sexta-feira, 29 de maio de 2009

Exclusivo - Promotora devolve Ações Eleitorais de Sousa ao Cartório Eleitoral

29/05/2009.
Segundo informações a Promotora de Justiça da Comarca de Sousa, Drª. Paula da Silva Camila Amorim, devolveu na manha de hoje os autos das Ações eleitorais que envolvem André Gadelha do PMDB e o atual Prefeito eleito de Sousa Fabio Tyrone do PTB. A promotora eleitoral alegou falha na tramitação processual para a sua desiguinação para atuar nas investigações das Ações Eleitoral movidas pela Coligação Sousa Cresceu e Vai Crescer Muito Mais.

Agora, a procuradoria do Ministério Público deverá fazer nova publicação no Diário da Justiça, definindo de forma correta a atuação da referida promotora e só assim o juiz eleitoral deverá abrir um novo prazo para que o MPE de Sousa possa se manifestar sobre o pedido de mudanças de testemunhas e definição de datas para as audiências.

Mário Gibson

Prefeitura entrega contratos de propriedade das primeiras 260 casas que serão construídas em Sousa

29/05/2009.
Na manhã desta quinta-feira (28/05), a Prefeitura Municipal de Sousa, através da Secretaria de Planejamento deu início a assinatura e entrega dos 260 Contratos de Propriedade do projeto de substituição de todas as casas de “taipa” do município de Sousa por casas de alvenaria.

Nessa primeira etapa do projeto, mais de mil pessoas serão beneficiadas, se levarmos em consideração que cada família possui em média de 4 pessoas. “É uma alegria imensa, depois de mais da metade de minha vida morando em uma casa de taipa, vou realizar meu sonho, que agora, através do governo do prefeito Tyrone, está sendo realizado, agora vou dormir em uma casinha nova e bem guardada”, declarou Francisca Rita Figueiredo da Silva, 43 anos, uma das beneficiadas do projeto.

Nessa primeira etapa estão sendo construídas 50 casas no bairro Jardim Brasília, as obras tiveram início no último dia 4 de maio. A expectativa é que nos próximos 30 dias as primeiras 50 casas serem entregues aos seus proprietários, logo em seguida, outras 50 casas começam a ser construídas.

O objetivo do projeto é que em quatro anos sejam substituídas todas as casas de taipa na zona urbana e rural do município de Sousa. Segundo o Secretário Rodrigo Gurgel (Planejamento), até agora cerca de mil casas de taipa foram detectadas no cadastro que está sendo realizado na zona urbana e rural.

Decom

Prefeita e Ex-prefeito negam rompimento em Uiraúna

29/05/2009.
Bosco Fernandes negou que estivesse havendo desentendimento dentro de seu grupo político e que não haverá rompimento com a prefeita.

O fato que teria motivado as expeculações, foi a desaprovação por parte de vereadores ligados ao exe-prefeito, de projetos do executivo uiraunense. Bosco fernandes afirmou que não ouve participação sua na decisão dos parlamentares, até porque ambos são aliados da atual administração. " Faltou apenas dialogo, entendimento, isso não significa rompimento, somos um grupo coeso e que já mais entregaremos o comando do município ao nosso adversários por brigas internas, isso
é o que eles querem, mais não vão conseguir" afirmou.


Já a prefeita Dra Geane afirmou que já mais se pensou em rompimento politico entre ela e Bosco Fernandes. A prefeita ressaltou a importância do ex-prefeito na sua eleição e disse" nossa parceria é tanta, que na minha equipe de assessores temos muitos ex-assessores que vem da gestão de Bosco e ele tem espaço em nossa administração"

A prefeita afirmou que a secretária de ação social (Dra Juliet Fernandes), esposa do ex-prefeito é uma de suas grande auxiliares, isto é apenas um dos sinais da união dos dois chefes politicos de Uiraúna.

Diario do Sertão

Sob ameaça de vaias, Veneziano e Maranhão abrem hoje o Maior São João do Mundo


29/05/2009. O governador José Maranhão desembarca logo mais em Campina Grande para cumprir agenda administrativa ao som da sanfona do zabumba e do triângulo, como forma de comemorar os seus cem dias de Governo. Está previsto assinatura de convênios, visita a canteiros de obra, além de audiência com lideranças políticas. O governador quer aproveitar o clima junino para demonstrar seu amor a cidade, segundo enfatiza, em entrevista, o secretário adjunto de Interiorização, Assis Costa.

Já é a segunda vez que Maranhão visita Campina Grande em 15 dias e leva para o município um volume de obras que o distingue entre os demais. Esse assédio do governador teve início logo após a revelação de que, estaria sendo articulado nos bastidores do partido um Plano B para substituir sua candidatura ao Governo em 2010 pela do prefeito Veneziano Vital do Rego.

No entanto, fatos posteriores tranqüilizaram Maranhão e deram a ele a certeza de que, o Cabeludo não está tão bem na parada. Na última visita a cidade, Maranhão constatou e testemunhou demonstrações de hostilidades ao prefeito que redundaram em vaias estrondosas.

