sábado, 5 de setembro de 2009

Advogados têm até quarta-feira para se manifestar sobre pedido de diligências em Ação Eleitoral de Sousa

05/09/2009.
Os advogados do ex-vice prefeito André Gadelha e do Prefeito Fabio Tyrone já começaram a preparar os pedidos de diligencias na Ação de Investigação Judicial Eleitoral do qual as testemunhas de acusação e defesa já foram ouvidas em juízo, apesar de terem sido todas contraditadas.

Segundo informações, esta fase pode ser muito importante no deslinde do feito, que investiga as denuncias feita por Gadelha aos eleitos em 2008. Existe ainda a possibilidade de que os advogados solicitem a oitiva de algumas testemunhas referidas, entre as quais, Thales Gadelha, que foi citado pelo Presidente do
Sindicato Romel Dantas, após ter sido indagado em audiência sobre o que Ele sabia com relação as denuncias de Compra de votos citadas pelas testemunhas dos investigantes, tendo Dantas, dito que a única coisa que soube sobre compra de votos, foram às declarações ditas por Thales na imprensa. Porem, ainda não se sabe se o pedido será ou não formulado ao juiz. Por outro lado, a defesa também terá que se pronunciar sobre os novos documentos anexados aos autos e a acusação pretende apresentar “surpresas”.

O juiz Henrique Jacome de Figueiredo, da 63ª Zona é quem irá tomar a decisão final sobre os pedidos de diligências que serão solicitados pelas partes, que terão que ser entregues até o dia 09 de setembro (quarta-feira).


Mário Gibson

Dário Formiga vai inaugurar Galeria de Fotos Históricas de sua Vida Pública

05/09/2009.
O ex-vereador e secretário, Dário Formiga da Nóbrega do PMDB, deverá inaugurar na próxima semana em sua Residência uma verdadeira exposição de fotos históricas feitas ao longo de sua vida pública. No arquivo, figuras históricas da Política, Nacional, Estadual e Municipal.

De acordo com Darão, nomes como, Antonio Mariz, Marcondes Gadelha, Ronaldo Cunha Lima, Wilson Braga, Burity, João Estrela e Salomão Gadelha fazem parte do acervo fotográfico da Galeria que está sendo organizada em sua própria residência.


Mário Gibson

Thales Gadelha diz que irá depor na Justiça, caso seja convocado

05/09/2009.
O ex-vice prefeito de Sousa, Thales de Sá Gadelha do PSL, disse ontem durante um encontro que teve em João Pessoa, por acaso com o Deputado Lindolfo Pires e os Advogados, Delosmar Mendonça e Johnson Abrantes, que se for chamado pela justiça para prestar declarações do que presenciou durante todo o pleito eleitoral de 2008, irá sem nenhum constrangimento contar tudo que sabe sobre os ex-aliados.

O encontro aconteceu em um Restaurante à beira mar, durante a última sexta-feira, e o que parceria apenas uma coincidência de encontros, acabou em um grande papo distraído de quase três horas. O ex-vice prefeito teria inclusive comentado sobre a sua entrevista nas emissoras de Rádio da Cidade de Sousa, e não voltou atrás, “o que eu disse nos programas de Rádio de Sousa, não foi a metade do que eu vou dizer caso seja chamado pela justiça, lá sim, eu vou contar tudo que eu sei e presenciei em Sousa, inclusive, onde funcionava o quartel do crime da campanha dos meus ex-aliados” detonou Thales.

Outra grande novidade da conversa, foi à disposição do qual o ex-vice prefeito e vereador do PSL, se dispôs a apoiar e votar em Lindolfo Pires do DEM, no pleito eleitoral de 2010, segundo a fonte, o apoio já foi confirmado.



