quinta-feira, 19 de março de 2009

Nova Audiência de Marizópolis será no dia 08 de Abril e oposição ganhará reforço de mais um Advogado

19/03/2009.
A audiência de instrução da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) do Município de Marizópolis foi adiada para o a primeira quinzena do mês de abril. As investigações deveriam ter sido iniciadas no da de ontem 18/03, mas em virtude da impossibilidade da presença da promotora Eleitoral no feito, levou ao adiamento da Ação. Porém existem informações que o advogado teria apresentado novas provas dentro dos autos, entre os quais 2 Dvd´s e cerca de 20 laudas em documentações que foram juntados a pedido dos denunciantes.

Em uma das filmagens, aparecem imagens do atual prefeito Zé Vieira participando de solenidades em publico se apresentando como secretário de administração da prefeitura do município, o que contraria os documentos apresentados na defesa dos acusados assinadas pela ex-prefeita Alexciana, do qual consta a exoneração do seu tio e de vários outros secretários e funcionários que constam na relação de doadores da Campanha de 2008. Já no outro DVD, constam as filmagens ou imagens de uma casa abandonada, onde deveria funcionar uma casa comercial de um suposto empresário que também aparece como doador da campanha do qual existem vários empenhos em seu nome junto à prefeitura daquela cidade, porém, em Marizópolis todos desconhecem que o mesmo seja empresário ou tenha alguma simples bodega para ter faturado tanto dinheiro da Prefeitura e ainda dispor de condições para fazer doações na eleição passada.

A oposição suspeita que as doações feitas em campanha conforme prestações de contas dos eleitos tenha sido fruto de recursos públicos e não dos que aparecem nas documentações apresentadas à própria justiça eleitoral. Agora, só as investigações poderão comprovar a veracidade ou não dos fatos.

A outra novidade foi após á audiencia, com a contratação do Advogado Egberto guedes, que fará parte da banca de acusação ao lado do Dr. João Hélio.

Estado envia ao Dnocs estudo do esvaziamento das águas de açude

19/03/2009.
O Governo do Estado enviou nesta quinta-feira (19), ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), estudo do esvaziamento de parte das águas do Açude Engenheiro Ávidos, localizado no município de Cajazeiras.

O objetivo é prevenir problemas na capacidade de acumulação do reservatório, tendo em vista o aumento no volume de chuvas na região.O processo será realizado com a utilização do mesmo procedimento que foi aplicado na ocasião da abertura das comportas da Barragem de Acauã, no início deste mês.

De acordo com o diretor técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Laudízio Diniz, a população deve ficar tranquila, pois esse procedimento vai esvaziar um pouco as águas do açude, melhorando assim a sua capacidade de armazenamento durante o aumento das chuvas decorrentes do inverno. Ele explica, ainda, que como a responsabilidade do Açude Engenheiro Ávidos é do Dnocs, os técnicos da Aesa fizeram o estudo sobre a possibilidade de abertura das comportas a título de parceria e sugestão.

Laudízio Diniz informa ainda que o Governo do Estado está utilizando esse procedimento por estar preocupado em conter as cheias, devido a promessa de chuvas acima da média para o inverno deste ano. “Todo o processo será realizado com o acompanhamento de técnicos do Dnocs e da Defesa Civil Estadual. Portanto, isso não causará nenhum tipo de danos à população, nem tão pouco provocará enchentes no Rio Piranhas", enfatiza.

A inspeção no Açude Engenheiro Ávidos foi determinada pelo Ministério Público Federal para o dia 25 próximo. Ela deve ser feita por engenheiros do Dnocs e acompanhada por engenheiro do Ministério Público Federal. Os técnicos terão um prazo determinado para corrigir dois buracos constatados na última inspeção realizada pelo próprio Dnocs. Além dos problemas na estrutura, o órgão também deverá firmar convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para realizar estudos geológicos e geofísicos no local da barragem.

portal do governo da Paraiba.

Reunião dará início a criação territorial da macroregião.

19/03/2009.
A Comissão de Desenvolvimento do Território Rural de Sousa realiza hoje dia 19 março do corrente ano, ás 14h00mm, no auditório da Secretaria de Educação do Município de Sousa-PB, uma reunião visando discutir o desenvolvimento rural da região.
Integram a comissão: O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida-PB; A Prefeitura Municipal de Sousa; A EMATER – Regional de Sousa; ASA – Articulação do Semi-Árido Paraibano; tendo como representante da Comissão: o Professor e ambientalista Caetano de Lima.
É de interesse das Entidades Civis Organizadas, dos Sindicatos Rurais da Região, dos representantes das Câmaras Municipais do Semi-Árido e das ONG´s a participar e debater à Criação do Território Rural da Região de Sousa-PB, tendo em vista buscar alternativas e soluções para o desenvolvimento econômico e social do território rural.
Também deverão participar desta reunião, além da Prefeitura Municipal de Sousa, as prefeituras de Aparecida-PB, São Francisco-PB, Santa Cruz -PB, Lastro-PB, Nazarezinho-PB, São José da Lagoa Tapada-PB, Marizopólis-PB e Vieiropólis-PB.
A Comissão Articuladora espera com isso democratizar ao máximo, "A criação do território rural da região de Sousa".

