
O engenheiro do DNOCS Dr. André Giovanni deu a sua versão sobre a polêmica situação da Barragem de Engenheiro Ávidos (Boqueirão). Segundo ele a barragem se encontra em ótimas condições e que pode operar em plena capacidade, mais que existem recomendações técnicas para todos os açudes que não tem sangradouros de superfície livre para que haja liberação de água através das comportas em caso de invernos rigorosos.
No caso de Boqueirão o que existe na barragem é um vertedor de comportas radiais que controla o nível do manancial. Segundo Dr. André, Boqueirão tem condições de encher completamente depois de 1977, quando houve uma eficiente recuperação da parede do açude e existe uma equipe de plantão permanente monitorando todas as condições, bem como já houve a lubrificação dos mecanismos que controlam a abertura das comportas que estão funcionando normalmente.
Há ainda por parte do DNOCS a expectativa de início do convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte para um trabalho minucioso no que diz respeito ao acompanhamento geológico da citada barragem, ele diz ainda que esse convênio ainda não começou em virtude da burocracia.
Nos dias 25 e 26 desse mês os açudes de Mãe D'água e Engenheiros Ávidos passarão por uma vistoria por parte do Ministério Público e o próprio engenheiro André Giovanni na oportunidade, convidou toda a imprensa para acompanhar o trabalho.
Por fim ele disse que só o DNOCS é quem realmente entende de barragens de terra a nível de Brasil, e que todos podem ficar tranquilos quanto as condições do açude de Boqueirão.
POR JACKSON QUEIROGA, RADIALISTA SOUSENSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário