quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Governo do Estado homologa decreto de emergência de mais 19 Cidades

26/08/2009.
O governador José Maranhão homologou decretos de Situação de Emergência de 19 cidades atingidas por enxurradas ou inundações bruscas causadas pelas chuvas, e/ou por estiagens. Os decretos estão publicados no Diário Oficial, edição desta quarta-feira (26), e assinados pelo governador e pelo secretário da Infraestrutura, Francisco Jácome Sarmento.

Em dez dos municípios, os decretos foram prorrogados por mais 90 dias por danos causados pelas chuvas: Aroeiras, Uiraúna, Poço Dantas, Bernardino Batista, Santarém, São João do Rio do Peixe, Catingueira, Triunfo, Poço de José de Moura, e a cidade de Patos. A prorrogação dos decretos é uma orientação aos prefeitos feita pela Defesa Civil Municipal, Estadual e Federal, para, no caso de liberação de recursos, todos estejam aptos.

Em oito municípios, os decretos homologados nesta data são devido a áreas atingidas por estiagens, escassez de chuvas, em parte da zona rural. São eles: Picuí, São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Cuité, Barra de Santana, Puxinanã, Montadas, e Alcantil. Semana passada também foi decretada situação de emergência por estiagens nos municípios de Queimadas e Barra de São Miguel. Esses municípios receberão água através de carros-pipa. No município de Caaporã o decreto de situação de emergência homologado pelo Governo Estadual é por conta de enxurradas e inundações bruscas, tendo validade por 90 dias.

De acordo com o gerente operacional da Defesa Civil Estadual Antonio Cavalcanti Brito, a Paraíba tem hoje 38 municípios com decretos de situação de emergência por danos causados pelas chuvas e que estão sendo prorrogados.


SECOM

Prefeito visita obras do Canal do Estreito e da Lagoa de Estabilização

26/08/2009.
O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, esteve na manhã desta quarta-feira (26/08) visitando a primeira etapa das obras do projeto de reestruturação da lagoa de estabilização e saneamento básico do canal do estreito.
A obra orçada em 8 milhões de reais vai acabar de vez com problemas antigos e sérios que afligem a população de Sousa, que reside tanto ás margens do canal do estreito como também a população das regiões periféricas da cidade.

“Atualmente todo o esgotamento sanitário da cidade de Sousa, vem sendo lançado in natura diretamente nas águas do Rio do Peixe, provocando assim um dano ambiental irreparável, coisa que deve ser combatida diretamente por nossa administração, através de obras como esta, que visam melhorar as condições de vida da população”; disse o prefeito Fábio Tyrone na ocasião.

Em parceria com o governo federal as obras deverão ser executadas no período de 1 ano,e na primeira etapa, cerca de 2.500 famílias serão beneficiadas de imediato. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde(OMS) para cada 1 real investido em saneamento, 5 reais são economizados em Saúde.


DECOM

Na Paraíba, consumidores residênciais terão 15,01% a menos nas suas contas de energia

26/08/2009.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) a segunda revisão tarifária das distribuidoras de energia de quatro estados da Região Nordeste e entre elas está a Energisa, responsável pela distribuição em todo o território paraibano.

A partir da próxima sexta-feira (28) a energia ficará 15,01% mais baratas nas residências da Paraíba e até 5,55% mais baratas nas indústrias.De acordo com informações repassadas pela Agência, a revisão é dividida em duas classes de consumo, sendo que a baixa tensão equivale às residências e a alta tensão corresponde às indústrias.

Nesta segunda revisão tarifária da Região foram analisados os casos da Companhia Energética do Piauí (Cepisa), da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), da Energisa Paraíba (EPB) e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A redução registrada na Paraíba foi a segunda mais expressiva. No Piauí a redução foi de 5,88% para residências, mas teve aumento de até 1,5% nas indústrias; em Alagoas a redução foi de 18,99% para as residências e até 13,66% nas indústrias; enquanto que no Maranhão a redução foi de 1,77% para as residências e até 11,50% nas indústrias.

A assessoria de imprensa da Aneel destacou também que os índices aprovados para as tarifas das distribuidoras “são resultantes da avaliação do equilíbrio econômico-financeiro dessas empresas com destaque para redução da parcela que corresponde aos custos gerenciáveis das concessionárias”.Na Paraíba, a Energisa atende 1,25 milhão de pessoas distribuídas em 216 dos 223 municípios paraibanos.


Paraíba 1

Silvio Santos pode compor Chapa com Dilma Roussef em 2010

26/08/2009.
O que corre em Brasília é que a ida de Dilma Roussef até o Guarujá onde foi recebida por Silvio Santos teria sido uma complementação de uma anterior visita que Dilma fez aos estúdios do SBT.

Nesta caminhada até a praia, onde conversou prolongadamente com Silvio, Dilma estaria interessada em ter Silvio como seu vice na disputa de 2010. Pra tanto, Silvio teria à disposição legenda dentro do próprio PMDB. Fonte: UBAM


UBAM e FolhaVipdeCajazeiras

TCE julga hoje contas de seis Prefeituras e três Câmaras Municipais

26/08/2009.
O Tribunal de Contas da Paraíba reúne-se, nesta quarta-feira (26), em sessão plenária, para analisar, entre outros processos, os das prestações de contas anuais oriundas de seis Prefeituras e três Câmaras de Vereadores.

Na pauta de julgamento da Corte estão as contas de 2006 dos ex-prefeitos de Uiraúna (João Bosco Fernandes), Barra de São Miguel (Pedro Pinto da Costa), Aroeiras (José Francisco Marques) e Caaporã (Geane Nazário dos Santos). Também as contas dos prefeitos de Remígio (Luiz Cláudio Régis Marinho – exercício de 2006) e de Salgado de São Félix (Apolinário dos Anjos Neto – 2007).

As Câmaras Municipais com processos de prestação de contas incluídos na pauta do TCE são as de Uiraúna (exercício de 2006), Nova Floresta (2007) e Emas (2008). As sessões plenárias do TCE ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso facultado ao público e transmissão pela internet, no endereço www.tce.pb.gov.br.


TCE da Pb