quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Polícia dobra número de armas apreendidas e aumenta prisões em 50% no mês de janeiro

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social conseguiu dobrar a quantidade de armas apreendidas nesse início do ano, além de ter efetuado 50% mais prisões que no mesmo período de 2010. Os números mostram que as estratégias utilizadas pelas policiais civil e militar do Estado já começam a dar resultados positivos.

Só no mês de janeiro desse ano, aproximadamente 185 armas de fogo foram apreendidas na Paraíba, quase 100% a mais do que foi apreendido nos meses de janeiro (43) e fevereiro (55) de 2010.

O número de prisões também aumentou. Foram mais de 370 no mês de janeiro deste ano, o que representa um aumento superior a 50% de ações policiais com prisões, em relação ao mesmo período do ano passado (237).

Além disso, mais de 12 quilos de crack e cocaína, e 12 quilos de maconha, foram apreendidos apenas em João Pessoa, no mês de janeiro de 2011.

Em relação aos homicídios registrados, a meta da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) é alcançar uma diminuição de 12%. Em 2010, ocorreram 1.485 homicídios na Paraíba.

“Ações estratégicas estão sendo desenvolvidas para impedir a incidência de crimes violentos letais intencionais (CVLI), como homicídios. Para isso, mais armas têm sido apreendidas e, na Capital e em Campina Grande, a Operação Cidade Segura age durante os fins de semana com rondas e abordagens em pontos considerados críticos, ou seja, com maior ocorrência desse tipo de crime”, destacou o secretário da pasta, Cláudio Lima.

O secretário ainda acrescentou que a modalidade de crime com uso de explosivos para roubos a banco tem sido utilizada por criminosos em todo o Brasil. “Contudo, na Paraíba, a polícia conseguiu atingir bons resultados, com relevantes prisões e apreensões. O trabalho de investigação continua, por parte da polícia judiciária, juntamente com as ações ostensivas e preventivas desenvolvidas pela Polícia Militar”, completou o chefe da pasta.



SECOM

PEC 300 será discutida hoje na Assembleia pelos Deputados

Sessão vai discutir situação de policiais


O mandato do deputado estadual Frei Anastácio (PT) realizará sessão especial na Assembléia Legislativa, quarta-feira (23), para discutir situação das Polícias a Paraíba, que ameaçam entrar em greve no período de carnaval, alegando falta de diálogo entre o governo do estado, em relação às reivindicações de melhorias salariais, em torno da “chamada PEC 300”.

Segundo o deputado, “mesmo depois de diversas manifestações e mobilizações, como as caminhadas e vigília para chamar atenção do governo a respeito da situação dos policiais, eles foram atendidos uma única vez pelo então secretário Walter Aguiar, e não houve um entendimento que apontasse uma solução para este problema. Além disso, o governador ainda não se dispôs em atender os policiais”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, “o Poder Legislativo também tem o dever moral de ajudar a encontrar uma solução para o problema. Isso porque as Leis 9.245, 9.246 e 9.247, todas de outubro de 2010, que estipulam os reajustes para as categorias, foi aprovada pela Assembléia”, afirmou o deputado.

Frei Anastácio afirma que a Sessão Especial será uma forma de aprofundar a discussão sobre o problema e fazer com que a Assembléia tome uma posição para ajudar a resolver o impasse. “Os cidadãos paraibanos estão 'perplexos' pela postura adotada pelo Governo do Estado em não dialogar com os representantes das entidades, gerando um clima de desconforto e insegurança. Logo ele, que tanto lutou por diálogo quando foi sindicalista, vereador e deputado está agora assumindo uma postura que pode apagar todo um passado de admiração dos movimentos sociais”, alertou o parlamentar.

“O poder legislativo tem ajudar nesse processo, e só podemos ajudar fazendo o debate com as partes envolvidas e procurando uma saída. Os policiais nunca estiveram tão unidos por uma causa e não irão recuar. Dessa forma, vamos lutar para evitar que uma greve seja deflagrada, porque isso iria agravar ainda mais a situação de insegurança que vive a população paraibana”, disse o petista.



ASSESSORIA DE IMPRENSA

Deputados aprovam mais de 40 requerimentos na Assembleia Legislativa da Paraíba

A sessão ordinária desta terça-feira (22.02) da Assembleia Legislativa da Paraíba contou com a aprovação de mais 40 requerimentos. Entre os que receberam pareceres favoráveis está o que solicita providências urgentes por parte da Secretaria Estadual de Saúde no combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor do vírus da dengue, de autoria do deputado Doutor Aníbal (PSL).

O tema também esteve presente durante o Pequeno Expediente, quando o deputado Vituriano de Abreu (PSC) lembrou dos 974 casos de dengue notificados em todo o Estado este ano. O parlamentar enfatizou que o número pode ser ainda maior, em função da subnotificação. “Por isso faço um apelo às autoridades e também aos meios de comunicação, para que se faça cada vez mais alertas e informes sobre a importância do combate por parte da população. A dengue é perigosíssima e os índices alarmantes”, destacou Vituriano.

