segunda-feira, 18 de abril de 2011

No Twitter: Filho de Salomão anuncia filiação no PT e diz que tem pretensões de disputar a Prefeitura de Sousa em 2012

O jovem Lafayete Gadelha, filho do ex=prefeito da Cidade de Sousa, Salomão Benevides Gadelha de saudosa memória, deverá confirmar no próximo dia 14 de maio, a sua filiação ao Partido dos Trabalhadores, de onde já teria apoios importantes para disputar a Prefeitura de Sousa nas eleições de 2012.

Conforme notícia postada no seu twitter, Lafa, como é conhecido, diz que será a realização de um sonho se filiar ao Partido dos Trabalhadores, e deixa sinais de que não abrirá mão das disputas do ano que vem na Cidade de Sousa.

O evento que marcará a filiação de Lafayete Gadelha no PT deverá ocorrer nas dependências da Câmara de Vereadores, onde na oportunidade deverá ser oficializada a Frente de Renovação Parlamentar, Frente está que deverá apoiá-lo nas eleições municipais de outubro em Sousa.

Resta saber, se Lafayete terá o apoio dos Tios, principalmente Marcondes, do Primo Leonardo, ou quem sabe do parente André Gadelha.



Mário Gibson

Repartições públicas estaduais não terão expediente quinta e sexta-feira

As repartições públicas estaduais não vão funcionar nesta quinta-feira (21) por causa do feriado de Tiradentes e também na sexta-feira (22), devido ao feriado da Paixão, na Semana Santa. Os feriados são nacionais e por isso ficou determinado que não haverá expediente nos dois dias.

O Governo do Estado vai publicar portaria no Diário Oficial determinando o recolhimento e liberação dos veículos oficiais.

A portaria determina que os carros, inclusive os de representação da administrações direta e indireta sejam recolhidos nesta terça-feira (20) após o término do expediente. Os veículos serão liberados uma hora antes do início do expediente da segunda-feira (25). Com exceção dos veículos usados em serviços essenciais, como ambulâncias e viaturas das polícias Civil e Militar.

Veículos encontrados transitando sem autorização serão apreendidos pela Polícia Militar do Estado e recolhidos ao Gabinete da PM. Na quarta-feira (20), o expediente nas repartições públicas estaduais será normal.



SECOM

Em Sousa: PROCON Municipal e Vigilância Sanitária Realizam Pesquisa de Preço dos Produtos Mais Procurados na Semana Santa

O PROCON Municipal em parceria com a Vigilância Sanitária realizou trabalho de pesquisa de preço dos produtos tradicionalmente mais procurados neste período da Semana Santa, com objetivo de orientar o consumidor sobre a melhor escolha na hora da compra, bem como na identificação da qualidade dos produtos. Os principais itens pesquisados pelo PROCON Municipal foram: os pescados, os vinhos, chocolates e queijos, enquanto a Vigilância Sanitária inspecionou as condições de manutenção, da conservação e higiene dos produtos.

Em alguns itens a variação de preço é significativa, como é o caso do Ovo da Páscoa n° 15, tem uma variação de 56%, quanto ao pescado, o quilo de bacalhau pode chegar a 214%, já a lata de sardinha 84% e o vinho chega a 26%.

Aldevan Abrantes, coordenadora do PROCON Municipal, orienta os consumidores à avaliarem as condições de higiene dos produtos e também a pesquisarem os melhores preços, já que há uma grande variação de preços nos produtos mais procurados no período da Semana Santa.

“Os consumidores devem ter toda atenção na hora da compra. Identificamos uma variação de preço em todos os produtos bastante procurados na Semana Santa. O consumidor deve ficar também atento quanto a qualidade e a conservação dos produtos, em especial os pescados e os queijos. Sempre que possível o consumidor exigirá desconto quando o pagamento for à vista”.

Alertar e informar é um compromisso que o Procon Municipal e a Vigilância Sanitária tem com o consumidor, garantindo assim que seus direitos sejam respeitados.



