05), as atividades políticas no sertão continuam, desta vez, nas cidades de Cachoeira dos Índios e Bom Jesus. Ainda na segunda-feira (06), Jeová participa de um Comício em São José de Piranhas e outras atividades em Monte Horebe.

Proposta de Vitalzinho que obriga a execução do Hino Nacional em cerimônias tramita no Senado

O Projeto de Lei 1267/07, do candidato a Senador pela Coligação Paraíba Unida, deputado federal Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que obriga os órgãos públicos, inclusive autarquias e fundações, a executar o Hino Nacional na abertura de todos os eventos que promoverem, já foi remetido ao Senado.

A proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados em junho e analisada pelas comissões de Educação e Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Na primeira comissão, a proposta teve a deputada Ângela Amin (PP-SC) como relatora, e que apresentou parecer pela aprovação, sendo aprovado por unanimidade. Já na Constituição e Justiça, o relator foi o deputado Colbert Martins (PMDB-BA), que analisou a proposta apenas quanto à sua admissibilidade.

Segundo Vitalzinho, a execução do Hino Nacional tem sido permitida em abertura de sessões cívicas, cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais, quando deveria ser mais amplamente executado.

“O Hino representa um dos três símbolos máximos da nação, ao lado da Bandeira e do Brasão das Armas Nacionais. A aprovação dessa lei contribuirá para uma maior familiarização da população com o nosso Hino Nacional, uma vez que, atualmente, a sua execução em sessões cívicas, religiosas e no início e no encerramento de transmissões é facultativa”, revela o candidato.

Colóquio de Participação Social traz ministra à UFPB

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, abre o evento organizado pela UFPB


Secretaria Especial de Integração Universidade e Setor Produtivo, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em conjunto com Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, realizará em João Pessoa, entre os dias 14 e 16 de setembro, o I Colóquio Controle Social e Participação Social na Política da Assistência Social.

Segundo o Pró-Reitor da Secretaria Especial de Integração Universidade e Setor Produtivo (Siusp), Luiz Renato, o objetivo do evento, que será realizado no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, “é promover um debate sobre os processos de consolidação da Política Nacional da Assistência Social, refletindo sobre concepções, metodologias e ferramentas de participação e controle social no âmbito do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

O Pró-Reitor acrescentou que o I Colóquio Controle Social e Participação Social na Política da Assistência Social no âmbito da Universidade Federal da Paraíba é fruto de uma interlocução entre instituições governamentais com competências especificas que visam contribuir para formação e produção de conhecimento no campo da Assistência Social como Política de Direitos. Reúne o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Gestores Governamentais e da Sociedade Civil, e pesquisadores e estudiosos que fazem da Assistência Social espaço de efetivação de direitos.

A aula magna que vai marcar a abertura do evento está a cargo da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Márcia Lopes, e versará sobre Controle Social e Participação Social na Política da Assistência Social.
No mesmo evento haverá o lançamento da Topografia Social da Cidade de João Pessoa, experiência construída em parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Federal da Paraíba. A Topografia Social como ferramenta de gestão de política pública também será tema de exposição e debate.

Para refletir sobre as possibilidades, avanços e limites da Política temos o debate sobre a Gestão, Financiamento do SUAS; Contamos também com a exposição de experiências de Controle e Participação Social na Paraíba, bem como exposição de estudos e pesquisas de consolidação das diretrizes do SUAS.

O espaço de debate está aberto para um repensar da Política da Assistência, seus limites, avanços e desafios.

A comissão organizadora do evento é a seguinte: Luiz Renato Pontes, Pró-reitor de Integração da Universidade-Setor Produtivo, UFPB/SIUSP. Roberto Natal Silva Saorim, Sociólogo, UFPB/SIUSP/Responsabilidade Social. Eurídes Almeira, UFPB/SIUSP/Responsabilidade Social. Maria de Lourdes Soares, Professora Dra., Programa de Pós Graduação em Serviço Social, UFPB. Maria do Socorro Vieira, Professora Dra., Programa de Pós Graduação em Serviço Social, UFPB.

Marinalva Conserva, Professora Dra., Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, UFPB. Dalenir Praxedes, Presidente, Conselho Municipal de Assistência Social de João Pessoa. Francisca Vieira, Diretora da Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento Social, Prefeitura Municipal de João Pessoa. Waleska Ramalho, Coordenadora de Proteção Básica, Secretaria de Desenvolvimento Social da prefeitura Municipal de João Pessoa.


