terça-feira, 24 de julho de 2012

Caixa começa a pagar benefício do PIS a partir desta terça

A Caixa Econômica Federal inicia hoje (24) o pagamento dos benefícios do Programa de Integração Social (PIS), relativos ao calendário 2012/2013. De acordo com a Caixa, gestora do PIS, 17,9 milhões de trabalhadores têm direito ao abono de R$ 622, enquanto 27 milhões de assalariados poderão sacar os rendimentos, em valores menores que o abono. Os rendimentos não retirados retornam para a conta de participação do trabalhador.

Beneficiários que têm conta-corrente ou poupança no banco terão o valor creditado automaticamente. Para isso, é preciso que o único titular da conta seja o trabalhador beneficiário do PIS.

As empresas conveniadas com a Caixa creditarão o benefício diretamente na folha de pagamento de julho e agosto dos funcionários. Mais de 27 mil empresas estão cadastradas, o que significa que aproximadamente 2,9 milhões de empregados receberão o abono ou os rendimentos do PIS nos contracheques.

Trabalhadores que não têm conta na Caixa e não estão vinculados a uma empresa conveniada poderão sacar o benefício a partir do dia 15 de agosto nos terminais de autoatendimento, nas casas lotéricas, nos correspondentes Caixa Aqui ou em uma agência do banco.Os benefícios serão liberados conforme o mês de nascimento do trabalhador (veja tabela abaixo).

O abono é um direito dos trabalhadores cadastrados no PIS ou Pasep até 2007, que tenham trabalhado no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, no ano de 2011, com carteira de trabalho assinada por empresa. Também é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais e que os dados tenham sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho e Emprego na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2011.

O saque dos rendimentos é para o trabalhador cadastrado no PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que tenha saldo na conta PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.

O saque do saldo da conta PIS é permitido ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente, reforma militar, transferência para a reserva remunerada, tratamento de aids ou câncer do titular ou de seus dependentes, morte do titular ou como benefício assistencial a pessoa com deficiência, ao idoso e ao participante com idade igual ou superior a 70 anos.

Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar a página da Caixa na internet, escolhendo as abas Você, Serviços Sociais, PIS e Consulta ao Pagamento.

Outra forma de consulta é pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), no telefone 0800 726 0101, opção 2. O serviço funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Ao fazer a consulta pela internet ou pelo telefone, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do PIS.

Confira o calendário de pagamentos para quem não têm conta na Caixa Econômica Federal:

NASCIDOS EM:

Julho recebem a partir de 15/08/2012

Agosto recebem a partir de 22/08/2012

Setembro recebem a partir de 29/08/2012

Outubro recebem a partir de 12/09/2012

Novembro recebem a partir de 19/09/2012

Dezembro recebem a partir de 26/09/2012

Janeiro recebem a partir de 09/10/2012

Fevereiro recebem a partir de 17/10/2012

Março recebem a partir de 24/10/2012

Abril recebem a partir de 13/11/2012

Maio recebem a partir de 21/11/2012

Junho recebem a partir de 28/11/2012



SECOM

Padre lança cartilha, taxa políticos de urubus e diz ¨Quem vende voto vai para o inferno¨

Padre lança cartilha, taxa políticos de urubus e diz ¨Quem vende voto vai para o inferno¨
Djacir alerta eleitores do Sertão da PB


O Padre sertanejo, Djacir Brasileiro, lançou nessa segunda-feira (23), uma cartilha de orientação política, com título “A hora e a vez do(a) eleitor(a) sertanejo(a)”
De acordo com o religioso, o objetivo da cartilha é iluminar a consciência dos eleitores sertanejos nos seguintes aspectos: Votar livremente, sem coação ou pressão por parte de quem quer que seja, dizendo um NÃO ao voto de cabresto ou ao coronelismo; Escolher candidatos sérios, honestos, trabalhadores; Ver e analisar as propostas de governo de todos os candidatos; Não vender ou negociar seu voto; Votar com maturidade, seriedade, responsabilidade e Acompanhar e fiscalizar a administração dos eleitos.

