segunda-feira, 12 de março de 2012

Em Assembleia: professores aceitam proposta do executivo e não haverá paralisação

Em uma assembléia realizada nesta segunda-feira, dia 12 de março, os professores da rede municipal de ensino decidiram por aceitar a proposta do executivo e não realizarão nenhum ato de paralisação na Cidade de Sousa. Alem da proposta do executivo os professores também votaram contra o aumento da contribuição sindical, sugerida após aposentadoria de mais de 100 servidores da educação, que agora não contribuirão mais nada para o referido órgão sindical.

Com a decisão, os professores passarão a receber o pagamento do novo piso a partir do mês de março, deste ano, com a garantia de pagamento em dia e 13º salário. Quanto aos meses de janeiro e fevereiro deste ano, este ficou condicionado a possibilidade de aumento das receitas da verba do FUNDEB.

Como a decisão foi referendada pela maioria dos professores não há mais nada a discutir com relação a matéria, a não ser torcer por um aumento da referida verba.
Segundo informações, do próprio presidente do Sindicato, o professor Julio Neto, os professores recebem hoje em Sousa, mais do que os educadores da rede estadual de ensino, já que o executivo municipal gasta cerca de 70% da verba do FUNDEB com os servidores, quando o mínimo previsto em Lei é de 60%.




Mário Gibson

Em Nazarezinho: união entre ex-prefeitos é quase inevitável

Com o velho ditado, que diz, “nadou e nadou e morreu na praia”, os ex-prefeitos de Nazarezinho, Salvan Mendes e Nildo Mendes terão que deixar as arestas do passado de lado para realizar uma grande composição política no município de Nazarezinho, e a Chapa Salvan e Israilda Mendes é quase uma certeza para o pleito eleitoral de 2012. Segundo informações, hoje a união já conta com 90% de chance de ser firmada.

O problema é que ambos hoje são adversários ferrenhos do atual prefeito Junior de Braga e o pior é que separados, os votos da oposição podem se dividir ao ponto de garantir mesmo sem uma grande administração a permanência de Braga no poder e assim promover o trunfo do grupo de situação contra dois ex-prefeitos.

A verdade é que a idéia da terceira via ainda não fluiu na campanha nazarezinhense e não resta alternativa para dos dois ex-gestores, a não ser esquecerem as arestas e formar uma grande união política, principalmente porque, a grande maioria da população ainda não compreendeu o que existe no governo do atual prefeito, que em três anos de gestão, nada foi construído no município, ou seja, não existe obra alguma realizada pela atual gestão, que fala demais dos antigos gestores, mas não realiza nada para que haja desenvolvimento e emprego para os moradores, sem falar, que até hoje o prefeito não consegue se organizar administrativamente, inclusive, a briga tola desencadeada com os servidores.

Muitos ainda não acreditam, mas para Salvan Mendes e Nildo não existe outra saída a não ser como uma reaproximação. Em política é assim, às vezes precisa-se se unir ao adversário para conseguir êxito, como diria aquela velha frase, se não pode com o inimigo, alia-se a ele.



Mário Gibson

Cícero Lucena denuncia pressão degovernadores para vetar reajuste anual dos professores

Durante aparte ao senador Cristovam Buarque (PDT-DF), osenador paraibano Cícero Lucena (PSDB), denunciou que alguns governadores estãotentando vetar o dispositivo que permite o reajuste anual do piso nacional dosprofessores.

Pela lei, o piso deve ser reajustado anualmente a partir dejaneiro, tendo como critério o crescimento do Fundo de Manutenção eDesenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Entre 2011 e 2012, o índice foi22% e o valor passou de R$ 1.187 para R$ 1.451.

-Alguns governadores estão vindo à Brasília para pedir que oreajuste não seja adotado. É lamentável, porque muitos deles disseram,repetiram e assumiram o compromisso em campanha pública dizendo que educaçãoera prioridade, lamentou Cícero.

O parlamentar comentou que durante sua gestão, na Prefeiturade João Pessoa, implantou o programa de capacitação e treinamento dosprofessores da rede municipal, um marco, pois possibilitou a formação de centenasde profissionais.

Cícero observou que em outras categorias, o piso praticado ébem superior ao dos professores. “É uma demonstração clara de que,infelizmente, a educação não é prioridade no Brasil”, reclamou.

O senador garantiu que vai continuar lutando para manter asconquistas do magistério, inclusive, com a manutenção dos atuais índices dereajuste do piso nacional dos professores.



Assessoria

Policiais civis se reúnem esta noite na Capital para discutir Greve

Policiais civis podem decidir esta noite, em assembléia geral extraordinária, se entram em greve por tempo indeterminado.