Confira tabela de Preços no Site: http://www.sousa.pb.gov.br/




Ascom Sousa

Presidente da Comissão Mista de Orçamento, Vital do Rego diz que “a LDO tem que atender a todos”

O Senador Vital do Rego (PMDB-PB), presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, disse que pretende manter o cronograma de apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, a partir desta semana. Ele confirmou que o Projeto da LDO já está tramitando no Congresso Nacional.

Vital lembrou que a LDO estabelece os parâmetros do Orçamento, abordando, assim, as prioridades que estão previstas para um ano de governo.

O senador disse que a LDO deverá atender as necessidades da população. “A programação de recursos precisa ser mais rigorosa, visando à eficácia da Lei Orçamentária. Precisamos aproximar a população dos temas políticos, atendendo assim, as necessidades da coletividade”, afirmou.

Ainda de acordo com o presidente da CMO, “há condições para se estabelecer uma legislação adequada aos desafios dos novos tempos, que favoreça o desenvolvimento sem comprometer as contas públicas”, ressaltou.

Vital destacou a importância de se manter o cronograma de apreciação da LOD. Do contrário, caso a LDO não seja apreciada até junho, os senadores não poderão sair de recesso.

O senador paraibano lembrou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) agrupa as prioridades da LDO e discrimina a receita e a despesa pública para o ano. Já o Ciclo Orçamentário compreende o Plano Plurianual (PPA) que é enviado no primeiro ano do governo com as metas a serem atingidas nos próximos quatro anos. O PPA é o retrato do que o governo pretende fazer na sua gestão pública.



Assessoria

Prefeito Fábio Tyrone Anuncia Pagamento dos Aposentados e Pensionistas

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou que na manhã desta segunda-feira (18/04) estará efetuando o pagamento dos aposentados e pensionistas do município, agora a Prefeitura de Sousa antecipa ainda mais o pagamento dos servidores inativos, ou seja, 12 dias antes do término do mês, sendo a 28ª vez consecutiva que se paga antecipadamente os servidores inativos.

Desde o início da Administração a Prefeitura de Sousa realiza o pagamento dos aposentados e pensionistas antecipadamente e a meta do Governo Municipal é manter este calendário de forma permanente.

Além de pagar os aposentados e pensionistas, a Prefeitura de Sousa, paga os servidores municipais da ativa em dia, dentro do mês trabalhado, geralmente no último dia útil de cada mês.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, ressaltou o compromisso que Administração Municipal tem com o servidor e reconhece como sendo o maior patrimônio do Município.
“Temos este compromisso com o servidor da ativa e os inativos, pois são eles o nosso maior patrimônio, eles que fazem a máquina administrativa funcionar, trabalhando com motivação e comprometimento, e somente é possível pagar em dia e antecipadamente o funcionalismo porque temos zelo com os recursos públicos e conseguimos atingir o equilíbrio financeiro na gestão, o que significa responsabilidade administrativa.

Nossa intenção é permanecer com este calendário de pagamento em dia e sempre antecipando o pagamento dos aposentados e pensionistas”.Declarou o Prefeito.
O Secretário de Finanças do Município, Júnior César Costa, informou que a partir do meio-dia os vencimentos já estarão disponíveis nas contas dos aposentados e pensionistas.

A Prefeitura de Sousa realiza obras e promove um dos melhores São João do Estado da Paraíba, sem penalizar o pagamento dos servidores municipais, isso demonstra o compromisso que o Governo Municipal tem com o servidor, respeito.



Eraldo Pordeus

Advogado envia nota ao Governador solicitando providências para retomada das obras do Açude de Boi Morto

Excelentíssimo Senhor Governador do Estado da Paraíba


EM FOCO: “Obra Inacabada”– Açude “Boi Morto”, sítio Pereiros, município de Sousa.
(Obra fundamental para suplementar as águas de “Lagoa do Arroz”, pelo Rio do Peixe).


Senhor Governador,

Alimentado pelo Riacho “Cacaré”, afluente do Rio do Peixe, o açude “Lagoa do Arroz” situa-se no Noroeste do município de Cajazeiras. E beira as terras de Bom Jesus e Santa Helena.

Nestes 24 anos de existência “Lagoa do Arroz” nunca esteve à altura do “slogan” do seu Projeto e do foguetório na ‘inauguração’: “Lagoa do Arroz vai perenizar o Rio do Peixe”.

