segunda-feira, 9 de maio de 2011

Médico esclarece procedimento cirúrgico realizado em doméstica no Hospital Regional de Sousa

O médico ortopedista, Dr. Luiz Alberto procurou a Imprensa para esclarecer a denúncia feita pela doméstica, Gelsa Galdino de Oliveira, 43 anos, residente no Bairro Jardim Iracema em Sousa, que praticamente teve alguns dos dedos da mão decepados através de um golpe de faca desferido pelo próprio marido, do qual acusou a equipe médica do Hospital Regional da Cidade de Sousa de esquecer uma agulha no dedo da paciente após sutura de pontos.

Segundo o ortopedista que trabalhou diretamente no caso, a agulha não foi esquecida, e sim colocada propositadamente, procedimento este que pode ser feito através de uma agulha, como foi o caso, ou com o Fio de Kirchner, que é para transfixar os fragmentos, ou seja, são procedimentos usados na ortopedia para estabilizar ossos fragmentados, para que a vítima não corresse o risco de perder dedos da mão atingida com o profundo golpe de arma branca do qual foi lesionada.

“houve fratura de falange, com isso, se fixou a agulha transfixando os fragmentos para em seguida se proceder à sutura, é como se pegasse um palito de espeto para poder unir a região atingida que foi separada quase que por completo, e deixamos a agulha com aponta para fora, para que depois fosse retirada após uma constatação de que não séria necessária a amputação dos dedos”, completou o médico.

Para o Dr. Luiz Alberto, a paciente cometeu um erro ao retirar a agulha, e que o médico que a atendeu deveria ter solicitado que a paciente retornasse para o Hospital para saber se realmente se tratava de um erro médico, o que segundo o mesmo não foi o caso, ao invés de fazer a retirada da agulha sem conhecer a ou ter especialização na ortopedia. Ele ainda adiantou que o procedimento realizado por sua equipe é o mesmo utilizado aqui e em qualquer outra parte do Brasil, e que ainda alertou que a paciente teria que retornar dois ou três dias após a cirurgia para que fosse analisado o quadro e adaptação ao objeto introduzido no dedo da paciente.

“a paciente não tem conhecimento de como são realizados os trabalhos profissionais médicos, por isso, ficou espantada, mas praticamente quase todos os dias se faz cirurgias com introduções de agulhas, ou outros objetos para as realizações de diversos procedimentos cirúrgicos com casos semelhantes ao que foi realizado no Hospital Regional da Cidade de Sousa, e considera que tudo não passa de uma denuncia em vão” finalizou o médico responsável pela cirurgia.



Mário Gibson

Fabio Tyrone e André Gadelha ficam frente a frente em Audiência no Fórum de Sousa

O Prefeito da Cidade de Sousa, Fabio Tyrone Braga de Oliveira do PTB e o Deputado Estadual André Gadelha do PMDB, chegaram agora a poço no Fórum Dr. José Mariz da Cidade de Sousa onde participam de uma audiência.

Segundo informações, o fato se refere a uma denuncia feita pelo peemedebista o qual acusa de calunias envolvendo denuncias citadas pelo próprio prefeito sob a administração do Hospital Regional da Cidade de Sousa que era de responsabilidade de pessoas ligadas ao Deputado. Sentindo-se ofendido, Gadelha resolveu buscar a justiça, pois alega que o chefe do executivo municipal teria exagerado nas declarações.

A briga entre Tyrone e André e antiga, vem desde as urnas de 2008, onde Fabio venceu Gadelha por 121 votos de maioria, desde então, ambas as partes “trocam farpas” e denuncias mútuas por questões políticas.

O atual prefeito também tem ações ajuizadas na justiça contra o Deputado, sendo que em algumas vezes o peemedebista não compareceu.

Hoje os adversários políticos e provavelmente os responsáveis pela nova disputa em 2012 sentarão lado a lado na presença da justiça para mais um novo embate.