UFPB


PROGRAMAÇÃO
Dia 14 de Setembro de 2010

19 horas: Abertura Oficial
Reitor - Rômulo Soares Polari
Pró-reitor - Prof. Dr. Luiz Renato A. Pontes (SIUSP)
Prefeito de João Pessoa – Luciano Agra
Ministra – Márcia Lopes (MDS)

19h30min: Controle Social e Participação Social na Política da Assistência Social.
Aula Magna: Ministra Márcia Lopes (MDS)

21h00: Lançamento: Topografia Social do Município de João Pessoa.
Prefeito Luciano Agra (PMJP)
Prof. Dra. Aldaíza Sposati (PUC-SP)
Prof. Dra. Marinalva Conserva (UFPB)

Dia 15 de Setembro de 2010
08h30min: A Topografia Social do Município de João Pessoa.
Coordenação: Professora Dra. Marinalva Conserva
Expositora: Prof. Dra. Dirce Koga (CEDEST PUC-SP e UNIBAN)
Representação do MDS: Carlos Eduardo Ferrari (Presidente CNAS)

14:30 Mesa redonda: Gestão e Financiamento do SUAS e as Competências das Esferas Públicas.
Coordenação: Professora Dra. Maria Aparecida Ramos de Menezes (Diretora CCHLA/UFPB)
Expositor MDS: Maria Luíza Rizzotti (Secretária Nacional de Assistência Social – MDS); Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado da Paraíba - Giucélia Figueiredo; Secretário de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de João Pessoa - Lau Siqueira; Representante do COEGEMAS da Paraíba – Lúcia Fátima Batista de Almeida Chagas

Dia 16 de Setembro de 2010
8h30min: Mesa redonda: Controle e Participação Social na Paraíba.
Coordenação: Professora Dra. Maria de Lourdes Soares
Expositora UFPB: Professor Dr. Gustavo Tavares
Expositora MDS: Rejane Maria de Oliveira (Ouvidora do MDS)
Representante da Controladoria Geral da União na Paraíba -
Representante do Conselho Estadual de Assistência Social – Daniel Lira
Representante do Conselho Municipal de Assistência Social – Dalenir Praxedes
Representante dos Usuários de Assistência Social em João Pessoa – Elizabete da Silva Moreira

14:30 Mesa redonda: Experiências de Construção de Ferramentas para a Consolidação das Diretrizes do SUAS.
Coordenação: Professora Dra. Marinalva Conserva
Expositor MDS: Maria Luiza Amaral Rizzotti (SNAS - MDS)
Expositores UFPB: Professora Dra. Maria do Socorro Vieira (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social); Professora Dra. Maria de Fátima Melo do Nascimento (Programa de Pós-Graduação em Serviço Social). Representante do CRESS/PB – Kelly Samara do Nascimento; Representante do CRP/PB – Maria das Graças Teles Martins

17h00min: Encerramento.

Prefeitura Lança Programação Para o Dia “7 de setembro”.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, lançou na manhã desta sexta-feira (03/09) a programação oficial para as comemorações de “7 de setembro”. Que acontecerá terça-feira “7 de setembro”, a partir das 7h00 da manhã.

A Secretarias de Educação e Esporte, Chefia de Gabinete, Ação Social, Saúde e várias outras entidades de classe da sociedade de Sousa também participarão do evento, onde estão confirmadas a presença de várias autoridades e a presença de um grande público.

Abaixo segue o roteiro da programação do evento cujo tema é: Qualidade na Educação:

07H00 – Hasteamento do Pavilhões Federal, Estadual e Municipal – Local: Paço Municipal;
07h30 – Declamação de Poema Sobre Ética por estudante do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, representando as escolas particulares do município – Local: Paço Municipal;
08h00 – Início dos desfiles alusivos à comemoração da Independência do Brasil – Local: Rua. Cel. José Vicente;

ORDEM DO DESFILE

§ Polícia Militar – 14º Batalhão
§ Corpo de Bombeiros
§ Secretaria de Ação Social
o CRAS – Centro de Referência da Assistência Social
o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
o Projeto Mão na Massa
o Programa Global Credendo Vides
o Programa Bolsa Família
§ Maçonaria Paraibana
§ Banda de Música 13 de Maio
§ Associação dos Músicos
§ 10ª Gerência Regional de Educação
Desfile das Bandeiras dos Estados da Federação e do Distrito Federal.
Pelotão com representações das Escolas Estaduais.
§ Banda de Música da cidade de Marizópolis
§ Secretaria Municipal de Educação e Esportes
o Desfile dos Pavilhões Nacional, Estadual e Municipal
o Desfile das Bandeiras das Escolas Municipais
o E.M.E.F. Rômulo Pires
o E.M.E.F. Maria Marques de Sousa e E.M.E.F. Otacílio Gomes de Sá
o E.M.E.F. José Reis
o E.M.E.F.M. Maria Estrela de Oliveira
o E.M.E.F. Maria Aurita da Silva
o E.M.E.F. Sinhá Gadelha
o E.M.E.F. Batista Gambarra e E.M.E.F. Clotário de Paiva Gadelha
o E.M.E.F. Tozinho Gadelha
o E.M.E.F.M. Papa Paulo VI



§ Pastoral da Família
§ ASKASA - Associação de Karatê Samurai
§ Motoclube Pegadas no Asfalto e Lobos Motoclube
§ Banda do IFPB – Banda Marcial “Eliel Nunes Rodrigues”
§ Secretaria de Saúde


Ascom Sousa