Elas podem se repetir agora na abertura do Maior São João do Mundo, caso a disposição dos servidores municipais permaneça de pé e eles cumpram o prometido de tumultuarem a abertura da maior festa do calendário turístico do estado, com manifestações de protesto que podem apagar os fogos de São João.

Acossado por reivindicações salariais dos servidores municipais, que ontem rejeitaram uma contraproposta apresentada pela prefeitura, Veneziano pode não ser o anfitrião ideal nesta ocasião para um governador que chega aos cem dias de gestão sem um cartel de realizações que o credencie muito à exposição pública.

Jampa news

Deu o esperado, TSE absolve governador de Santa Catarina em processo que pedia sua cassação

29/05/2009.
Cinco ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acompanharam o voto do ministro Felix Fischer para negar o pedido de cassação do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira e seu vice, Leonel Pavan na sessão plenária desta quinta-feira (28). Apenas o presidente do tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, votou em sentido contrário.

De acordo com o ministro Fischer, relator do caso, as irregularidades apontadas pela coligação Salve Santa Catarina – autora do pedido de cassação – não tiveram potencialidade para influenciar no resultado das eleições para o governo do estado em 2006. Em voto minucioso, o ministro Felix Fischer analisou cada argumento da acusação e concluiu que não havia motivos suficientes para cassar o mandato do governador.

A coligação apontou uso indevido dos meios de comunicação com propaganda institucional irregular; propaganda não institucional, mas com caráter personalíssimo; suplementos publicados em mídia impressa, todos pagos com recursos públicos; e entrevista com Luiz Henrique exibida em emissora de televisão.

Para a acusação, as propagandas “não continham qualquer caráter educacional, informativo ou de interesse social e foram pagas com dinheiro público, com a marca do desvio de finalidade pública e desrespeito ao equilíbrio dos candidatos”.

Já a defesa do governador e do vice alegou que não houve em nenhuma propaganda institucional do governo do estado menção ao nome do acusado. Para a defesa do governador, é necessária propaganda pessoal para se caracterizar o abuso dos meios de comunicação.

Ressaltou também que não existiu afronta alguma aos princípios constitucionais nas ações do governo estadual. Os advogados também afirmam que não há provas nos autos e nem documentos que comprovem as acusações.

Votos

Apesar de reconhecer irregularidade na divulgação dos suplementos, o ministro Fischer observou que não basta haver a irregularidade, é necessário haver a potencialidade para influenciar no resultado das eleições. E nesse sentido, não é possível medir essa potencialidade porque em nenhum momento há informação sobre a tiragem dos jornais, informação essencial, segundo ele, para saber a quantidade de leitores atingida pelas publicações.
Em relação à divulgação de entrevista na televisão, ele afirmou que “uma única entrevista não é suficiente para se afirmar a existência de tratamento privilegiado na programação da emissora de modo a traduzir potencialidade a influir no pleito”.

Sobre a publicidade institucional, o ministro afirmou que o texto não promove a figura do governador, mas tem como fim informar a população sobre a gestão da coisa pública.
Ele lembrou citação do ministro aposentado Sepúlveda Pertence, para quem é indiscutível que a propaganda institucional beneficia o titular do Executivo que se candidata a reeleição, mas se a Constituição permite a reeleição, não se pode proibir a propaganda a não ser nos três meses que antecedem a eleição, conforme determina a legislação eleitoral. O relator destacou também que parte da propaganda não institucional trata de divulgação de obras e tem caráter informativo.

O ministro Ricardo Lewandowski disse que vê de forma positiva o fato de Luiz Henrique ter se afastado do cargo para trabalhar em sua campanha a reeleição. Observou também que o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina não viu potencialidade para cassar o mandato ao analisar o caso e o Ministério Público Eleitoral deu parecer pela absolvição. Ele concordou com o relator no ponto em que afirma que não há provas de que houve cooptação dos meios de comunicação, que a propaganda institucional se manteve dentro dos lindes institucionais, que as notícias dos jornais conservaram-se dentro dos limites da liberdade de imprensa e que o encaminhamento de projeto de lei a Assembléia Legislativa configura uma ato legítimo de governo e, portanto, não se pdoe presumir que ele tem um efeito ilegal.

Divergência

O ministro Carlos Ayres Britto disse que, em sua opinião, o governador praticou abuso de poder político e fez uso indevido dos meios de comunicação. Para ele, houve mistura entre ação de governo e promoção pessoal causando assim uma “promiscuidade” que influenciou no resultado das eleições.

Ele fez referência também a fato de o governo do estado ter encaminhado projeto de lei à Assembléia Legislativa para isentar de impostos os proprietários de motocicletas de menores cilindradas. O projeto foi aprovado e beneficiou milhares de eleitores, tendo contribuído para o resultado das eleições.

Apesar de estar afastado do governo na ocasião para trabalhar na campanha para o governo, Luiz Henrique teria sido beneficiado uma vez que o projeto foi enviado por Eduardo Moreira, vice-governador à época, que passou a ocupar o Poder Executivo no estado.

