
Domingo, dia 27 de Dezembro de 2009
Bandidos fazem arrastão em Santa Cruz e roubam quase 50 pessoas próximo a Casinha do Homem
Na noite de ontem ( 26/12 ) para amanhecer hoje, vários marginais fizeram um verdadeiro “arrastão” na estrada que liga o município de Santa Cruz ao distrito de “Casinha do Homem”. Pelo menos cinquenta pessoas teriam sido roubadas pela quadrilha.
Informações oficiais ainda são aguardadas pela redação, que teve notícia do crime há pouco, mas ainda se espera a divulgação do Boletim de ocorrências que deverá ser enviado pelo destacamento local para o 14º BPM.
Segundo informações, uma guarnição da tropa de Choque do 14º Batalhão, em Sousa, que é o Batalhão responsável pela área, foi enviada após o destacamento solicitar apoio. Acontece que a única viatura disponível está com seu radiador furado, por conta de um tiro disparado por um marginal que foi preso no último dia 25/12, o que não permitiu que a guarnição chegasse há tempo de prender a quadrilha e evitar um mal maior.
Rumores vêm circulando nas ruas dando conta de que a “LOCAVEL”, empresa responsável pela locação e manutenção das viaturas tipo “Gol”, não estaria recebendo o pagamento por parte do Governo do Estado, motivo pelo qual não estaria realizando a manutenção nem a reposição de viaturas quebradas. Verdade ou não, até hoje o 14º BPM ainda não teve substituída uma viatura que se envolveu em acidente de trânsito, o que deveria acontecer imediatamente, já que todos os carros locados são segurados.
No último dia 23/12, o Comandante do Batalhão de Sousa, Major Dedeu, deu entrevista parabenizando o trabalho dos seus Policiais, que conseguiram reduzir em 70% os índices de crimes violentos nos últimos meses.
Parece que alguém confundiu esse trabalho com heroísmo e está deixando os profissionais responsáveis pela nossa segurança contar com a própria capacidade, sem lhes oferecer condições de trabalho que ajudem a manter essa tranqüilidade. Se não tomarmos cuidado, talvez tenhamos que voltar a viver trancados em casa e com medo constante, idéia que não deixa nem polícia nem sociedade confortáveis.
Com a palavra, o Comando da Polícia Militar e o Governo do Estado
EMBR/DESORDEM/DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E DESACATO - NAZAREZINHO, 01H30MIN
ACUSADO: JOSÉ FILHO PEREIRA DE SOUSA, SOLTEIRO, 22 ANOS, VENDEDOR, SERROTE DOS BOIS – NAZAREZINHO.
SEGUNDO INFORMAÇÕES, O ACUSADO CHEGOU À MATERNIDADE A QUAL SE ENCONTRAVA FECHADA E PASSOU A FORÇAR A PORTA E LOGO EM SEGUIDA PASSOU A CHUTAR DANIFICANDO A MESMA E ADENTRANDO O REFERIDO ÓRGÃO E APÓS ADENTRAR PASSOU A FORÇA PARA QUE A ENFERMEIRA O MEDICASSE. A POLICIA FOI SOLICITADA AO LOCAL E AO CHEGAR ENCONTROU O ACUSADO APRESENTANDO FORTES SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ ALCOÓLICA QUE AO NOTAR A PRESENÇA DOS POLICIAIS PASSOU A DESACATAR E A PROFERIR PALAVRAS DE CALÃO CONTRA OS MESMOS. O ACUSADO FOI PRESO E CONDUZIDO ATÉ A DELEGACIA DA CIDADE DE SOUSA ONDE FOI AUTUADO EM FRAGRANTE PELO DELEGADO PLANTONISTA.
DISPARO EM VIA PÚBLICA - NAZAREZINHO, BOATE COLIZEU - 23H00MIN
ACUSADO: ELEMENTO CONHECIDO POR “PEDRINHO DE SÃO GONÇALO”, RUA DO TÚNEO,SÃO GONÇALO.