Mário Gibson

Sessão na Assembleia debate segurança na PB nesta terça

Uma semana movimentada na Assembleia Legislativa marca a agenda semanal distribuída pelo gabinete do secretário legislativo, Félix Araújo Sobrinho. Nesta terça-fira (10.05), por propositura do deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) será realizada uma sessão especial para debater a segurança pública.

A sessão especial que debaterá ações da Segurança Pública e os dados sobre insegurança no Estado será realizada no plenário José Mariz, a partir das 11h00.

Nesta terça, logo após a Ordem do Dia, os deputados estaduais realizam a sabatina entre os candidatos para Corregedor Parlamentar e do Corregedor Parlamentar Substituto, eleição e posse do dos eleitos. A previsão é que tenham início às 10h30.
Dia: 10/05/2011 (terça-feira)
Hora: 10h30min (dez horas e trinta minutos, após a Ordem do Dia)


Já a sessão especial do debate sobre a insegurança no Estado da Paraíba terá a presença do secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Senhor Cláudio Coelho Lima.

Confira o restante da agenda semanal da ALPB:

COMISSÕES PERMANENTES E TEMPORÁRIAS

1. COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO

Reunião Ordinária

Dia: 10/05/2011 (terça-feira)
Hora: 09h00 (nove horas)
Local: Auditório “João Eudes da Nóbrega”

Pauta: Apreciar matérias constantes na pauta da Comissão.

CONCESSÃO DO AUDITÓRIO JOÃO EUDES DA NÓBREGA

Solicitação: Divisão de Psicologia – Drª Vânia Trigueiro da Costa Mattos
Dia: 09/05/2011 (segunda-feira)
Hora: 13h00 (treze horas)
Local: Auditório “João Eudes da Nóbrega”
Pauta: Realização dos trabalhos da Oficina de Memória.

Solicitação: Divisão de Psicologia – Drª Vânia Trigueiro da Costa Mattos
Dia: 11/05/2011 (quarta-feira)
Hora: 13h00 às 16h00 (treze às dezesseis horas)
Local: Auditório “João Eudes da Nóbrega”
Pauta: Realização de Curso para Cuidador Familiar de sobre Alzheimer.



Assessoria

Juiz usa o twitter para criticar as leis brasileiras e destaca que só há punições para os pobres

Um fato que é visível aos olhos de todos os brasileiros, e que se tornou comum, é a injustiça causada pela impunidade, principalmente no que se trata da elite dominante.
Mesmo como aplicador das Leis, o juiz Edvan Rodrigues, titular da 4ª Vara da Comarca de Cajazeiras fez críticas contra os critérios usados pela justiça brasileira.

Disse ele: ”no Brasil, as leis são frágeis, a obediência é devida somente para os pobres e punição para as elites dominantes é quase impossível.
O Edvan Rodrigues defende mudanças na postura da justiça do país, como também, do código penal brasileiro.

Para o juiz da 4ª Vara da Comarca de Cajazeiras, o Brasil precisa urgentemente, "republicanizar", fazendo leis claras e eficientes, poderes eficientes, o que culminará com uma maior educação da população.



Edmilson Pereira

Operação Medusa: Polícia suspeita que políticos trocavam habilitação por votos na Paraíba

Políticos serão investigados pela participação no esquema de fraude na emissão de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), desvendado pela Operação Medusa, na última quarta-feira. De acordo com o corregedor do Detran-PB, Walber Virgulino, denúncias indicam que políticos trocavam CNHs por votos. Ele disse também que está investigando se organizações criminosas criam autoescolas para fornecer novas identidades a bandidos.

Entre os beneficiados pelo esquema, também estão analfabetos, que chegavam a pagar R$ 1,8 mil pelo documento. Virgulino informou que aproximadamente 100 mil carteiras serão canceladas e provas dos criminosos já estão nas mãos da corregedoria do Detran-PB. Ao todo, foram apreendidos documentos de suspeitos de sete Estados, entre o material, CPUs, exames médicos e fotografias serão analisadas.

