sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Jeová Campos vai a Brasília em busca de solução para a impugnação do curso de Medicina de Cajazeiras

O deputado estadual Jeová Campos (PT), que também é candidato a Câmara Federal nas eleições de outubro, compôs a comitiva paraibana que esteve em Brasília nesta quinta-feira (12), em audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. Na ocasião, o deputado tratou da autorização do funcionamento do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Cajazeiras, que em recente parecer da Secretaria de Educação Superior do MEC teve seu funcionamento impugnado. Segundo o deputado, que junto ao governador José Maranhão, o diretor do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Dr. Antônio Fernandes Filho e o diretor do Centro de Formação de Professores do campus de Cajazeiras (CFP), Dr. José Cezário de Almeida, além de outras autoridades paraibanas, reivindicou a invalidação do parecer da comissão técnica que impugnou o curso, a audiência foi bastante proveitosa.

“Não só conseguimos a garantia do funcionamento do curso em Cajazeiras, como também conseguimos com o ministro a criação de outros sete cursos, sendo quatro de licenciatura”, disse o deputado, apostando no fortalecimento do campus sertanejo. “Com essa garantia do ministro, vamos ampliar ainda mais o número de vagas na região, robustecendo ainda mais a universidade pública na cidade de Cajazeiras”, completou, o parlamentar explicando ainda que o compromisso do ministro Fernando Haddad em criar novos cursos para campus de Cajazeiras depende de uma redução do número de vagas do curso de Medicina de 80 para 30 vagas anuais.

Para o deputado, essa é uma troca justa. “A redução de vagas do curso vem de uma regulamentação que determina que para as vagas oferecidas é necessário a oferta de pelo menos 500 leitos em todo sistema de saúde pública da região para que esses alunos possam ter um campo de práticas. Ao invés de determinar o fechamento do curso, Haddad sugeriu a redução de vagas e mais ainda, comprometeu-se a criar novos cursos”, disse Jeová. De acordo com o parlamentar, o ministro da Educação garantiu que se as vagas do curso de Medicina forem reduzidas, o ministério vai implementar os cursos de Educação Física, Biomedicina, Fisioterapia e mais quatro cursos de licenciatura, sendo eles os de Matemática, Física, Biologia e Química, cada um com 20 vagas.

Implantação de HU

Ainda durante a audiência, Jeová afirmou que uma de suas lutas enquanto deputado federal será justamente a implementação de um Hospital Universitário na microrregião de Cajazeiras. “A redução de vagas do curso de Cajazeiras será com certeza temporária porque pretendo lutar pela criação de um Hospital Universitário na região”, disse o parlamentar que, inclusive. foi um dos principais articuladores para a abertura do curso de Medicina na região.



Escola “Maria Estrela de Oliveira” Realiza o JIMEO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio “Maria Estrela de Oliveira”, no distrito Lagoa dos Estrelas, realizou entre os dias 7 a 13 deste mês, os jogos internos escolares ‘JIMEO’.

Várias modalidades esportivas como Futsal, Handebol, Futebol, Voleibol, Atletismo, Dança, integraram a semana do ‘JIMEO’, além de atividades recreativas e a famosa corrida-de-jegue, que aconteceu ao redor da Escola.

Participaram do ‘JIMEO’ os alunos do ensino infantil ao ensino médio, ex-alunos, pais, professores, divididos em quatro categorias: grupo amarelo, grupo rosa, grupo preto e grupo azul.

A Escola Municipal “Maria Estrela de Oliveira” tem mais de 400 alunos matriculados, em dois turnos, manhã e tarde, conforme informou a Diretora Escolar, Valdeci Raimundo de Sá.

Nesta sexta-feira (13/08) será o encerramento dos jogos internos, com distribuição de premiação (troféus e medalhas) aos vencedores de cada modalidade esportiva.

A Secretaria de Educação e Esportes do Município compreende que as atividades esportivas e recreativas incentivam, pedagogicamente, a melhor aprendizagem, e o objetivo da Prefeitura de Sousa é proporcionar um ensino de qualidade para todos os alunos matriculados na rede municipal de ensino.



