quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Prefeitura de Sousa inicia 2010 mantendo pagamento dos servidores em dia

O prefeito Fábio Tyrone anunciou na manhã desta quinta-feira (28/01) que a prefeitura de Sousa efetuará o pagamento dos servidores nesta sexta–feira (29/01). Com essa já são 13 vezes consecutivas que a prefeitura de Sousa efetua o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado.

O prefeito Fábio Tyrone destacou a importância da manutenção dos pagamentos em dia.

“Há 13 meses o servidor de Sousa é respeitado e valorizado, a prefeitura dá o valor devido ao seu maior patrimônio que são os servidores, conseguimos recuperar a credibilidade da instituição e conseqüentemente a dignidade do próprio servidor, hoje quem presta seus serviços à prefeitura de Sousa, sabe o dia que vai receber, com isso pode se programar para fazer compras parceladas e dar uma melhor qualidade de vida aos seus.” Declarou o prefeito Fábio Tyrone.

O pagamento estará disponível nesta sexta-feira a partir das 14h00. Já os aposentados e pensionistas receberam de forma antecipada no último dia 21 também pela 13ª vez.

Decom

HRC divulga nomes de aprovados para curso de Pós-Graduação em residência médica

A Secretaria da Comissão de Residência Médica do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) divulgou, na manhã desta quinta-feira (28), os nomes dos classificados e aprovados para o Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, modalidade Residência Médica para o ano de 2010. Erika Penha C. de Oliveira e Sonally Y. Sarmento Medeiros foram as classificadas e aprovadas na área de Clínica Médica e já começam a atuar no dia 1° de fevereiro. O candidato Francisco Luciano F. Fernandes de Souza foi apenas classificado. Segundo a direção do HRC, os candidatos às vagas para a área de Medicina da Família e Comunidade não compareceram às provas, por isso o edital será reaberto e deve ser republicado ainda na primeira semana de fevereiro, para as áreas de Medicina da Família e Pediatria.

“Devido à ausência dos candidatos que não comparecem às provas, republicaremos o edital”, frisou o diretor geral do Hospital, Dr. Antônio Fernandes Filho. Segundo ele, a expectativa é de que as novas provas sejam aplicadas no mês de março. “Quem perdeu a oportunidade de concorrer, já pode ir preparando a documentação para participar do concurso cujas provas terão questões de múltipla escolha de cada uma de cinco áreas básicas da medicina que vai desde a Pediatria, até a Medicina Preventiva e Social e Cirurgia Geral”, destacou Dr. Antônio.

As duas candidatas classificadas e aprovadas em Clínica Médica, que fizeram as provas na última quarta-feira (27), iniciarão o programa já no dia 01 de fevereiro e contarão com uma excelente estrutura, ampliada e melhorada graças a iniciativa da direção do HRC que busca transformar aquela unidade de saúde em hospital escola, e ao empenho do governo do estado que está investindo maciçamente na recuperação e modernização dos hospitais regionais, incluindo o de Cajazeiras.

Não é à toa que o Hospital Regional de Emergência e Urgência de Cajazeiras é o primeiro hospital regional público do Estado a possuir uma residência médica e uma estrutura capaz de atender a tal especificidade, que contará ainda com 40 professores, todos da UFCG, UFPB, Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Estrutura

O HRC possui área de internação, ambulatório, maternidade, UTI, banco de leite humano, e conta ainda com 150 leitos, dos quais 136 estão em funcionamento, distribuídos entre as várias especialidades médicas e Centro Cirúrgico com três salas, estando em construção mais quatro. O hospital tem 600 funcionários, incluindo 77 médicos, tendo sido vinte e cinco deles contratados nos últimos meses para ampliar a capacidade de funcionamento. O HRC é administrado por uma direção tripartite, com representantes do Governo do Estado (Diretor Clínico), Governo Federal – UFCG (Diretor Geral) e Prefeitura de Cajazeiras (Diretor Administrativo).


News - Assessoria & Comunicação


Governo do Estado garante recursos para o Carnaval de Sousa. O pedido foi feito pelo vereador Daniel Pinto ao deputado Leonardo Gadelha

O vereador Daniel Pinto Gadelha (PMDB) informou na noite desta quinta-feira (28) que o Governo do Estado da Paraíba garantiu através da PBTur a liberação de cerca de R$ 60 mil para patrocinar o Carnaval da cidade de Sousa.