O parlamentar também pediu destaque no requerimento de sua autoria, solicitando a implantação de um Programa de Revitalização dos Principais rios da Paraíba, por parte do Governo do Estado, através das Secretarias de Planejamento e Gestão além de Infra-Estrutura. “Os rios estão morrendo e ninguém está trabalhando na revitalização. Até porque a Paraíba deve estar preparada para receber as águas da Transposição do Rio São Francisco”, disse ele.

Durante a sessão o deputado Luciano Cartaxo (PT) ocupou a tribuna para falar sobre o requerimento apelando ao governador do Estado, que receba os profissionais da Segurança Pública do Estado para dialogar sobre o reajuste previsto na chamada “PEC 300”. “A primeira questão fundamental é o diálogo. Muitos estão há 12 dias sob sol e chuva na Praça João Pessoa, pedindo somente uma audiência. O Folia de Rua está se aproximando e muitas pessoas estarão nas ruas e por isso é importante ter reforço na Segurança Pública e uma paralisação por parte deles não seria bom para ninguém”, afirmou Cartaxo.

A questão da segurança pública também foi mencionada através do destaque dado em âmbito nacional às constantes explosões dos caixas eletrônicos no Estado, através do Jornal Nacional da Rede Globo.

A Bancada de Oposição esteve na tribuna por diversas vezes para comentar a sessão especial realizada na quarta-feira passada (16) quando secretários das áreas administrativa e financeira do Estado estiveram na ALPB para explicar a demissão dos servidores temporários.A deputada Daniella Ribeiro (PP), autora do requerimento, chegou a lamentar alguns episódios ocorridos na ocasião.

Pela Bancada de Situação, o deputado Antônio Mineral (PSDB) defendeu a união em prol do crescimento da Paraíba. “O governo está com vontade de trabalhar, por isso vamos dar um prazo para a organização. Vamos convocar os parlamentares paraibanos em Brasília para que ajudem o governador a trazer recursos para o Estado”, declarou.
Diversos projetos constaram do Expediente da sessão, entre os quais o projeto de lei do deputado Raniery Paulino (PMDB) dispondo sobre o acesso de deputados nos órgãos públicos do Governo do Estado para o exercício do poder de fiscalização e o projeto de lei complementar do deputado Manoel Ludgério (PDT), estabelecendo critérios para elevação de distritos à condição de municípios. A Medida Provisória do Governo do Estado n°168/2010, que trata da criação do programa de recuperação de créditos tributários relacionados ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) também constou do Expediente.



CAROLINA PACHECO

Ministério Público vai investigar denuncia de que alunos estariam sendo transportado em Carrod do Lixo no Sertão

O Ministério Público da Paraíba vai investigar se alunos da zona rural de Itaporanga (município do Sertão da Paraíba a 430 quilômetros de João Pessoa) estão sendo transportados em um caminhão de lixo, conforme foi publicado em um site de notícias local.

Nesta terça-feira (22), o promotor de Justiça Eduardo de Freitas Torres entrou em contato com a Prefeitura Municipal que, informalmente, negou a denúncia que teria sido feita por pais de alunos dos sítios Curimatã e Tabuleiro Comprido. “Vamos investigar a veracidade da denúncia. Já foi determinado que os oficiais da promotoria de Justiça façam inspeções no local e vamos ouvir os pais dos estudantes”, disse.

O promotor de Justiça também informou que, no próximo mês, será agendada uma audiência com o prefeito da cidade e o secretário municipal de Educação para a celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC), em que a Prefeitura deverá se comprometer a providenciar a substituição de toda a frota de veículos irregular por ônibus que atendam às normas e exigências do Ministério da Educação.

Desde 2009, existe um procedimento administrativo instaurado pelo Ministério Público para exigir que a Prefeitura ofereça um transporte seguro e de qualidade aos estudantes. Em julho de 2010, foi realizada uma audiência com o prefeito e com o secretário de Educação sobre o assunto e ficou decidido que a Prefeitura deveria inspecionar todos os veículos que faziam o transporte escolar na cidade. “O Detran constatou alguns problemas e a Promotoria de Justiça recomendou que a Prefeitura fizesse o descredenciamento dos veículos irregulares”, disse Torres.



MPPB

Presidente Convoca Vereadores para Sessão dest a Quarta-feira na Câmara de Sousa

O Presidente da Câmara de Vereadores de Sousa, Cacá Gadelha (PMDB), está convocando todos os Vereadores do Poder Legislativo para comparecerem, logo mais às 17h para participarem da Sessão Ordinária deste Primeiro Período de 2011.

Projetos, Requerimentos do interesse da população Sousense serão colocados em pauta para discussão e votação das matérias.

A sessão começa às 17hs e tem a transmissão da Rádio 104-FM.



