quinta-feira, 28 de maio de 2009

Enquanto os políticos brigam, Cássio curte férias nos Estados Unidos


















28/05/2009.
De calça jeans, blusa de malha, tênis e mochila nas costas. É assim o visual do ex-governador Cássio Cunha Lima, que faz diariamente, de segunda a sábado, um percurso de 15 minutos, a pé, entre o local que está morando nos Estados Unidos e a universidade onde aprimora o inglês. Informa Arimatéia Souza. Cassio C. Lima aperfeiçoa inglês em estado que já fez 7 presidentes americanos.
Cássio embarcou no último dia 15 para os Estados Unidos. Durante 120 dias, além de aprimorar sua fluência na língua inglesa, Cássio fica distante da efervescência política paraibana que, diferente dos demais estados da federação, o pleito de 2010 já mexe com o cotidiano das pessoas. O ex-governador está morando em Ohio que é um dos 50 Estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região Centro-Oeste do país e considerado um dos principais pólos industriais dos States.

Thomas A. Edison, inventor da lâmpada elétrica, os Irmãos Wright - conhecidos por terem, após o brasileiro Santos Dumont, voado em um mais pesado que o ar – e Neil A. Armstrong, a primeira pessoa a pisar na Lua, são as principais personagens de Ohio que tem 11 milhões e 353 mil habitantes e 15 regiões metropolitanas. O estado de Ohio reivindica, inclusive, o cognome de Mother of Modern Presidents (Mãe de Presidentes Modernos), pelo fato de que sete dos Presidentes dos Estados Unidos nasceram e cresceram em Ohio. O título, no entanto, pertence a Virginia, com um total de oito presidentes.

A Universidade de Ohio é a instituição educacional mais antiga, criada em 1804. Ohio tem 179 estabelecimentos de ensino superior, mas apenas 61 são públicas e 250 sistemas de bibliotecas públicas. Columbus e Cleveland são as cidades mais populosos e importantes do estado.

rpscom

Lula sanciona lei e gastos públicos terão que ser disponibilizados pela internet

28/05/2009.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem (27) lei complementar que obriga os governos federal, estaduais e municipais a tornarem disponíveis, em tempo real, na internet, receitas e gastos.

Um dos objetivos é dar transparência á administração pública, além de incentivar a participação popular e a realização de audiências públicas na elaboração de planos e diretrizes orçamentárias.

A lei prevê prazos para os entes federados colocarem a medida em prática: um ano para União, estados, Distrito Federal e cidades com mais de cem mil habitantes, dois anos para municípios de 50 a 100 mil habitantes e quatro anos para cidades com até 50 mil habitantes.

O gestor que não divulgar as informações poderá ter congelado o repasse de verbas federais. Qualquer cidadão, partido político, sindicato ou associação pode denunciar aos tribunais de contas e Ministério Público quem não estiver cumprindo a lei.

Agência Brasil

Motoboys terão linha de Crédito para compra de motocicletas de até 150 cilindradas

28/05/2009.
Brasília - O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) autorizou ontem (27) a abertura de uma linha de crédito com recursos do fundo.

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, R$ 100 milhões serão destinados à compra de motocicletas e motonetas por pessoas que usam esse tipo de veículo para trabalhar, como os motoboys.

Nessa linha de crédito para quem usa motos e motonetas para trabalhar os juros serão de 1% ao mês, caso o empréstimo for feito em 24 parcelas. Na opção por 36 meses, os juros serão de 1,49% ao mês e na de 48 meses, a taxa será de 1,90% ao mês.
De acordo com o ministro, essa linha de crédito é para motos de até 150 cilindradas e estará à disposição dos trabalhadores no início de junho.
“Depois de aprovada pelo conselho, sai à publicação [no Diário Oficial da União] e agora é uma questão do agente operador, Caixa [Econômica Federal] e Banco do Brasil, trabalhar a operação de um processo que não demora. Acredito que na primeira semana de junho isso já estará à disposição do trabalhador”, explicou o ministro.

Mário Gibson

Polícia Federal realiza no Sertão a "Operação Ciranda"

28/05/2009.
Uma Força-Tarefa composta pela Polícia Federal, o Ministério Público-PB, através do GAECO, o Tribunal de Contas do Estado da Paraiba e a Secretaria de Defesa Econômica do Ministério da Justiça, desencadeou na manhã desta quinta-feira (28.05), a OPERAÇÃO CIRANDA, com o objetivo de reprimir o crime organizado neste estado, especialmente combater cartéis em licitações, que agiam contra o regular andamento das licitações em municípios do Sertão Paraibano.

A investigação contra o grupo de fraudadores foi iniciada em julho de 2008, e o prejuizo estimado contra os cofres públicos é de aproximadamente 10 (dez) milhões de reais.

A operação contou com o apoio do Poder Judiciário da Comarca de Patos/PB, de Promotores de Justiça da Comarca de Patos e do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado-GAECO.