“Estamos levando em consideração outra hipótese de investigação: a da participação de políticos, que comprariam votos de analfabetos em troca das CNHs”, revelou o corregedor. Segundo Walber, o Detran-PB e o Ministério Público já estão investigando a denúncia, que partiu de próprios funcionários do Detran e de despachantes de autoescolas concorrentes das envolvidas na fraude. De acordo Walber Virgolino, o esquema de compra de carteira de habilitação já acontece a mais de 10 anos. “Além dos analfabetos também podem estar se beneficiando com o esquema os criminosos com ficha suja na Justiça que querem ter uma nova identidade. Entre os documentos apreendidos pelas Polícias Civil, Federal e Militar e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), estão exames médicos, fotografias, CPUs e três armas que revelarão indícios sobre a participação dos envolvidos no esquema de fraude. Estes são naturais de seis estados: Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e Pernambuco (estado que apresenta maior conexão com o esquema).

Contudo, segundo o corregedor, o esquema tem ligações com outros estados do Nordeste e também do Sul do país. Ainda ontem, o Walber enviou cartas precatórias solicitando investigação em 27 municípios. Na operação, foram presas 15 pessoas: 10 proprietários de autoescolas, dois psicólogos da 1ª Ciretran, em Campina Grande e três “piabeiros”.

Autuadas funcionam

As cinco autoescolas autuadas em Campina Grande, durante a “Operação Medusa” e acusadas de integrar o esquema fraudulento estão funcionando normalmente. As empresas Bandeirantes, Vip, Santo André, São José e Sinal Verde realizaram normalmente todos os serviços relacionados à expedição de CNH, testes, exames, mudança de categoria, solicitação de carteiras.

A proprietária da Autoescola Bandeirante que não quis ser identificada, negou o envolvimento no esquema e disse que está realizando todos os atendimentos normalmente. “Nada foi provado do nosso envolvimento e estamos trabalhando normalmente”, contou.

De acordo com Walber Virgolino, o processo para a suspensão das credenciais de funcionamento das autoescolas já foi enviado para a Justiça. “Ainda não houve publicação do pedido de suspensão, mas com a proibição, a autoescola ou funcionário que insistirem em atuar serão presos e autuados”, garantiu, afirmando que, inicialmente, as escolas ficarão fechadas por 90 dias, mas poderão perder o direito de funcionamento.



Jornal Correio

Filho de ex-prefeito adia data de filiação no PT de Sousa

O Jovem Lafayette Gadelha, filho do ex-prefeito da Cidade de Sousa, Salomão Benevides Gadelha decidiu adiar a sua data de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) que estava prevista para acontecer neste dia 14 de maio. Segundo Lafa, como é também conhecido, o motivo do adiamento se deve ao fato da data prevista para filiação coincidir com o Evento Sousa Folia.

Uma nova data já foi definida, será no dia 21 de maio na Sede da Câmara Municipal de Sousa.

De acordo com informações, o filho do ex-prefeito teria escolhido o PT, pelo fato do mesmo ter sido o partido político de sua mãe, Aline Gadelha, ex-secretária de saúde da Prefeitura de Sousa. Ainda não se sabe, se Lafayette irá disputar uma vaga na Câmara, ou se vai mesmo enfrentar uma candidatura majoritária, a Prefeito ou vice em 2012.



Mário Gibson

Pequenas Empresas estão interessadas na exploração do petróleo do Sertão

Empresários, comerciantes, políticos e moradores das cidades de Triunfo, Santa Helena e São João do Rio do Peixe, no Alto Sertão paraibano, voltaram a se animar com a possibilidade da existência de petróleo e gás na região em quantidade suficiente para atividades comerciais de empresas petrolíferas de médio porte. Estas empresas usam o produto também para outras finalidades além da refinação como a produção de material para asfalto.

As expectativas em torno do mineral haviam sido frustradas em fevereiro, quando a Petrobrás, maior extratora do produto, concluiu os trabalhos na região e desistiu de explorar o petróleo por considerar a quantidade inviável para suas atividades.

