quinta-feira, 31 de março de 2011

Padre Milton recebe título de Cidadão sousense da Câmara de Vereadores de Sousa

Com o plenário completamente lotado, a Câmara Municipal de Sousa, por força do Decreto Legislativo nº 198/2009, de iniciativa do vereador Ananias Vieira de Almeida (PMDB), realizou a sessão solene para a outorga de titulo de cidadão sousense ao Padre Francisco Milton Alexandre da Paróquia de Nossa senhora dos Remédios. Muitos paroquianos e amigos do Padre Milton lá estiveram e na oportunidade comemoraram também o seu aniversário. Os vereadores e convidados usaram a palavra para ressaltar a importância de Padre Milton para a cidade de Sousa onde ele faz um grande trabalho evangelístico e também de caridade a muitas pessoas. Ele visivelmente emocionado ouviu cada discurso com atenção, agradecendo a todos pelas palavras. Por fim, com muita emoção, ele agradeceu a comenda, e disse que é mesmo um sousense de coração, que tem Sousa como sua casa, sua cidade e fará tudo que tiver a seu alcance para ajudar Sousa, sobretudo em suas orações e ministério eucarístico.



Assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Sousa

Reunião com Produtores de Alimentos Caseiros Discute Problemática da Proibição da Venda

A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Vigilância Sanitária em parceria com a EMATER realizou na manhã desta quarta-feira (30/03), no auditório da Secretaria de Educação e Desporto, reunião com médios e pequenos produtores dos municípios de Sousa, Aparecida e Nazarezinho, com objetivo de solucionar a decisão do Ministério Público e o PROCON Estadual ao proibir a comercialização de produtos como: queijo, lingüiça caseira, manteiga, doces e outras iguarias – produzidos sem atender as exigências legais e aos padrões de higiene.
Participaram também da reunião representantes do SEBRAE, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e da Câmara Municipal, representado pelo vereador Denis Formiga.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, ressaltou a importância dos produtores adequarem as normas exigentes.

“Ser informal não significa dizer que a produção e a comercialização estejam sendo feitas em desacordo com as normas de exigência, mas para tanto os médios e pequenos produtores devem se adequar as essas exigências, melhorando no processamento e na higienização, sem com que comprometa a saúde dos consumidores e a renda dos produtores”.

Entre algumas alternativas debatidas com os produtores foi credenciar as famílias que produzem de forma caseira, formalizando-os na comercialização e também a utilização do SIE (Selo de Inspeção Estadual) que tem como objetivo inspecionar todos os produtos de origem animal, processados em estabelecimentos registrados na SDR, que façam comércio intermunicipal, propiciando a oferta de produtos sanitariamente compatíveis com o consumo da produção.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária estudam a implantação do SIM (Selo de Inspeção Municipal).

A Prefeitura de Sousa apóia os médios e pequenos produtores do Município, pois à comercialização de seus produtos geram riqueza e renda a dezenas de famílias, como também compreende que é indispensável a qualidade e a higiene dos produtos.



Ascom Sousa

Julgamento de Zé Vieira no Tribunal de Justiça será no dia 7 de Abril

Conforme havíamos antecipado, o julgamento de uma notícia-crime contra o prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva, foi adiado mais uma vez. O Pleno do TJPB, na sessão desta quarta-feira (30/03), atendeu a um requerimento do advogado do noticiado. Com isso, o caso só será apreciado na sessão ordinária do dia 7 de abril, conforme informou o relator do processo é o desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior.

Segundo consta nos autos da Notícia Crime de nº 037.2004.005476-1/001, no dia 25 de fevereiro de 2002, já na condição de prefeito, José Vieira da Silva pactou com o senhor Jeová de Sena Pinto a administração e movimentação da J. C. Engenharia. Dessa parceria, a empresa celebrou vários contratos e recebeu, em tese, quantias consideráveis da Prefeitura.

O advogado Johnson Gonçalves de Abrantes é quem fará a defesa do chefe do executivo no Tribunal de Justiça da Paraíba.



Mário Gibson

Câmara de Sousa mantém reprovação das Contas de 2007 da Gestão Gadelha

Na tarde desta quarta-feira a Câmara Municipal de Sousa, presidida pelo Vereador Adilmar Cacá de Sá Gadelha (PMDB) realizou duas sessões: a primeira era a 13ª sessão ordinária do período legislativo e tinha como objetivo principal apreciar as contas do ano de 2007 da Gestão do então prefeito de saudosa memória, Salomão Benevides Gadelha, onde o TCE, Tribunal de Contas do Estado, reprovou as contas desse exercício e lhe imputou débito de superior a 3 milhões de reais. Na apreciação feita pela Câmara de Sousa, 5 vereadores votaram pela manutenção da reprovação, foram eles: Dedé Veras (PSDB) que é o presidente da comissão de finanças da Câmara, onde em seu parecer manteve a imputação de débito bem como a reprovação de contas; Aldeone Abrantes (PDT); Assis Estrela (PDT); Renato Soares (PDT) e Odair José (PTB). Votaram contra o parecer os vereadores: Daniel Pinto (PMDB), líder da bancada oposicionista, Denis Formiga (PMDB), Cacá Gadelha (PMDB) e Ananias Vieira (PMDB).

O vereador Júnior de Nedimar (PMDB) não compareceu a sessão. No seu discurso o Vereador Daniel Pinto pediu para que os colegas reprovassem o parecer ou o retirassem de pauta, pois o TCE estaria se utilizando de requisitos políticos para reprovar as contas do então prefeito Salomão, como o próprio ex-prefeito dizia em vida. “Se vivo ele estivesse, ele estaria aqui e se defenderia magistralmente, com toda a sua brilhante inteligência”, disse Daniel ao final da sua fala.

Já Dedé Veras autor do parecer que ratificou a imputação do débito feito pelo o TCE, disse que era um momento triste, mais a Câmara tinha que fazer o seu papel de julgar e assim foi feito. Portanto por 5 a 4 o parecer foi aprovado.





CMS

Secretaria de Planejamento se Reúne com Proprietários de Terrenos no Loteamento Luar Pinto Gadelha

O Secretário de Planejamento, Rodrigo Bezerra Gurgel, juntamente com a equipe da secretaria de Planejamento do município de Sousa, irá se reunir nesta quinta-feira (31/03) a partir das 19h00 no auditório da Secretaria de Educação com todos os proprietários que adquiriram terrenos no loteamento Luar Pinto Gadelha.

A reunião terá como principal objetivo esclarecer a todos os proprietários do loteamento sobre os trâmites administrativos adotados no processo de aprovação do referido loteamento e de antemão informa que o comparecimento de todos os interessados é de fundamental importância para o devido esclarecimento dos fatos relacionados com a ausência de requisitos e estruturas essenciais para a liberação do terreno.



Ascom Sousa