Segundo Daniel, o pedido foi feito ao deputado estadual Leonardo Gadelha (PSC), o qual por sua vez acionou a PBTur que fará a liberação do dinheiro. “Estivemos pessoalmente com o presidente Rodrigo Freire para viabilizarmos esta conquista para o Carnaval de Sousa”, explicou Daniel.

O órgão da administração indireta estadual deverá fazer o repasse para associações que investirão em blocos de cada comunidade sousense.


Levi Dantas

Secretaria de Educação realiza reunião com professores de São José da Lagoa Tapada. Prefeito Evilásio Neto descarta presença de policiais ao encontro

O prefeito de São José da Lagoa Tapada, Evilásio Neto (foto) negou qualquer intenção de chamar policiais do destacamento da cidade para acompanhar uma reunião marcada para a manhã desta sexta-feira (29) com os professores da rede municipal de ensino. “O encontro será exclusivamente entre a secretária Maria Cleide Fernandes e os professores”, garantiu.

De acordo com Neto de Coraci, como é conhecido o gestor, serão entregues caderno, caneta, grafite, borracha que compõem um kit de material necessário para a preparação das aulas que começam no dia 8 de fevereiro. “Inclusive eu nem vou participar desta reunião, é uma reunião entre professores e a secretária”, esclareceu.

Sobre a implantação do piso salarial, o prefeito explicou que isso deve acontecer em fevereiro, pois os recursos de janeiro foram insuficientes. Segundo Neto, atualmente há uma tabela formulada em comum acordo onde existe alguns profissionais que recebem até mais do que o piso nacional.

O piso nacional para professor em começo de carreira é de 1.034,00 para cumprimento de 40 horas de trabalho por semana e R$ 712,50 para o profissional que cumprir uma jornada de 30 horas semanal.


Levi Dantas

Nesta Sexta: Prefeitura de Sousa Começa a Recapear Malha Asfáltica

A prefeitura de Sousa, iniciará nesta Sexta-feira às obras de recapeamento de toda a malha asfáltica da cidade. A construtora CCM já se encontra nas imediações da cidade preparando o maquinário necessário para dar início às obras de recuperação do asfalto já existente na cidade de Sousa.

Durante a primeira etapa das obras de asfaltamento, 12 ruas receberam pavimentação asfáltica, agora todas as ruas do município de Sousa que já possuem asfalto serão recapeadas e receberão uma nova camada de asfalto.

O prefeito Fábio Tyrone destacou a importância de realizar obras como esta para Sousa, que trazem apenas benefícios para a cidade, desenvolvendo uma política séria sem corrupção e com total transparência.


Decom

Prefeitos organizam protesto em Brasília e ameaçam fechar as portas

Prefeitos de todo país estão se organizando para realizar um protesto, no início do mês de março, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, para reivindicar a regularização do repasse dos recursos referentes ao Fundo de Participação dos Municípios. De acordo com o presidente da UBAM (União Brasileira de Municípios) Leonardo Santana, só neste ano de 2010, os Municípios já perderam 19,4% no repasse do dia 10 e mais 21,32% no repasse do dia 20, em relação ao mesmo período de 2009, causando um verdadeiro caos nas contas dos 5.564 Municípios do país.

Santana destaca a discrepância entre o aumento das responsabilidades, tais como o pagamento do piso da educação e a implantação do novo salário mínimo, a gestão plena da saúde e educação para a população, com a redução, em pelo menos 48% dos repasses do governo federal, só em 2008 e 2009.

Lei de Responsabilidade Fiscal

Leonardo garantiu que nenhuma tutela jurisdicional poderá penalizar os Prefeitos por não conseguirem cumprir à risca a Lei de Responsabilidade Fiscal, senão eles terão que demitir os médicos, professores, e a maioria dos concursados. Segundo ele, a Lei Complementar nº. 101, de 04 de maio de 2000, intitulada Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, foi elaborada e promulgada, às pressas, por conta de atos isolados de improbidade.

“A Lei de Responsabilidade Fiscal, além de excessivamente técnica e de grande complexidade para ser aplicada no âmbito dos Estados e Municípios, contém muitas falhas e impropriedades por não prever a diminuição dos recursos oriundos das transferências constitucionais, as quais se dão de forma aleatória ao verdadeiro processo federalista, onde a União se mostra exageradamente centralizadora dos tributos e promove renúncias fiscais que só prejudicam os outros entes federados. Ele garantiu que existem na LRF vários dispositivos inconstitucionais.

