sábado, 10 de abril de 2010

Moradores utilizam boneco para denunciar lamaçal em Bairro da Cidade de Sousa

Os moradores da Rua Francisco Paulino no Bairro Jardim Sorrilândia I continuam sofrendo por conta de um lamaçal insuportável que existe na referida Rua, mais precisamente em um Terreno Baldio que fica ao lado das residências.

De acordo com os populares, a água empoçada esta provocando a aglomeração de insetos e grande mau cheiro. Por diversas vezes, em virtude da falta de saneamento básico, os moradores da rua procuram o DAESA – Departamento de Água e Esgotos do Município, numa tentativa de solucionar o problema, mais tudo não passou de promessas.

Sem solução, a comunidade, como acontece em alguns lugares por aí, como no caso do João Buracão do Fantástico resolveram criar bonecos simbolizando o chefe maior do município, o Prefeito e também a vice, para tentar chamar atenção e enfim, resolver o problema, mais por enquanto nada.

Posicionamento do Município:

Nota de Esclarecimento

A respeito de notícia veiculada neste informativo, dando conta de que populares haviam confeccionado um “Boneco” em protesto por “Esgotos” estourados, na Rua Francisco Paulino, temos que informar o seguinte:
1 - Não se trata de água de “Esgoto”, mas sim de água represada pelas chuvas.

2 - Não se trata de via pública, mas de um terreno que pertence a particulares, o que não é de responsabilidade da Prefeitura de Sousa cuidar para mantê-lo em bom estado de conservação de acordo com o que está na Lei Orgânica do Município.

3 - Se faz necessário informar, que a responsabilidade de conservação de bens móveis ou imóveis particulares, é de inteira responsabilidade de seus proprietários. Portanto não cabe a Prefeitura de Sousa, mais sim aos proprietários deste terreno, realizar a recuperação.

4 - A Prefeitura de Sousa, irá continuar trabalhando para a melhoria da qualidade da vida do cidadão Sousense como temos feito até hoje.

5 - Trabalhando com mais calçamento nas ruas, construção de rede de saneamento básico, pagamento em dia do servidor municipal e principalmente respeitando ao cidadão. Até porque entendemos que o cidadão sousense merece respeito.

Eraldo Pordeus
Assessoria de comunicação.


Depois de analisar os dois lados da moeda, acho que num ponto a população tem razão, em cobrar solução dos problemas que afetam a comunidade. Para o bem da verdade, o Terreno que segundo a Prefeitura é de um particular não pode trazer prejuízos e riscos a saúde dos moradores. Acho que como medida preventiva, a Prefeitura teria condições de amenizar o problema, primeiro acionando o proprietário com o auxílio do Ministério Público para pelo menos aterrar o local. Já a prefeitura deveria sanear uma parte da avenida, e fazer um paliativo para que a água não continue trazendo riscos a saúde pública, e ao invés de ter raiva do boneco, disponibilizar material, que pode ser provisório como a piçarra.

Para fechar, em apenas em uma coisa eu não concordo, não acho que um simples problema de uma Cidade que durante décadas passou abandonada signifique um caos administrativo. Apenas acho que o problema precisa ser solucionado independente de quem seja o terreno em beneficio da coletividade.


Mário Gibson


Prefeitura de Sousa Realiza “Dia D” de Vacinação de Combate a Gripe H1N1

A Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Saúde realizará neste sábado (10/04) o “Dia D” de vacinação em combate ao vírus influenza H1N1. A vacinação acontecerá nos seguintes pontos: Secretaria de Saúde, Policlínica e todas as Unidades de Saúde da Família no município de Sousa, começando às 8h:00 , indo até às 17h:00.

De acordo com a Secretaria de Saúde está previsto para este dia vacinar os adultos de 20 a 39 anos, as gestantes, os doentes crônicos (diabetes, doença cardíaca, renal, hepática, pulmonar como bronquite e asma) e as crianças de 6 meses a 2 anos, devendo apresentar o documento identidade e o cartão de vacina.