Em 1993 a água de “Lagoa do Arroz” ficou abaixo do nível da “reserva intangível” - 2.550.000 m².

Em 1994 um candidato a deputado federal – não reeleito para outro cargo em 1990 – insistiu e convenceu o governador a construir o “Açude Boi Morto”, no riacho do mesmo nome, em Aparecida.

Porém, face à rejeição de proprietários de terras naquela área, o projeto foi transferido para o riacho/rio “Picada”, afluente do Rio do Peixe, no Distrito Pereiros, a uns 6 km acima do Parque dos Dinossauros e do Distrito “Lagoa dos Estrelas”.

Em 30/09/1994, a 45 dias das eleições, a população daquela área foi surpreendida com o repentino ‘desembarque’ de máquinas e operários de construtora de um correligionário daquele candidato, este já presenciando o “mãos à obra” imediato – portanto sem qualquer contato prévio com as comunidades afetadas e sem a devida indenização prévia das terras a serem cobertas. (A “obra” não rendeu a eleição do dito).

Após as eleições, o governador-eleito Antônio Mariz, com espanto, tomou conhecimento desse ‘tramedá’, exclamando: “não se faz desse jeito!”

Em 1995, alguns dos proprietários, ameaçados com o esbulho, entraram na Justiça contra o Estado da Paraíba, com pedido liminar concedido, para barrar a “obra”, por não ter havido o decreto de desapropriação e correspondentes indenizações.
Chamado a contestar a lide, o Estado não se pronunciou, certamente por orientação do governador Mariz – contestar como?

No mérito, o juiz deferiu o pedido, como formulado. No TJ foram confirmados os termos da sentença do juízo ‘a quo’.

Restou, então, senhor governador, mais essa obra inacabada, assim há a 16 anos, deteriorando-se.

No entanto, essa obra será de fundamental importância para o desenvolvimento dos municípios usuários das águas de “Lagoa do Arroz”/Rio do Peixe, bem como para o município de Vieirópolis, onde se localiza parte da bacia hidrográfica do riacho Picada.

Obra Importante, pelo seguinte: são de, mais ou menos, 65 km o percurso das águas de “Lagoa do Arroz”, até sua desembocadura no Rio Piranhas, no município de Aparecida.
Uma vez concluída a obra - direitinha, nos conformes - o “Açude Boi Morto” (ainda é esse o nome oficial), as águas deste substituirão as de “Lagoa do Arroz”, em cerca de 30 km, restando bem mais água para os ribeirinhos à montante, pratrásmente.
E, prafrentemente, Vieirópolis, Sousa e Aparecida poderão ganhar, juntos, pelo menos uns 20 km lineares de pomares, com enorme repercussão no desenvolvimento destas Várzeas de Sousa II.

Senhor governador: Entre 1999 e 2007 exerci representação dos ribeirinhos do Rio do Peixe, de Sousa e Aparecida. Naquele período houve escassez de chuvas em vários anos, especialmente em 1999 e 2001, havendo participado de candentes discussões polarizadas – de um lado, pelos ribeirinhos de Cajazeiras, Bom Jesus, Santa Helena e São João do Rio do Peixe. De outro, pelos ribeirinhos de Sousa e Aparecida.

Concomitantemente, também participei de debates genéricos sobre água, meio-ambiente, bem como das discussões-de-base sobre a formatação dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco e do Rio Piranhas/Açu.
Em 2007 participei dos seminários de instalação das Comissões de Gestão das bacias de Engº Avidos e Lagoa do Arroz, ocasiões em que o DNOCS transferiu para essas Comissões o monitoramento das águas das mesmas.

O propósito desta minha manifestação, perante V. Exª, é o de lhe transmitir estas informações, assim como augurar que seu governo incorpore, no Plano das Águas da Paraíba, a retomada da construção do Açude ‘Boi Morto”, rebatizando-o para “Açude dos Pereiros”, pelo enorme benefício que essa obra trará para toda a população dos 7 municípios aqui citados.

Ao mesmo tempo, dizer-lhe que continuarei a contatar meus concidadãos deste Alto Sertão, no sentido do engajamento de todos, pessoalmente e por suas entidades representativas, pela água, pelo cuidado com o meio-ambiente, pelo Desenvolvimento Integral e Solidário desta Região.

