sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Açude de São Gonçalo já atinge lâmina de Sangria de mais de meio metro

As Chuvas caídas nos últimos dias provocaram grande acumulação de água nos principais reservatórios de nossa Região. Na Cidade de Sousa, por exemplo, o açude de São Gonçalo (foto) que tem capacidade para acumular o volume de 44 milhões e 600 mil metros cúbicos de água, atingiu ontem o seu nível máximo de acumulação e já sangra com uma lâmina de aproximadamente 60 centímetros, ou seja, 55 centímetros. Esse volume ainda pode aumentar em virtudes das chuvas de ontem e hoje na Região de Nazarezinho, onde em dois dias foram quase 200 milímetros de chuva.

Já o açude de Engenheiro Avidos o Boqueirão de Cajazeiras já passou dos 100 milhões de metros cúbicos, sendo que em apenas 2 dias, ele acumulou quase 10 milhões a mais em seu volume. O Engenheiro Avidos tem capacidade máxima de 255 milhões de m3 de água, mais não é mais utilizado para armazenar em sua totalidade este percentual, e com isso, se vier atingir dentro de sua quadra invernosa o nível de 75% o que representa em termo de volumes aproximadamente 180 milhões, os técnicos do DNOCS devem iniciar a liberação de água através de suas comportas radiais.

De acordo com os técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, o momento não é para pânico, pois tudo está dentro do planejado, e a liberação das águas de Boqueirão para São Gonçalo só ocorrerá no momento oportuno, e que os açudes estão em ordem para o trabalho de controle dos níveis de água quando for necessário.



Mário Gibson

Prefeitura de Sousa Reúne-se Com Profissionais de Saúde Visando o Censo de Inclusão

A Prefeitura de Sousa por meio da lei municipal nº 2.289/10, sancionada em 25 de Novembro de 2010, prevê a realização do Censo de Inclusão - Pessoas com Necessidades Especiais ou Mobilidade Reduzida – visando à identificação destas pessoas para que o Poder Público Municipal possa realizar as políticas públicas de interesse da classe.

A Secretaria de Ação Social que é a responsável pelo Censo de Inclusão, realizou na tarde desta quarta-feira (16/02), no auditório da Secretaria de Educação, reunião para apresentar a lei e as diretrizes para realização do Censo, que tem início previsto para o começo do mês de março.

Estiveram presentes na reunião os agentes de saúde e os profissionais de enfermagem do
Município, já que a Secretaria de Saúde também é parceira no Censo de Inclusão.

“O censo de inclusão tem a finalidade de identificar as Pessoas com Necessidades Especiais ou Mobilidade Reduzida, após conhecermos essas pessoas, poderemos planejar políticas e ações que possam atender suas necessidades”. Declarou a Secretária de Ação Social, Johanna Estrela.

E ainda de acordo com a lei municipal nº 2.289 o Censo de Inclusão acontecerá de 4 em 4 anos.

A Prefeitura de Sousa prioriza atender especialmente as pessoas com Necessidades Especiais, integrando os mesmos ao bom convívio social.




Eraldo Pordeus - Comunicação - PMS

Senador Vital do Rego anuncia audiência pública no Senado para discutir novas regras para a construção de imóveis

O Senador Vital do Rego (PMDB-PB) anunciou nesta quinta-feira (17) que a Comissão de Infra-Estrutura do Senado vai realizar uma Audiência Pública para discutir uma normativa emitida pela Caixa Econômica Federal restringindo a construção de imóveis através de programas como o Minha Casa, Minha Vida. As novas regras restringem edificação de imóveis em áreas sem infra-estrutura, como calçamento e saneamento básico.

Vital do Rego disse que solicitou a realização da Audiência Pública para pedir uma revisão desta normativa, com o objetivo de não prejudicar os contratos já assinados e os imóveis que já foram comercializados. “Não se pode admitir que, de uma hora para a outra, se adotem regras que tragam prejuízos. Como ficam as pessoas que adquiriram imóveis pelas regras antigas e, também, os construtores, que já estão construindo, também com base na antiga normativa?”, questionou o Senador.

Vital do Rego defendeu que haja uma flexibilização da nova normativa, considerando os profundos problemas que vão ser acarretados. Segundo ele, a nova normativa vai contribuir para desacelerar a economia do país, aumentando os preços dos imóveis.

Novos Critérios – Vital do Rego disse que vai sugerir, durante a Audiência Pública, que a Caixa defina novos critérios, considerando a necessidade de evitar a desaceleração da economia do país. A audiência, que deverá ocorrer em data a ser divulgada até a semana que vem, terá a participação de Vital do Rego, dos Senadores que integram a comissão e de diretores da Caixa Econômica Federal e da área de habitação do Governo Federal.

O Senador paraibano disse que vai sugerir, por exemplo, que a Caixa Econômica Federal adote regras que possibilitem a construção de imóveis onde o Poder Público emita uma garantia de que vai dotar esta área de infra-estrutura. “O Poder Público pode emitir uma garantia de que irá dotar a área beneficiada da infra-estrutura necessária para receber os novos imóveis”, afirmou.

A preocupação do Senador Vital do Rego é a mesma dos empresários da construção civil, que alegam a possibilidade de prejuízos, sobretudo no caso dos pequenos construtores, fruto da diminuição da oferta de imóveis. “Essas novas regras podem fazer com que o sonho da casa própria se torne cada vez mais distante para alguns”, disse Vital.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), Irenaldo Quintans disse que a medida pode prejudicar especialmente as pessoas físicas e as pequenas empresas. Ele defendeu a mesma idéia anunciada por Vital, ou seja, que haja uma flexibilização das medidas adotadas. “A medida vai prejudicar muitas cidades que sofrem com a questão da infra-estrutura, sobretudo na área periférica”, disse.



Assessoria

Cícero recebe integrantes da Bancada Federal da PB

Integrantes da Bancada Federal da Paraíba se reuniram com o 1º Secretario do Senado Federal, Cícero Lucena (PSDB), nesta quarta-feira (16), para reforçar a tese de união das forças políticas do Estado com representação no Congresso Nacional.

O encontro foi uma visita de cortesia ao senador Cícero que vai representar a Paraíba em um cargo de extrema importância no parlamento, disse o senador Vital do Rego Filho (PMDB) que foi confirmado na presidência da Comissão de Orçamento do Congresso Nacional.

-Fico feliz em poder contar com o apoio dos colegas parlamentares da Paraíba na missão de 1º Secretário do Senado, agradeceu Lucena.

Participaram do encontro além do senador Vitalzinho, os deputados federais Wellington Roberto, Manoel Júnior, Nilda Gondin, Hugo Motta E Wilson Filho que também representou seu pai o senador, Wilson Santiago.



Assessoria