sábado, 5 de setembro de 2009

Inaldo Leitão pode mesmo disputar mais uma vez Eleição para Deputado Federal em Sousa

05/09/2009.
O ex-deputado Inaldo Rocha Leitão do PR antigo PL, pode mesmo disputar novamente uma vaga rumo a Câmara Federal, pelo menos, é o que garante alguns aliados do Prefeito Fabio Tyrone, que é um dos incentivadores do “Mago” como é carinhosamente conhecido por alguns amigos. Ao contrário do que muitos pensavam e comentavam Leitão deverá retornar de “mala e cuia” a Paraíba em Dezembro, onde fará o anuncio oficial de sua pré-candidatura a Federal, fazendo dobradinha com o Deputado Lindolfo Pires na Cidade de Sousa.

Alguns adesivos inclusive já começaram a circular pela Cidade, com as cores laranja e verde, “Inaldo Leitão- Eu Amo a Paraíba”. A pesar de ter perdido diversos apoios de Prefeitos de toda a região e porque não dizer de vários outros aliados, a exemplo de Claudio Antonio que vai ficar ao lado do sobrinho Prefeito Neto com Welinton Roberto, Vivaldo que tem compromisso com Abílio, o sousense acredita que ainda assim sairá fortalecido e acredita que Sousa com a boa administração de Tyrone compensará os prejuízos.

Uma nova informação, é que existe ainda a possibilidade do ex-deputado sousense mudar de partido e ingressar no PSB de Ricardo Coutinho, o qual ficaria como o substituto de Marcondes Gadelha, como o homem de confiança do Prefeito da Capital em Sousa. Para quem não sabe atualmente Leitão trabalha com o Governador de Pernambuco, Eduardo Campos que é o Presidente do PSB Nacional e que inclusive, o próprio Inaldo participa dos trabalhos de articulação que permitirá em definitivo a aliança do ex-governador Cássio Cunha Lima com o Prefeito de João Pessoa.

Já no tocante aos novos reforços para a sua Campanha, dizem que um nome de grande representatividade deverá ser o grande reforço para o seu futuro político e é o que estava faltando para o convencimento do filho de Sousa para tentar retomar uma cadeira na Câmara dos Deputados em Brasília.

Para quem ainda não sabe, Inaldo Rocha Leitão é sousense, paraibano, advogado e professor. Parlamentar de boa formação intelectual e experiência política foi assessor jurídico da prefeitura de Souza, PB (1980-81), procurador do Estado (1988-89) e secretário de Justiça, Cidadania e Meio Ambiente do Estado da Paraíba (1991-93), além de deputado estadual (1995-99), líder do governo Antônio Mariz, presidente da Assembléia Legislativa e governador interino (1998). Bem articulado, estreou na Câmara Federal com desenvoltura de veterano. Em seu primeiro mandato, foi presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça, uma das mais importantes da Casa, foi um dos vice-líderes mais ativos do PSDB. Com bom trânsito na Câmara, revelou-se um bom formulador, tendo sido designado para relator de importantes matérias, entre as quais a PEC dos Inativos, o Estatuto da Cidade, a Lei das S.A., a PEC da Maioridade Penal e o processo que culminou com a cassação do então Deputado Hildebrando Pascoal. Eficiente operador político teve papel importante nas articulações que levaram à eleição de Aécio Neves para a presidência da Câmara e de Juthay Jr para a liderança do partido.



Mário Gibson

Nenhum comentário:

Postar um comentário