A Prefeitura de Sousa iniciou a campanha de vacinação contra o vírus influenza H1N1 desde o dia (08/03). A vacina contra a influenza H1N1 é importante para prevenir uma possível epidemia da doença.

O “Dia de D” de vacinação contra o vírus influenza H1N1 tem o objetivo de vacinar a população com maior risco de desenvolver a doença de maneira grave. A maioria das pessoas que adoecem realmente se recuperam bem, a vacinação tenta impedir que os grupos considerados de risco tenham prejuízos à saúde.


Decom

CGU e FOCCO realizam Olho Vivo no Dinheiro Público

A Controladoria-Geral da União no Estado da Paraíba, com o apoio de órgãos parceiros integrantes do FOCCO-Fórum Paraibano de Combate à Corrupção, notadamente o Tribunal de Contas da União-TCU, Tribunal de Contas do Estado-TCE e Ministério Público Federal-MPF, promoverá de 12 a 16 de abril de 2010, no Município de Juazeirinho-PB, mais uma edição do Programa “Olho Vivo no Dinheiro Público” que visa a mobilização e capacitação dos conselheiros e agentes públicos municipais, como ferramenta de aprimoramento e fomento do Controle Social. A organização deste evento contará, de forma inédita, com o apoio da AMCAP (Associação dos Municípios do Cariri Paraibano).

O Programa Olho Vivo no Dinheiro Público visa basicamente incentivar o controle social. O objetivo é fazer com que o cidadão, no município, atue para a melhor aplicação dos recursos públicos. Com a iniciativa, a CGU busca sensibilizar e orientar conselheiros municipais, lideranças locais, agentes públicos municipais, professores e alunos sobre a importância da transparência na administração pública, da responsabilização e do cumprimento dos dispositivos legais. Nesta 7ª edição do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público serão abordados temas ligados a Assistência Social, Saúde, Educação e Finanças dos municípios dessa região.

A abertura do evento será no dia 12 de abril, às 9 horas, no Auditório do Fórum do Município de Juazeirinho, com acesso liberado ao público e o treinamento será na Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Pedro Pascoal de Oliveira.

Segundo Jaci Fernandes Sobrinho, chefe da Controladoria-Geral da União na Paraíba, trata-se de uma oportunidade impar para a capacitação dos conselheiros e servidores dos municípios convidados. A inscrição é gratuita e no final será emitido certificado para os participantes.

Estarão participando desse treinamento 22 municípios da Paraíba. Serão capacitados técnicos dos municípios de Areia de Baraúnas, Assunção, Barra de São Miguel, Boa Vista, Boqueirão, Cabaceiras, Caturité, Gurjão, Juazeirinho, Junco do Seridó, Parari, Passagem, Salgadinho, Santa Luzia, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, São José do Sabugi, Santo André, Soledade, Taperoá, Tenório e Várzea.

A CGU-Regional/PB chega ao seu sétimo evento do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, já tendo realizado anteriormente nos municípios de Patos, Areia, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Pombal e agora em Juazeirinho.

No dia 13 de abril, às 14h00, haverá também encontro com os vereadores e lideranças dos municípios participantes. Pretende-se abordar a aplicação e o acompanhamento dos principais programas de governo, com ênfase para o controle que deve ser exercido pela sociedade, em reforço ao desenvolvido pelos órgãos de fiscalização e defesa do patrimônio público.


PROGRAMAÇÃO

DATA HORÁRIO PÚBLICO ALVO
12/4/2010 09:00 às 12:00 Abertura do Programa - Autoridades e sociedade.

13/4/2010 14:00 às 17:30 Encontro com os vereadores e lideranças dos municípios participantes

13/4/2010 08:00 às 17:30 Dia da Assistência Social - conselheiros representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Assistência Social e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social.

14/4/2010 08:00 às 17:30 Dia da Saúde - conselheiros representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Saúde e servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

15/4/2010 08:00 às 17:30 Dia da Educação - conselheiros representantes da sociedade civil do Conselho Municipal de Educação e servidores da Secretaria Municipal de Educação.