Pereira Jr

Confia os destaques do Paraíba Notícia desta Quarta-feira (23/02)

Deputado Wilson Braga deixa a oposição e anuncia apoio ao Governo Ricardo Coutinho na AL-PB
O deputado Wilson Braga (PMDB) anunciou ontem apoio a administração do governador Ricardo Coutinho. O anúncio aconteceu durante encontro mantido com o governador na sede da Cinep, na bairro de Jaguaribe.
Ex-governador do Estado, Wilson disse que tem compromissos com a sociedade paraibana e jamais poderia ficar contra uma administração que está se instalando e que demonstra os melhores propósitos com a sociedade.
O deputado Wilson Braga disse que o apoio dele na Assembléia Legislativa é um compromisso assumido em prol da Paraíba e que vai levar todas as reivindicações dos municípios onde foi votado. “O importante é a gente construir. O Brasil passa por um momento difícil, de corte de verbas federais, e é preciso estarmos unidos para que a Paraíba saia dessa situação e acompanhe o desenvolvimento dos demais estados nordestinos”, acrescentou o ex-governador e atual deputado estadual Wilson Braga ao oficializar a saída dele do bloco de oposição e apoio político ao governador Ricardo Coutinho.


Tião Gomes denuncia mensalão para financiar deputados no governo de Maranhão III e diz que apóia CPI para investigar servidores fantasmas

O deputado estadual Tião Gomes, presidente estadual do PSL, na Paraíba, e que no primeiro turno das eleições passadas votou no ex-governador Maranhão, denunciou ontem a existência de um esquema de mensalão na Assembléia Legislativa que beneficiou deputados estaduais aliados do governo Maranhão III.
Segundo o deputado Tião Gomes, todos os meses, os cofres estaduais desembolsavam até R$ 1,5 milhão para bancar gratificações nos contracheques de cerca de 200 pessoas – todas parentes de políticos, principalmente, deputados estaduais ligados ao esquema do ex-governador.
O deputado Tião Gomes defendeu a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a farra das gratificações na gestão do ex-governador Maranhão.


Sobre a denúncia feita pelo deputado Tião Gomes em relação a existência de um mensalão na Assembleia Legislativa que irrigava os deputados governistas com dinheiro do Estado, o líder do PMDB, deputado Gervásio classificou a denuncia como mentirosa e anunciou que irá aciona conselho de ética para cassar mandato do presidente do PSL na Paraíba.



INSS hoje deposita benefícios para aposentados com cartão de final 2


Aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 2, desconsiderando-se o dígito, têm seus benefícios depositados nesta quarta-feira (23).
Devido ao Carnaval, o calendário será interrompido no período de 7 a 9 de março e retomado no dia 10, quinta-feira, quando ocorrem os últimos pagamentos.
A folha de fevereiro paga mais de 28 milhões de benefícios em todo o país. O pagamento para quem recebe acima do piso começa no dia 1º de março.
Os segurados do INSS podem acompanhar o calendário de pagamentos de 2011 pelo site da Previdência Social. Basta acessar o ícone “Agência Eletrônica: Segurado” e seguir as datas pela tabela de pagamento de benefícios de 2011.
Dúvidas sobre as datas do pagamento também podem ser esclarecidas com os operadores da Central 135. A ligação é gratuita a partir de telefones fixos ou públicos e tem custo de chamada local, quando feita de celular.



MPF quer que Ronaldo, Wilson, Maranhão e Cícero devolvam salários recebidos como ex-governadores da PB

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) ajuizou na última segunda-feira (21) ação civil pública com pedido de liminar contra ex-governadores do estado da Paraíba , ocupantes de cargos no legislativo federal, e contra a União, por extrapolação do teto remuneratório fixado constitucionalmente, mediante a percepção conjunta de “pensão” de ex-governador e do subsídio do cargo eletivo.
Os demandados são o senador (e ex-governador) Cícero de Lucena Filho e os ex-governadores José Targino Maranhão, Ronaldo José da Cunha Lima e Wilson Leite Braga.
A partir de dados informados pela Assembleia Legislativa da Paraíba e pela Secretaria de Administração Estadual, constatou-se que os quatro ex-governadores recebem a quantia de R$ 18.371,50 a título de “pensão do tesouro”, sendo que Cícero Lucena percebe a pensão desde 1 de janeiro de 1995; José Maranhão, desde 6 de abril de 2002; Ronaldo Cunha Lima, desde 15 de março de 1991; e Wilson Braga, desde 14 de maio de 1986.
Na ação, O MPF argumenta que há clara lesão ao erário da União em razão do desrespeito da norma constitucional, já que todos os requeridos percebiam, juntamente com o subsídio do cargo eletivo, a pensão especial de ex-governador, sem que fosse aplicado qualquer redutor. Por isso, o Ministério Público Federal na Paraíba requer a devolução dos valores percebidos a maior, a partir de 2003.
A Constituição Federal de 1988 determina que os proventos e pensões percebidos, cumulativamente ou não, por todos aqueles que ocupam cargos (eletivos ou não) em quaisquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, não poderão exceder o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Para o Ministério Público Federal, o chamado teto remuneratório do serviço público trata-se de conquista da cidadania e da moralidade pública que pretendeu abolir os super salários na administração pública.



