quinta-feira, 23 de julho de 2009

Calçamento do Ipase – “Um Sonho que Virou Realidade” diz Dão Nonato

23/07/2009.
O Líder Comunitário Dão Nonato que reside há vários anos no Bairro do Ipase, na Cidade de Sousa, não esconde de ninguém a sua felicidade com a pavimentação da Rua onde mora, do qual a muito tempo lutava por esta realização, e o melhor sem gastar nenhum centavo do bolso.



















“Tentei de tudo para conseguir calçar a minha Rua em Governos passados, e tudo não passou de promessas. Até parcerias tentei, chegamos a comprar 6 mil pedras para fazer uma parceria com o prefeito passado e não conseguimos, agora o calçamento é uma realidade, e o melhor a pedra que oferecemos, o prefeito mandou que guardássemos ou vende-se as pedras para a festa de inauguração, pois do serviço não saíra um centavo do bolso de nenhum morador, e realmente tudo esta sendo realizado por conta da Prefeitura” disse Dão Nonato.




















Segundo ainda as informações, praticamente todas as Ruas que existem hoje calçadas no Ipase foram através de parcerias com os moradores, mais hoje a realidade esta sendo diferente, alegou um outro morador que há muitos anos também reside no Bairro do Ipase, que aos poucos começa a sair da lama, já que outras Ruas também serão calçadas.


Mário Gibson

Funcionários da ESCOM se preparam para iniciar reforma da Iluminação Pública

23/07/2009.
Pra quem ainda tem alguma dúvida, os funcionários da Empresa ESCOM, contratada pela Energisa para execução dos Serviços em parceria com a Prefeitura de Sousa, já começaram a preparar o material para implantação do moderno sistema de Iluminação Pública da Cidade de Sousa, que no mais tardar será iniciado na próxima segunda-feira.




















Todos os materiais, já se encontram estocados em depósitos locados pela Empresa para o inicio da execução dos serviços, que contemplarão a Cidade de Sousa, tanto na parte central, como nos Bairros, além de São Gonçalo, incluindo ainda algumas Praças e mais as entradas da Cidade.



















Mário Gibson

Promotora Eleitoral entrega parecer sobre Ação Eleitoral movida contra o Prefeito de Vieirópolis

23/07/2009.
A Promotora da 63ª Zona Eleitoral da Comarca de Sousa, Maricelly Fernandes Vieira entregou no final da manhã desta quinta-feira, dia 23 de julho de 2009, o seu parecer sobre a AIJE movida contra o prefeito Marcos Pereira e o seu vice Antonio de Braga, eleitos no pleito de 2008. A Ação foi movida pelos derrotados, Célio Aristóteles e Antônio Barbosa, que resolveram ajuizar as ações após a derrota na Urna.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral já se encontra na fase das alegações finais, ultimo passo das partes para a sentença judicial, que deverá ser conhecida em breve. Na opinião da Douta Promotora, os fatos alegados pelos investigantes, não ficaram comprovados nos autos, e mesmo se tivesse, não teriam potencialidade para influenciar no resultado da eleição passada, por isso, o parecer foi pela improcedência do pedido. Por outro lado, a promotora Maricelly Fernandes, determinou que fossem retiradas copias dos autos para investigar uma possível captação ilícita de sufrágios por parte do vice-eleito, Antônio de Braga, sobre as declarações do Sr. Geraldo Domingos, que diz ter recebido dinheiro por parte do investigado, poucos dias antes da eleição municipal.


Mário Gibson

Diretoria do Hospital Regional de Sousa realiza Curso de Capacitação para Recepcionistas e Telefonistas

23/07/2009.
Os representantes do Setor de Direitos Humanos do Hospital, Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes (Regional de Sousa) iniciaram nesta Quinta-feira dia 23 de julho, a primeira etapa dos Cursos de Capacitação dos Funcionários daquele Nosocômio.






















De acordo com informações o objetivo principal é de capacitar os servidores para que haja uma melhoria no atendimento dos serviços públicos a população, que procura o hospital precisando de ajuda, e por isso, necessitam de um bom serviço que se associa a um atendimento de qualidade. O Curso foi coordenado pela Chefe do Setor de Direitos Humanos do Hospital, Denise Formiga e contou com a participação de diversos palestrantes, como psicólogo, fonoaudiólogo, entre outros.



















Na próxima etapa, maqueiros, pessoas que trabalham no setor de limpeza e outros também serão capacitados. O Diretor do Hospital o Médico Chico de Clota, foi quem abriu o Curso, que foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Sousa.