Sem Petrobrás
Com a saída da estatal, outras empresas petrolíferas como a Univen e a Ral Engenharia, de São Paulo, e a construtora de rodovias Cowan, que adquiriram lotes através de leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP), decidiram apostar na Bacia do Rio do Peixe. Elas realizaram prospecções por acreditar que o petróleo existente na Bacia é suficiente para suas atividades. As pesquisas já foram concluídas e as amostras coletadas foram enviadas para um laboratório no Rio de Janeiro.

Pesquisas
O resultado das pesquisas, realizadas pela ANDL Geofísica, que foi contratada pelas petrolíferas Univen e Ral Engenharia, deverá ser divulgado ainda esse semestre. Os rumores também têm despertado os interesses de outras empresas que atuam no setor em Mossoró (RN) e no Rio de Janeiro e que aproveitam o petróleo para outras finalidades como a produção de asfalto para rodovias.

A Univen Petróleo
A refinaria privada que produz e comercializa derivados do mineral como gasolina A, óleo diesel, óleo combustível e solventes especiais – firmou um consórcio com a Ral Engenharia, especializada em asfalto de rodovias. Elas arremataram oito dos 19 blocos oferecidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) no setor SRIOP da Bacia do Rio do Peixe, durante a Nona Rodada de Licitações. As empresas conseguiram os blocos RIOP-T-20, RIOP-T-21, RIOP-T-30, RIOP-T-31, RIOP-T-55, RIOP-T-56, RIOP-T-57 e RIOP-T-61. O leilão dos blocos na Bacia do Rio do Peixe rendeu para os cofres do Tesouro R$ 8,849 milhões.

No entanto, as empresas só se interessaram em estudar a viabilidade comercial do petróleo na região, em dezembro do ano passado, quando a Petrobrás já havia iniciado a perfuração dos poços. O resultado obtido pela Petrobras de que a quantidade de petróleo encontrado não era suficiente para a estatal, chamou a atenção das outras empresas que decidiram fazer as prospecções por confiarem na viabilidade, tanto em quantidade como em qualidade do produto para suas atividades.



Jornal Correio

Diário Oficial publica nomeação de Lívia Karol para Secretaria Executiva de Comunicação do Governo

O Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira (6), publica a nomeação da jornalista Lívia Karol Pereira de Araújo para o cargo de Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Comunicação Institucional. Ela deixa o cargo de secretária de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa, onde será substituída pela jornalista Marly Lúcio Nascimento, que até então ocupava o cargo de Diretora Executiva de Jornalismo da Secom-PB.

A secretária executiva da Comunicação Institucional do Governo da Paraíba afirmou que o novo desafio profissional tem uma dimensão bem maior, trabalhando a comunicação em todo o estado. “O trabalho será tentar unificar ao máximo a comunicação em todo o estado, para que as mensagens do Governo cheguem da forma mais clara possível para todos os paraibanos”, declarou Lívia Karol, acrescentando que a Secom-PB investirá também na ampliação das fronteiras, na internet e nas mídias sociais e envolverá mais as ações de eventos para trabalhar principalmente a imagem do governo completamente focada no desenvolvimento da Paraíba.

A jornalista Marly Lúcio afirmou que encara o novo desafio à frente da Comunicação da Prefeitura de João Pessoa com muita alegria e vontade de dar continuidade ao seu trabalho. Quanto aos quatro meses que permaneceu como Diretora Executiva de Jornalismo da Secom-PB, disse acreditar que contribuiu da melhor forma possível com o projeto de comunicação do governo.

Perfil – Com especialização em jornalismo cultural, Lívia Karol é formada em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba. Por sete anos foi assessora de imprensa da Unimed. No Jornal da Paraíba atuou por quatro anos e foi editora adjunta de política. Na Prefeitura de João Pessoa, foi diretora de jornalismo por dois anos e em janeiro de 2009 assumiu a Secretaria de Comunicação, cargo que ocupou até a última segunda-feira.



SECOM