Eraldo Pordeus


Juíza manda notificar candidatos sobre as proibições de eventos políticos próximos a Cultos Religiosos

A legislação eleitoral é clara quanto ao propósito de permitir a propaganda eleitoral por parte dos candidatos, partidos e coligações partidárias, observados os limites impostos.

Tratando-se de propaganda sonora (carros de som) e atos públicos (compreenda-se comícios, carretas, passetas, arrastões e similares) é evidente que as limitações impostas visam resguardar o direito à paz, ao sossego, à ordem pública e o respeito a determinaos órgãos e entidades, quando se fixa distãncia mínima em horário de funcionamento.

É notório e tem chegado ao conhecimento desta Magistrada os transtornos ocasionados pela realização de atos públicos nos horários de funcionamento dos cultos religiosos, principalmente nos já conhecidos "comícios de dia de feira", sempre acompanhados de estampidos de fogos de artifícios e outros recursos que findam por se impor sobre o silêncio mínimo necessário à adoração, instrospecção e oração próprios dos cultos religiosos.

Mesmo mantendo a distância mínima, esta ainda se faz pequena para assegurar que o barulho não intervenha nos cultos, razão pela qual determino a imediata expedição de NOTIFICAÇÃO a todos os candidatos, partidos políticos e coligações que comunicarem a realização de atos públicos, bem como comunicado à Polícia Militar, no sentido de que se abstenham da realização destes atos nas proximidades dos locais de culto religioso em horário coincidente.


P. I.


Sousa, PB, 13 de agosto de 2010.


MARIA DOS REMÉDIOS PORDEUS PEDROSA SARMENTO
Juíza Eleitoral - 35ª ZE


Prefeitura de Sousa Inicia Campanha de Conscientização no Trânsito

De acordo com José Alan Dantas, Diretor da STTRANS, com a implantação do sistema de aplicação de infrações os agentes de trânsito municipais já dispõem de plenos poderes para organizar o trânsito de Sousa.

De acordo com José Alan Dantas, Diretor da STTRANS, com a implantação do sistema de aplicação de infrações os agentes de trânsito municipais já dispõem de plenos poderes para organizar o trânsito de Sousa.

“Porém o interessante é que a população saiba que não é importante para a prefeitura somente aplicar multas, mas sim organizar o trânsito de nossa cidade realizando campanhas educativas e restaurando a sinalização das vias do município”. Declarou José Allan.

Outro ponto importante será a recuperação de todo o sistema de sinalização da cidade, com a fixação de novas placas, pinturas das vias e outras melhorias, além da implantação de um projeto de tráfego já pronto, que desafogará e organizará de vez o trânsito em nossa cidade, sendo que para esse trabalho surtir o efeito desejado a prefeitura de Sousa, espera contar com a participação de toda a sociedade e principalmente a conscientização dos motoristas que trafegam com seus veículos pelas ruas de nossa cidade.

A STTRANS também informou que os transportes alternativos para as cidades de: Nazarezinho, São José da Lagoa Tapada e Aparecida ficarão na Praça do Bom Jesus, os transportes para as cidades de Santa Cruz e São Francisco nas proximidades da igreja do Bom Jesus, e os transportes para as cidades de Uiraúna, Lastro, Tenente Ananias, Pau dos Ferros e outros ficarão na região da Praça da Matriz que somente no período das festividades da Padroeira estarão provisoriamente na região da Rua Emílio Pires.


Ascom


Prefeito de Marizópolis oficializará apoio a Mikika Leitão na próxima Quinta-feira

O Prefeito Jose Vieira da Silva do PSDC (foto) vai oficializar na próxima semana o seu apoio político ao candidato a Deputado Estadual do PSL Mikika Leitão, irmão de Inaldo Leitão atual Chefe da Casa Civil do Governo Maranhão III.

Segundo informações o apoio será anunciado em um comício que esta previsto para a quinta-feira, dia 19 de Agosto de 2010 na cidade de Marizópolis com a presença do Governador José Maranhão do PMDB que também receberá mais uma vez o apoio do político do prefeito marizopolense.