O presidente da Casa, vereador Denis Formiga, disse que o Plenário da Casa de Otacílio Gomes de Sá, se encontra disponível para outras entidades que necessitem realizar algum evento que venha em beneficio do Povo.



















Mário Gibson

Padre Djacir volta a cobrar início da Construção da Ponte do Boi Morto

23/07/2009.
O padre Djacy Brasileiro da paróquia de Santa Cruz divulgou nota cobrando do Governador do Estado, José Maranhão do PMDB, a construção da Ponte do Boi Morto que fica no município de Aparecida e dá acesso aos municípios de Santa Cruz e São Francisco.

A ponte desabou com as fortes chuvas no inverno do ano de 2007 e até agora as obras de construção de uma nova passagem não foi iniciada.

CADÊ A PONTE SEU GOVERNADOR?

Já estamos próximo do mês de agosto e a tão sonhada construção da ponte do boi morto, até agora, só na promessa. A população da cidade de São Francisco e de Santa Cruz já começa a ficar apreensiva. São muitas as interrogações como: sai ou não sai a ponte? Cadê a promessa do governador? Vamos ficar mais uma vez ilhados, quando o inverno chegar?

Percebo que o povo está perdendo a esperança de ver construída essa ponte. Muitos já não acreditam, perderam a esperança. Até dizem: padre, vamos fazer outra grande mobilização? Vamos acordar o governo do Estado? A desconfiança e o desânimo começa falar mais alto.

Agora eu pergunto. Está havendo tanto demora. Por quê? Qual é o motivo dessa demora? O que está acontecendo que não dão início a essa obra? Afinal, quando o governo do Estado vai iniciar a construção dessa ponte? Até quando podemos esperar?

Seu governador espero que não se repita no ano vindouro, nosso drama, nosso sofrimento. Já sofremos até demais. Particularmente, acredito muito na sua palavra; acredito na sua promessa; acredito que Vossa Excelência não nos decepcionará, honrando sua palavra. Caso contrário, Excelência, daremos início a uma séries de mobilizações, indo até mesmo acampar-nos em João Pessoa.


Santa Cruz - PB, 22 de julho de 2009.
Padre Djacy Brasileiro

Prefeitura de Sousa já increveu cerca de 600 pessoas no Programa "Minha Casa, Minha Vida"

23/07/2009.
Com a abertura das inscrições para o cadastro do programa “Minha Casa, Minha Vida” na cidade de Sousa, cerca de 600 pessoas já se inscreveram.

O cadastramento começou no dia 06 de Julho, e se estende até o dia 30. Segundo informações do Secretário de planejamento Rodrigo Gurgel, uma equipe extra de servidores, foi montada para atender a demanda, que está além das expectativas.

À Prefeitura, cabe apenas realizar o cadastro, para ser enviado a Caixa Econômica Federal, que fará a triagem, e escolha dos contemplados. Depois do término das inscrições, a Secretaria de Planejamento,
enviará os cadastros para a Caixa, que anunciará quem tem direito, ao beneficio.

Para se cadastrar, os interessados devem se dirigir até a Secretaria de Planejamento, das 07h00 as 13h00, munidos de todos os documentos necessários.

Decom

Energisa começa preparativos para recuperar Sistema de Iluminação Pública de Sousa

23/07/2009.
A Empresa Energisa dará inicio até a próxima segunda-feira ao Projeto de Recuperação de todo o Sistema de Iluminação Publica da Cidade de Sousa e São Gonçalo, onde todo o sistema será recuperado e agora com lâmpadas a vapor de sódio.

Segundo informações, os serviços deverão começar pela entradas da Cidade e parte do Centro e se estenderá por todo o município, acabando assim com as inúmeras reclamações da população no que diz respeito à escuridão nas ruas, onde inclusive a própria Empresa de Energia disponibilizará após a conclusão dos serviços de um telefone 0800 para a população que facilitará a substituição das luzes queimadas com mais rapidez, evitando assim as reclamações e principalmente a escuridão.

Os serviços fazem parte de uma parceria firmada entre a Empresa Energisa e a Prefeitura Municipal de Sousa. O prazo de conclusão da obra é de 120 dias, segundo informações dos reponsáveis pela Empresa Escom que foi contratada pela Energisa.


Mário Gibson

Deputado quer Construção de uma Central de Distribuição para escoar Produtos das Varzeas de Sousa


23/07/2009.
A conclusão do projeto Várzeas de Sousa e o aumento da produção no Perímetro Irrigado de São Gonçalo fizeram com que o deputado Leonardo Gadelha (PSB) buscasse o Governo do Estado para solicitar a construção de uma Central de Distribuição que atenda os produtores da região de Sousa.

