terça-feira, 22 de maio de 2012

Câmara libera candidatura de políticos com contas rejeitadas

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) projeto de lei que autoriza a candidatura de políticos que tiveram as contas rejeitadas em eleições passadas. A proposta contraria interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, em março deste ano, vetou o registro de candidatos que não tiveram a prestação de contas aprovadas nas eleições de 2010.

A proposta segue agora para o Senado e, se for aprovada sem alterações, segue para sanção ou veto da Presidência. Enquanto não virar lei, permanece a decisão do TSE, válida para as eleições deste ano, que veta quem teve contas desaprovadas. Vários partidos, entretanto, já entraram com recurso para derrubar a decisão do TSE.

O projeto aprovado nesta terça foi apresentado em maio e seguiu direto para apreciação em plenário, onde foi aprovado em votação simbólica (sem contagem nominal de votos). Durante a votação, apenas o PSOL orientou a bancada a votar contra.

Para o autor da proposta, Roberto Balestra (PP-GO), a decisão do TSE neste ano de vetar candidatos com contas rejeitadas foi além do que determina a lei eleitoral, que exige, como um dos critérios para a emissão da certidão de quitação eleitoral, apenas a apresentação das contas, sem menção à rejeição. Ao final de cada eleição, os políticos que participaram da disputa são obrigados a entregar à Justiça Eleitoral um relatório do que foi gasto e arrecadado pelo candidato, pelo partido e pelo comitê financeiro. A reprovaçao acontece quando são identificadas irregularidades nessa prestação de contas.

Pela decisão do TSE ficariam de fora das eleições municipais deste ano apenas os políticos com contas rejeitadas em 2010. Reprovações em anos anteriores seriam analisadas caso a caso. Segundo balanço da ministra Nancy Andrighi, existem hoje no país 21 mil pessoas com contas reprovadas.

Vários partidos já entraram com recurso para derrubar a decisão do TSE. O assunto permanece na pauta do tribunal, mas ainda sem previsão de novo julgamento.


G1

Sai acórdão do TRE que confirma cassação da prefeita de Uiraúna

Sai acórdão do TRE que confirma cassação da prefeita de Uiraúna

O TRE-PB (Tribunal Regional Eleitora da Paraíba) publicou na manhã de desta Terça-Feira, dia 22 de Maio de 2012, o Acórdão que tira em definitivo do cargo a prefeita da cidade de Uiraúna , Glória Geane de Oliveira Fernandes, salvo, se ela conseguir uma liminar junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em Brasília ou se este mesmo tribunal julgar o mérito da questão de imediato em seu favor.

O acórdão é sigiloso, por isso, não podemos dizer quais os procedimentos que vão ser tomados daqui pra frente, sabe-se apenas que, deve assumir interinamente o cargo, o atual presidente da Câmara Municipal de Uiraúna, o vereador Jailson Nogueira.


 Élison Silva
PBHoje
Uirauna.net

TRE cassa prefeito e vice de Riachão-PB e determina eleição indireta

Sessão de julgamento
Sessão de julgamento
Os membros da Corte do TRE-PB, nesta terça-feira (22), determinaram a cassação do prefeito de Riachão-PB, Paulo da Cunha Torres (PMDB) e do seu vice, Edivaldo Moura do Nascimento, bem como a realização de eleição indireta para a escolha dos substitutos.

O julgamento do recurso eleitoral referente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Paulo da Cunha Torres teve início na sessão de 15/05 última, quando o relator da matéria, juiz Márcio Accioly, votou pela cassação do prefeito de Riachão-PB, juntamente com seu vice. Na ocasião, sessão foi interrompida pelo pedido de vistas do desembargador Saulo Benevides.

No seu voto, o relator pugnou pela inexistência de provas, nos autos, dos crimes de captação ilícita de votos e de prática de conduta vedada, mas constatou a ocorrência de abuso do poder político e econômico em favor do candidato do PMDB à reeleição em Riachão-PB, no pleito de 2008.

Para Márcio Accioly, o prefeito Paulo Torres (PMDB), foi beneficiado pela distribuição de diversos benefícios a eleitores de Riachão-PB durante o período eleitoral de 2008, sem que fosse constatada a existência de qualquer programa social aprovado por lei municipal específica, com vigência em exercícios anteriores.

Com essa fundamentação, o relator votou pela cassação do mandato do prefeito de Riachão-PB e do seu vice, além de aplicar uma multa de 50.000 UFIR ao prefeito.

Na sessão desta terça-feira (22), apenas um membro da Corte apresentou voto divergente, o juiz Sílvio Porto, que pugnou pela multa ao prefeito, argumentando que a decadência da ação em relação ao vice-prefeito acarretaria a impossibilidade de sua punição e, por consequência, do seu parceiro de chapa.

Os demais membros, desembargador Saulo Benevides, juíza Maria das Graças Duarte e juiz federal João Bosco Medeiros acompanharam o voto do relator.

TRE

Reunião defende metas para o São João 2012 em Sousa

Reuniu-se na manhã desta terça- feira, às 10h00min, no Centro de Reabilitação e Prevenção do Câncer, no Município de Sousa, as Instiuições envolvidas na Prevenção e Organização do São João de Sousa. As Instituições Corpo de Bombeiros Militar, Policia Militar, Secretaria de Turismo, Secretaria de Infra-Estrutura, Secretaria de Ação Social, Samu, Secretaria de Transportes, reuniram-se e definiram quais as necessidades para que o evento ocorra com segurança. O Corpo de Bombeiros Militar começa os trabalhos de forma antecipada, vistoriando e reunindo todas as documentações apresentadas pelo proprietarios das estruturas (palcos, camarotes e afins).