Para Ayres Britto, houve “parceria ruinosa para o resultado do pleito”.

TSE

Leonardo Gadelha confirma Programação da vinda do Governador Maranhão a Sousa

29/05/2009.
A cidade de Sousa receberá amanha sábado dia 30 de maio a vinda do Governador do Estado da Paraíba José Targino Maranhão do PMDB, onde na oportunidade anunciará a Ordem de Serviço da Reconstrução da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios além da entrega da Instalação do Novo Prédio da Defensoria Pública e do Procon Estadual de Sousa.

De acordo com informações do Deputado Estadual Leonardo Gadelha do PSB, o Governador Maranhão chega a Sousa por volta das 9 da manhã, onde de início participará de uma Missa que será Celebrada pelo Padre Milton Alexandre no Patamá da Igreja onde assinará a Ordem de Serviços de Reconstrução da Torre. Logo após, Maranhão inaugura as instalações do Prédio da Defensoria Pública Estadual e Procon Estadual que fica próximo á referida Igreja. Dando continuidade a programação, o chefe do executivo estadual irá às várzeas de Sousa para assinar também a Ordem de Serviço da última Etapa do Projeto das Várzeas de Sousa. E finalmente fechando a programação oficial, Maranhão autoriza a abertura da Licitação da Ponte do Boi Morto na Estrada que liga Aparecida a São Francisco.

Mário Gibson

Deputados do PSDB e do DEM recuam e derrubam PEC do 3º Mandato

29/05/2009.
Deputados do DEM e do PSDB retiraram as assinaturas na noite desta quinta-feira da PEC (proposta de emenda constitucional) do terceiro mandato e suspenderam a tramitação da proposta na Câmara. Ao todo foram 13 parlamentares da oposição que recuaram: cinco tucanos e oito democratas.

Das 194 assinaturas recolhidas pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), autor da PEC, apenas 183 foram reconhecidas como válidas pela Secretaria Geral da Câmara. Como os cinco tucanos e os oito do DEM retiraram as assinaturas, a proposta tem agora o apoio de 170 parlamentares um a menos que o número mínimo necessário para poder tramitar na Casa.

Os primeiros a recuarem foram os deputados tucanos. Pressionados pelo comando do partido, os deputados Rogério Marinho (PSDB-RN), Antonio Feijão (PSDB-AP), Carlos Aberto Leréia (PSDB-GO), Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e Silvio Torres (PSDB-SP) pediram a retirada de seus nomes à Secretaria Geral da Mesa Diretora da Câmara.

Depois foram sete parlamentares do DEM: Francisco Rodrigues (DEM-RR), Jorge Khoury (DEM-BA), José Carlos Vieira (DEM-SC), José Maia Filho (DEM-PI), Walter Ihoshi (DEM-SP), Clóvis Fecury (DEM-MA) e Fernando de Fabinho (DEM-BA). Por último, o deputado Félix Mendonça (DEM-BA), o que motivou a suspensão da tramitação da PEC.

Uol

Prefeito Tyrone anuncia início da Pavimentação de mais cinco Ruas em Sousa

29/05/2009.
O prefeito Fabio Tyrone do PTB de Sousa disse nesta Quinta-feira dia 28 de maio após chegar de Brasília que irá dar início a partir da próxima segunda-feira dia 01 de junho aos trabalhos de Pavimentação de outras cinco Ruas na Cidade. Desta feita Mutirão, Jardim Santana, Projeto Mariz e outros Bairros de nossa Cidade serão contemplados.

Segundo Tyrone as primeiras cinco ruas já estão em fase de conclusão e outras já foram concluídas, no Bairro André Gadelha, por exemplo, a prefeitura já vai iniciar a pavimentação de mais uma rua, a segunda em menos de 6 meses de governo.

Segundo o chefe do executivo, o trabalho só esta sendo realizado por que a prefeitura, esta na atual gestão, aplicando bem o dinheiro publico do município. A idéia do governo é calçar até o final deste ano de 2009, 40 ruas em Sousa.

Já para as demais ruas o município deverá iniciar ainda no mês de junho um “Mutirão da Limpeza” para amenizar a situação das ruas que foram castigadas com as fortes chuvas caídas este ano de 2009.

Mário Gibson

Treze contrata Reginaldo Sousa para comandar Time na Série D

29/05/2009.
A equipe do Treze de Campina Grande anunciou ontem a contratação do técnico Reginaldo Sousa que foi campeão pelo Dinossauro no Estadual deste ano. O Treinador terá o desafio de tentar levar o Galo de Campina para a série C a partir do próximo ano.

O acerto só foi possível após a confirmação da desistência da Diretoria do time sousense em não participar da Competição, alegando falta de patrocinadores.

A equipe trezeana se apresenta a torcida nesta terça-feira e estréia na competição no dia 05 de julho. Outros jogadores que defenderam o Sousa deste ano também estão na mira da Diretoria do Galo.

Mário Gibson