“A criminalização dos Prefeitos e Prefeitas neste país chega a ser um ato de desigualdade na aplicação das regras da lei, tendo em vista que não há controle externo nenhum aos atos do governo da União, o qual estabelece o que quiser com os tributos arrecadados, enquanto os gestores públicos municipais são penalizados, marginalizados e criticados por faltas que não cometem, pois a responsabilidade pela quebradeira das prefeituras e o desmantelamento da máquina é exclusivamente do governo federal que não dá ouvidos à voz rouca dos Municípios e nem respeita o pacto federativo”. Finalizou.


Gilcivane Carvalho – Da Agência UBAM


Cinco testemunhas são interrogadas durante audiência de Ação Eleitoral movida contra Andre Gadelha, Avanir e Salomão

O Juiz Eleitoral da 63ª Zona Da Comarca de Sousa, Dr. Henrique Jacome de Figueiredo realizou ontem quarta-feira (27) de janeiro de 2010, mais uma audiência de oitiva de testemunhas referente ao pleito de 2008 em Sousa. Desta feita, os investigados foram os ex-candidatos, Andre Gadelha e Avanir Ponce e o ex-prefeito Salomão Benevides Gadelha. Nesta audiência apenas o ex-vice prefeito Andre compareceu com o seu advogado, Dr. Elcio Marmo, já Avanir e Salomão não se fizeram presentes e nem mandaram advogados.

Ao todo no decorrer da audiência cinco testemunhas foram ouvidas pelo juiz acompanhado do representante do Ministério Público, Walfredo Teixeira e demais advogados, entre os quais, o ex-vice prefeito, Thales de Sá Gadelha que teria confirmado os fatos já relatados pela imprensa no ano passado e ainda acrescentado novos detalhes, como o uso da maquina administrativa em prol da campanha dos investigados. Outra testemunha ouvida na acusação foi uma senhora pro nome de Ilma que teria confirmado o recebimento de dinheiro através de um assessor de Andre de prenome Van da Carismática que segundo ela lhe entregou o dinheiro em sua própria casa e este estava escondido na meia do próprio assessor.

Já na defesa, três testemunhas foram ouvidas, o empresário, Raimundo Marques, o ex-candidato a vereador Noca do Alto Capanema e o ex-vereador Evandro Estrela. Todos negaram qualquer tipo de recebimento de propina para aderirem ao esquema “gadelhista” nas eleições do ano de 2008. Porem um fato chamou atenção dos advogados dos autores da denuncia, quando do depoimento do ex-vereador Evandro Estrela, que ao ser interrogado sobre o conhecimento das denúncias de compra de voto por parte do prefeito Fabio Tyrone, declarou o seguinte, “sim, tenho conhecimento, inclusive das adesões, pois como o senhor sabe nas adesões sempre rola dinheiro”, tendo o juiz dito, “em mesmo não sei de nada não, o Senhor é quem está dizendo”.

No final das contas, o juiz eleitoral determinou a publicação de nota de foro para que os advogados que não compareceram a audiência possam se manifestar nas alegações finais e abriu prazo também de 48 horas para conclusão das mesmas alegações para os demais advogados.

Os advogados do prefeito de Sousa, autor da denuncia disseram que no final, tudo ficou comprovado conforme as denuncias, já os advogados de defesa dos denunciados disseram que nada foi comprovado e que apenas as declarações de Thales não teriam ocorrido de forma consistente, era apenas de ouvir dizer, que fulano disse e outros mais. Agora é aguardar a sentença judicial que deverá ser anunciada até o inicio da segunda quinzena do mês de fevereiro deste ano.


Mário Gibson

Em noite mágica de Leo Olinda e Ribinha, Sousa massacra a Queimadense em Cajazeiras. Centroavante e Lateral Direito foram as baixas da partida

O Sousa Esporte Clube mostrou ontem que pode conseguir mais uma vez o Campeonato Estadual após massacrar a equipe da Queimadense em partida realizada na noite desta quarta-feira (27) no Estádio Perpetuo Correia Lima o Perpetão em Cajazeiras em virtude do Campo do Marizão ainda passar por reformas. Mesmo em campo neutro, o time sousense simplesmente humilhou a Queimadense com uma goleada por 6 a 0.