De acordo com informações, o candidato do PSL fechou acordo político com a Prefeita da Cidade de Nova Olinda, Maria do Carmo do PSDB, de seu vice Idácio Souto do PMDB e de mais seis vereadores. Quem também fechou com o irmão do Secretário da Casa Civil foi o prefeito da Cidade de São João do Rio do Peixe, Lavousier Dantas.



Primeira parcela do 13º salário dos aposentados é antecipada

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (12) decreto, que permite a antecipação do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O benefício estará disponível para ser sacado pelos segurados entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

Segundo Lula, essas e outras ações fazem parte de uma “revolução” feita pelo seu governo na Previdência Social. O presidente esteve no prédio-sede da Previdência em Brasília hoje e falou sobre o fim das filas e a redução no tempo entre o agendamento e o atendimento nas agências da Previdência em todo o país.

“Nós acabamos com as filas. Hoje não tem mais ninguém ganhando dinheiro guardando lugar, enquanto as outras pessoas não chegavam. Isso aconteceu porque o parque tecnológico foi renovado, os servidores foram capacitados e foi reduzido o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento”, afirmou o presidente, em discurso.

Lula lembrou do tempo em que os sindicatos eram responsáveis por ajudar o trabalhador a se aposentar e de quanto tempo levava entre o pedido de aposentadoria e a concessão do benefício. Segundo ele, com a adoção do número 135, para onde as pessoas ligam para agendar serviços com a Previdência Social, essa realidade mudou e se tornou mais “digna” para o trabalhador.

“Eu conheci minha mulher ainda no tempo em que a gente dava atestado de vida no sindicato. As pessoas iam lá e a gente dava um comprovante de que elas estavam vivas para receberem o benefício. O cidadão chegava lá e a gente fazia o cálculo de quanto ele tinha para receber, levava os documentos na previdência em um envelopinho fechado e aquilo levava três anos para sair”, contou o presidente.

Lula elogiou ainda a atuação dos servidores do INSS e disse que eles agora sabem que estão sendo monitorados e cumprem metas. Lula foi à sede da Previdência para conhecer a sala de monitoramento, onde um painel dá as condições de todas as agências em todo o país. Por meio desse sistema, que já funciona desde 2009, é possível saber quantas pessoas esperam para serem atendidas em uma agência, quantas já tiveram o atendimento concluído e quanto tempo em média foi gasto com cada pessoa.

O objetivo é acompanhar o cumprimento de metas assinadas pelos gestores da Previdência e procurar padronizar o atendimento em todo o país, de modo que as agências funcionem com a mesma eficiência.


Agência Brasil

Professores decidem em assembléia que são favoráveis a criação da SousaPrev (Previdência Própria do Município de Sousa)

O Sindicato dos Professores do Município de Sousa decidiu em assembléia na tarde desta quarta-feira (11) nas dependências do auditório da Universidade Federal, que é favorável a aprovação do projeto do poder executivo municipal que cria a SousaPrev (Previdência Própria do Municúpio de Sousa).

O encontro foi coordenado pela presidente do sindicato, a professora Sandra Mara, que destacou a participação dos professores que decidiram de forma livre e consciente sobre o assunto.

O debate também contou com a presença do ex-secretário de finanças da Prefeitura de Sousa, Carlos Alberto de Freitas, Carlinhos de Deodato, que mostrou através de número a viabilidade da criação da previdência própria.

Segundo os dirigentes do sindicato dos professores, foi registrada uma presença de 69 pessoas, com 54 votos favoráveis ao projeto da Prefeitura de Sousa, 6 se posicionaram contra e os demais se abstiveram de votar. A professora Sandra Mara disse que tudo foi registrado em ata, para evitar qualquer tipo de questionamento.

Vários servidores se manifestaram a favor doi projeto pelo fato da paridade salarial que a previdência municipal irá garantir. Muitos reclamam que quando se aposentam através do INSS, os salários ão reduzidos pela metade em virtude do fator previdenciário estabelecido pelo Governo Federal.

A decisão da assembléia fortaleceu o discurso da Prefeitura de Sousa que pretende aprovar a matéria na Câmara Municipal nas próximas semanas e precisa de pelo menos dois votos da bancada de oposição.



