
Vitalzinho destacou sua atuação, como deputado federal, para a tramitação da chamada Emenda 29, que define os percentuais a serem aplicados pelos governos estaduais e municipais em Saúde Pública. “Nós levantamos esta bandeira, em Brasília, por entender a importância e a responsabilidade que os governos devem ter em relação à Saúde Pública em nosso país”, disse.
Vitalzinho, que também é médico, falou para um auditório composto, em sua maioria, por profissionais da Saúde, e lamentou ter deixado a carreira de médico precocemente, para se dedicar à vida pública. Ele também fez referência a profissionais que estavam presentes, citando o medico Ítalo Kumamoto, e elogiou a iniciativa da AMPB de convidar ele, o governador José Maranhão, o candidato a vice Rodrigo Soares e o também candidato a Senador Wilson Santiago para debater o plano de governo de Maranhão para a Saúde.
Avanços - Vitalzinho destacou as iniciativas do governador José Maranhão (PMDB) para qualificar cada vez mais a assistência médica da população paraibana e lembrou que vários hospitais regionais tiveram suas obras iniciadas há mais de seis anos, mas que ficaram paralisadas durante a gestão passada. “Foi preciso Maranhão reassumir o governo para que estes hospitais, tão importantes para a população de nosso estado, pudessem ser concluídos”.
Vitalzinho citou como exemplo o recém inaugurado Hospital Regional e o Hemonúcleo de Itabaiana, que passaram a atender, diretamente, uma população superior a 250 mil pessoas, em mais de dez cidades que compõem a região. Ele também se referiu a outros hospitais que estão sendo construídos e inaugurados por toda a Paraíba, o que tem proporcionado uma grande melhoria na saúde pública da Paraíba.
“O governador tem se empenhado para dotar a Paraíba de uma rede de hospitais regionais capaz de proporcionar saúde pública de qualidade e cada vez mais próxima da população, que passa a não mais precisar se deslocar para outras cidades para ter acesso a um atendimento médico eficaz”, disse Vital Filho.
Vitalzinho finalizou lembrando que a administração José Maranhão está construindo o maior, mais equipado e mais moderno hospital regional do Nordeste: o Hospital Regional de Emergência e Trauma de Campina Grande, que será referência nacional no atendimento médico. “É um hospital gigantesco, equipado com o que há de mais moderno no mundo da medicina. Com certeza será um grande passo na qualificação permanente do atendimento médico-hospitalar da Paraíba”.