Um dos destaques da partida foi o centroavante Ribinha, que marcou duas vezes. Os demais gols foram marcados por Manú, Alisson, Evandro e Léo Olinda, este último que fez uma extraordinária partida. A baixa para quem esteve em Campo foram do atacante Evandro, que mesmo habilidoso se mostrou um jogador lento, precisa que a bola chegue até ele na área, como também o lateral direito que demonstrou muitas fragilidades na partida de ontem, mais com uma goleada dessas pouco se dar para reclamar.
Com o resultado de ontem, o atual campeão paraibano passou para segunda colocação na tabela, com quatro pontos ganhos e saldo de seis gols.

No final de semana, o Sousa vai enfrentar o Campinense no estádio Amigão, em Campina Grande, o jogo será domingo e desta feita pode ser o jogo da TV.


Mário Gibson


HRC faz seleção de candidatos para curso de Pós-Graduação em residência médica

O Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), realizou ontem (27) a seleção de candidatos para ingresso no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu, modalidade Residência Médica, nas áreas de Medicina da Família e Comunidade e Clínica Médica, no Hospital Regional de Cajazeiras, para o ano de 2010. As provas, que contaram com 100 questões de múltipla escolha sobre Conhecimentos Gerais em Medicina, sendo 20 de cada uma das cinco áreas Básicas (Clínica Médica, Pediatria, Medicina Preventiva e Social, Obstetrícia/Ginecologia e Cirurgia Geral), tiveram duração de quatro horas, com início às 08h00 e término às 12h00. Sete médicos disputam as quatro vagas oferecidas, duas para cada área de especialização. O programa terá início no dia 01 de fevereiro e é destinado à especialização de profissionais.

Segundo o diretor-geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, com a residência, o hospital terá quatro novos médicos a custo zero para o Estado, morando e atuando na instituição. Além disso, a Residência Médica contará com 40 professores, todos da UFCG, UFPB, Universidade Federal do Ceará e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para ele, a parceria firmada entre as instituições significa um avanço para o HRC, que atende não somente à demanda paraibana, mas também a de estados vizinhos como Rio Grande do Norte e Ceará. “A parceria do hospital com outras instituições de ensino, inclusive de outros estados, significa um grande avanço para a saúde pública da região. Quem ganha com isso é a população que passará a contar com um serviço especializado, o que também contribuirá para melhoria dos indicadores epidemiológicos em diversos municípios, já que o hospital atende não apenas a população cajazeirense, mas a 17 municípios paraibanos e ainda alguns municípios do Rio Grande do Norte e do Ceará”, destacou o diretor. A Secretaria da Comissão de Residência Médica do HRC divulgará o resultado da seleção nesta quinta-feira (28).

A conquista

O pleito para a realização da Residência Médica alcançado pelo Hospital Regional de Cajazeiras foi concretizado através de um projeto em conjunto com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Faculdade Santa Maria. Em 2009, na ocasião da aprovação do projeto, o diretor-geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, foi homenageado publicamente na cidade de Cajazeiras, tendo em vista que foi o principal articulador do projeto junto ao MEC. “Se não fosse o empenho dele, nós não teríamos conseguido ir tão longe. Ser o primeiro hospital regional público do Estado da Paraíba a ter uma residência médica é uma vitória pra todos nós do sertão”, afirma Pablo Antônio Maia de Farias, Coordenador de curso de Farmácia da Faculdade Santa Maria.


News - Assessoria & Comunicação


Professores de Sousa ameaçam não iniciar ano letivo, caso prefeito não cumpra piso salarial

Os professores da rede municipal de ensino ameaçam não iniciar o ano letivo agendado para o próximo dia 8 de fevereiro, caso o prefeito Fábio Tyrone (foto) não cumpra a obrigação legal de pagar o piso salarial integral a categoria.

A presidente do Sindicato dos Professores de Sousa já havia comunicado a decisão e nesta quarta-feira (27) voltou a comentar o assunto ao programa Cidade Notícia (Rádio Lider). “Enquanto o prefeito não oferecer garantia de que receberemos o novo piso salarial nacional, nossos professores estão orientados a não entrarem em sala de aula. Ele (Tyrone) tem a obrigação de nos pagar o piso, pois é uma conquista nossa e trata-se de Lei”, comentou Sandra.

Segundo ela, uma reunião com a presença de Fábio Tyrone e a secretária de Educação, Neumira Abrantes está agendada para esta quinta-feira. A sindicalista disse que a Prefeitura alega falta de recursos do Fundeb para implantar o reajuste dos professores de Sousa.