George Wagner


Tribunal de Justiça determina retorno de Policiais Militares as suas funções no 14º BPM de Sousa

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba levou ontem a julgamento um Mandado de Segurança impetrado pelo Advogado Lincon Bezerra de Abrantes da cidade de Sousa, do qual por unanimidade dos votos, a corte acolheu e julgou procedente pedido da defesa acompanhando o voto do Desembargador Joás de Brito.

Os dois Policiais haviam sido afastados de suas funções de rotina e sendo recolhidos apenas ao trabalho interno, segundo decisão do juiz de primeira instancia que acatou um pedido do Ministério Público.

Na defesa, o juiz alegou a falta de fundamentação na decisão do juiz da Comarca de Sousa, e ainda no mérito de que a decisão feria o principio da presunção da inocência por parte de seus constituintes. Segundo o advogado de defesa dos Militares os mesmos agiram apenas em legitima defesa, já que teriam sido recebidos as bala por um ex-presidiário que acabou morto.

Se for transitada em julgada a decisão, os policiais terão que retornar de forma imediata as suas funções de origem no Serviço da Polícia Militar de Sousa.


Mário Gibson


Vereador denuncia que Prefeitura abandonou o Conselho Tutelar de Marizópolis

O Vereador da Cidade de Marizópolis na Região da Grande Sousa, Abdon Salomão Lopes denunciou a precariedade do funcionamento do Conselho Tutelar que defende os direitos das crianças e dos adolescentes naquele município.

Segundo o parlamentar mirim, a situação é precária, a internet esta cancelada, não existe telefone, papel ofício para expediente de trabalho, e falta até caneta.

“Estamos com um alto índice de prostituição infantil, pois, a nossa Cidade fica localizada as margens de uma BR movimentada, sendo alvo de drogas, e é o conselho que vem apesar das dificuldades realizando um papel de acompanhamento aos adolescentes dessa cidade, mais dessa maneira não há como trabalhar”, disse o vereador.

Abdon pediu ainda para que o Poder Público tome uma providencia urgente, e que olhe com mais atenção para o Conselho Tutelar de Marizópolis, inclusive, disse ainda que até a Promotoria já foi acionada, sinceramente, a situação é caótica.


Mário Gibson

Ministro da Educação garante funcionamento do curso de Medicina em Cajazeiras e anuncia a criação de novos cursos no campus

Regulamentação garantida, sete novos cursos e concurso para professor. Este foi o resultado da audiência da comitiva paraibana, formada pelo governador José Maranhão, o diretor do Centro de Formação de Professores do campus Universitário de Cajazeiras (CFP), Dr. José Cezário de Almeida, o diretor do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Dr. Antônio Fernandes Filho, o deputado estadual Jeová Campos (PT), os deputados federais Wilson Santiago e Vitalzinho, além do prefeito de Cajazeiras Léo Abreu e o reitor da UFCG Thompson Mariz, com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, ocorrida nesta quinta-feira (12), em Brasília. A comitiva solicitou ao ministro para intervir na impugnação do Curso de Medicina no campus de Cajazeiras. Segundo o diretor do HRC, o ministro não só afiançou o funcionamento do curso, como também se comprometeu a fortalecer o campus, com a criação de novos cursos, e as residências universitárias na região.

Para Dr. Antônio Fernandes Filho, que também é professor do curso de Medicina do campus de Cajazeiras, a reunião foi muito positiva. Segundo o diretor, o Ministro Fernando Haddad garantiu a criação dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Biomedicina e mais quatro licenciaturas, sendo elas Matemática, Física, Química e Biologia, cada um com 20 vagas. No entanto, o campus deve reduzir o número de vagas de seu curso de Medicina de 80 para 30 vagas anuais. Conforme explicou o diretor geral do HRC, Antônio Fernandes, a redução do número de vagas é decorrente de uma resolução legal e Haddad fez sua proposta ponderando o fortalecimento do próprio campus, ao invés de determinar seu fechamento, visto que o curso em si possui um ótimo conceito e funciona dentro das especificidades do MEC.