Projeto de Lei propõe ajustes na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Entre as mudanças propostas estão subir teto para entrada no Simples Nacional e o parcelamento especial para débitos de tributos desse sistema
O Projeto de Lei Complementar altera a Lei Complementar 123/06, conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Esta legislação criou o Simples Nacional - sistema especial de tributação dos micro e pequenos negócios. Uma das principais mudanças propostas pelo Projeto de Lei é o aumento do teto da receita bruta para entrada no sistema. Pela proposta, o limite da microempresa sobe de R$ 240 mil para R$ 360 mil e o da pequena passa de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões.
O projeto cria um parcelamento especial para débitos de tributos do Simples Nacional, o que hoje não é permitido.
A ideia é que o empresário tenha direito a três parcelamentos simultâneos. Elas recolherão o valor a ser pago no sistema acrescido de um índice sobre a receita fixado em 1% para a pequena empresa e 0,5% para a microempresa.



Deputada Léa denuncia caos no Hospital Regional de Guarabira

A deputada estadual Lea Toscano (PSB), defendeu nesta terça-feira (22) a ida do Secretário de Saúde do Estado, Mário Toscano, a Assembleia Legislativa, para que o mesmo apresente aos parlamentares estaduais o quadro real que ele encontrou nos hospitais públicos administrados pelo governo da Paraíba, em especial na região do Brejo paraibano, que segundo ela, estava em situação de “calamidade”, com o Hospital Regional de Guarabira sofrendo, inclusive, com falta de medicamentos.
A deputada Lea Toscano revelou que 'faltava até mesmo dipirona para os pacientes, medicamento de baixo custo, bem como material de limpeza, lençóis, material para curativos e até mesmo soro, por outro lado há no hospital 12 televisões de plasma, comprados no final do governo anterior.




PMDB pede no TSE nova eleição para senador noo Estado Pará

O PMDB entrou com recurso no TSE cobrando a realização de novas eleições para o Senado pelo Pará. O argumento do partido é de que os dois candidatos eleitos, Flexa Ribeiro e Marinor Brito, não conseguiram mais de 50% dos votos válidos. Eles assumiram as vagas de Jader Barbalho e Paulo Rocha, que foram considerados inelegíveis por terem sido enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
A defesa do partido sustenta que, pela legislação, haverá nova eleição quando mais da metade dos votos válidos tiveram sido anulados – o que teria ocorrido no caso de Jader e Paulo Rocha.



Justiça concede habeas corpus e libera naturalista acusado de pedofilia
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, concedeu ontem, por unanimidade, habeas corpus e determinou a liberação do ex-presidente da Sociedade Naturista de Tambaba, Nelci Rones Pereira de Sousa, que recolhido ao presídio do Roger, desde dezembro do ano passado, acusado, em tese, pela prática de pedofilia.
A decisão com o voto do autor do pedido de vista, desembargador Joás de Brito Pereira Filho, e do também desembargador Arnóbio Alves Teodósio. A Presidência da Câmara determinou ontem mesmo a imediata expedição de alvará de soltura em favor de Nelci Rones.
Os desembargadores integrantes da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça entenderam que não tinha sentido manter o Nelsi Rones, já que não havia nenhuma denuncia formulada contra o mesmo e que o presidente da Sociedade Naturista de Tambaba não atrapalhou o andamento das investigações e nem tentou fugir.



Desembargador Manoel Monteiro será o novo presidente TRE

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) elegeu, ontem, a nova mesa diretora para a gestão 2011/2012.
O desembargador Manoel Soares Monteiro foi eleito, por unanimidade, para presidir o TRE a partir do dia 11 de março. O também desembargador Genésio Gomes Pereira Filho será o vice e o juiz João Batista Barbosa será o corregedor.
A posse da nova mesa diretora do Tribunal Regional Eleitoral será no dia 11 de março, em sessão marcada para às 10h, na sala de Sessões da corte eleitoral.



Redação: Edmilson Pereira

TRE arquiva por cinco a zero processo de cassação contra vereador na cidade de Sousa

O Tribunal Regional Eleitoral arquivou no dia de ontem por cinco votos a zero a AIJE - Ação de Impugnação de Mandato Eletivo - movida pelo Ministério Público Estadual contra o vereador Daniel Pinto (PMDB) da Câmara Municipal de Sousa.

O processo foi impetrado durante a campanha de 2008, quando o parlamentar foi acusado de captação ilítica de votos durante o período eleitoral através de suposta distribuição de material de construção para eleitores.