De Vossa Excelência
Concidadão paraibano de boa vontade

Sousa-PB, 13 de abril de 2011


Espedito Vieira de Figueiredo – advogado
espeditofigueiredo@hotmail.com –



Blog do Mário Gibson

Ministério Público aponta irregularidades em PSF`s de 2 Prefeituras do Sertão

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) acionou na Justiça, esta semana, as prefeituras de Bom Jesus e de Cajazeiras para obrigá-las a corrigir as irregularidades encontradas nas unidades básicas de saúde das duas cidades, a fim de garantir à população o direito à saúde com qualidade, conforme determina a Constituição da República.

As ações civis públicas estão tramitando na 4ª Vara de Justiça da Comarca de Cajazeiras, resultantes de procedimentos administrativos instaurados em 2009 pela Promotoria de Justiça para apurar as denúncias encaminhadas pelos órgãos de fiscalização (como Vigilância Sanitária e Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia) sobre a precariedade dos serviços. Além disso, apesar das cobranças do MPPB, os prefeitos e secretários de saúde dos dois municípios não tomaram as providências necessárias para resolver as irregularidades registradas, que persistem por cerca de três anos.

Dentre os problemas encontrados nas inspeções realizadas em 2008, 2009 e 2010 estão, por exemplo, a ausência de extintores de incêndio, toalhas e sabão líquido para higiene das mãos dos profissionais de saúde, falta de médicos e de acessibilidade nos prédios e problemas estruturais - como janelas sem telas de proteção contra insetos, infiltrações e ausência de salas para teste do pezinho.

Para o promotor de Justiça, grande parte das irregularidades constatadas pode ser solucionada com medidas simples que não pesariam no orçamento, como melhorar a organização dos serviços, a implementação de rotinas e o envio de anotações de responsabilidade técnica. “Mesmo diante das providências mais simples, os gestores públicos não demonstraram interesse em resolver os problemas por completo. Percebe-se, portanto, a omissão das prefeituras no cumprimento das determinações dos órgãos fiscalizatórios. É dever do Estado prestar serviço público de qualidade, notadamente o de saúde. Ao se omitirem na prestação deste serviço, os municípios cometem ato ilícito, na medida em que põem em risco a vida dos cidadãos”, argumenta o promotor.






Jornal do Comércio

Diário do Sertão

Câmara Municipal de Sousa pode tornar Associação dos músicos entidade de utilidade pública

Na sessão desta última sexta-feira a Câmara Municipal de Sousa levou ao plenário diversos assuntos de interesse da comunidade, bem como distribuiu as suas comissões projetos que fazem parte de reivindicações importantes do povo sousense, captados pela ação vigilante dos seus representantes, os vereadores.

O presidente da Casa, Vereador Adilmar Cacá de Sá Gadelha apresentou o projeto de lei nº 12/2011, reconhece de utilidade pública a Associação dos Músicos de Sousa, reivindicação antiga da categoria, a citada matéria foi encaminhada a comissão competente aguardando, por sua vez, o parecer que, em caso de aprovação o levará à plenário. Nesta mesma sessão o Vereador Júnior de Nedimar requereu junto ao Prefeito Fábio Tyrone e aos secretários de Planejamento e de Infra-Estrutura a construção de banheiros públicos para a praça central do distrito de São Gonçalo e, ainda para o Distrito de São Gonçalo, foi solicitado desta feita pelo Vereador Cacá Gadelha ao Prefeito de Sousa, o Secretário de infra-estrutura e ao superintendente do DAESA a construção de esgotamento sanitário na Rua do Túnel.

Destinadas à votação em plenário da Casa Otacílio Gomes de Sá foram as seguintes matérias: uma vinda do executivo que é uma medida provisória de nº 01/2011 que trata da implantação do programa especial de recuperação fiscal de Sousa; e a segunda é de autoria do Vereador Ananias Vieira sendo este um Projeto de Resolução nº 02/2011, denomina de Eliezer Cavalcante o gabinete utilizado pela sua pessoa neste mandato.



Ascom Câmara Municipal de Sousa