Mário Gibson

Inaldo Leitão pode mesmo disputar mais uma vez Eleição para Deputado Federal em Sousa

05/09/2009.
O ex-deputado Inaldo Rocha Leitão do PR antigo PL, pode mesmo disputar novamente uma vaga rumo a Câmara Federal, pelo menos, é o que garante alguns aliados do Prefeito Fabio Tyrone, que é um dos incentivadores do “Mago” como é carinhosamente conhecido por alguns amigos. Ao contrário do que muitos pensavam e comentavam Leitão deverá retornar de “mala e cuia” a Paraíba em Dezembro, onde fará o anuncio oficial de sua pré-candidatura a Federal, fazendo dobradinha com o Deputado Lindolfo Pires na Cidade de Sousa.

Alguns adesivos inclusive já começaram a circular pela Cidade, com as cores laranja e verde, “Inaldo Leitão- Eu Amo a Paraíba”. A pesar de ter perdido diversos apoios de Prefeitos de toda a região e porque não dizer de vários outros aliados, a exemplo de Claudio Antonio que vai ficar ao lado do sobrinho Prefeito Neto com Welinton Roberto, Vivaldo que tem compromisso com Abílio, o sousense acredita que ainda assim sairá fortalecido e acredita que Sousa com a boa administração de Tyrone compensará os prejuízos.

Uma nova informação, é que existe ainda a possibilidade do ex-deputado sousense mudar de partido e ingressar no PSB de Ricardo Coutinho, o qual ficaria como o substituto de Marcondes Gadelha, como o homem de confiança do Prefeito da Capital em Sousa. Para quem não sabe atualmente Leitão trabalha com o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos que é o Presidente do PSB Nacional e que inclusive, o próprio Inaldo participa dos trabalhos de articulação que permitirá em definitivo a aliança do ex-governador Cássio Cunha Lima com o Prefeito de João Pessoa.

Já no tocante aos novos reforços para a sua Campanha, dizem que um nome de grande representatividade deverá ser o grande reforço para o seu futuro político e é o que estava faltando para o convencimento do filho de Sousa para tentar retomar uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.

Para quem ainda não sabe, Inaldo Rocha Leitão é sousense, paraibano, advogado e professor. Parlamentar de boa formação intelectual e experiência política foi assessor jurídico da prefeitura de Souza, PB (1980-81), procurador do Estado (1988-89) e secretário de Justiça, Cidadania e Meio Ambiente do Estado da Paraíba (1991-93), além de deputado estadual (1995-99), líder do governo Antônio Mariz, presidente da Assembléia Legislativa e governador interino (1998). Bem articulado, estreou na Câmara Federal com desenvoltura de veterano. Em seu primeiro mandato, foi presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes da Casa, foi um dos vice-líderes mais ativos do PSDB. Com bom trânsito na Câmara, revelou-se um bom formulador, tendo sido designado para relator de importantes matérias, entre as quais a PEC dos Inativos, o Estatuto da Cidade, a Lei das S.A., a PEC da Maioridade Penal e o processo que culminou com a cassação do então Deputado Hildebrando Pascoal. Eficiente operador político teve papel importante nas articulações que levaram à eleição de Aécio Neves para a presidência da Câmara e de Juthay Jr para a liderança do partido.



Mário Gibson

Maranhão desiste do PDT do Dr. Damião e vai à procura do PP de Enivaldo Ribeiro

05/09/2009.
O Presidente Estadual do Partido Progressista (PP) Deputado Enivaldo Ribeiro, disse a imprensa que o Governador da Paraíba, José Maranhão tentou tomar o seu partido, numa tentativa de colocar a legenda a disposição dos dissidentes do PSB, entre os quais o Deputado Federal Manoel Júnior.

Segundo Enivaldo, a direção nacional da legenda não convidou o deputado federal Manoel Júnior (PSB) para ingressar na legenda, pelo contrário o socialista é quem foi se oferecer para o senador Francisco Dornelles, presidente nacional do PP.

Ribeiro, revelou ainda, que não só continuará com a legenda do PP no Estado, mais também que já definiu o seu apoio ao Prefeito Ricardo Coutinho e ao Senador Cássio Cunha Lima. Quanto a Cícero, ele revelou que a sua opinião é igual ao do filho Aguinaldo, que recentemente utilizou a imprensa e declarou que Cícero não conseguiu viabilizar a sua candidatura ao Governo em 2010.

