terça-feira, 27 de setembro de 2011

OPERAÇÃO LAÇOS DE SANGUE APREENDE 17 ARMAS E 15 PESSOAS

Foi deflagrado no dia de hoje,27.09.11,às 04:00 hs, nas cidades de Patos, Catolé do Rocha, João Pessoa, e no Estados do Rio Grande do Norte, a Mega Operação policial que foi intitulada de Laços de Sangue, que teve por objetivo a repressão de três organizações criminosas voltadas à execução de pessoas .A operação foi realizada pela POLÍCIA MILITAR (3º BPM\Patos e 12º BPM\ Catolé do Rocha) Polícia Civil (5ªDRPC e 8ªDRPC),GAECO(Grupo Especial de Repressão ao Crime Organizado\ Ministério Púbico da Comarca de Patos) e o Poder Judiciário(Comarcas de Patos e Catolé do Rocha).

A Operação Policial, é um trabalho inédito realizada pelas polícias estaduais, 130 policiais participaram, coordenada pelos CEL QOPM ALMEIDA (Comandante do 3º BPM/Patos), TC QOPM CUNHA (comandante do 12º BPM/ Catolé do rocha), Delegados Regionais, André Rabelo(8ªDRPC) e Cristiano Jacques(5ªDRPC), Del.Glauber e Simone Quirino, Além da participação de diversos oficiais da Polícia Militar, tais como: O CAP QOPM Esaú Comandante do CHOQUE, O CAP QOPM Deuslânio, O Comandante da ROTAM 1º TEN Dillery e o oficial CPU 2º TEN QOPM Fernando, e também o Serviço de inteligência do 3ºBPM . Os mandados de Prisão Temporária e busca e apreensão, foram expedidos pelas Comarcas de Catolé do Rocha e Patos.

O desencadeamento da operação policial, teve que ser antecipado, tendo em vista, três execuções programadas, que aconteceriam no município de Catolé do Rocha, à mando do clã Oliveira.

Versa a operação sobre investigação em torno de três organizações criminosas, os Clãs Oliveira,Veras e Suassuna, que vêm se confrontando, e realizando várias execuções, que resultaram até o momento, em cerca de 64 homicídios. Segundo as investigações, uma característica marcante dos três grupos, é o planejamento de suas execuções, todos os crimes são previamente planejados, com tarefas bem definidas dentro da organização: pessoas que planejam, financiam, recrutam mercenários, levantam os alvos, executam. Os integrantes dos clãs residem em diversos municípios e Estados da Federação: Catolé do Rocha, Patos, João Pessoa, RN, CE.


DOS CRIMES EM CATOLÉ DO ROCHA E OUTROS LOCAIS

Só Este ano em Catolé do Rocha e outros municípios, foram registrados cerca de 04 homicídios,que somando com os crimes acontecidos em Patos,já apontam para o número assustador de 07 execuções, que perfazem um total de cerca de 64 homicídios, decorrentes da guerra dos clãs Oliveira\Veras e Suassuna, que teve origem no município de Catolé do Rocha.

DOS CRIMES EM PATOS

No município de Patos, o clã Oliveira é suspeito de envolvimento nos crimes:

Em 23.05.11, José Antônio de Araújo(Juninho de São Bento).

Em 24.05.11, foi assassinado Ramises da Rocha(Ramises).

Em 25.06.11, foi assassinado Aldo Suassuna de Sousa(“MiMI”: irmão de Silvio Suassuna de Sousa, mais conhecido por “Moça Branca”, assassinado em 14.03.11, à mando da família Oliveira ).


DA APREENSÃO

Na cidade de Brejo dos Santos foram apreendidos vários coletes balísticos, inúmeros rádios de comunicação, lunetas de fuzil, espingardas, rifles e pistolas. Em Carauba-RN, a apreensão se deu com revolveres, duas espingardas, balacravas (capuz que protege o rosto) e várias munições. Em Antônio Dias-RN, foram cinco revolveres, três pistolas, várias munições e quatro pessoas foram detidas.

DAS PRISÕES:

Ao todo 15 pessoas foram detidas. Foram presos em virtude de mandado de prisão temporária: Raimunda Cleide de Mesquita (Cleide), Presa em João Pessoa, Jarbas Jacone de Oliveira (Jarbas), Raimunda Cleonice de Mesquita Sousa (Raimunda), Vinícius de Mesquita Sousa (filho de Raimunda), João Lustosa de Sousa (esposo de Raimunda), Jocicleide de Mesquita Sousa (Irmã de Vinícius), Joadilly Kledson Figueiredo Serafim da Silva(“Jade”), dentre outros.


FORAGIDOS:

Estão foragidos, Raimunda Ednalva de Mesquita (Nalva), Marcelo Batista Vieira (Marcelo Oliveira) e o pistoleiro Edmilson Nascimento da Silva ( Careca ou Biu) , qualquer informação ligar 190 (Disque Denuncia da Polícia Militar).



ATENCIOSAMENTE,

TENENTE JACKELINY MARTINS NUNES KALKMANN- CHEFE DA 5º SEÇÃO


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
3º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR

Funasa libera quase R$ 1,5 milhões em recursos para sete municípios paraibanos

Na ultima semana a Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde na Paraíba (Funasa – Suest/PB) liberou um total de R$ 1.464.500,00 em recursos visando obras de: Sistema de Abastecimento de Água, Resíduos Sólidos e Melhoria Sanitária Domiciliar. Foram beneficiadas com alguma dessas obras sete cidades do estado.