Levi Dantas


Hoje prefeito e Sindicato sentam para discutir pagamento do piso e ainda do terço de férias.


Mário Gibson

Secretário de Educação diz que Centro de Treinamento é para formação de professores e não para concentração de jogadores

“O Centro de Treinamento é para formação de professores e não para concentração de jogadores”. A declaração foi dada pelo secretario de Educação do Estado da Paraíba, Sales Gaudêncio ao radialista Levi Dantas (Líder FM) na tarde desta quarta-feira (27).

O secretário falou que o Estado vem encontrando muitas dificuldades até mesmo para acomodar professores que precisam passar por treinamentos e por isso não há nenhuma condição de ceder o espaço para que jogadores fiquem concentrados antes dos jogos. “Possa ser que possamos encontrar outro local, mas no Centro de Treinamento não há condições de concentração. Lá é lugar de formação”, finalizou.

Durante esta semana, o presidente do time do Sousa, Aldeone Abrantes fez criticas a direção do Centro de Treinamento por não ter permitido a estadia dos atletas do “Dinossauro” visando a partida contra a Queimadense em Cajazeiras.


Levi Dantas

Caso de Pedofilia em Triunfo: Velhos presos tinham entre 60 e 90 anos

Operação “vovôs tarados” da Polícia Civil da cidade de São João do Rio do Peixe/PB, prendeu nessa manhã de quarta-feira (27), por volta das 05hs00, cinco idosos acusados de pedofilia. Antônio Pereira, 70 anos, aposentado, residente em Triunfo/PB; Vicente Gomes Rolim, 61 anos, agricultor, residente em Triunfo/PB; Francisco Monteiro Bezerra, 85 anos, aposentado; Genésio Monteiro, 88 anos, residente à Rua Pedro Ferreira – Triunfo/PB; Odilon Alves de Santana, 87 anos, aposentado, residente à Rua Pedro Ferreira – Triunfo/PB, outro acusado está foragido e não tomamos conhecimento do nome do mesmo.
Segundo informações do delegado Dr. Gilson de Jesus Teles resposável por desencadear tais ações, nove meninas entre dez e quartoze anos, foram submetidas á exames comprovando que as mesmas eram abusadas sexualmente pelos idosos, tendo em vista a riqueza de detalhes relatados por elas. A prisão preventiva fora expedida pelo juiz da Comarca de São João do Rio de Peixe.

Por se tratar de crime ediondo os acusados permanecerão á disposição da Justiça, ficando os mesmos presos durante trinta dias podenso ser revogada a prisão por mais trinta dias, outros acusados estão sendo investigados, segundo nos informou Dr. Gilson nos próximos dias novas prisões serão efetuadas. Com os acusados foram encontrados três ursinhos de pelúcia, DVD’s e CD’s infantis, uma espingarda, uma flautinha e duas revistas de conteúdo infantil.


Folha Vip

Plantão Policial, Quarta para Quinta-feira, dia 28 de Janeiro de 2010

Quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VIAS DE FATO - SOUSA - JARDIM BRASILIA, SOUSA - 21H15MIN

ENVOLVIDOS: ALCILENE LINS OLIVEIRA, CASADO, 47 ANOS, PEDREIRO, JARDIM BRASILIA.
FRANCISCO DE ASSIS DA SILVA, CASADO, 34 ANOS, AUX. SERV. GERAIS, MULTIRÃO.

SEGUNDO INFORMAÇÕES, O SENHOR ALCILENE AO PERCEBER QUE O SENHOR FRANCISCO ESTAVA NO MURO DE SUA CASA CHAMANDO A SUA ESPOSA, SAIU EM VIAS DE FATO COM O MESMO, EM SEGUIDA ENTROU EM SUA CASA E PEGOU UMA ROÇADEIRA E AO SAIR, NÃO ENCONTRANDO MAIS O SENHOR FRANCISCO, CORTOU OS PNEUS DA BICICLETA DO MESMO E AMASSOU OS DOIS AROS. A PM ESTEVE NO LOCAL, ONDE CONSTATOU A VERACIDADE DOS FATOS E CONDUZIU OS ENVOLVIDOS ATE A DP PARA A APLICAÇÃO DAS MEDIDAS CABIVEIS.


VIOLAÇÃO DE DOMICÍLIO/ FURTO - LASTRO - SÍTIO ALGODÕES - LASTRO, 06H.