www.sousa.pb.gov.br

Engenheiro do DNOCS garante segurança do Açude Engenheiro Avidos

19/03/2009.
O engenheiro do DNOCS Dr. André Giovanni deu a sua versão sobre a polêmica situação da Barragem de Engenheiro Ávidos (Boqueirão). Segundo ele a barragem se encontra em ótimas condições e que pode operar em plena capacidade, mais que existem recomendações técnicas para todos os açudes que não tem sangradouros de superfície livre para que haja liberação de água através das comportas em caso de invernos rigorosos.
No caso de Boqueirão o que existe na barragem é um vertedor de comportas radiais que controla o nível do manancial. Segundo Dr. André, Boqueirão tem condições de encher completamente depois de 1977, quando houve uma eficiente recuperação da parede do açude e existe uma equipe de plantão permanente monitorando todas as condições, bem como já houve a lubrificação dos mecanismos que controlam a abertura das comportas que estão funcionando normalmente.
Há ainda por parte do DNOCS a expectativa de início do convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para um trabalho minucioso no que diz respeito ao acompanhamento geológico da citada barragem, ele diz ainda que esse convênio ainda não começou em virtude da burocracia.
Nos dias 25 e 26 desse mês os açudes de Mãe D'água e Engenheiros Ávidos passarão por uma vistoria por parte do Ministério Público e o próprio engenheiro André Giovanni na oportunidade, convidou toda a imprensa para acompanhar o trabalho.
Por fim ele disse que só o DNOCS é quem realmente entende de barragens de terra a nível de Brasil, e que todos podem ficar tranquilos quanto as condições do açude de Boqueirão.

POR JACKSON QUEIROGA, RADIALISTA SOUSENSE

TJPB devolve mais cinco processos penais de ex-prefeitos às comarcas de origem

19/03/2009.
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, durante sessão realizada na manhã desta quarta-feira (18), decidiu, por unanimidade, remeter às comarcas de origem mais cinco processos penais que envolvem ex-prefeitos. O Colegiado entendeu que os ex-agentes políticos perderam o direito ao foro privilegiado e, por isso, devem responder suas respectivas ações no Juízo de primeiro grau, já que o TJPB, constitucionalmente, não tem mais a competência para julgá-las.
Serão remetidas às comarcas de origem duas notícias crimes, em que figuram como noticiados os ex-prefeitos de Sousa e de Pilõeszinhos, Salomão Benevides Gadelha e Alessandro Alves da Silva, respectivamente; bem como, três ações penais, em que são partes os ex-gestores José Carlos Soares (Santana dos Garrotes); Alecxiana Vieira Braga, (Marizópolis) e Carlos Antônio Araújo de Oliveira (Cajazeiras.
A sessão ordinária de julgamento do Tribunal Pleno foi presidida pelo desembargador Jorge Ribeiro Nóbrega, vice-presidente da Corte, em face da ausência justificada do presidente do TJPB, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior. O desembargador-presidente, Ramalho Júnior, viajou para o Estado do Rio de Janeiro para verificar “in loco” o projeto de modernização administrativa desenvolvido e implantado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no TJRJ e que será, posteriormente, implantado no Tribunal de Justiça da Paraíba.

Por Fernando Patriota
TJ, Pb.

Barragens de Pilões começa a sangrar

19/03/2009.
A barragem de Pilões, localizada entre os municípios de São João Rio do Peixe e Triunfo, está sangrando, após as últimas chuvas que caíram na região. A sangria começou nesta quarta-feira (18), e tem sido um atrativo para os moradores do pequeno distrito e para as pessoas que vão visitar o manancial.

Com capacidade para 13.000.000 de m³ de água, a barragem de Pilões foi construído em 1933, e hoje, nas suas imediações, existe bares e restaurantes, além de uma área para banho, passeios de barco, e prática de esportes.

A população tem festejado a sangria do açude, fonte de sobrevivência para muitas famílias da região, e que até o mês de dezembro vinha sofrendo com a escassez de chuvas no sertão paraibano.

Segundo informações, a barragem começou a sangrar em virtude da abertura das compostas do açude da Capivara, localizado no Município de Uiraúna para um controle mais rigoroso do volume de água daquele manancial.

Com certeza, o Rio do Peixe também começará a receber um bom volume de água principalemente se as chuvas continuarem acentuadas.

Com informações de JOSELITO FEITOSA.

Campeão do 1º Turno estréia com derrota em Campina Grande

19/03/2009.
Mesmo se contar com diversos titulares e sem o seu artilheiro Edmundo, o treze teve bastante dificuldades para vencer o Sousa na partida de estréia do 2º turno do paraibano, os gols do Galo foram marcados por Geraldo Madureira e Cléo, Alex descontou para o Sousa, no final 2x1 para o Treze no Presidente Vargas.

Nos outros dois jogos, o Campinense venceu fora de casa à fraca equipe do Internacional em João Pessoa por 5x1, e o Esporte de Patos mesmo jogando em casa perdeu por 3x2 para a Queimadense em pleno José Cavalcante.

5 vereadores deixam de comparecer a sessão na Câmara de Sousa

19/03/2009.
Por não ter quorum qualificado para deliberar matérias a câmara municipal ficou mais uma vez sem votar, aprovar ou analisar qualquer matéria que viesse de encontro à sociedade. Desta feita os faltosos foram: Júnior de Nedimar e Dedé Veras que estavam em nossa cidade mais não compareceram à Casa Legislativa, além de Ananias Vieira, Daniel Pinto e Caca Gadelha que se encontravam em João Pessoa a procura das definições dos empregos.

Diversos projetos estavam na pauta da Sessão ordinária de ontem, entre eles, um requerimento do vereador Caca que pede a realização de uma sessão itinerante para o próximo dia 25 de março no Distrito de São Gonçalo.