sexta-feira, 24 de julho de 2009

Insatisfações com Prefeitos podem ter provocado cancelamento da visita de Maranhão a Cajazeiras

24/07/2009.
Na Região da Grande Cajazeiras não se fala m outra coisa, a não ser no cancelamento da visita do Governador José Maranhão a “Terra de Padre Rolim” que estava prevista para esta sexta-feira, dia 24 de julho.

Segundo informações que circulam na mídia cajazeirense, os motivos do cancelamento estariam vinculados a uma grande insatisfação que vem incomodando alguns prefeitos do sertão do estado, quanto ao desempenho do Governo Maranhão, já que as ações administrativas não têm chegado às cidades mesmo diante das reivindicações dos prefeitos junto ao Governador.

A prefeita do município de Santarém Lucrecia Adriana (PMDB), por exemplo, demonstra claramente a sua insatisfação com a falta de atenção, e a ausência de obras concretas do governo no seu município. A prefeita chegou a dizer que mesmo encaminhando vários pleitos em audiência com o governador Zé Maranhão, não recebeu nem mesmo um telefonema da assessoria do chefe maior do estado e o município de Santarém está órfão de ações do Estado.

Já há dias atrás, o prefeito Itamar Moreira do município de Poço Dantas fez algumas criticas ao secretário de educação Sales Gaudêncio e demonstrou sua insatisfação com a forma de tratamento que o Governo tem prestado aos aliados na região do sertão. Itamar foi o único prefeito que apoiou e votou no governador Maranhão na eleição passada.

O governador José Maranhão cancelou sua visita ao município de Cajazeiras e o motivo do cancelamento não foi justificado pela sua assessoria.


Mário Gibson com informações do Portal Czn

Maranhão deverá receber dinheiro do BNDES já na próxima semana

24/07/2009.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, reafirmou o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a Paraíba e disse que o dinheiro do empréstimo da instituição deve estar na conta do Estado ainda na próxima semana. A informação foi fornecida pelo procurador geral do Estado, Marcelo Weick, que participou da reunião acompanhando o governador José Maranhão, na manhã desta quinta-feira (23), na sede do BNDES, na cidade do Rio de Janeiro.

Marcelo disse que toda a parte burocrática para aquisição do empréstimo já está pronta, faltando a autorização da Secretaria do Tesouro Nacional, que está fazendo uma análise da ficha do Estado para o banco liberar o recurso. “Tendo em vista a necessidade de liberação do empréstimo, a Secretaria do Tesouro reduziu o prazo de análise, que deveria ser de dez dias para três. A expectativa da direção do banco é da autorização sair segunda-feira (27) e após a assinatura do empréstimo o dinheiro entrará na conta do Estado dentro de três dias prazo dado, para publicação do contrato”, explicou.

Empréstimo da UEPB para construção de três campi: A reitora da Universidade Estadual da Paraíba, Marlene Alves, e o secretário de Educação, Sales Gaudêncio, participaram da reunião e, em companhia do governador, fizeram a solicitação de um empréstimo que deve ser contraído pela UEPB para construção de três campi no Estado. Marlene Alves recebeu a orientação de readequar seu projeto para uma nova linha de crédito do BNDES que está atendendo, exclusivamente, as áreas voltadas para universidades.

“O governador aproveitou a oportunidade para apresentar outros projetos em áreas que não são economicamente desenvolvidas no Estado. Luciano Coutinho se mostrou sensível e disse que está disposto ajudar”, acrescentou Marcelo Weick.

Na reunião estiveram presentes os secretários Marcos Ubiratan (Finanças), Sales Gaudêncio (Educação) e Lena Guimarães (Comunicação).


Secom

Promotora prescinde oitiva de Policial e apenas Major será ouvido no Caso das Denuncias contra o vereador Assis Estrela

24/07/2009.
A Promotora de Justiça da 63ª Zona Eleitoral, Maricelly Fernandes Vieira prescindiu da oitiva de um dos policiais militares que seria interrogado em João Pessoa, referente às denuncias feitas pelo Ministério Público contra o vereador do PDT de Sousa, Assis Estrela, que é acusado distribuir camisetas verdes no dia da Eleição na Comunidade de Lagoa dos Estrelas no dia da Eleição.