Nessa cartilha, o Padre taxa alguns políticos de carniceiros e oportunistas além de alertar o eleitor que vender o voto é crime e a pessoa vai para o “inferno”.

Veja outras cartilhas publicadas a partir de 1998:
Os dez mandamentos do eleitor cristão
Os dez mandamentos dos eleitores sertanejos
Mandamentos dos eleitores paraibanos
Formando consciência política: acordem, eleitores paraibanos
A hora e a vez do eleitor(a)sertanejo(a).

Veja cartilha:

A HORA E A VEZ DO(A) ELEITOR(A) SERTANEJO(A)

SERTANEJO (A), Consciente de seus direitos básicos (saúde, educação, moradia, água, segurança etc.,) vote somente em candidatos que tenham compromisso com sua cidade, sua comunidade rural, que visem o bem comum, o interesse do povo. Para isso, conheça a sua história de vida, suas atitudes éticas, cristãs. Reflita: por que fulano A ou B quer ser prefeito, ou vereador? Quais suas intenções?Quais suas propostas de governo? Candidato A ou B é digno do meu voto? POR QUE EU DEVO VOTAR NELE (A)?

SERTANEJO (A), não vote aleatoriamente, cegamente. Use sua inteligência, seu raciocínio. Pense antes de se comprometer com qualquer candidato. Não vote movido pela paixão, pelos brilhos festivos das campanhas, pelas as aparências físicas, pelo tradicionalismo familiar. O futuro de sua cidade, de seu sítio, está em suas mãos. Por isso, vote com muita responsabilidade. VALORIZE SEU VOTO, QUE É SUA ARMA CIDADÃ.

SERTANEJO (A), não vote em políticos corruptos, oportunistas, mentirosos, hipócritas, que usam o poder político como caminho fácil para beneficiar a si próprio (enriquecimento ilícito), a seus familiares (emprego, mordomias, vida boa...) e a seus correligionários (emprego, privilégios, dinheiro). POLÍTICO CORRUPTO É SINÔNIMO DE DESGRAÇA NA VIDA DO POVO.

SERTANEJO (A), Estamos em plena seca. Muitos candidatos poderão querer tirar proveito dessa triste situação. Trata-se do famoso “pão e circo” ou a famosa indústria da seca. Para muitos politiqueiros, fome, sede e miséria rendem votos. Abra seus olhos, fique atento para esse tipo de coisa. Cuidado com os espertos. DIGA UM NÃO À INDÚSTRIA DA SECA!

SERTANEJO (A), não comercialize seu voto, que é sua arma. Vender ou trocar voto por quaisquer coisas (feira, material de construção, passagens, óculos, ataúde, remédio, roupa, presente, areia etc.) é um grave atentado a sua dignidade, a sua cidadania, além de ser crime eleitoral. Sertanejo sério, honesto, responsável não vende ou troca seu voto. Cuidado para não cair nessa tentação diabólica. Vender voto é coisa do diabo, não deve ter perdão. Vender ou trocar voto, além de ser crime, é pecado. VENDER VOTO LEVA PARA A CADEIA E O “INFERNO”.

SERTANEJO (A), candidatos que compram votos na calada da noite, ou em pleno dia, não têm compromisso com a população. Políticos compradores de votos têm como único objetivo o poder pelo o poder, para dele desfrutar das muitas mordomias. Se por acaso, algum candidato quer negociar o seu voto, grave a conversa, tire fotos, depois denuncie à Justiça eleitoral. DENUNCIE A COMPRA OU TROCA DE VOTO.

SERTANEJO (A), não se deixe ser tratado como boiada, massa de manobra. Diga um Não ao voto de cabresto. Você não é animal. Diga um NÃO ao coronelismo. Ninguém manda no seu voto. Você é livre, por isso, vote sem medo no seu candidato ideal. Nem prefeito, vereador nem cabo eleitoral, seja quem for, é dono do seu voto. Quem manda no voto é o próprio eleitor. Seja livre para votar em quem quiser. O VOTO É SECRETO E DADO LIVREMENTE.