SEGUNDO INFORMAÇÕES, O ACUSADO SE ENCONTRAVA NO INTERIOR DA “BOATE COLIZEU” E QUANDO ESTAVA SAINDO PARA IR EMBORA O MESMO SACOU DE UMA ARMA QUE AS TESTEMUNHAS NÃO SOUBERAM IDENTIFICAR E EFETUOU U DISPARO PARA CIMA. A POLICIA FOI SOLICITADA ESTEVE NO LOCAL, MAS, O ACUSADO JÁ TINHA SE EVADIDO TOMANDO DESTINO IGNORADO.
LESÃO CORPORAL E DESORDEM (SOUSA) - RUA MANOEL ISIDIO ROCHA, SOUSA, 10H30MIN
VÍTIMAS: AMADEU JOSÉ DO REGO, CASADO, 33 ANOS, ENCANADOR, RUA MANOEL ISIDIO ROCHA.
SEGUNDO INFORMAÇÕES, EM MEIO A UMA BEBEDEIRA, SURGIU UMA DISCURSÃO ENTRE ACUSADO E VITIMA, ONDE A VITIMA FOI LESIONADA PELO ACUSADO ACIMA CITADO, NO BRAÇO ESQUERDO. E QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES DA ESPOSA DA VITIMA, O ACUSADO AINDA SE ARMOU COM UMA FACA PARA TENTAR CONTRA A VIDA DE SEU MARIDO. A PM FOI SOLICITADA AO LOCAL, ONDE CONSTATOU A VERACIDADE DOS FATOS, TENDO O ACUSADO JA FORAGIDO DO LOCAL, DILIGENCIAS FORAM FEITAS NO INTUITO DE LOCALIZAR O ACUSADO, POREM ATE O MOMENTO SEM ÊXITO.
Sábado, 26 de dezembro de 2009
DIREÇÃO PERIGOSA – SOUSA - RUA. CLARICE PIRES DE SÁ – JARDIM SORRILÂNDIA - 11H15MIN
ACUSADO: RAFAEL PEREIRA DE ANDRADE, 20 ANOS, R. CLARICE PIRES DE SÁ, SORRILÂNDIA.
CONFORME UMA LIGAÇÃO ANÔNIMA, NA RUA CITADA ACIMA TINHA UMA PESSOA EM UMA MOTO REALIZANDO MANOBRAS PERIGOSAS COMO: EMPINANDO E ANDANDO EM ALTA VELOCIDADE COLOCANDO EM RISCO A VIDA DE ALGUMAS PESSOAS QUE SE ENCONTRAVAM TRANSITANDO NA LOCALIDADE E QUE ESTAVAM NAS CALÇADAS; UMA GUARNIÇÃO DA POLICIA MILITAR FOI DESLOCADA PARA O LOCAL E CONSTATOU A VERACIDADE DO FATO. O ACUSADO FOI PRESO E CONDUZIDO ATÉ A DELEGACIA DE POLICIA JUNTAMENTE COM A SUA MOTOCICLETA TAM CG 150 DE COR VERMELHA E PLACA MOJ 2299 PARA AS DEVIDAS PROVIDENCIAS CABIVEIS.
DESORDEM – SOUSA– RUA. JOÃO MOREIRA – BAIRRO: ANGELIM - 12H00MIN
VÍTIMA: REJANE GERALDA DO NASCIMENTO, CASADA, 38 ANOS, DO LAR, RUA. JOÃO MOREIRA.
ACUSADO: JORGE LUIZ DOS SANTOS, SOLTEIRO, 18 ANOS, RUA. JOÃO MOREIRA. ANGELIM.
SEGUNDO INFORMAÇÕES DA VÍTIMA, O ACUSADO CHEGOU EM SUA RESIDÊNCIA DE SUA MÃE E SEM MOTIVO ALGUM PASSOU A PRATICAR DESORDEM, FOI QUANDO A MESMA RESOLVEU SOLICITAR A PRESENÇA DA POLICIA NO LOCAL QUE PRENDEU O ACUSADO E CONDUZIU O MESMO ATÉ A DELEGACIA PARA AS PROVIDENCIAS CABÍVEIS.
PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO – APARECIDA – RUA JOSÉ TEODORO, APARECIDA, 00H50MIN
VÍTIMA: GERALDA HERCULANO DE ARAÚJO, CASADA, 37 ANOS, DO LAR, RUA JOSÉ TEODORO, APARECIDA - PB.