De acordo com Leonardo, existe uma área na cidade que poderia abrigar a Central. “No Parque de Exposições de Sousa há espaço suficiente para esta obra. Além de uma estrutura já montada no local, o Parque está à mesma distância de São Gonçalo e de Várzeas de Sousa, o que beneficiaria os produtores de Várzeas de Sousa e os produtores dos Núcleos 1, 2 e 3 de São Gonçalo”.

O Parque de Exposições será recuperado, mas Gadelha acredita que a área poderá abrigar os dois equipamentos. “Já existe determinação do governador Maranhão para que o Parque de Exposições seja revitalizado. Mesmo assim, acredito ser este o local ideal para a Central de Distribuição”.

Pela proposta de Leonardo, além de servir de base para distribuir a produção local, a Central também poderia abrigar um espaço para a comercialização de produtos. “Teremos a produção de bens de alto valor agregado que deve contar com um processo diferenciado de distribuição, mas teremos alguns pequenos produtores que certamente vão atender ao mercado local. A Central de Distribuição poderia contemplar uma estrutura para escoar essa produção em menor escala”, explica o deputado.

As cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos já contam com Centrais de Distribuição, “a de Patos foi, inclusive, construída no primeiro governo Maranhão com o apoio do então secretário de Agricultura, Marcondes Gadelha. Acho que chegou a hora de Sousa receber também uma Central de Distribuição”, salienta o deputado.

Leonardo adiantou que já conversou com o secretário de Agricultura, Rui Bezerra, que se mostrou entusiasmado com a ideia. “Ele já designou uma equipe para fazer um levantamento no Parque de Exposições para determinar a viabilidade da obra no local”. Aliado a isso, Leonardo encaminhará ainda nesta quarta-feira um requerimento ao Governo do Estado solicitando a instalação do equipamento.


Gabinete do Deputado

Advogado contesta informações sobre saída de Pedetistas com Mandato, caso haja mudança no Diretório Municipal de Sousa

23/07/2009.
A grave discriminação pessoal, de que trata o art. 1º, § 1º, inciso IV, da Resolução TSE nº. 22.610/2007, como justa causa para desfiliação partidária, tem alcance além da discriminação por motivo de religião, sexo ou cor, como quer o mencionado "jurista". Inclui outras formas de discriminação pessoal.

Tirar a direção partidária de um grupo político e entregá-lo a outro, inclusive adversário, constitui-se grave discriminação pessoal a todos os seus filiados, inclusive mandatários.

Vejamos o caso Clodovil Hernandez - TSE, Pet 2766, Rel. Arnaldo Versiani:
(...)

2. Embora a grave discriminação pessoal, a que se refere o inciso IV, do § 1º, da Res.-TSE nº. 22.610/2007, possa, em regra, estar relacionada a aspectos partidários, não se pode excluir outros aspectos do conceito de justa causa para a desfiliação, inclusive os essencialmente pessoais, o que envolve, até mesmo, questões de nítida natureza subjetiva.

3. Hipótese em que a permanência do deputado no partido pelo qual se elegeu se tornou impraticável, ante a sucessão de fatos que revelaram o abandono e a falta de apoio ao parlamentar, configurando, portanto, grave discriminação pessoal, apta a ensejar justa causa para a migração partidária.

Abraços!

Chiquinho do PT


Mário Gibson

DAESA ou CAGEPA quem deveria coordenar os trabalhos de água e esgotamento sanitários do Município de Sousa


23/07/2009.
Nos últimos dias o problema da falta de água nas torneiras tem sido uma verdadeira dor de cabeça para administração municipal de Sousa, e muitas vezes o jogo de empurra, empurra, deixa a população em duvida sobre de quem realmente é a responsabilidade de resolver os problemas que afetam diretamente a população, como falta do precioso líquido e os constantes problemas de esgotos estourados em nossa Cidade.

Para completar o problema, a nova forma de cobrança por parte do Departamento Municipal (DAESA) criou uma verdadeira tempestade em copo dágua e as reclamações aumentaram. Diante disso, resolvemos realizar uma enquête com o seguinte questionamento? Com quem deve ficar os serviços de água e esgoto do município: DAESA ou CAGEPA? Opine ao lado.


Mário Gibson

Governador Maranhão cancela visita a Cajazeiras


23/07/2009.
A assessoria do governo estadual da Paraíba anunciou ontem dia 22 o cancelamento da agenda administrativa do Governador José Maranhão (foto) a Cidade de Cajazeiras, onde cumpriria visitas e inaugurações.

A nova data para vinda de Maranhão a “Terra de Padre Rolim” ainda não foi definida.

Mário Gibson