Durante o processo, o suplente de vereador Mozinho Gonçalves (PMDB), chegou a contratar um advogado para acompanhar o caso, vislumbrando possível cassação do acusado e conquente posse do suplente no mandato parlamentar.

Na primeira instância, a decisão foi pela culpabilidade do vereador Daniel Pinto, mas com manutenção no cargo até que o processo chegasse ao grau de transitado em julgado.

No dia de ontem, o TRE praticamente encerrou a novela e arquivou por cino a zero o processo de cassação mantendo Daniel Pinto no cargo de vereador na Câmara Municipal de Sousa. Daniel, atualmente lidera a bancada de oposição ao prefeito Fábio Tyrone (PTB).


George Wagner

DER retira toneladas de entulhos e libera leito de rio na Ponte do Boi Morto

O Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER) removeu grande quantidade de entulhos que havia no leito do rio nas proximidades da Ponte do Boi Morto, localizada na PB-359, no município de Aparecida, sertão do Estado.

Foram toneladas de pedras e blocos de cimento que estavam no leito do rio desde a retirada de um bueiro para a construção da ponte. Até a semana passada, o entulho atrapalhava a vazão normal das águas.

O diretor de manutenção do DER, Antônio Fleming Martins Cabral, informou que foi necessário fazer uma proteção no aterro lateral da ponte, de forma emergencial, em direção ao município de Aparecida, para conter erosões.

Também está prevista a implantação de drenagem superficial nos aterros visando a canalização das águas pluviais. No local foi colocada a sinalização de segurança, inclusive com pessoal durante 24 horas, para evitar acidentes.

Senador Vital do Rêgo comemora “compromisso de alma” firmado por Dilma com o Nordeste

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) comemorou, em discurso na tribuna do Senado Federal, a declaração da presidente Dilma Rousseff (PT) de que tem “um compromisso de alma” com a região Nordeste. A afirmação foi feita durante sua participação no 12º Fórum de Governadores do Nordeste, realizado em Aracaju.

Na ocasião, explicou o senador, Dilma declarou só ser possível reduzir a desigualdade regional se for feito na região um pouco mais do que o feito no resto do Brasil, já que no local há uma trajetória de desigualdade que vem da oligarquia e da escravidão. Os eleitores nordestinos foram os que mais apoiaram, proporcionalmente, a candidatura de Dilma nas eleições de 2010.

“Para nós, nordestinos, para este paraibano, receber essa declaração e sentir o peso dessa afirmação faz com que eu me sinta extremamente satisfeito com o apoio e o voto que dei para a presidente Dilma Rousseff”, afirmou Vital do Rego.

Para o senador, tal compromisso soa essencial frente ao corte de R$ 50 bilhões do Orçamento da União, anunciado pela equipe econômica dias atrás, com o intuito de manter a estabilidade econômica do país.

Aviação - Ele também leu uma nota da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar) mostrando o crescimento da aviação regional, mas também evidenciando o esgotamento da infraestrutura aeroportuária nacional e a falta de profissionais qualificados, desafios que devem ser vencidos com a ajuda da Abetar, segundo mencionou.

O parlamentar pediu ainda à presidente Dilma que instale a Secretaria Nacional de Aviação Civil. “Não podemos fazer feio nos grandes eventos mundiais que estão se aproximando”, disse Vital do Rego, referindo-se à Copa de 2014 e à Olimpíada de 2016.

O Senador paraibano também comemorou a instalação da comissão de reforma política, da qual faz parte. Os dados são da Agência Senado.




Assessoria

Prefeitos são convocados para Assembleia do Consórcio do Lixo

CONVOCAÇÃO

Aos Senhore Prefeitos municipais.


Marcos Oliveira, Raimundo Antunes, Fábio Tyroni, Francisco de Assis Braga, Evilásio Formiga, José Rofrans, José Vivaldo.


Venho por meio deste convocar Vossas Senhorias para a Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no Centro de prevenção do Câncer, Rua: Coronel José Vicente S/N próximo a Radio 104/ FM, no dia 23 de fevereiro deste ano, às 10 horas.

- Assuntos Gerais.

- Presença do Procurador do Ministério Publico Estadual

José Farias de Souza Filho/ Promotor de Justiça de Meio Ambiente


Sem mais para o momento,


Deusimar Pires Ferreira
Presidente do Consorcio



Diretores Executivos
Simone Nascimento
Marlon Carvalho
Cont: (83) 3335.0423

MPF aciona ex-governadores por acumularem subsídio de cargo eletivo federal e “pensão especial”

Políticos devem devolver dinheiro recebido da posse nos cargos eletivos federais até o momento que continuaram recebendo valores da Câmara e do Senado, em extrapolação ao teto remuneratório constitucional