ACUSADO: JOSÉ PEREIRA MARCELINO, CASADO, 35 ANOS, AGRICULTOR, RUA JOÃO GOMES, APARECIDA – PB.
SEGUNDO INFORMAÇÕES DA VÍTIMA, POR VOLTA DAS 21H30MIN A ESPOSA DO ACUSADO CHEGOU ATÉ A SUA RESIDÊNCIA PROCURANDO O SEU FILHO, QUE É MENOR DE IDADE, PARA SABER QUAL O MOTIVO DO MENOR TER DITO AO ACUSADO QUE TINHA VISTO UM HOMEM DE CHAPÉU ENTRANDO NA RESIDÊNCIA DO ACUSADO, VISTO QUE DESDE ENTÃO, O MESMO FICOU MUITO ENCIUMADO, PASSOU O DIA BEBENDO E QUERIA SABER QUEM ERA ESSE TAL HOMEM DE CHAPÉU QUE ENTROU EM SUA CASA SEM O SEU CONHECIMENTO . POR VOLTA DE 00H50MIN O ACUSADO DIRIGIU-SE A CASA DA VÍTIMA E PASSOU A PROMOVER DESORDEM, ESMURRANDO A PORTA E PEDINDO QUE A VÍTIMA SAÍSSE DE CASA QUE IRIA “COBRI-LA NO TIRO”, TENDO, DESTA FORMA, PERTURBADO O SOSSEGO DA VÍTIMA, BEM COMO DOS VIZINHOS. DESTA FEITA A PM FOI SOLICITADA E CHEGANDO AO LOCAL CONSEGUIU PRENDER O ACUSADO E CONDUZI-LO ATÉ A DPC PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.
LESÃO CORPORAL E TRÁFICO DE DROGA- SOUSA - POVO DE DEUS - 23H00MIN
VÍTIMAS: VALQUIRA FERREIRA DOS SANTOS, CASADA, 34 ANOS, DO LAR, ALTO CAPANEMA, RAIMUNDO JOSÈ DE OLIVEIRA, SOLTEIRO, 72 ANOS, APOSENTADO, POVO DE DEUS.
ACUSADOS: MAX PAULO PEREIRA DE JESUS, SOLTEIRO, 20 ANOS,CREDIARISTA, MARCELINO VIEIRA-RN, RITA FELIX DA SILVA, CASADA, 43 ANOS, DO LAR, JARDIM BELA VISTA- SOUSA.
O COPOM RECEBEU UMA LIGAÇÃO DA SENHORA VALQUIRA QUE È VITIMA SOLICITANDO A PM NO BARRO BELA VISTA AO CHEGAR NO LOCAL DA SOLICITAÇÃO ENCONTROU A MESMA COM FERIMENTO PELO O CORPO INFORMOU AGUARNIÇÃO QUEM TINHA FERIDO A VITIMA FOI O ACUSADO. SEGUNDO INFORMAÇÃO DA MESMA SE ENCONTRAVA PRÓXIMO A RESIDÊNCIA DO SENHOR CONHECIDO POR RAIMUNDO JOSÉ. A PM AO CHEGAR NA RESIDÊNCIA DO SEU RAIMUNDO ENCONTROU A PORTA ARROMBADA E AVERIFICA O INTERIOR DA RESIDÊNCIA JUNTAMENTE COM A VITIMA E TESTEMUNHAS ENCONTROU O MESMO TRANCADO DENTRO DO MURO COM UMA PAULADA NA CABEÇA PROFERIDA PELO O ACUSADO O MESMO INFORMOU A PM QUE A SUA COMPANHEIRA DE NOME ANA LÚCIA ALVES TINHA INDO COMPRAR PEDRA DE CRACK A SENHORA CONHECIDA POR RITA FELIX. A PM COM A MESMA ENCONTROU (12) DOZES PEDRA DE CRACK, (02) DUAS FACA PEIXEIRA DE SETE POLEGADAS E (75.00) SETENTA E CINCO REAIS SENDO QUE O DINHEIRO PERTENCE O ACUSADO. OS ACUSADOS FORAM CONDUZIDOS ATE DPC LOCAL PARA AS PROVIDÊNCIAS CABIVEIS.
sexta-feira, 25 de dezembro de 2009
DIRIGIR SEM CNH - SOUSA, JARDIM BRASILIA, 17:20
CONDUTOR: JOSÉ BATISTA DE SOUSA(DÃO DE MADALENA), SOLTEIRO, 28 ANOS, MOTO TAXISTA, RUA NARCISO ERMINIO, JARDIM BRASILIA, SOUSA-PB.