SERTANEJO (A), assim com urubus gostam de carniças, políticos descompromissados, oportunistas, que só pensam no poder e suas mordomias, gostam de tirar proveito do sofrimento do povo. CUIDADO COM OS POLÍTICOS RELÂMPAGOS, QUE SÓ APARECEM NA COMUNIDADE EM TEMPO DE ELEIÇÃO.

SERTANEJO (A), faça o seguinte questionamento: por que muitos políticos visitam minha comunidade só em tempo de campanha eleitoral? Quando na minha comunidade faltavam médicos, dentistas, água, escolas, segurança, saneamento básico etc., onde estavam esses ditos políticos? ELES AGORA ESTÃO APARECENDO COM SUAS PROMESSAS DE MIL MARAVILHAS. POR QUÊ?

SERTANEJO (A), se na sua cidade ou comunidade, a Saúde não funciona com convém, Educação de qualidade não existe, a violência assombra, a corrupção é escancarada, o esgoto corre a céu aberto, o povo não tem qualidade de vida, a fome, a sede e a miséria reinam etc. de quem é a culpa, do gestor, ou sua, que não soube escolher? PENSE ANTES DE ESCOLHER SEU CANDIDATO.

SERTANEJO (A), dê um basta à dependência, à humilhação. Troque os verbos PEDIR E HUMILHAR, pelo os verbos EXIGIR, COBRAR, REIVINDICAR, LUTAR. O prefeito nada faz por caridade ou favor, porque é bonzinho, mas por estrita obrigação. Você é cidadão (â), portador (a) de plenos direitos. EXERÇA SUA CIDADANIA, LUTANDO PELOS SEUS DIREITOS.

SERTANEJO (A), após as eleições, você tem um compromisso com sua cidadania, com seu município: exija dos seus eleitos (prefeito, vereadores) compromisso, trabalho, responsabilidade, transparência e seriedade com a coisa pública. Exija aplicação correta e honesta dos recursos públicos. Não aceite desmando político-administrativo (corrupção, abandono...). SEJA UM (A) CIDADÃO (Â) EXIGENTE E FISCALIZADOR.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

SERTANEJO (A), o objetivo da Lei 9.840/99 contra a corrupção eleitoral é punir com a perda de mandato ou da candidatura, os políticos que tentarem comprar votos ou que utilizarem a máquina administrativa em benefício de campanhas eleitorais.

A. O artigo dessa lei condena a compra de votos, tratando-a como crime eleitoral;
B. “É proibido ao candidato prometer, oferecer, doar ou entregar ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza...”.

C. “Caso tenha conhecimento e provas cabais (fotos, testemunhas, documentos, bens utilizados para a prática do ato etc.) de compra de votos, denuncie ao Ministério Público eleitoral ou à procuradoria regional eleitoral”.




DIÁRIO DO SERTÃO

Governo realiza 2ª Semana de Agricultura com atividades em diversas regiões do Estado



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, promove, de hoje até o próximo dia 31 deste mês, a 2ª Semana da Agricultura da Paraíba com atividades distribuídas em diversas regiões do Estado. O evento foi iniciado às 8h, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa, com um encontro temático sobre a Construção da Gestão das Feiras da Agricultura Familiar.

A atividade foi aberta ao público a partir das 15h, com o objetivo de apresentar à sociedade paraibana e ao produtor rural as novidades do setor, além de divulgar as ações realizadas pelo Governo em beneficio do agricultor e da alimentação animal.
“Essa é uma ótima oportunidade para mostrarmos o desenvolvimento do segmento agropecuário do Estado, que mesmo em períodos de seca tem mostrado grande potencial através de soluções sustentáveis”, comentou o secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista.
A programação do evento é constituída por palestras, oficinas, mini-cursos, apresentações culturais, feira de artesanato, apresentações de programas estaduais, exposições de produtos agrícolas, assinatura de convênios e distribuição de sementes.
O destaque da edição 2012 são as vitrines tecnológicas, que irão abordar assuntos relevantes para o desenvolvimento da produção no Estado, com temáticas como a alimentação animal e a utilização de produtos agrotóxicos.
Em João Pessoa, as atividades são realizadas das 8h às 20h no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, onde foram montados cerca de 120 estandes para exposições de algodão, flores, degustação de produtos sem agrotóxicos, espaço mel, entre outras atividades.