De acordo com as informações, um dos policiais citados como testemunha do fato, não foi corretamente identificado, conhecido como Soldado ou Cabo Assis, motivo pelo qual a promotora eleitoral resolveu prescindir do seu depoimento em juízo, optando apenas pela oitiva da segunda testemunha, o Major Fabio, que deverá ser interrogado nos próximos dias, lá mesmo na Capital.

Por enquanto, de todas as testemunhas ouvidas na Ação Eleitoral contra o vereador pedetista, nenhuma pessoa afirmou ter recebido qualquer oferta em dinheiro para vestir às camisas ou de compra de voto por parte do vereador, segundo informações dos advogados que patrocinaram a defesa de Estrela.


Mário Gibson

Prefeito de Sousa recebe Representantes do DNOCS e recebe Processo de Compra de terreno no Núcleo I

24/07/2009.
O prefeito da Cidade de Sousa, Fábio Tyrone do PTB, recebeu esta semana em seu gabinete o coordenador do DNOCS na Paraíba, Luís Sanguinetti, o coordenador da regional da Bacia do Rio do Peixe, Edinardo Alves, e o Engenheiro André Sarmento.

Na ocasião, o Prefeito recebeu o processo da compra do terreno onde fica localizada a comunidade Joaquim Batista no Núcleo I que pertence ao DNOCS. A partir de agora, a Prefeitura de Sousa, poderá realizar obras de urbanização além de poder incluir no programa “A Casa é Sua”, os moradores que residem em casas de “Taipa”, que antes não podiam fazer parte deste projeto, porque o DNOCS era proprietário do terreno.

“Uma das nossas grandes preocupações, era como iríamos resolver o problema da comunidade Joaquim Batista que não podia receber nenhum benefício do governo Municipal porque o DNOCS era o detentor da área. Com a compra deste terreno pelo município, vamos poder construir casas de alvenaria no lugar das casas de taipa. Já para o início do ano que vem, iremos incluir no Programa A Casa é Sua, as primeiras casas da comunidade Joaquim Batista.” Declarou o Prefeito.

Na oportunidade Tyrone sugeriu ao coordenador do DNOCS, que em comemoração aos 100 anos de existência do órgão, seja montado um estande na feira do côco que será realizada nos dias 13, 14 e 15 de Novembro.


Decom

Primeiro Secretário da Assembleia explica repasses de mais de 9 mil reais para cada um dos 36 Deputados

24/07/2009.
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), esclareceu, nesta quinta-feira (23.07), que em nenhum instante a Assembléia Legislativa da Paraíba descumpriu ou tentou burlar decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). “Ao contrário, se antecipou à eventual sentença e extinguiu a verba de assistência social”.

Ele lembrou que o STF suspendeu a ação de nº. 01.101.01.122.5286.4408, que tratava de ‘Outros Auxílios à Pessoa Física’. “Dentro desta ação está a rubrica 339048. Com a liminar do ministro Cezar Peluzzo, ficou congelada a chamada ‘verba indenizatória’, que era fixada desde a resolução nº. 525-A/95. A decisão vem sendo cumprida integralmente pela mesa-diretora da Assembléia Legislativa”, disse.

Lindolfo explicou que “o repasse feito aos 36 deputados estaduais semana passada refere-se às verbas de apoio terrestre e locomoção, instituída pela resolução nº. 766 de 2003, cujo valor é de R$ 9.274,58 para cada deputado estadual”.

O deputado acrescentou que “uma resolução não tem nada a ver com a outra”. A verba terrestre está prevista na ação orçamentária 01.101.01.1225046.4216, que trata de ‘Manutenção de Serviços Administrativos’, e sempre foi pago a todos os 36 parlamentares dessa forma. Dentro desta ação do Orçamento, a despesa foi empenhada na dotação nº 339033, específica para ‘Passagens e Despesas com Locomoção’.


Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ALPB

Familiares de Colonos invadem a Sede da CPT de Cajazeiras

24/07/2009.
Vários filhos, netos, sobrinhos e genros de Colonos do Perímetro Irrigado de São Gonçalo invadiram a sede da Comissão Pastoral da Terra (CPT) localizada no município de Cajazeiras, a invasão foi registrada na manhã de ontem, quinta-feira (23), e segundo as informações, as famílias reivindicam por liberação de lotes de terras no perímetro irrigado daquele distrito.

Todos os agricultores estão dispostos a permanecerem nas dependências da CPT até que seja dada uma solução concreta para o problema. Eles ainda ameaçam trazer mais pessoas para fortalecer o movimento.

Mário Gibson