terça-feira, 21 de abril de 2009

Deputados fazem mistério mas confirmam encontro com Cássio nesta Quarta-feira

21/04/2009.
O presidente da Assembléia Legislativa confirmou o encontro entre a bancada aliada com o governador Cássio Cunha Lima para esta quarta-feira (22). O deputado Arthur Cunha Lima (PSDB) se negou a revelar o horário e o local do encontro. “Espero que ninguém diga nada sobre o local da reunião para a imprensa”, segundo o articulador do encontro, todos os deputados aliados do tucano foram convidados e confirmaram presença.

Já o líder da oposição na Assembléia Legislativa revela que o encontro será às 12 horas, mas o local ainda não foi definido.

Na pauta, de acordo com Manoel Ludgério (PDT) será a unificação dos discursos. “Esperamos também orientações de Cássio sobre o comportamento do bloco oposicionista durante sua ausência”, destaca.

O ex-governador Cássio Cunha Lima viaja, possivelmente, no dia 15 de maio para os Estados Unidos. Durante quatro meses, ele fará um curso intensivo de inglês.

ClickPB

Primeira Dama de Cajazeiras vai assumir secretaria no Governo Maranhão III

21/04/2009.
A esposa do atual prefeito do Município de Cajazeiras Jaqueline Abreu assumirá a Secretaria Executiva do Turismo e do Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba no Governo Maranhão III. O próprio governador José Maranhão teria feito o convite e consequente ao esposo da Primeira Dama, o prefeito Léo Abreu do PSB após contato por telefone.

O Posto assumido por Jaqueline Abreu é de grande importância e responsável pelo comando das ações da indústria e do turismo no Estado.

Ela deverá atuar na companhia do também Secretário Romeu Lemos que terão a missão de realizar um trabalho voltado para o crescimento turístico estadual e principalmente em nível regional aqui na região polarizada pela Grande Cajazeiras.

Agora, basta aguardar o Diário Oficial da União que nos próximos dias trará a nomeação de Jaqueline Abreu para assumir a pasta.

AESA prevê chuvas fortes por mais um mês no Sertão da Paraíba e outros açudes poderão sangrar

21/04/2009.
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), informou que teremos mais um mês chuvoso no Sertão do Estado também neste mês de maio. A previsão foi feita na tarde da última segunda-feira dia 20 de abril pelos técnicos que compõem o órgão. De acordo com o Diretor de Operações da Agência de Águas, Laudízio Diniz, até o final do mês de maio, a região sertaneja será atingida por fortes pancadas de chuvas como o que já vem ocorrendo neste mês de abril e que poderá provocar novos transtornos.

Segundo dados da própria AESA, o aumento do volume das chuvas já provocou a sangria de pelo menos 20 barragens paraibanas e com a previsão de que as chuvas perdurem por mais um mês em todo o Estado, o órgão prevê a sangria de mais 33 barragens até o final de maio, período em que encerrará a quadra invernosa, compreendida entre os meses de Fevereiro, Março, Abril e Maio.

Apesar dos recentes dilúvios que atingiram a cidade de Patos e outros municípios sertanejos, Diniz considera a ocorrência de chuvas como normal e positiva, e que deve estar sendo confirmado através do aumento dos volumes de rios e barragens na Paraíba devido ao grande volume de águas acumulados no inverno passado.

Açude Arrojado provoca mais uma vez inundações em Uiraúna


21/04/2009.
Com a intensificação das chuvas nos últimos dias era inevitável uma cheia nas águas da sangria do Arrojado. O açude sangrava normalmente até a noite do domingo (19) quando choveu intensamente em toda a região sertaneja.

Informações, ainda não confirmadas pela Emater, dão conta de que (naquela noite) choveu cerca de 60mm no Espírito Santo e 130mm entre Areais e Sítios Novos.Por volta de 01h00 da madrugada da segunda-feira (20) a água começou a chegar no centro da cidade.

Muitos moradores e comerciantes já haviam feito antecipadamente barreiras para conter as águas dentro de seus estabelecimentos. Mesmo assim não houve muito o que fazer pra evitar a invasão delas. Logo por volta de 02h00 da madrugada já estava tudo alagado e a enchente já assumia grandes proporções.

A cheia teve seu pico por volta das 09h00 da manhã quando, do mesmo jeito que chegou repentinamente, baixou rapidamente também. No início da tarde a maior parte das águas haviam sumido e apenas a ponte ainda dava sinal de enchente. O clima de chuva ainda assustava as pessoas, mas para felicidade de todos não choveu até o início da manhã dessa terça.

O problema

A cidade de Uiraúna passou mais de uma década sem se preocupar com a sangria do Arrojado. Ele sangrou pela primeira vez em 1984 e logo após em 1988. Depois desse ano, um constante período de secas, deixou o açude com fama de quem não sangrava mais; ele chegou a secar completamente nos anos de 1993 e 1998. Passaram-se 16 anos -- até 2004 -- quando ele voltou a encher e sangrar; aí então as pessoas começaram a se preocupar com o problema.

O açude voltou a sangrar no ano passado (2008) quando causou a primeira grande enchente e agora em 2009 quando repetiu a dose e dessa vez foi um pouco maior que a anterior.

FÁBIO BARBOSA
Cofemac