O valor liberado é referente ao pagamento de parcelas das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Convênios (CV) entre os municípios e a Funasa. As obras vão atingir uma população de quase 7.400 pessoas, beneficiando mais de 1.800 famílias da região rural dos municípios contemplados.

As cidades beneficiadas pela Funasa foram: Carrapateira, Igaracy, Malta, Mari, São Domingos de Pombal, São José de Piranhas e São José de Princesa.

A Fundação Nacional de Saúde trabalha para levar pelo menos o mínimo de qualidade de vida para as comunidades que possuem uma escassez de recursos onde os municípios não conseguem suprir essas necessidades básicas por disporem de um orçamento reduzido.



Ascom (Suest-PB)

Estréia na Copa Paraíba: delegação do Sousa já está em Campina Grande

Depois de realizar mais um trabalho de preparação visando fazer uma boa estréia na copa Paraíba diante do Treze, a delegação do Sousa Esporte Clube embarcou na tarde desta segunda-feira (26) com destino a cidade de Campina Grande, objetivando a sua primeira vitória na competição, jogo que acontece na noite desta terça-feira (27) no Estádio O Amigão. O elenco já se encontra concentrado na Rainha da Borborema

Por telefone, o presidente do Dinossauro Aldeone Abrantes falou a nossa reportagem que apesar do jogo ser fora de casa e da equipe do Sousa ainda não poder contar com os zagueiros Elenilson e Léo Carioca, devido os seus nomes não terem saído no BID da CBF em tempo hábil, tanto a diretoria, quanto a sua comissão técnica está confiante na vitória.

Aldeone ainda nos informou que mesmo com o pensamento voltado com exclusividade para a vitória, o Sousa vai entrar em campo com respeitando o adversário em todos os sentidos e torcendo para que o confronto seja bem disputado e sem que haja nenhum tipo de violência.



Francisco Sales

Prefeito de Sousa anuncia pagamento dos servidores para esta sexta-feira (30/09)

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou na manhã desta terça-feira (27/09) que o pagamento de todos os servidores municipais efetivos será efetuado nesta sexta-feira (30/09).

De acordo com o Secretário de Finanças, Junior César, os salários dos servidores estarão disponíveis em suas respectivas contas a partir das 12h00 nas agências bancárias.

“Entramos em contato com os gerentes do Banco do Brasil e do Bradesco e foi garantido que mesmo com a greve da rede bancária os servidores receberão os seus salários tranqüilamente”. Declarou o secretário.

A prefeitura de Sousa mais uma vez paga os salários dos servidores dentro do mês trabalhado, sendo que os aposentados e pensionistas já receberam seus salários desde o dia 20.



Assessoria da Prefeitura Municipal de Sousa

Presos na PB suspeitos de integrar grupos de extermínio entre famílias

Do G1 PB, com TV Paraíba

Integrantes de três famílias da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará são alvos de mandados de prisão temporária nesta terça-feira (27) por suspeita de integrarem grupos de extermínio. A motivação seria rixas entre seus integrantes. De acordo com a Polícia Civil, que coordena a Operação Laços de Sangue, pelo menos 15 pessoas foram presas com 18 armas, entre pistolas, escopetas e espingardas supostamente utilizadas nos assassinatos.

A operação conta com a participação de 130 pessoas, entre policiais civis, militares e representantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), órgão do Ministério Público da Paraíba.

Foram realizadas prisões em Catolé do Rocha, Brejo dos Santos, Patos e João Pessoa, na Paraíba, além de Caraúbas e Antônio Martins, esta última no Rio Grande do Norte. Conforme os delegados regionais Cristiano Jacques, de Patos, e André Rabelo, de Catolé do Rocha, as três famílias são suspeitas de participação em 64 assassinatos devido a rixas, além de outros 31 em consequência da atuação destas organizações criminosas, totalizando 95 mortes.

"Os três clãs vêm se confrontando e realizando várias execuções. Uma característica marcante dos três grupos é o planejamento de suas ações. Todos os crimes são previamente planejados, com tarefas bem definidas dentro da organização: pessoas que planejam, financiam, recrutam mercenários, levantam os alvos, executam", explicou Cristano Jacques.

Investigações da Polícia Civil em conjunto com o Ministério Público apontam que as famílias seriam responsáveis por um clima de acirramento há mais de 60 anos, devido a brigas políticas. Os conflitos teriam adquirido mais violência com o passar dos anos, culminando em confusões por motivos banais e assassinatos em represália aos rivais, segundo apurado pelos investigadores.

Bancários da Paraíba entram em greve a partir desta terça-feira

Cerca de 4 mil bancários da Paraíba entrarão em greve por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (27). Segundo Marcos Henrique, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba a paralisação vai atingir todos os bancos e que cada agência contará com apenas duas pessoas, cota mínima prevista por lei. Marcos ainda falou que os terminais de autoatendimento vão funcionar apenas para os serviços de saque.

O presidente ainda afirmou que a população deverá se dirigir para correspondentes bancários, ou seja, agências dos correios, lotéricas, Multibank etc, caso queira efetuar pagamentos. A decisão pela paralisação foi tomada em uma assembleia realizada na última quinta-feira (22).

Os bancários ainda irão se reunir na noite desta segunda-feira (26) para organizar o movimento. A categoria reivindica reajuste salarial de 12,8%, piso igual ao salário mínimo do Dieese (R$ 2.297,51), plano de cargos e salários em todos os bancos, gratificação semestral de 1,5 salário, vale-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta, auxílio creche igual ao salário minimo, auxílio-educação, previdência complementar e outros pedidos.



G1 Paraíba