Segundo ainda os informes, a tentativa de Maranhão de ficar com o PP teria sido fruto da não conclusão das negociações com o Presidente Nacional do PDT Carlos Lupi, do qual foi comentado em todo Estado o que em Sousa traria modificações no Diretório Municipal onde o partido é Coordenado a mais de 14 anos pelo ex-prefeito João Marques Estrela e Silva (foto), sendo assim, dificilmente Estrela deixará o seu tão querido “12”, conforme garantia do Deputado Damião Feliciano que é o Presidente do PDT a nível Estadual na Paraíba.


Mário Gibson

TJ devolve Processo movido contra Salomão para Comarca de Sousa

05/09/2009.
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu por unanimidade na última quarta-feira (03/09) o retorno do julgamento de um inquérito Policial nº. 0372005.002549-5/001, que tem como indiciado, o ex-prefeito de Sousa, Salomão Benevides Gadelha do PMDB. A determinação de Baixa do Processo se deve a perda do Foro Privilegiado, já que Gadelha deixou de ser prefeito e agora terá ser julgado como um Cidadão Comum.

Com isso, o julgamento irá acontecer no Fórum da Comarca de Sousa, igual a este caso, todos os demais processos que tramitam no Tribunal deverão ser baixados gradativamente para a instancia local para julgamento por parte de uma das varas da fazenda se o crime for de ordem pública ou para outras, dependendo do caso.


Mário Gibson

Lindolfo diz que o DEM estará com Cássio onde "Ele" estiver

05/09/2009.
O deputado Lindolfo Pires (DEM) disse nesta sexta-feira, 4, que o seu partido “vai acompanhar Cássio em qualquer circunstância” na disputa majoritária pelo governo e para o Senado, em 2010.

“A nossa posição não alterou com a viagem e o retorno do ex-governador Cássio aos Estados Unidos. Esperamos pela viabilização das candidaturas de Cícero e Efraim, e a firme posição de seguirmos Cássio em qualquer circunstância; onde o PSDB estiver, aí estaremos também”, disse Lindolfo, que não exclui o diálogo com o prefeito Ricardo Coutinho(PSB).

“Nossa condição é fazer oposição ao governador Maranhão, porque somos contra o continuísmo do seu governo. Se o PSB se alinhar com a oposição ao governo, aí então conversaremos”, concluiu o deputado.


Paraíba.com.br

Prefeita de Uiraúna quer diminuir gastos, reduzindo expediente de trabalho, gastos com combustíveis e até medicamentos

05/09/2009.
A Prefeita do Município de Uiraúna, Drª Gloria Geane, baixou no último dia 31 de agosto, Decreto determinando, mudanças no expediente para o atendimento ao público, os novos horários começarão a funcionar a partir do dia 8 de Setembro de 2009, o expediente será corrido das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, nas repartições públicas municipais .

Segundo a chefe do executivo uiraunense, esta decisão foi tomada no sentido de reduizir os gastos de energia e consequentemente conter despesas, haja vista, a crise financeira instalada nas administrações municipais, ocasionada pelas constantes quedas nos repasses do FPM e de outras transferências.

Além desta determinação, a partir de agora fica terminantemente proibida toda e qualquer despesa sem a sua previa autorização, despesas estas que vão de medicamentos a combustiveis.

O munícipio de Uiraúna tem sido um dos mais afetados com as quedas do FPM. "Todas as despesas aumentaram, folha de pessoal, duodécimo da Câmara, precatórios, parcelamento com a enérgisa, em fim são muitas despesas que nas gestões anteriores não haviam, e agora estão ocorrendo, tornando dificil para a administração, manter todos estes pagamentos, mais mesmo assim temos priorizado o funcionalismo público municipal, que é a mola mestra da nossa gestão", frisou Dra. Geane.


JOSELITO FEITOSA