Destaques nas regiões:

26/07 – Vitrine Tecnológica em Sousa – Parque de Exposições do município

28/07 – Vitrine Tecnológica em Piancó – Parque de Exposições do município

31/07 – Vitrine Tecnológica em Campina Grande – Pirâmide do Parque do Povo

31/07- Distribuição e dicas de produção e transporte de palmas resistentes à Cochonilha do Carmim – Feira Livre de Remígio

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – Semana da Agricultura

Caixa corta juros e amplia prazo do crédito a materiais de construção


A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (23) a redução das taxas de juros e a ampliação do prazo do Construcard - linha de financiamento de materiais de construção. As alterações no produto fazem parte do Programa CAIXA Melhor Crédito, que tem como principais pilares oferecer as melhores taxas do mercado e facilitar o acesso ao crédito.
Com a nova redução, a taxa mínima do Construcard passa de 1,96% a.m para 1,40% a.m, e a máxima, de 2,35% a.m para 1,85% a.m, dependendo do prazo escolhido pelo cliente. Antes limitado a 60 meses, o prazo de pagamento do produto foi estendido para até 96 meses, podendo o cliente optar por ter seis meses de carência para execução da obras.

Segundo o presidente da CAIXA, Jorge Hereda, com as mudanças no produto o banco reafirma seu compromisso de garantir as melhores formas de acesso ao crédito para seus clientes. “Vamos dar às famílias condições muito mais atrativas para construir ou reformar sua casa. Com essas novas medidas, a CAIXA passa a ter uma das melhores taxas e o maior prazo do mercado, o que mantém o banco na liderança do mercado de crédito para materiais de construção”, afirmou o presidente.

Disponível para os clientes desde 1998, nos últimos cinco anos o Construcard já beneficiou mais de 1,2 milhão de famílias, com volume de financiamentos de cerca de R$ 15 bilhões nesse período. Para 2012, a CAIXA ainda dispõe de R$ 5 bilhões para esta linha de crédito.

Como funciona?

A linha de crédito Construcard é disponibilizada por meio de um cartão magnético exclusivo para utilização em lojas de materiais de construção conveniadas. Além da compra de material de construção em geral, o Construcard também se destina à aquisição de móveis embutidos e sistemas de aquecimento solar. Hoje, já são mais de 65 mil pontos comerciais conveniados em todo o Brasil.

Para se tornar cliente e ter acesso ao financiamento, basta se dirigir a uma das agências da CAIXA, e apresentar documentos pessoais (RG, CPF, comprovantes de endereço e de renda) para avaliação cadastral. Não há limite máximo para o valor do financiamento, que dependerá da capacidade de pagamento mensal do cliente. Para clientes da CAIXA, em muitos casos o limite já pode estar pré-aprovado, bastando fazer a opção pela contratação com o gerente.

(C.E.F.)
Correio do Povo

Ricardo Coutinho vai as redes de TV para fala à população sobre a importância do empréstimo da Cagepa

Em mensagem oficial transmitida por emissoras de TV nesta segunda-feira (23), o governador Ricardo Coutinho dirigiu-se à população paraibana para explicar por que enviou à Assembleia Legislativa, há dois meses, mensagem solicitando autorização para o Estado ser avalista de um empréstimo à Companhia de Águas e Esgotos da paraíba (Cagepa).

Ricardo Coutinho disse que encontrou a Cagepa em situação de falência, com empréstimos em cinco bancos privados, pagando juros de R$ 6 milhões mensais e que, se os deputados aprovarem o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, os cinco empréstimos serão liquidados e os juros cairão para menos de R$ 3 milhões por mês.