16/4/2010 08:00 às 17:30 Dia das Finanças – servidores que atuam na Comissão Permanente de Licitação, no acompanhamento de Convênios e de obras públicas do município.


Assessoria


Ministério Público Federal inaugura prédio próprio em Sousa

Obra é a primeira do Brasil construída com base em projeto padrão da Procuradoria Geral da República

O Ministério Público Federal inaugurou, ontem (8), o novo prédio da Procuradoria da República em Sousa, no sertão da Paraíba. O prédio é o primeiro construído com base em projeto padrão para Procuradorias nos Municípios, desenvolvido pela Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura da Procuradoria Geral da República (PGR). A obra está localizada na Rua Francisco Vieira da Costa, s/n, Bairro Maria Raquel Gadelha.

O prédio está construído numa área de 1.515 metros quadrados, sendo 830,85 metros quadrados de área edificados. Ele tem gabinetes para procurador da República, sala de reunião, copa, salas para assessores, área administrativa e jurídica, banheiros para servidores e banheiros para público, central de ar-condicionado, depósito e arquivo.

Na ocasião, o procurador regional da República Luciano Mariz Maia representou o juiz do Trabalho Josias Figueiredo, viúvo da subprocuradora geral da República Armanda Soares Figueiredo (homenageada). Em seu discurso, o procurador elogiou a escolha do nome da subprocuradora Armanda Figueiredo para designar a nova sede da Procuradoria da República em Sousa. Ele descreveu a trajetória de vida da subprocuradora: "Paraibana, nascida em João Pessoa, ela foi serventuária da Justiça do Trabalho, onde encontrou, conheceu e apaixonou-se por Josias de Figueiredo, agora juiz do trabalho aposentado. Armanda formou-se em Direito aos 35 anos e aos 40 foi procuradora da República. Aos 50 já era procuradora regional da República, falecendo aos 63 anos já como subprocuradora-geral da República".

Luciano Maia destacou, também, que para a homenageada a dignidade e honra do cargo diziam menos do que a imensidão da pessoa que era."Armanda se orgulhava de anunciar-se, não como procuradora da República, mas como presidente das donas de casa de Recife, porque ela sabia que a civilização se faz com a transformação que as donas de casa realizam, educando seus filhos e filhas para serem responsáveis", lembrou.

Em seguida, o desembargador Federal Paulo de Tasso Gadelha, representando o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, falou da importância da interiorização da Justiça no país e da luta bem sucedida que ele e o deputado federal Marcondes Gadelha empreenderam para levar uma vara federal ao município. "Trouxemos a Justiça Federal e a Procuradoria da República e o fizemos em respeito à cultura de Sousa, ao seu atavismo jurídico, a sua mobilização e ao seu poder de comando. Hoje é norma: ninguém faz Justiça sem levar os procedimentos processuais para o interior do país", destacou.

Em seu discurso, o prefeito Fábio Tayrone elogiou a atuação do Ministério Público Federal e a estrutura prédio inaugurado. "Para Sousa é um orgulho muito grande ter essa instituição e tê-la hoje num prédio condigno, decente e próprio. Tive a oportunidade de conhecer este edifício antes de sua conclusão e pude confirmar o esmero, carinho e cuidado com que foi feito".

Já a procuradora da Republica Lívia Maria de Sousa ressaltou a importância do trabalho dos servidores da Procuradoria da República em Sousa, citando os nomes de cada servidor. "Aproveito a ocasião para reafirmar o nosso compromisso em prestar um excelente serviço público, como a população de Sousa realmente merece. Este é um prédio simples, mas sempre voltado para a funcionalidade para que tenhamos maior disponibilidade de prestar uma Justiça realmente tempestiva, que é o que todos esperam de nós", declarou.

Em sua fala, o procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba Victor Carvalho Veggi expressou sua grande satisfação por inaugurar a sede própria do MPF em Sousa e ressaltou que foi em Sousa a sua primeira lotação como procurador da República. "Outro motivo para minha satisfação é consolidar este sonho de todos os servidores e membros do Ministério Público Federal na Paraíba. O MPF está de parabéns".