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) ajuizou na segunda-feira (21) ação civil pública com pedido de liminar contra ex-governadores do estado, ocupantes de cargos no legislativo federal, e a União, por extrapolação do teto remuneratório fixado constitucionalmente, mediante a percepção conjunta de “pensão” de ex-governador e do subsídio do cargo eletivo. Os demandados são o senador (e ex-governador) Cícero de Lucena Filho e os ex-governadores José Targino Maranhão, Ronaldo José da Cunha Lima e Wilson Leite Braga.
A partir de dados informados pela Assembleia Legislativa da Paraíba e pela Secretaria de Administração Estadual, constatou-se que os demandados recebem a quantia de R$ 18.371,50 a título de “pensão do tesouro”, sendo que Cícero Lucena percebe a pensão desde 1 de janeiro de 1995; José Maranhão, desde 6 de abril de 2002; Ronaldo Cunha Lima, desde 15 de março de 1991; e Wilson Braga, desde 14 de maio de 1986.
Além disso, tanto o Senado quanto a Câmara dos Deputados informam em suas páginas na internet que Cícero Lucena é senador da República desde 2007 e seu mandato se estenderá até 2015; José Targino Maranhão foi senador de 2003 a 17 de fevereiro de 2009; Ronaldo Cunha Lima foi deputado federal de 2003 a 31 de outubro de 2007 e Wilson Braga foi deputado federal de 2007 a 31 de janeiro de 2011. Percebe-se, dessa forma, que os requeridos já recebiam a “pensão” de ex-governador quando assumiram os mandatos eletivos no Congresso Nacional, extrapolando, assim, o teto constitucional.
Na ação, O MPF argumenta que há clara lesão ao erário da União em razão do desrespeito da norma constitucional, já que todos os requeridos percebiam, juntamente com o subsídio do cargo eletivo, a pensão especial de ex-governador, sem que fosse aplicado qualquer redutor. Por isso, o Ministério Público Federal na Paraíba requer a devolução dos valores percebidos a maior, a partir de 2003, por parte dos parlamentares e ex-parlamentares demandados.
Para o MPF, a “pensão” concedida aos ex-governadores é, no mínimo, de duvidosa constitucionalidade. “Facilmente se percebe que esta 'pensão especial' deriva do simples exercício do cargo de governador, independendo do tempo de contribuição e sem qualquer outra condicionante atuarial”, argumentam os procuradores da República que assinam a ação.

Liminar

No caso do senador Cícero Lucena, o MPF pede que a direção geral do Senado observe, nos pagamentos dele, o teto remuneratório constitucional, considerando a acumulação de proventos pagos pelo estado da Paraíba, em razão do exercício do cargo de governador e que não tome os valores “em separado”, mas adicione-os, facultando a Cícero Lucena indicar a fonte que deverá reduzir a remuneração para observar o teto único, com a devida comprovação na administração do Senado e perante à Justiça Federal. Pede-se também que tome, através da administração do Senado, a declaração de Cícero Lucena sob as penas da lei, de que observa o teto remuneratório na forma requerida e definida pelo juízo.
Além disso, o MPF pede que a Justiça oficie ao Senado e à Câmara dos Deputados, através dos respectivos presidentes ou diretores-gerais, para que esses informem, detalhadamente, como se compõe a remuneração dos parlamentares, discriminando em planilha os valores percebidos pelos requeridos desde 2003, bem como para que encaminhe cópia de Declaração de Atividades Econômicas ou Profissionais ou qualquer documento equivalente eventualmente preenchido pelos demandados quando da posse nos respectivos cargos eletivos.
A Câmara dos Deputados deve informar também qual o critério utilizado para calcular os subsídios dos parlamentares/ex-parlamentares Wilson Braga e Ronaldo Cunha Lima, considerando a percepção por eles, além do subsídio do cargo eletivo federal, de verba de representação paga pelo estado da Paraíba pelo exercício anterior da chefia do executivo estadual, atualmente no valor de R$ 18.371,50. E que, na hipótese de pagamento integral dos subsídios aos parlamentes/ex-parlamentares, qual o fundamento legal para pagamento do subsídio decorrente do desempenho de cargo eletivo federal em acumulação com a verba de “representação” paga aos referidos parlamentares/ex-parlamentares pelo exercício anterior da chefia do poder executivo estadual na Paraíba, considerando que o valor total da remuneração extrapolaria o teto constitucionalmente instituído.

Teto máximo

A Constituição Federal de 1988 determina que os proventos e pensões percebidos, cumulativamente ou não, por todos aqueles que ocupam cargos (eletivos ou não) em quaisquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, não poderão exceder o subsídio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Para o Ministério Público Federal, o chamado teto remuneratório do serviço público trata-se de conquista da cidadania e da moralidade pública que pretendeu abolir os super salários na administração pública.
Em 2010, o Supremo Tribunal Federal (STF) editou a Resolução n.º 423/2010, reajustando o valor dos subsídios dos seus ministros para R$ 26.723,13. Em dezembro do mesmo ano, o Congresso Nacional, por sua vez, publicou o Decreto Legislativo nº 805/2010, fixando o subsídio mensal dos membros do Congresso Nacional, do presidente e do vice-presidente da República e dos ministros de Estado em valor igual ao do subsídio dos ministros do STF.

