segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ônibus com 40 passageiros atola em buraco na “Ponte do Boi Morto” e deixa motorista e ocupantes em pânico

20/04/2009.
A população das cidades de Santa Cruz e São Francisco vêm sofrendo há pouco mais de um ano com a queda da “Ponte do Boi Morto”. Por volta das 07 horas desta segunda feira (20), um ônibus que era conduzido pelo motorista Francisco Cardoso Sobrinho, 60 anos, residente no Sítio Ramada, zona rural de São Francisco, ficou preso em um buraco no lajão que foi feito após a queda da ponte. De acordo com o motorista ao passar no referido lajão, a estrutura cedeu engolindo o pneu do veículo por inteiro, causado pânico em cerca de 40 passageiros, entre estudantes e agricultores que seguiam do Sítio Ramada com destino a cidade de Sousa.

A polícia juntamente com o corpo de bombeiros estiveram no local, onde decidiram interditar a passagem de carros e pedestres, já que a força das águas estão subindo devido o açude Paraíso localizado na cidade de São Francisco está sangrando. Mesmo com orientação dos bombeiros e a policia militar os populares estão se arriscando passando com crianças, bagagens, e outro objetos. Com a continuidade das chuvas vai fica completamente impossível a passagem de veículos e pessoas, ficando assim as cidades de Santa Cruz e São Francisco ilhadas.

Hidroastro B. Abrantes

Prefeitura de Sousa presta assistência a desabrigados ribeirinhos do Rio do Peixe

20/04/2009.
Devido ao acúmulo das águas das chuvas nos últimos dias, e com o início da sangria de vários açudes que deságuam no rio do Peixe, a Prefeitura de Sousa vê com chances, a possibilidade de haverem enchentes, nas áreas em que o Rio do Peixe tem proximidade.
Segundo o chefe de Gabinete, Manoel Gadelha de Oliveira Junior, a determinação do Prefeito Tyrone é de oferecer total assistência às possíveis vítimas. .
Segundo ele, homens da Defesa Civil, da Guarda Municipal, Secretaria de Infra-estrutura, departamento de Águas (DAESA), e SAMU encontram-se em alerta e monitorando a cada três horas o nível das águas.

A Prefeitura trabalhará também em parceria com o Corpo de Bombeiros, para garantir assim, uma maior agilidade e eficiência na ajuda de possíveis vítimas das enchentes.

As chuvas que banharam a cidade de Sousa nas últimas horas alcançaram 69.2 milímetros, no mês de abril, o acumulado das chuvas é de 300 milímetros.

De acordo com informações da imprensa local, para o Açude de São Gonçalo sangrar, resta apenas 30 cm, deixando de sobreaviso os moradores do Perímetro Irrigado, dos Núcleos I, II e III e comunidades adjacentes, pois em caso de sangria do açude, esses moradores serão os primeiros a sofrerem com as águas.

Decom

Apenas 20 centímetros separam Coremas e São Gonçalo de atingirem os seus níveis máximos de acumulação de água

20/04/2009.
Com a intensificação dos índices pluviométricos na região neste mês de abril, todos os reservatórios de grande porte começam a aumentar muito de volume e alguns estão muito próximos de sangrar.

Coremas e São Gonçalo são dois deles, ambos estão a vinte centímetros de atingirem os seus níveis máximos de acumulação. Coremas tem hoje 1.339.960.000 metros cúbicos de água. Já São Gonçalo, até a manhã de hoje somava 43.331.200 metros cúbicos, que em números de volume faltam apenas 1.268.800 metros cúbicos.

Já Lagoa do Arroz, amanheceu com um volume de 58.775.798 metros cúbicos (m3), mais ainda está longe de sangrar, o que tranqüiliza a população ribeirinha até o presente momento que já sofre com a cheia do Rio do Peixe.

E por último o Engenheiro Avidos “Boqueirão de Piranhas”, está com um volume de 145.111.250 m/3.

Depois do Capivara, Pilões também começa a sangrar e Rio do Peixe volta a transbordar

20/04/2009.
Devidos as fortes chuvas caídas nos últimos dias na região sertaneja, o Rio do Peixe aumentou seu volume de água causando grande enchente, e com isso, alguns transtornos começam a afetar moradores da região. As águas do Rio invadem algumas residências e a enchente deve aumentar já que os açudes de Capivara em Uiraúna e Pilões em São João do Rio do Peixe estão sangrando com uma lâmina um pouco alta.


A população das cidades de São João do Rio do Peixe e Sousa estão apreensivas com a possibilidade de inundações, principalmente nas localidades mais próximas do Rio. Em São João do Rio do Peixe, as águas do Rio já invadiram alguns Bairros.
Os municípios de Poço Dantas, Santarém e Bernardino Batista já estão sofrendo os efeitos das chuvas caídas na região. O acesso para Poço Dantas só é possível pela cidade de Luiz Gomes no Rio Grande do Norte.

Fonte Portal CZN

Crise – FPM das Prefeituras voltam a preocupar Administradores e em Sousa repasse não dar para pagar nem o Duodécimo da Câmara

20/04/2009.
Os prefeitos de toda região da grande Sousa se assombraram após receberem a confirmação dos repasses do FPM deste dia 20 de Abril que novamente foram reduzidos substancialmente.

