sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Diretor do CSU de Sousa é demitido após participar de ato com oposicionistas

Evaldo Araújo do Nascimento (PMDB) é suplente de vereador em Sousa, cidade onde mais conhecido como “Batatinha”. Esta semana ele foi muito empolgado participar de uma reunião das lideranças ligadas à oposição no Estado, denominada Ação 40, uma espécie de prévia para o comício que a coligação Por Uma Nova Paraíba vai realizar em Sousa no próximo sábado.

Coincidentemente, acordou nesta quinta-feira com o Diário Oficial do Estado publicando sua exoneração do cargo de diretor do Centro Social Urbano Terezinha de Oliveira Gadelha. O detalhe é que Batatinha vota em Leonardo Gadelha (PSC) para federal. Quer dizer, votava até hoje.

Veja ato de exoneração de Batatinha:

Ato Governamental nº 2.172 João Pessoa, 18 de agosto de 2010.
O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições que
lhe confere o art. 86, inciso XX, da Constituição do Estado, e tendo em vista o disposto no
art. 33, inciso I, da Lei Complementar n.º 58, de 30 de dezembro de 2003, e na Lei 8.186, de
16 de março de 2007,
R E S O L V E exonerar EVALDO ARAÚJO NASCIMENTO do cargo de
provimento em comissão de Diretor do Centro Social Urbano Terezinha de Oliveira Gadelha,
Símbolo CAC-2, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano.



Luís Tôrres

Jeová critica influência do poder econômico nas eleições e defende reforma política com financiamento público de campanha

O deputado estadual Jeová Campos (PT), que também é candidato a deputado federal nas eleições de outubro, lamentou, em entrevista aos jornalistas no comitê de imprensa da Assembleia Legislativa, que o poder econômico, apesar das mudanças em vigor já este ano, ainda exerça forte influência sobre o processo eleitoral no Brasil. E a Paraíba, segundo o parlamentar, por ser um estado pobre, sofre ainda mais com esse desmando. “Por isso, defendo o financiamento público de campanha, além de tornar a disputa mais justa e igualitária, desta forma se evitaria uma série de desmandos próprios do período eleitoral”, afirma Jeová.

“Penso que na Paraíba, por ser um dos estados mais pobres do país, essa é uma prática ainda muito forte e eu lamento muito, porque o voto é um instrumento sacrossanto, enquanto fonte de poder. O poder não é do prefeito, não é do deputado ou do presidente. O poder político quem tem é o eleitor, o cidadão. É ele quem transfere e outorga esse poder a um mandatário e o mais correto seria que essa fonte fosse uma fonte pura, e não uma fonte com a impureza do abuso do poder econômico e da captação ilícita do sufrágio”, disse Jeová, citando exemplos. “Aquelas candidaturas que não tem vinculação nenhuma com o estado da Paraíba e que aqui chegam e montam uma estrutura são as mais denunciadas pelos movimentos contra corrupção”, salienta.

O parlamentar citou ainda a luta de alguns movimentos que investigam e denunciam essas práticas no país. Para Jeová, são atitudes como essas que orientam os eleitores para o voto consciente. “O Focco, por exemplo, está de parabéns pelo trabalho que faz. Tenho certeza que as mudanças já estão em andamento, mas ainda defendo a reforma política, que é a única forma de diminuir a corrupção e de exterminar de vez a compra de votos neste país”, destacou o deputado que essa semana fez questão de prestigiar a sessão especial realizada na Assembleia Legislativa para o lançamento de campanhas a favor de eleições limpas na Paraíba.

“Quando eu organizo minha agenda e venho prestigiar um conjunto de entidades que se unem para lutar pelo voto consciente, é para dizer que sou mais um daqueles que defendem a reforma política e do financiamento público exclusivo de campanha’, afirmou Jeová, lembrando que só com essas mudanças o país terá eleições limpas de verdade. “Essas ações é para dar verdadeiramente o tratamento igualitário a todo mundo, que estaria numa mesma condição jurídica, consolidando de fato nossa democracia, que tem sido agredida brutalmente nos últimos anos pelos modos com que são feitas as eleições”, completa o parlamentar.

Debates e entrevistas na TV têm que ser traduzidos para língua de sinais

A tradução para Libras dos debates com candidatos às eleições 2010 foi recomendada às televisões pela Procuradoria Regional Eleitoral.

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) recomendou às empresas de televisão da Paraíba que adotem o uso de Libras (língua de sinais) ao promoverem debates e entrevistas com candidatos às eleições 2010. A medida visa garantir às pessoas surdas o tratamento diferenciado, por meio da tradução e interpretação realizadas por profissional capacitado para essa função.

A recomendação menciona o dever da administração pública federal direta, indireta e fundacional, das empresas prestadoras de serviços públicos e das instituições financeiras de atender, prioritariamente, às pessoas portadoras de deficiência nos termos da Lei nº 10.048/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Também considerou-se a Lei Federal nº 10.436/2002, bem como o Decreto nº 5.626/2005, que dispõem sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecendo-a como meio legal de comunicação.



Assessoria de Comunicação


Vitalzinho diz que decidiu ser Senador para “brigar pela Paraíba em igualdade de condições com outros estados”

O deputado federal e candidato a Senador pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) afirmou nesta quinta-feira (19) que pretende representar a Paraíba no Senado para “brigar pelo estado em igualdade de condições com os demais estados da federação”. Apresentando-se como parlamentarista “por convicção e paixão”, Vitalzinho disse que decidiu disputar o mandato de Senador desde o dia em que chegou ao Congresso Nacional e viu as grandes desproporções.