EM ABORDAGENS DE ROTINA DA POLICIA MILITAR, FOI FEITO UMA ABORDAGEM AO CONDUTOR DE UMA MOTOCICLETA HONDA CG 150, PLACA MOW 6196, E FOI CONSTATADO QUE O CONDUTOR DA REFERIDA MOTOCICLETA NÃO POSSUI CNH, TENDO O MESMO SIDO CONDUZIDO JUNTAMENTE COM A MOTOCICLETA ATÉ A DP LOCAL PARA AS MEDIDAS NECESSÁRIAS.
VIAS DE FATO - SOUSA - CONJUNTO MUTIRÃO, 16:20
ENVOLVIDAS: ANTONIA GERLANDIA PEREIRA, SOLTEIRA, 19 ANOS, DOMESTICA E JURANEIDE ALVES DA SILVA, SOLTEIRA, 34 ANOS, DOMESTICA, CONJUNTO MUTIRÃO, SOUSA-PB.
A POLICIA FOI SOLICITADA PARA COMPARECER AO CONJUNTO MUTIRÃO, POIS DUAS MULHERES APÓS DISCUTIREM BASTANTE ENTRARAM EM VIAS DE FATO, A PM AO CHEGAR AO LOCAL E CONSTATAR QUE AMBAS SE ENCONTRAVAM LEVEMENTE LESIONADAS, CONDUZIU AS MESMAS ATÉ A DP LOCAL PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - SOUSA - RUA PROJETADA, JD. SORRILANDIA III, 15:40
VÍTIMA: MARIA APARECIDA DA CRUZ NEVES, SOLTEIRA, 36 ANOS, DO LAR, RUA PROJETADA, JD. SORRILANDIA III, SOUSA-PB.
ACUSADO: FRANCISCO DE ASSIS NEVES, SOLTEIRO, 28 ANOS, AUX-SERVIÇO, RUA PROJETADA, JD. SORRILANDIA III, SOUSA-PB.
SEGUNDO INFORMAÇÕES DA VÍTIMA, O ACUSADO QUE É SEU COMPANHEIRO, CHEGOU EM CASA COM VISÍVEIS SINTOMAS DE EMBRIAGUEZ, E PASSOU A LHE AGREDIR, TENDO A VÍTIMA SOFRIDO UM SOCO NO ROSTO, E UM CORTE NA ORELHA CONFORME LAUDO MÉDICO. A POLICIA ESTEVE NO LOCAL E CONDUZIU O ACUSADO ATÉ A DP LOCAL PARA AS PROVIDENCIAS CABÍVEIS.
EMBRIAGUEZ E/OU DESORDEM – SOUSA, CONJUNTO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, 19:55
VÍTIMA: FRANCISCO COURA, CASADO, APOSENTADO, 65 ANOS, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA.
ACUSADO: JOSÉ FLORENÇO DA SILVA, SOLTEIRO, 44 ANOS, SERVENTE, NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, SOUSA-PB.
SEGUNDO INFORMAÇÕES DA VÍTIMA, O ACUSADO APÓS INJERIR BEBIDA ALCOÓLICA, VEIO ATÉ A SUA RESIDÊNCIA E PASSOU A PROMOVER DESORDENS, TENTANDO QUEBRAR A PORTA DE SUA CASA. A POLICIA FOI SOLICITADA, SE DESLOCOU ATÉ O LOCAL, AO CHEGAR CONSTATOU A VERACIDADE DA DENUNCIA, E CONDUZIU O ACUSADO ATÉ A DP LOCAL PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.
EMBRIAGUEZ E/OU DESORDEM – SOUSA - ALTO DO DENOCS, 17:00
VÍTIMA: OSMÁ GERALDO DA SILVA, CASADO, 61 ANOS, APOSENTADO, RUA JOSÉ FAGUNDES DE LIRA, SOUSA-PB.