* Ação Civil Pública nº 0001146-55.2011.4.05.8200 (3ª Vara Federal)


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83)3044-6258
Celular: (83) 9132-6751
No twitter: @MPF_PB

Cícero Lucena denuncia descaso do Governo com a segurança pública da Paraíba

O senador paraibano Cícero Lucena (PSDB) ocupou a tribuna do Senado Federal, nesta terça-feira (22), para denunciar o caos na segurança pública que se instalou na Paraíba. Criticou a postura do governador que virou as costas para o movimento dos policiais e bombeiros que clamam por melhores salários e estão acampados em frente ao Palácio da Redenção, em busca de uma simples audiência.

-Ele precisa olhar para a história, porque os ditadores estão caindo no Oriente Médio e podem, muito bem, não ter vida longa no nosso querido Estado, democrático e bravo, da Paraíba.

Cícero Lucena manifestou solidariedade aos policiais civis e ao ex-deputado federal, Major Fábio (DEM). O parlamentar também reportou-se a PEC 300 da Paraíba, e explicou que o seu pagamento seria feito de forma parcelada e em 18 meses.

-Não busca o diálogo, não quer conversa com os representantes, não propõe uma alternativa, porque ele dizia que a lei foi aprovada num período eleitoral. Mas essa não é a questão, até porque foi legitimamente aprovada, com previsão orçamentária.

O tucano prosseguiu: “Peço que o Governo da Paraíba, o atual governador saia do discurso de choradeira e querer ocupar e culpar governos passados, que o tem como prática de fazer isso.
Porque ele sabia que administrar a Paraíba não era fácil. Por que quis ser governador? Para ter o título?”

Confira o discurso na íntegra:

Sr. Presidente, também trato, aqui, de um assunto que é de muita preocupação na nossa Paraíba. Venho a esta tribuna para lamentar o caos que se instalou na segurança pública da nossa Paraíba. Roubos, sequestros relâmpagos e, agora, uma nova modalidade de crime: a explosão, com dinamite, de agências bancárias. Em menos de dois meses, 13 agências já foram explodidas com dinamite.

13 agências já foram explodidas com dinamite, dados alarmantes e que chamam a atenção inclusive da mídia nacional. A informação que temos que possivelmente hoje seja matéria do Jornal Nacional, a cidade bela, querida, a sua terra natal, que é Campina Grande.
E o que o Governo do Estado está fazendo? – pergunto eu, pergunto a V. Exª e a todos os paraibanos.

Virou as costas para um movimento do que há de mais importante de quem quer combater a insegurança em um Estado, que são seus policiais, que clamam por melhores salários, por salários dignos, que possibilitem a condição de vida digna para quem desempenha suas funções na sociedade, em defesa da sociedade, arriscando as suas vidas, deixando seus familiares intranquilos ao sair para o trabalho.

E o mais grave é ver os índices de violência crescendo e os policiais acampados na frente do Palácio do Governo, em busca de uma audiência – veja bem -, de uma audiência com o Governador que se dizia democrático e condutor dos movimentos populares. Simplesmente o Governador ignora esses pais de família, as mães de família, os policiais também, os esposos e as esposas deles, que todos os dias deixam seus familiares para desempenhar com fervor a árdua missão de proteger a sociedade contra um crime organizado, mais bem aparelhado.

E com a capacidade de desrespeitar a lei quando os policiais, mesmo enfrentando os bandidos, têm a preocupação de estar cumprindo a legislação.

O mais grave de toda essa situação é a omissão do Governo da Paraíba e a falta de sensibilidade do Governador com a situação desses policiais. No final do ano passado, a Assembléia da Paraíba aprovou a Lei Estadual 9.246, que reajustava os salários dos profissionais de segurança na Paraíba, escalonados em 18 meses, Senador Paulo Paim.

A Paraíba buscou, para V. Exª ter ideia, a equiparação com Sergipe. Não foi com Brasília, como a PEC 300 está tentando tratar, foi com o Estado nordestino Sergipe, que paga um salário entre os melhores daquela região. A chamada PEC 300 na Paraíba, em alusão à Proposta de Emenda à Constituição que tramita aqui no Congresso Nacional, cria um piso nacional e um fundo de custeio. A lei foi aprovada, começaria a ser paga em janeiro deste ano, com previsão orçamentária, valendo para os policiais e bombeiros militares, aposentados e pensionistas.

Outras duas leis também foram aprovadas para a Polícia Civil e para os agentes penitenciários. Senador Paulo Paim, Senador Vital do Rêgo, devem estar imaginando que o salário do policial, do soldado, deve estar sendo... foi elevado para seis, oito mil reais. Pasmem, Senadores, a lei estaria elevando em janeiro de 2011, ou seja, o mês passado, o soldado, a policia, passaria a receber R$2.099,00 – estou falando de menos de quatro salários mínimos –; em maio deste ano iria para R$2.282,00; em outubro deste ano passaria para R$2.465,00. O escalonamento iria prosseguir em janeiro de 2012, em que o soldado, na Paraíba, passaria a receber R$2.647,00; em abril de 2012 passaria para R$2.830,00, e em julho passaria para R$3.013,00.