VÍTIMA: JOSÉ ANTONIO DE ABRANTES 74 ANOS, CASADO, AGRICULTOR, ENDEREÇO ACIMA.
ACUSADOS: JOSÉ FERREIRA LEITE 21 ANOS, SOLTEIRO, AGRICULTOR E FRANCISCO DE ASSIS DE ABRANTES 43 ANOS, AMASIADO, AGRICULTOR, MESMO ENDEREÇO.

O SENHOR JOSÉ ANTONIO COMPARECEU A DELEGACIA DAQUELA CIDADE PRESTANDO QUEIXA QUE SUA CASA TERIA SIDO VIOLADA COMO TAMBÉM FURTADA. A PM ESTEVE NO LOCAL E CONSTATOU O FATO, ENTROU EM DILIGENCIAS JUNTAMENTE COM A VÍTIMA E CONSEGUIU PRENDER OS ACUSADOS QUE FORAM CONDUZIDOS A DP DAQUELA CIDADE PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS. SEGUNDO A VÍTIMA O JOSÉ FERREIRA TERIA ARROMBADO A SUA RESIDÊNCIA COM UMA CHAVE DE FENDA E DE LÁ FURTOU A QUANTIA DE 164 REAIS E ENTREGOU A FRANCISCO DE ASSIS PARA GUARDAR DIZENDO QUE TINHA ACHADO E QUE DEPOIS PEGARIA O DINHEIRO DE VOLTA.

14ºBPM


Polícia Militar Prende Acusado de Estupro em Imaculada

Policiais Militares do destacamento da cidade de Imaculada, sob o comando do Tenente Coronel Carlos, Comandante do 3º BPM, realizaram a Prisão de Vilton Nascimento Leite, 24 anos, durante a tarde de ontem (26), às 17h, acusado de estupro. Segundo informações do conselho tutelar, o acusado havia lesionado a menor V. R. S, 13 anos, em um matagal nas proximidades da cidade.
O policiamento tomou conhecimento do fato, efetuou diligências, prendeu o acusado em sua residência e conduziu o mesmo para a delegacia.

3ºBPM

São Bento: delegado que atirou contra bezerro vai responder a processo administrativo

A secretaria de Segurança Pública publicou portaria no Diário Oficial do Estado determinando a abertura de processo administrativo disciplinar contra o delegado Alarico Lopes da Rocha. Ele é acusado de atirar em um bezerro de apenas três dias de nascido, sob a alegação de ter visto um vulto. O delegado é também acusado de extorsão, prevaricação, apropriação indébita e abuso de autoridade.

De acordo com as informações constantes na sindicância administrativa, no primeiro semestre de 2007, no sítio Várzea Nova, localizado na cidade de São Bento, de propriedade de Manoel Vieira Diniz, transcorria uma festividade, quando, por volta das 17h, teve início uma discussão entre o gerente do sítio, de prenome Antônio, e a pessoa conhecida por Netão.


Na discussão, Antônio efetuou disparo de arma de fogo contra Netão, que veio a morrer a caminho do hospital. No dia seguinte, o delegado Alarico Lopes esteve no sítio a procura do autor do homicídio. Segundo a sindicância, “em uma determinada área, ele sacou sua arma e disparou em um bezerro de apenas três dias de nascido, sob a alegação de que havia visto um vulto naquele local”.

Segundo relato do proprietário, “naquela área não tinha como confundir um animal recém-nascido com uma pessoa e que o ato praticado pelo delegado foi pura covardia contra um animal indefeso, além de praticar direção perigosa quando conduzia até a delegacia a esposa do autor do homicídio”.

Consta ainda na mesma sindicância, as declarações do juiz da comarca de São Bento, Rúsio Lima de Melo, “onde o mesmo relata atos ilícitos praticados pelo delegado Alarico Lopes, tais como extorsão, prevaricação, apropriação indébita, abuso de autoridade, e ainda, que a presença do servidor processado nas dependências do Fórum causava constrangimento aos funcionários”.

A conduta do delegado levou o próprio juiz Rúsio Lima a proibir a presença dele armado nas dependências do Fórum. O delegado poderá ser demitido dos quadros do Estado caso as denúncias sejam acatadas pela comissão de disciplina da corregedoria de Polícia Civil. A ele foi facultado todos os direitos e garantias constitucionais para apresentar a sua defesa.


Sertão Informado