Assessoria de Comunicação da 1ªCRBM - 5ºBBM
Jefferson Emmanuel

ForróFest 2012: 3 Sousenses São Classificados na Eliminatória de Sousa





A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Turismo em parceria Grupo Paraíba de Comunicação anuncia que no próximo sábado (26/05), na praça da matriz “Nossa Senhora dos Remédios”, acontecerá a IV eliminatória do ForróFest 2012, maior festival da música nordestina, tendo como objetivo descobrir novos talentos e homenagear os valores culturais regionais.


Foram 3 (três) artistas sousenses classificados para a IV eliminatória do ForróFest 2012: o músico e compositor Emiliano Pordeus, defenderá a música “Receita do Meu Baião de Dois”, o cantor Judimar Dias, com a música “Saudade de Seu Luiz” e  Ary Lacerda interpretando a música   “Do Sertão ao Litoral”.

Serão classificadas 3 (três) músicas na IV eliminatória em Sousa, que participarão da finalíssima no São João de Campina Grande, em 02 de Junho.

Além da apresentação artísticas dos candidatos do ForróFest, a festa terá as seguintes atrações musicais: Forró da Xêta, Banda Encantos e Três Desejos.

O ForróFest 2012 marca o inicio das festividades juninas no município e a Prefeitura de Sousa valoriza e apóia as parcerias que contribuem para o fortalecimento das políticas culturais.



Ascom

Tribunal de Justiça livra casal sousense que estava condenado à prisão por adoção irregular no município de Sousa


Em Sessão bastante movimentada no Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, um casal da Cidade de Sousa, de nome Eugenio Elias de Oliviera e Maria do Socorro Oliveira conseguiram o perdão judicial para se livrar de uma condenação, junto ao juízo da 2ª vara da comarca de Sousa, que havia condenado o Sr. Eugenio a 3 anos de reclusão e a Sra. Maria do Socorro a 6 anos. 

De acordo com informações, o caso decorre de um processo de adoção irregular ocorrido a cerca de 6 anos atrás, quando o casal resolveu fazer a adoção sem os procedimentos legais. O casal teria de boa fé, através da mãe e avó biológica da criança que nasceu no hospital Regional de Sousa e a documentação foi realizada em cartório como se os pais adotivos fossem os biológicos através do registro de nascimento. 

Após a descoberta da farsa, todos os envolvidos foram condenados a prisão, tanto o casal que reside no Sitio Mamoeiro na Zona Rural de Sousa, como a mãe e avo legitima da criança, esta ultima que procurou o casal para adotá-la, pois, conhecia Eugenio e Maria, e estes aceitaram realizar a adoção sem o caminho legal, motivo pelo qual por pouco não acabaram presos.

Ao ser contratado pela família para patrocinar a defesa, o advogado Fabrício Abrantes resolveu recorrer da decisão inicial ao Tribunal de Justiça e levantou a tese em recurso de apelação, que apesar de existir um procedimento de adoção, o que tinha que se observar era a intenção do casal e também os efeitos da adoção, com isso, como ficou provado que adoção aconteceu com os melhores propósitos e a criança estar sendo criada com completo amor e conforto pelos novos pais, os membros do TJPB resolveram conceder o perdão judicial, mantendo inclusive a guarda do filho com o casal sousense. Já a mãe e avó biológica vão responder pelo crime praticado.


Mario Gibson

Vereador ganha na justiça direito de receber salários não pagos por perseguição política em Santa Cruz


O vereador Inácio Davi Gomes conseguiu na justiça o direito de receber salários não pagos a quase 2 anos da Prefeitura Municipal de Santa Cruz, onde também é funcionário municipal efetivo, mas por ser adversário político do chefe do executivo municipal, o Dr. Raimundo Antunes Batista teve os seus pagamentos cortados, pagamentos estes que deveriam estar assegurados ao servidor.

Diante da suspensão dos pagamentos, o servidor vereador Inácio, constitui o advogado Fabrício Abrantes, que impetrou mandado de segurança junto à justiça, ganhando nas duas instancias, mesmo o prefeito tendo recorrido depois de perder na primeira junto ao cartório da 4ª vara.

Nos próximos dias, a prefeitura será notificada para pagar todos os meses não recebidos pelo servidor por questões políticas e, conforme informações da defesa, suspensas pelo fato do vereador não compactuar com o modelo de gestão do prefeito do município de Santa Cruz.

Mario Gibson

Boletim diz que estado de saúde do Padre Arimateia é estável

Saiu ontem à tarde o primeiro boletim médico sobre o estado de saúde do Padre Jose Arimateia da Costa, da paróquia do Bom Jesus de Sousa, internado em Fortaleza-CE, após se submeter a um transplante de fígado realizado no último domingo.

Segundo analise medica, o estado de saúde do Padre é estável, e o religioso apresenta ótimos sinais de recuperação. Se tudo continuar conforme o previsto, o mesmo receberá alta na próxima quinta-feira da UTI, mas deverá ficar sob observação médica por mais alguns dias.

Mario Gibson