Estão participando desta operação policial, cerca 50 (cinquenta) policiais federais, que cumprirão 06 (seis) mandados judiciais, sendo 06 (seis) mandados de prisão preventiva e 11 (onze) de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Judicial da Comarca de Patos/PB. Entre os acusados há secretários municipais, um contador e empresários do ramo da construção civil. As buscas estão sendo realizadas nos municípios de Patos/PB, Cacimba de Areia/PB e Areia de Baraúnas/PB.

Durante todo o dia os presos serão interrogados pelos delegados da Polícia Federal, e a documentação apreendida será objeto de análise por parte de policiais-analistas.

Pbagora

Estado paga amanha Servidores na Paraíba

28/05/2009.
Estado paga salários dentro do mês trabalhado e servidores recebem maio nesta sexta-feira. Cumprindo determinação do governador José Maranhão, de valorização dos servidores, o secretário da Administração, Antonio Fernandes Neto, anunciou para próxima sexta-feira, 29, o pagamento do funcionalismo público estadual referente ao mês de maio.

Pelo terceiro mês consecutivo, os salários serão pagos dentro do mês trabalhado e em um só dia, mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado, que perdeu, nos últimos quatro meses, mais de R$ 130 milhões do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE).


Ascom

Denis Formiga poderá antecipar eleição da Mesa Diretora da Câmara

28/05/2009.
O vereador Denis Formiga do PMDB de Sousa poderá antecipar para os próximos dias a Eleição para renovação da mesa diretora da Câmara Municipal de Sousa. Segundo informações a idéia é evitar uma briga acirrada para o segundo biênio e evitar uma possível mudança de comportamento e mudança de sua base aliada pelo cargo.

Segundo informações, a idéia já estaria sendo estudada nos bastidores por pelos assessores do Jacaré, e segue o mesmo regulamento realizado pela própria assembléia legislativa e atualmente pela Câmara Municipal de Cabedelo, fato ocorrido no último dia 20 de maio onde a atual gestão foi reconduzida. O mesmo exemplo segue a Câmara Municipal de Cajazeiras que já estuda também mais uma vez a possibilidade de antecipação da eleição da Mesa Diretora para a gestão do biênio 2011/2012. O atual presidente Marcos Barros que é do PSDB, buscará desta feita o seu sexto mandato consecutivo, aumentando assim o Recorde atual de cinco mandatos.

Dizem que a idéia vem sendo discutida muito reservadamente, já que alguns vereadores do PMDB têm interesse no cargo, entre os quais o vereador Ananias Vieira que está de olha na presidência da casa desde a última eleição.

Mário Gibson

Oposição acusa Prefeito de São José de pratica de perseguição Política

28/05/2009.
O novo prefeito da Cidade de São José da Lagoa Tapada, Evilásio Formiga de Lucena Neto, o Neto de Coraci do DEM, está sendo acusado de pratica de perseguição política. O fato se deve em respeito às mudanças dos cargos ocupados pelos representantes do Governo do Estado, no que se refere aos prédios onde funcionavam a Delegacia de Polícia e o Escritório da Emater.

Segundo o ex-candidato a prefeito Jucélio Formiga do PSB, por não concordar com as mudanças dos diretores o prefeito Neto, resolveu desalojar, ou seja, a Emater que funcionava no próprio Prédio da Prefeitura terá que funcionar em outro lugar e a DP que tinha o aluguel pago pelo município não será mais honrado pelo gestor público municipal.

Para piorar a situação, Formiga, disse que além de ser desalojada do prédio da Prefeitura, o antigo técnico da Emater, João Paulo, não repassou os laudos do Garantia Safra e o novo técnico teve que trabalhar de dia, e de noite para fazer um novo laudo e recuperar o programa para que nenhum agricultor ficasse prejudicado.

Para empresário, o caso mais grave se refere ao prédio da Delegacia da Polícia Civil, que não tem onde se estabelecer. O atual delegado, Francisco de Assis Araújo, já levou o caso ao delegado geral adjunto João Alves de Albuquerque, que ficou de tomar as providências.

Mário Gibson

Sem patrocínio Sousa Esporte Clube desiste da Série D

28/05/2009.
O Presidente do Sousa Esporte Clube Aldeone Abrantes confirmou ontem através de Ofício entregue na Federação Paraibana de Futebol a desistência do campeão estadual de disputar a série D que começa no segundo semestre deste ano.

Segundo informações, Abrantes alegou a falta de patrocínio como o principal motivo que levou o Dirigente da Equipe a não participar da Competição, com, isso, o Treze de Campina Grande que ficou em segundo colocado será notificado pelos dirigentes da FPF para dizer se vai ou não disputar a quarta divisão do campeonato brasileiro.

A equipe este ano deverá participar apenas este ano da Copa Paraíba e se preparar para a Copa do Brasil e o Campeonato Estadual do próximo ano.

Mário Gibson