A reunião, comandada pela Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba, ocorre a partir das 18 horas no centro de João Pessoa.

Nota emitida pela Aspol antecipa que um dos motivos da convocação da assembléia, e a possibilidade de greve, é a falta de diálogo com o governo do Estado.

O documento ainda menciona o “decepcionante” e “absurdo” reajuste salarial – de 3% - concedido em janeiro pelo governador Ricardo Coutinho.

Para a categoria o reajuste não repõe sequer a metade da inflação anual, além do não cumprimento de Leis como a LC Estadual 9.082/2010, LC Estadual 85/2008 e da CF (Lei do Subsídio).




Adriana Bezerra
Portal Correio

Reviravolta: aliados de Marcos Pereira não estão satisfeitos com a chegada dos integrantes do Grupo Barbosa

Uma fonte ligadíssima ao prefeito de Vieirópolis, Marcos Pereira do PSDB, disse que as informações de uma possível união política, entre o atual vice-prefeito Antonio de Braga com o grupo do empresário Antonio Barbosa não estão soando bem nos ouvidos dos aliados de primeira hora do médico Marcos Pereira.

De acordo com informações, alguns aliados do prefeito vieiropolense já estão dizendo que se Braga insistir nessa “união” pode haver ate mudança de candidatura no município.




Mario Gibson

Grupo Barbosa pode fechar acordão com a situação em Vieirópolis

A política dar mesmo muitas voltas, o grupo de situação em Vieirópolis está prestes a perder o apoio político do grupo do empresário Antonio Barbosa, que ainda não engoliu o lançamento da pré-candidatura da esposa do ex-prefeito Célio da Usina, Remédios.

Segundo informações, as conversas entre os dois grupos estão bem adiantadas, faltando apenas um encontro que deve ocorrer ainda este mês entre o próprio empresário e o pré-candidato e vice-prefeito Antonio de Braga na Capital.

Em contato com a nossa reportagem, o filho de Antonio Barbosa o também empresário Jose Carlos, ele disse que as conversas realmente estão bem adiantadas, mas não existe nada fechado.

“o prego foi batido, mas aponta ainda não foi virada”, completou Zé Carlos, que espera agora, o retorno de seu pai que está no Rio de Janeiro à Paraíba para concluir as conversas sobre a definição do grupo ao pleito eleitoral deste ano de 2012.




Mario Gibson

Em Sousa: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente se Reúne com Representantes dos Setores Agropecuários e Ascamares

Na manhã desta sexta-feira (09/03), a SAMAS (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) se reuniu com integrantes das associações de Catadores de papel e representantes dos setores agropecuários da região de Sousa.

Na reunião, as equipes do projeto Cooperar e SAMAS, e as associações comunitárias da zona rural do Município de Sousa discutiram a elaboração de novos projetos produtivos e de infraestrutura nas comunidades rurais e um projeto de construção de uma central de reciclagem.

De acordo com Caetano de Lima, para elaboração do projeto de implantação de uma unidade de reciclagem de resíduos sólidos, que será desenvolvida na região de Sousa em parceria com a Ascamares (Associação dos Catadores dos materiais reciclados de Sousa) a prefeitura de Sousa entrará com todo apoio que for necessário para o desenvolvimento da região sem agredir o meio-ambiente.

Estiveram participando da reunião representantes da Empresa GETEC - Tarcisio Valério da Costa, do Cooperar, Dr. Wellington Lopes e o Dr. Aderaldo Sousa Silva, e os integrantes da SAMAS, o Secretário Caetano José de Lima e o Técnico Francisco Andrade durante toda essa sexta-feira (09/03).



Ascom Sousa

Novo Piso Salarial dos Professores do Município de Aparecida Já Está Em Vigor Desde o dia 1º de Janeiro

O Prefeito Deusimar Pires (foto), no uso de suas atribuições legais agiu em conformidade com o novo piso salarial Nacional dando o aumento de 22% previsto pelo Ministério da Educação.

Professores e demais profissionais educacionais irão receber no final de março seu novo salário mais o retroativo do mês de janeiro e no final de abril o retroativo referente a fevereiro.

Vale salientar que com o aumento de 22,22% em cima de uma jornada de 30 horas semanais serão acrescidos mais 25% correspondente ao GEAD (Gratificação de Exercício por Atividade Docente).

Segundo o Prefeito,agir de acordo com a lei é uma forma de exercer dignamente o seu trabalho e principalmente reconhecer o trabalho desses profissionais tão desmerecidamente esquecidos pelas lutas históricas da Educação desse país.




Assessoria