ACUSADO: AILTON BELÉM DE FRANÇA, SOLTEIRO, 35 ANOS, JARDINEIRO, RUA JOSÉ FAGUNDES DE LIRA, SOUSA-PB.
SEGUNDO INFORMAÇÕES DO PAI DO ACUSADO, O MESMO SE ENCONTRAVA QUEBRANDO OS MÓVEIS DE SUA RESIDENCIA, E AINDA JOGANDO PEDRAS EM TODOS QUE PASSAVA NAS PROXIMIDADES. A POLICIA FOI ATÉ O LOCAL E CONDUZIU O ACUSADO ATÉ A DP PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.
14ºBPM
Noticias mais Graves do Feriadão de Natal:
* Natal Sangrento: Agricultor é assassinado na cidade de Aparecida
Um homicídio foi registrado por volta das 18h de ontem, quinta-feira (24/12), na cidade de Aparecida, onde o agricultor Reino Fábio Medeiros de Araújo, 24 anos, que residia na Rua Olimpio José em Aparecida foi assinado com tiros de revólver.
Conforme informações colhidas no local do crime pela polícia, a vítima ao chegar juntamente com outra pessoa no posto de combustíveis “Nossa Senhora de Aparecida, foi surpreendido pelos irmãos João Martins de Sousa, conhecido também como “Joãozinho”, 33 anos, e José Nildo de Sousa (foto), 41 anos, onde “Joãozinho” sacou de um revólver e desferiu alguns disparos contra o Reino Fábio, que mesmo ferido tentou fugir, mas José Nildo de posse de uma faca conteve a fuga e instantes depois a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Populares informaram também que o crime provavelmente acontece devido um desentendimento no último domingo entre vítima e acusados. A PM ao ser informado do crime se deslocou até o local e passou a diligenciar conseguindo localizar e prender momentos depois José Nildo que se encontrava em sua residência, já seu irmão “Joãozinho”, autor dos disparos não foi localizado e até o presente momento.
* Em Santa Cruz: acidente automobilístico deixa saldo de um morto e três feridos
Um sinistro de trânsito do tipo colisão foi registrado pela polícia militar por volta das 21h de ontem (24/12), na PB 359 que liga os municípios de São Francisco a Santa Cruz. De acordo com relatório informativo da polícia, o agricultor Francisco Bernardo Sarmento, 38 anos, residente no Sítio Agreste, zona rural de Santa Cruz, seguia em sua moto Honda, sem placas, cor cinza, no sentido São Francisco a Santa Cruz, juntamente com sua esposa, a agricultora Maria Selma de Almeida, 34 anos, e seus dois filhos, um de 12 e outro de 13 anos, quando foram colhidos violentamente na traseira da moto por um veículo Fiat Strada, cor cinza, placas CVM 3098, que era conduzido pelo funcionário público Carlos Abel Costa da Silva, 22 anos, residente na cidade de Santa Cruz.
Com o impacto do choque, teve morte instantânea no local, a agricultora Maria Selma de Almeida, já os outros ocupantes da moto tiveram escoriações pelo corpo, sendo sorridos para o Hospital Regional de Sousa PR uma ambulância solicitada pelo condutor do automóvel. A PM esteve no local isolando a área até a chegada do delegado plantonista Dr. Vicente Honório que após realizar as medidas cabíveis no local liberou o corpo para ser realizada a necropsia no HRS.
* Troca de Tiros: desempregado atira contra guarnição policial e termina alvejado e preso
Na madrugada desta sexta-feira (25/12), o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) através de uma ligação anônima foi informado que no bar “Vila Real”, localizado as margens da BR 230 em Sousa havia pessoas armadas e vendendo drogas, sendo de imediato encaminhado uma viatura policial ao local, onde presenciou dois homens em atitudes suspeitas saindo do referido bar em uma moto Honda, cor vermelha, placa MPV 0140, com destino ao Jardim Brasília, sendo seguidos pela polícia e ao ingressarem no referido conjunto perceberam que estava sendo seguidos e efetuaram disparos contra a guarnição policial.
