quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Três desembargadores aprovam candidatura a federal de João Estrela, mas juiz pede vistas e processo retorna sexta

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba adiou para a próxima sexta-feira a sequência do julgamento da candidatura a deputado federal do ex-prefeito de Sousa, João Estrela (PDT). A sessão foi adiada depois do pedido de vistas do desembargador João Batista que acatou questionamento levantado pela juiza federal Niliane Meira.

Quatro desembargadores chegaram a declarar os votos pelo deferimento da candidatura do ex-prefeito de Sousa. O primeiro a falar foi o relator da matéria, o desembargador Manoel Monteiro, que acatou todos os embargos apresentados pelo advogado Johnson Abrantes e votou pelo deferimento da candidatura de João Estrela.

O parecer foi seguido pelos juizes Carlos Neves da Franca, João Batista e João Ricardo Coelho, chegando a um placar de quatro a zero em favor da homologação da candidatura.

Em seguida foi a vez da juiza federal Niliane Meira apresentar o voto sobre a matéria e acabou levantando questionamento sobre um outro convênio firmado na gestão de João Estrela. A observação chamou atenção do desembargador João Batista que já tinha votado e acabou recuando do seu posicionamento e pediu vistas do processo que volta a pauta na próxima sexta-feira no TRE.

O advogado Johnson Gonçalves de Abrantes disse que todos os argumentos apresentados pela defesa foram praticamente acatados pelos desembargadores, gerando um placar favorável de tres a zero em favor de Estrela.

O desembargador João Batista deverá apresentar o voto vistas na próxima sexta-feira. Abrantes está confiante no deferimento da candidatura do ex-prefeito João Estrela a deputado federal.


George Wagner


Tribunal examina contas de 10 Prefeituras e seis Câmaras

O Tribunal de Contas do Estado reúne-se nesta quarta-feira (11), para o exame, entre outras, das contas anuais oriundas de 10 Prefeituras e seis Câmaras de Vereadores.

Compõem a mesma pauta as contas de 2006 do Ministério Público (assinadas pela ex-gestora Janete Ismael da Costa Macedo), da Companhia Estadual da Habitação Popular (por Maria do Socorro Gadelha de Lira) e do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário da Paraíba (por Carlos Marques Dunga), as duas últimas de 2008.

Remanescentes de sessões anteriores retornam à pauta do TCE as contas do ex-prefeito de Cajazeiras (Carlos Antonio Araújo de Oliveira, exercício de 2007) e as dos atuais prefeitos de Patos (Nabor Wanderley, 2006 e 2007), Alhandra (Renato Mendes Leite, 2008), Pedra Lavrada (José Antonio Vasconcelos da Costa, 2008) e Ouro Velho (Inácio Amaro dos Santos Filho, 2008).

Em primeiro agendamento, o TCE estará verificando as contas dos prefeitos de São Bento (Jaci Severino de Souza, 2008), Igaracy (Jucelino Lima de Farias, 2008), Diamante (Hércules Barros Mangueira Diniz, 2007) e, ainda, as dos ex-prefeitos de Pilóezinhos (Alessandro Alves da Silva, 2008) e São José de Caiana (Gildivan Lopes da Silva, 2007).

As Câmaras Municipais cujas contas serão julgadas na sessão plenária do TCE são as de Brejo do Cruz, Santarém, Carrapateira e São José de Piranhas (exercício de 2008), São José de Caiana (2007) e Areia (2006). As sessões plenárias do Tribunal de Contas do Estado ocorrem sempre às quartas-feiras, a partir das 9 horas, com acesso permitido ao público e cobertura via internet, no endereço www.tce.pb.gov.br.


TCE


Vacinou é Gol: 2ª Etapa Contra a Pólio Acontece em Sousa

Com o tema Vacinou é Gol, a Prefeitura de Sousa através da Secretaria de Saúde iniciou nesta terça-feira (10/08) a 2ª etapa da Campanha Nacional da Vacinação Contra a Paralisia Infantil.

De terça-feira até a sexta-feira serão vacinadas as crianças da zona rural do município, e no sábado (14/08) será o dia ‘D’ da vacinação contra paralisia infantil. Deverão ser vacinadas as crianças de 0 a 5 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município estima-se que aproximadamente 5.380 crianças serão vacinadas em Sousa.

Aquelas crianças que foram vacinadas na 1ª etapa da vacinação deverão comparecer aos postos de vacinação para tomar a segunda dose, e aquelas crianças que ainda não foram vacinadas na 1ª etapa contra a paralisia infantil devem tomar a vacina neste sábado.

Funcionarão como postos de vacinação todas as Unidades de Saúde da Família (USF), a Policlínica e a sede da Secretaria de Saúde, iniciando às 8 da manhã indo até às 5 da tarde, devendo os pais (responsáveis) apresentar o cartão de vacinação.

A Paralisia Infantil é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, a maioria dos casos ocorre nas crianças menores de cinco anos, por isso a importância dos pais levarem seus filhos aos postos de vacinação.


Eraldo Pordeus


Reitor da UFCG e lideranças do sertão se reúnem com Ministro da Educação para resolver situação do curso de Medicina em CJ

O diretor geral do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC), Dr. Antônio Fernandes Filho, viaja para Brasília nesta quarta-feira (11) junto a diversos interlocutores do campus do curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Cajazeiras, inclusive o governador José Maranhão, o reitor da UFCG, Thompson Mariz, e o deputado estadual Jeová Campos (PT), para tratar do encaminhamento que será dado ao impasse existente a respeito do credenciamento do Curso de Medicina em Cajazeiras. Na oportunidade, a comitiva, cuja formação ainda inclui o deputado federal Wilson Santiago, que já se encontra na capital federal, se reunirá com o Ministro da Educação, Fernando Haddad. A audiência acontece quinta-feira (12), às 11h, no Ministério da Educação.