Foi realizado, também, agradecimento especial ao apoio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), bem como à Prefeitura Municipal de Sousa, que fez a doação do terreno para a construção.

Selo de inauguração

A solenidade de inauguração foi marcada ainda pelo lançamento de um selo postal personalizado, alusivo à inauguração do edifício-sede da Procuradoria da República em Sousa. Na oportunidade, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos foi representada pelo diretor adjunto dos Correios na Paraíba, José Antônio Trajano Vasconcelos.

O selo apresenta duas partes. Na primeira, a bandeira nacional tremulando compõe o plano secundário e emoldura o mapa do Brasil, preenchido pelas flores do ipê amarelo, árvore-símbolo nacional. A segunda parte traz a imagem do edifício-sede, contendo no canto superior direito o Brasão da República e no canto inferior direito os dizeres: Ministério Público Federal – Procuradoria da República na Paraíba - Inauguração do edifício-sede da Procuradoria da República em Sousa, abril de 2010.

Participaram da obliteração (carimbamento) do selo os procuradores da República Victor Carvalho Veggi, Lívia Maria de Sousa e Rodolfo Alves Silva, o procurador regional da República Luciano Maia e a arquiteta da PGR Georgiana Gonçalves Dias.


Assessoria de Comunicação


Prefeito Tyrone Prestigia Inauguração da Procuradoria Geral da República em Sousa

Na início da noite desta quinta-feira (08/04), o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, acompanhado de secretários e auxiliares prestigiou a solenidade de inauguração da nova sede da Procuradoria Geral da República no município de Sousa.

Na ocasião estiveram presentes a solenidade: o Procurador-Chefe da República na Paraíba, Victor Carvalho Veggi, representando a Policia Federal na Paraíba, Sinomar Maria Neto, o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho na Paraíba, Edvaldo de Andrade, o Desembargador Federal da 5ª Região, Paulo de Tasso, o Secretário Executivo de Administração da Paraíba, José Job, a Procuradora da República responsável pela Procuradoria em Sousa, Lívia Maria de Sousa e o Procurador Regional da República, Luciano Mariz Maia.

O Ministério Público Federal escolheu através de concurso realizado entre servidores e colaboradores o nome do novo prédio, sendo então escolhido o nome da Senhora Subprocuradora-Geral da República, Armanda Soares de Figueiredo, reconhecida por sua valorosa atuação em defesa dos Direitos dos Povos indígenas e minorias étnicas.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, ressaltou a importância da atuação do Ministério Público em defesa da democracia, sendo também indispensável na busca dos direitos humanos e do bem-estar social. Avaliou também o Prefeito, que a nova sede da Procuradoria Geral da República é uma conquista de Sousa e região, já que as novas instalações propiciam maior acessibilidade à justiça.

Ainda em seu discurso, Fábio Tyrone conclamou a sociedade para um movimento contra o projeto de Lei 234/2007 que está sendo denominada como lei Maluf e que mutila o poder de atuação dos integrantes do Ministério Público.


Decom


Neste Domingo: Matriz das Artes Traz Irmãos Vieira e Banda Longa Metragem

O projeto “Matriz das Artes”, realizado pela Prefeitura de Sousa, através da Fundação Municipal de Cultura, apresenta neste domingo (11/04) a banda Longa Metragem, que com muito pop rock nacional traz a influência das bandas blitz, Engenheiros do Hawaii, RPM e outros, e logo após, o autêntico forró pé-de-serra dos 3 Irmãos Vieira, completa a mistura de ritmos nos domingos de Sousa.

O “Matriz das Artes” tem início a partir das 16h00, na Praça da Matriz e forma uma ponte entre o público sousense e a cultura e o artesanato produzido na região de Sousa, como também entretenimento para toda a família.

O projeto “Matriz das Artes” é uma feira de caráter cultural onde apresentações de diversos estilos musicais, culinária, performances artísticas e teatrais em um espaço garantido onde as famílias sousenses e os turistas tenham acesso a cultura de qualidade e totalmente gratuita.


Decom