Na perseguição, a dupla veio a perder o controle da motocicleta, vindo a cair e empreenderam fuga a pé com destinos opostos, mas a polícia conseguiu alvejar o desempregado Júlio Cézar Ribeiro Campos (foto), conhecido no mundo da criminalidade como “Pirulito”. No confronto a viatura da polícia também foi alvejada com dois tiros.
A polícia encontrou na posse de “Pirulito”, um revólver calibre 38 com numeração raspada, duas munições deflagradas e quatro intactas e mais 14 pedras de crack e várias trouxinhas de maconha pronta para o consumo.
“Pirulito” foi socorrido por uma equipe do SAMU para o Hospital Regional de Sousa, onde está sob custódia policial. Todo material apreendido foi levado para a delegacia local e entregue ao delegado plantonista Dr. Vicente Honório para serem adotadas as medidas cabíveis que requer o caso.
Sertão informado
Colisão entre motos deixa dois mortos e dois feridos na BR 230 em Cajazeiras
Uma colisão entre duas motocicletas, ocorrida no início da noite deste domingo (27), BR 230, nas proximidades do Clube Campestre, saída para cidade de Sousa, na cidade de Cajazeiras, (a 483km de João Pessoa) resultou na morte de duas pessoas, e ferimentos graves em outras duas. Cada uma das motos trafegava com duas pessoas.
O acidente aconteceu por volta das 19h30. A moto Honda CG, de cor azul, pilotada por Marcos Aurélio Lê Pereira, 43 anos, casado, 4 filhos, residente na Rua 7 de Setembro, chocou-se violentamente contra outra moto CG, que era conduzida por Igor Cosmo Duarte, 29 anos, casado, vigilante, residente no Distrito Industrial em Cajazeiras. Os dois condutores das motos morreram na hora, sem que recebessem os primeiros socorros.
Outras duas vitimas, que vinham como passageiros, foram conduzidas para o Hospital Regional de Cajazeiras, em estado grave. O estado de saúde de Nabor Rolim de Lacerda, 55 anos, agricultor, residente a Rua Francisco Aprígio Nogueira, é o que inspira maiores cuidados, por ter sido constatado traumatismo craniano, a vitima foi transferida para o Hospital Antonio Targino, em Campina Grande. Já o estado de saúde da quarta vitima, Josuel Francisco do Nascimento, 21 anos, conhecido por Chinês, residente na Rua Julio Pajéu, é instável, ele está consciente e não corre risco de vida.
Diário do Sertão
No Sertão da Paraíba, Pai é preso após manter relações sexuais com a filha
rocurado desde o último dia 21, o agricultor Airton Marcos de Souza, 37 anos, casado, residente em Piancó, Sertão paraibano, foi preso por policiais militares volta das 20hs00, neste sábado (26). Ele é acusado de manter relações sexuais com a sua própria filha, de 14 anos de idade há mais de um ano. Airton foi denunciado á Polícia pela esposa Josefa Ângela de Almeida, que flagrou o marido saindo suas roupas íntimas do quarto da filha.
Os policiais militares que prenderam Airton informaram disseram que inicialmente Josefa Ângela não quis acreditar que o marido estivesse mantendo relações sexuais com a própria filha, mas como ela havia mudado o comportamento, resolveu esclarecer o fato, conversou com a filha, inicialmente ele negou, no entanto, a mãe insistiu e, a adolescente acabou confessando.
Revoltada Josefa esteve na Delegacia de Polícia e prestou queixa. Os policiais do 3º BPM, que trabalham na delegacia ficaram revoltados e foram à procura de Airton Marcos, mas ele desconfiou e foragiu da ação policial. As diligências para localizá-lo foram iniciadas, mas surgiu o caso do estupro e morte da menor no mês passado e as buscas foram suspensas.
Na noite de sábado por volta das 20hs00, policiais foram informados que o acusado se encontrava em Piancó. Para evitar nova fuga, seis policiais militares sem fardas foram à procura do acusado, mas ele desconfiou quando da aproximação e fugiu, sendo necessário, os policiais disparar tiros para o alto a fim de obrigar Airton Marcos a parar. Preso, ele foi levado para a delegacia de polícia, onde se encontra recolhido.
Jornal Correio