Mas, infelizmente, o atual Governador derrubou a lei e não apresentou nenhuma contraproposta aos representantes da categoria. Quero aqui me solidarizar com o ex-Deputado Federal Major Fábio, que foi Relator da PEC 300, e que está lá defendendo e lutando pela categoria, que, na última semana, foi vítima da ira do Governador, da fraude da verdade existente naquele movimento, que quis creditar aos policiais civis o incidente ocorrido durante o jogo da Copa do Brasil, em que, em rede nacional, homens foram filmados com arma de fogo dentro do estádio em Campina Grande.

Hoje, repito, os policiais estão acampados em frente ao Palácio da Redenção, de forma ordeira, de forma responsável, reivindicando algo que é por demais justo.
Quem, deste País, que está nos ouvindo, que está nos vendo, que é abuso pagar daqui a 18 meses, num responsável escalonamento, chegar apenas a R$3.000,00 para um soldado de polícia? E não preciso aqui defendê-los, com a sua história, com a sua luta, com a sua insegurança, com o trauma que provocam na família ao saírem de casa sem saberem se vão voltar.

Pois bem, o chefe do poder que se encontra no Palácio da Redenção... Repito, lembro a ele que os ditadores estão caindo no Oriente Médio, e isso pode também chegar à Paraíba.

Não busca o diálogo, não quer conversa com os representantes, não propõe uma alternativa, porque ele dizia que a lei foi aprovada num período eleitoral. Mas essa não é a questão, até porque foi legitimamente aprovada, com previsão orçamentária. A questão é que se ele quer fazer justiça, quer determinar segurança, quer oferecer uma segurança ao nosso Estado, então por que ele não tem a iniciativa de mandar essa mesma lei com o mesmo escalonamento? Não é a questão de ser eleitoreira, como ele quis acusar. É uma questão de ter sensibilidade, de ter compromisso. Como é que diz que vai fazer segurança na Paraíba se não respeita o que há de maior instrumento na segurança e que é o quadro de pessoal, que são os policiais?

Por fim, é impossível compreender tal descaso de uma autoridade que há pouco tempo, para se eleger, se dizia democrática, aberta ao diálogo, aos movimentos reivindicatórios, com a problemática da segurança. Segurança é vida.
Segurança é vida. É a sua, a minha, é a nossa família que está sem a devida cobertura por falta desse diálogo, da incompreensão de um governo que se diz democrático.

Para concluir, eu peço que o Governo da Paraíba, o atual governador saia do discurso de choradeira e querer ocupar e culpar governos passados, que o tem como prática de fazer isso.

Porque ele sabia que administrar a Paraíba não era fácil. Por que quis ser governador? Para ter o título? Para encontrar uma administração fácil, estruturada, organizada, como ele recebeu na Prefeitura de João Pessoa? Ele sabe que tinha dificuldades por que vinha reduzindo a renda do Estado com a queda da receita do Fundo de Participação, mas ele tem que ter a coragem de enfrentar os problemas sociais e, no mínimo, atender uma categoria que está reivindicando por justiça e pelos direitos legítimos.

O combate ao crime organizado de igual para igual. Ele precisa dar condições dignas para os grandes lutadores da segurança pública, com salários, com estrutura operacional.

Não deixe os policiais, os bombeiros, os policiais civis, os agentes penitenciários em frente do Palácio da Redenção, governador! Mostre a este País que o senhor democrático. Converse. Não revogue essa lei. Discuta um novo escalonamento. Dê condição a esses policiais exercerem a sua profissão de forma digna. Dê um reajuste salarial, que é fundamental para essa categoria.

É um apelo que faço desta tribuna, que possa ecoar. Enfrente o problema de frente. Tenha coragem de conversar com os policiais da Paraíba. Eles são ordeiros. Eles são sérios. Eles são dignos. Eles são!

Eles são trabalhadores que querem defender a sociedade, mas querem também defender as suas famílias e os seus familiares.

Por isso, faço esse apelo aqui, Sr. Presidente Vital do Rêgo, V. Exª já tratou deste assunto, vamos continuar defendendo e lutando para que o Governador receba os policiais e seus representantes de forma aberta, não dentro de quatro paredes, não trancado para tentar propor ou desmoralizar lideranças do movimento policial, mas de forma aberta, transparente, com a presença para mostrar que o recurso que estava previsto no Orçamento ele já remanejou para outras coisas, sinal que existia o recurso para pagar o reajuste dos policiais.


Era o que tinha a dizer.
Muito obrigado,
Que Deus proteja a todos.