Segundo o diretor geral do HRC, Dr. Antônio Fernandes Filho, o grupo agendou o encontro com o Ministro no final de julho após o parecer da Secretaria de Educação Superior do MEC que resolveu, baseada em dados defasados, pela impugnação do curso de Medicina na cidade de Cajazeiras. “As razões apresentadas no parecer da Secretaria não condizem com a realidade do Curso, que ainda em junho passou por uma inspeção do próprio MEC e, recebeu um ótimo conceito”, disse o diretor, lembrando que o curso recebeu Conceito 3.

O curso de Medicina do Campus de Cajazeiras funciona desde 2007 e é fruto do Programa de Expansão de Universidades Públicas do Governo Federal. No mês de junho, porém, o curso teve impugnada sua autorização de funcionamento junto ao Ministério da Educação, apesar do ótimo conceito atribuído ao curso por ocasião da visita in loco, realizada por avaliadores de uma comissão do próprio MEC. A impugnação, segundo informações da diretoria do Centro de Formação de Professores (CFP) do campus, a decisão partiu de informações defasadas contidas num documento do Conselho Nacional de Saúde do início de 2009.

Para o diretor do Centro de Formação de Professores (CFP) do campus de Cajazeiras, Unidade de Ciências da Vida, Dr. José Cezário de Almeida, não há argumentos aceitáveis para desautorizar o funcionamento do curso na cidade. “O parecer do Conselho se baseou em informações antigas, contemporâneas ao protocolo de pedido de autorização de funcionamento do curso”, destaca Cezário, acrescentando que a comissão avaliadora do MEC, que visitou in loco a estrutura e verificou o funcionamento do Curso na cidade, não poderia ser preterido, visto que ela foi capaz de comprovar, através de seu relatório, mais atualizado, a capacidade do campus para a prática do curso.

O deputado estadual Jeová Campos, que lutou pela instalação do curso na cidade em 2007 e integrará a comitiva paraibana em Brasília, disse que durante a audiência com o ministro da educação vai apresentar as incongruências do documento, que não refletem a realidade. “Temos um documento com dados absolutamente inverídicos. A infra-estrutura da saúde pública instalada na cidade, por exemplo, possui muito mais leitos do que o que foi apresentado. Só no HRC são 150 leitos, o Hospital Infantil tem mais 40 e ainda existe uma autorização da Secretaria de Saúde para aumento de leitos do Hospital Geral para 200. Eles alegam que só existem 62 leitos”, desabafa.



Prefeitura inicia Recuperação de Ruas no Zú Silva e Dr. Zezé

A Prefeitura de Sousa, através da secretaria de Infraestrutura, deu inicio na manhã desta terça-feira (10/08) as obras de recuperação do calçamento das ruas dos Bairros Dr. Zezé e Zú Silva.

Devido as chuvas e a falta de manutenção nos últimos anos os moradores dos dois bairros enfrentaram problemas como os buracos na pavimentação, o que causava transtorno no dia a dia de quem reside nessas localidades.

De acordo com o secretário Gerlando Linhares os trabalhos de recuperação dessas ruas que foram iniciadas hoje deverão resolver os problemas enfrentados pelos moradores de imediato e é determinação do Prefeito Fábio Tyrone que a prefeitura não pare as obras de calçamento no município.

As obras continuarão por tempo indeterminado, até que todas as vias dos bairros estejam totalmente recuperadas.


Ascom


AGENDA DO DEPUTADO ESTADUAL E CANDITADO A DEPUTADO FEDERAL JEOVÁ CAMPOS

AGENDA DO DEPUTADO ESTADUAL

E CANDITADO A DEPUTADO FEDERAL JEOVÁ CAMPOS
COMPROMISSO FEDERAL



QUARTA-FEIRA 11.08

O candidato a deputado federal Jeová Campos viaja a Brasília onde manterá encontro com a direção nacional do Partido dos Trabalhadores para traçar estratégias para sua campanha e agendar a visita do Presidente Lula e da presidenciável Dilma Rouseft a Paraíba.


NOITE

Jeová Campos terá encontro com lideranças políticas paraibanas que participarão da audiência com o Ministro da Educação e com o reitor Thompson Mariz. A audiência acontece nesta quinta-feira (12), às 11h, no Ministério da Educação.

Cabrito nasce com aparência de macaco em Vieirópolis

Há quem diga que o filhote de cabra tem feições de um ser humano

Um cabrito com características diferentes do normal nasceu nesta segunda-feira (9) no Sítio Cachoeiras dos Alves, município de Vieirópolis, mas faleceu horas depois.

O bicho é filho de uma criação de cabras e carneiros pertencente a senhora Edeide Soares Braga. A anomalia foi percebida logo após o nascimento do animal.

O que chamou a atenção dos moradores da comunidade foi a aparência do cabrito. “Uns acham parecido com uma pessoa. Há quem diga que a feição é de um macaco”, disse Dedé Lima, morador da cidade de Vieirópolis.

Muitos curiosos saíram de outras localidades rurais e da sede do município até o Sítio Cachoeira dos Alves para ver de perto o estranho animal, principalmente por ter sido a primeira vez em que uma anomalia ocorreu na região.

A dona da propriedade se mostrou surpresa com a cria. Edeide Braga revelou que outro cabrito nasceu, mas com feições normais.




Levi Dantas, da Redação do DIÁRIO DO SERTÃO em Sousa