O governador não acredita que alguém possa ser contra esse empréstimo e acha que a Assembleia cumprirá sua missão.

SecomPB

Sindicato nacional decide manter greve nas universidades

Ato público dos professores da UFPB
Um balanço do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), divulgado nesta segunda-feira (23), mostra que as assembleias dos professores de universidades federais rejeitaram, por unanimidade, a proposta de reajuste salarial feita pelo governo federal. O sindicato deve apresentar uma contraproposta hoje, durante reunião com o Ministério do Planejamento.

As primeiras a rejeitar foram a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e a UFABC (Universidade Federal do ABC), ainda no começo da semana passada. O texto apresentado pelo governo prevê mudanças no plano de carreira, que entrariam em vigor a partir de 2013, e um aumento salarial que, de acordo com o Planejamento, poderiam chegar a 45,1% para o topo da carreira (professor titular com dedicação exclusiva). A proposta ainda reduz de 17 para 13 os níveis de carreira, uma das reivindicações do movimento grevista.

Na última semana, o Andes-SN criticou o texto, dizendo que o governo faz “um jogo de números maquiados” e que a o reajuste só apresenta ganho real, acima da inflação, para uma classe de professor que representa menos de 10% de toda a categoria.

Um cálculo feito pela economista Fabiana de Felício mostrou, também, que professores doutores iniciantes em 2015, ano em que a proposta do governo estaria toda implantada, ganharão praticamente a mesma coisa de um docente com doutorado que inicia a carreira em 2012.


Por sua vez, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou no dia 17 que não há margem orçamentária para melhorar a proposta de reestruturação da carreira dos professores. “A proposta apresentada pelo governo é quase R$ 4 bilhões [de recursos para custear o plano até 2014]. No momento, em função da crise internacional, a prioridade do governo é usar essa capacidade fiscal para o Brasil crescer e manter o emprego de quem não tem estabilidade", disse.

A greve completou dois meses na semana passada e atinge 58 das 59 universidades federais do país -a única que não aderiu foi a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).



Uol

Cinco candidatos a prefeito estão fora da disputa eleitoral


Cinco candidatos a prefeito já estão fora da disputa eleitoral no Estado. Após a apresentação de pedidos de impugnação, dois renunciaram e outros três tiveram as candidaturas indeferidas. Todas as decisões judiciais sobre registro de candidaturas, inclusive, as impugnadas, devem ser publicadas até o dia 5 de agosto. Na Paraíba, ainda aguardam julgamento 437 candidatos a prefeito e 8.230 a vereador.

Em Santa Rita, José Paulo Vitorino dos Santos renunciou à candidatura à Prefeitura. Em Rio Tinto, os candidatos a prefeito e vice, José Fernandes Gorgonho Neto e Maria Júlia Mendonça Silva, fizeram o mesmo. Quem também renunciou foi a candidata a vice-prefeita de Puxinanã, Carolina Aparecida Ribeiro (PRTB).

Em Gurinhém, o candidato a prefeito Sérgio Romero da Silva e seu vice, Romero Paulo da Silva foram julgados como inaptos para concorrerem às eleições 2012. Em Riachão do Bacamarte, José de Arimatéa da Silva, teve a candidatura a prefeito indeferida.

Já Solânea pode ficar sem candidatos no pleito deste ano. O município só teve duas candidaturas registradas para a vaga na Prefeitura. Foram indeferidas as de Josenias Pereira da Silva à Prefeitura e Allan Thales Rocha e Viana à vice. O outro concorrente Sebastião Alberto Cândido da Cruz (Beto do Brasil), já foi contestado com apresentação de pedido de impugnação e também pode ser impedido de participar da eleição. O juiz Miguel de Britto Lyra, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), lembra que as chapas para as eleições majoritárias podem ser modificadas até às vésperas do 1º turno.

Jornal Correio da Paraíba