“Para manter o número de vagas em 80, todo o sertão deveria ter no mínimo 500 leitos em seu sistema público de saúde. Esta é a regulamentação. Portanto, o ministro nos propôs a redução do número de vagas do curso ao invés de sua impugnação, já que ele possui um conceito 3 e funciona atendendo às exigências do MEC”, disse Antônio, bastante satisfeito com proposta, visto que ela inclui também o fortalecimento das próprias residências médicas e do sistema de saúde da região.

De acordo com o diretor, após a redução de vagas, o Ministério da Educação vai não só ampliar a oferta de cursos no campus de Cajazeiras, como também fortalecer a prática de campo desses alunos nos Hospitais públicos, inclusive no Hospital Regional de Cajazeiras, que mantém três residências. No próximo dia 24 de agosto, salientou Dr. Antônio, haverá uma reunião em Cajazeiras com o reitor da UFCG Thompson Mariz, o diretor do centro de ciências da Vida do campus de Cajazeiras, Cezário Almeida e a direção do HRC para discutir as propostas para os novos cursos do campus, as adequações que serão realizadas no curso de Medicina, bem como a contração de 38 novos professores, que também deverão fortalecer ainda mais a formação desses profissionais e da própria residência médica.

A impugnação

O curso de Medicina do Campus de Cajazeiras funciona desde 2007 e é fruto do Programa de Expansão de Universidades Públicas do Governo Federal. No mês de junho, porém, o curso teve impugnada sua autorização de funcionamento junto ao Ministério da Educação, apesar do ótimo conceito atribuído ao curso por ocasião da visita in loco, realizada por avaliadores de uma comissão do Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), atrelado ao próprio MEC. A impugnação, segundo informações da diretoria do Centro de Formação de Professores (CFP) do campus, partiu de informações defasadas contidas num documento do Conselho Nacional de Saúde do início de 2009. “O parecer do Conselho se baseou em informações antigas, contemporâneas ao protocolo de pedido de autorização de funcionamento do curso”, destacou o diretor do Centro de Formação de Professores (CFP) do campus de Cajazeiras, Dr. José Cezário de Almeida.

Agenda Jeová Campos para esta Sexta-feira

AGENDA DO DEPUTADO ESTADUAL E CANDITADO A DEPUTADO FEDERAL
JEOVÁ CAMPOS COMPROMISSO FEDERAL

Sexta-Feira

13/08

Manhã – O candidato a deputado federal Jeová Campos retorna de Brasília onde participou ao lado de Maranhão, Santiago, Vitalzinho, Zé Aldemir, do Reitor Thompson Mariz, e do diretor da UFCG Campus de Cajazeiras professor Cesário Almeida da audiencia com o Ministro da |Educação Fernando Hadad, que garantiu a permanência do Curso de medicina e a conquista de 7 novos cursos para o Campus de Cajazeiras.


Tarde – Jeová manterá encontro com lideranças políticas sertanejas

Noite – O candidato Jeová Campos participa ao lado da Caravana da Vitória, do primeiro grande comício de Maranhão na cidade de Cajazeiras

Local: Rua Romualdo Rolim

A partir das 19h

Agenda do Candidato Vitalzinho para esta Sexta-feira

COLIGAÇÃO PARAÍBA UNIDA
AGENDA DO CANDIDATO A SENADOR
VITALZINHO

Data: 13 de agosto de 2010 (sexta-feira)


MANHÃ

Participa da II Conferência On-line com jornalistas de toda a Paraíba, no plenário da Câmara Municipal de Guarabira (9h); Recebe homenagem do Sindifisco, no Clube Cabo Branco, em João Pessoa (11h)


TARDE

Participa de Caminhada da Vitória no bairro de Monte Castelo, em Campina Grande, com concentração no cruzamento da Rua Joana D’arc com Rua Mamede Moisés Raia (15h); Participa da inauguração do Comitê de Campanha do deputado estadual Guilherme Almeida, no cruzamento da Av. Assis Chateaubriand com Rua Odom Bezerra, no bairro da Liberdade (16h)

NOITE

Participa de Grande Comício da Coligação Paraíba Unida em Cajazeiras (21h)



Coordenadoria de Comunicação / Agenda Senador Vitalzinho