Sousa, por exemplo, foram repassados apenas cerca de 107 mil reais, o que não dá para fazer se quer o repasse do Duodécimo da Câmara que é de 170 mil reais.

Os demais municípios receberam parcelas iguais, de 26.893,60 R$ o que é muito pouco para que os gestores possam saldar os seus compromissos.

Realmente, a preocupação é grande e uma coisa já é do conhecimento de todos os administradores, no momento não há como fazer qualquer tipo de planejamento com os repasses do Governo Federal aos municípios. Cidades como Sousa por exemplo, esperavam um repasse de 800 a 900 mil e quase não passou dos 100 mil reais.

Mais um Açude sangra em Uiraúna pelo segundo ano consecutivo

20/04/2009.
O açude Arrojado, que abastece Uiraúna há mais de 20 anos, começou a sangrar na semana passada. No sábado à noite choveu na cabeceira do açude, o que fez a sua sangria aumentar bastante.

Nesse domingo já nas primeiras horas da manhã já se podia ver o aumento das águas que passam na ponte do canal São José. Isso causou apreensão entre os comerciantes e moradores das proximidades com medo de uma nova enchente, igual a ocorrida no dia 9 de maio de 2008.

Felizmente as chuvas não foram fortes o bastante para causar prejuízos. Pelo menos dessa vez o canal conseguiu despachar toda a água sem transbordar.

Cofemac

Galo perde mais esta na Final com o Sousa que mais uma vez terá que jogar fora de Casa

20/04/2009.
Em partida válida pela fase final das semifinais do segundo turno do paraibano de 2009, a equipe do Treze mais uma vez não jogou bem e acabou derrotada pela Queimadense, ontem domingo no Amigão em Campina Grande.

A equipe de Queimadas precisava vencer com 3 gols de diferença para poder ficar com a vaga por ter perdido por 2x0 na primeira partida para o Galo. Com a derrota de apenas 1x0 o Galo conquistou a vaga e agora enfrenta o Sousa na grande decisão do segundo turno do Estadual. A primeira partida deverá acontecer na quarta-feira em Patos e o jogo final no Domingo em Campina Grande.

A diretoria do Sousa, esta tentando junto a Federação a transferência da partida do meio de semana para o Domingo.

Para este ano, não há muito o que fazer com relação ao nosso Estádio “Marizão”, mas a partir do ano que vem ninguém mais vai aceitar nenhum tipo de desculpa para o problema de nossa Praça de Esportes. È preciso com urgência que o Poder Público Municipal elabore imediatamente um projeto de reestruturação de todo o campo, inclusive o gramado, pois é inadmissível que torcedores desportistas sousenses tenham que sair de sua Cidade para assistirem um jogo decisivo de seu time em um campo neutro e tendo que arriscar a sua própria vida ou a sua integridade física como o que acabamos vendo no último sábado na cidade de Patos. Teremos muito tempo daqui para frente e qualquer não realização de novas disputas oficiais no Estádio será considerado para mim como falta de inoperância do Poder Público Municipal.

CAGEPA na mira da Privatização do Governo Maranhão III

20/04/2009.
A Paraíba poderá perder mais uma empresa de economia mista, coincidência ou não, a última privatização aconteceu no governo Maranhão II.

Criada em 30 de dezembro de 1966, a Cagepa é responsável pelo abastecimento de água e coleta de esgotos em 185 dos 223 municípios paraibanos. A empresa tem um patrimônio de R$ 389 milhões e tem como acionista principal o Governo do Estado, dono de 99,9% de seu Capital Social. Os outros 0,1% são distribuídos entre Prefeitura de Campina Grande, Sudene e Dnocs.

As duas principais atividades desenvolvidas pela empresa são abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos. O atendimento nos municípios é feito através das Gerências Regionais espalhadas pelo Estado. São elas, a do Litoral, com sede em João Pessoa; Brejo, em Guarabira; Borborema, em Campina Grande; Espinharas, em Patos; Rio do Peixe, em Sousa, e Alto Piranhas, em Cajazeiras.

Privatização:
A população paraibana poderá ser pega de surpresa com esta noticias mais nos bastidores do governo já se comenta que a privatização, já está sendo articulada pela atual gestão do órgão. Segundo se especula os comentários de que a empresa está no vermelho, já seria uma das desculpas que será usada para justificar a sua venda.

Os serviços prestados pela antiga SAELPA, hoje ENERGIZA, eram bem mais direcionadas, com escritórios espalhados por todas as regiões do estado, atendimento rápido e transtornos comuns a este tipo de serviço, ao contrario do que se vê nos dias atuais, quando para se questionar ou reclamar a falta de energia, se faz necessário contatar com a central em João Pessoa ou Patos, dificultando assim a ação imediata no restabelecimento do serviço.

Insegurança:
A privatização da CAGEPA trará para os paraibanos a insegurança e a certeza da modificação dos serviços prestados atualmente pela empresa, que mesmo com seus problemas, atende a população de 185 municípios do estado.

Não se entende o porquê da empresa está anunciando um déficit de mais de dois milhões, quando se sabe que, o consumidor não passa mais do que dois meses sem efetuar o pagamento da conta de água, temendo o corte do precioso líquido.

A privatização terá que passar pela análise da Assembléia Legislativa e promete ter muitos embates entre deputados de situação e oposição.

Diário do Sertão