O Senado, segundo Vitalzinho, é a casa de representação do Estado, do Poder Federativo, enquanto a Câmara é a representação do povo. “Nós que estamos em um Estado de profundas dificuldades como a Paraíba, precisamos ter uma representação aguerrida no Congresso”, disse. Para ele, a Paraíba precisa de representantes no Senado “que lutem, que batalhem, que reinsiram o Estado nos grandes temas nacionais”.

Vitalzinho disse que quando começou a brigar pela Paraíba na Câmara Federal, viu que era mais um, entre 513 deputados. Já no Senado ele disse que vai poder representar o Estado em igualdade de condições com os demais estados brasileiros. “Durante o mandado de deputado federal vi que o Senado é a Casa em que eu podia fazer um trabalho ainda melhor como parlamentar”, enfatizou.

Fim dos escândalos - Ele disse que, como Senador, terá amplas condições de recolocar a Paraíba nas grandes discussões nacionais e, da mesma forma, acabar com os escândalos que chegam à mídia e maculam a imagem do Estado no resto do país. Vitalzinho disse que prefere não atacar ninguém, mas lamenta o fato desta representação sofrer desgastes nacionais. “Lamento muito quando vejo a Paraíba nos noticiários nacionais com problemas que vão maculando a nossa história”.



Vitalzinho foi vereador em Campina Grande por dois mandatos, passando por três mandatos de Deputado Estadual, sendo líder da oposição e líder do governo, até chegar à Câmara Federal como o deputado mais votado da Paraíba. Formado em Medicina e Direito, iniciou sua trajetória política movido por formação genética, visto que carrega em sua vida a herança de políticos da estirpe de Argemiro Figueiredo e Vital do Rego.

Como deputado federal, foi considerado o 4º deputado do país que mais apresentou proposituras na legislação atual. “Em nosso mandato dividimos nosso tempo trabalhando muito e dividindo o tempo entre as atividades legislativas e buscando incansavelmente recursos e investimentos para o Estado”.

Vitalzinho disse já ter feito grandes amigos no Senado Federal, citando o atual governador José Maranhão, “que pôde oferecer muito à Paraíba como presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, gerando um grande avanço de obras de infra-estrutura no Estado”, além de Roberto Cavalcanti e Cícero Lucena.

Para Vitalzinho, ser Senador é um desafio que lhe encanta muito. “Será uma honra para mim representar a Paraíba em uma Casa por onde passou políticos como Rui Carneiro, Argemiro de Figueiredo e Humberto Lucena”, lembrou.

Plantão Policial - Quinta para Sexta-feira dia 20 de Agosto de 2010

OCORRÊNCIAS DO DIA 19 PARA 20 DE AGOSTO DE 2010.

SOUSA

Colisão Sem Vítima Fatal


LOCAL: CRUZAMENTO DAS RUAS CEL. JOÃO ALVINO GOMES DE SÁ COM A RUA ENGENHEIRO CARLOS PIRES DE SÁ – CENTRO – SOUSA/PB.

ENVOLVIDOS: MARCELO DE LIMA GUEDES, CASADO, 30 ANOS, VIGILANTE, RESIDENTE NA RUA DO PRADO – LIBERDADE – PATOS/PB E PAULO RICARDO DANTAS, SOLTEIRO 18 ANOS, GARÇOM, RESIDENTE NA RUA PEDRO ANICETO – FREI DAMIÃO – SOUSA/PB.

RELATO: Uma informação dava conta de que havia um acidente de transito no cruzamento das Ruas Cel. João Alvino Gomes de Sá com a Rua Engenheiro Carlos Pires de Sá. O PPTRAN foi acionado e comprovou a veracidade dos fatos. Segundo as testemunhas o jovem Paulo Ricardo condutor de uma motocicleta YBR, cor vermelha, de placa MNE 3587 que trafegava no sentido norte-sul avançou a preferencial que pertencia ao senhor Marcelo que vinha no veículo Fiat Uno de cor prata, placa KLN 4457 – Olinda/PE no sentido leste/oeste. Na ocasião, o condutor da motocicleta sofreu várias escoriações pelo corpo sendo socorrido por uma equipe do SAMU para o HRS. No que tange aos veículos, tiveram várias avarias e foram conduzidos para a DPC para as medidas atinentes ao caso.

Agressão Física


LOCAL: Rua Raimundo Pereira de Oliveira, Jardim Sorrilandia – SOUSA/PB.

ACUSADO: W. T. B. solteiro, 13, estudante, residente na Rua Raimundo Pereira de Oliveira - Sorrilandia – SOUSA/PB.

VITIMA: Maria Inês Rolim, solteira, 27 anos, doméstica, residente na Rua Raimundo Pereira de Oliveira - Sorrilandia – SOUSA/PB.

RELATO: Por volta das 15h00min uma denuncia dava conta de que a vítima acima elencada teria sido agredida fisicamente pelo menor W.T.B. Uma guarnição da PM foi até o local e constatou a veracidade dos fatos, onde, na oportunidade, a vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU para o HRS. O menor não foi localizado, uma vez que foragiu, no entanto, uma guarnição da PM foi até a residência do infrator e conversou com os pais deste e os mesmos garantiram se apresentarem na DPC para as medidas cabíveis, visto que foi feita uma ficha informativa.


Redação com 14º BPM