.jpg)
.jpg)
Com a intensificação das chuvas nos últimos dias era inevitável uma cheia nas águas da sangria do Arrojado. O açude sangrava normalmente até a noite do domingo (19) quando choveu intensamente em toda a região sertaneja.
Informações, ainda não confirmadas pela Emater, dão conta de que (naquela noite) choveu cerca de 60mm no Espírito Santo e 130mm entre Areais e Sítios Novos.Por volta de 01h00 da madrugada da segunda-feira (20) a água começou a chegar no centro da cidade.
Muitos moradores e comerciantes já haviam feito antecipadamente barreiras para conter as águas dentro de seus estabelecimentos. Mesmo assim não houve muito o que fazer pra evitar a invasão delas. Logo por volta de 02h00 da madrugada já estava tudo alagado e a enchente já assumia grandes proporções.
A cheia teve seu pico por volta das 09h00 da manhã quando, do mesmo jeito que chegou repentinamente, baixou rapidamente também. No início da tarde a maior parte das águas haviam sumido e apenas a ponte ainda dava sinal de enchente. O clima de chuva ainda assustava as pessoas, mas para felicidade de todos não choveu até o início da manhã dessa terça.
O problema
A cidade de Uiraúna passou mais de uma década sem se preocupar com a sangria do Arrojado. Ele sangrou pela primeira vez em 1984 e logo após em 1988. Depois desse ano, um constante período de secas, deixou o açude com fama de quem não sangrava mais; ele chegou a secar completamente nos anos de 1993 e 1998. Passaram-se 16 anos -- até 2004 -- quando ele voltou a encher e sangrar; aí então as pessoas começaram a se preocupar com o problema.
O açude voltou a sangrar no ano passado (2008) quando causou a primeira grande enchente e agora em 2009 quando repetiu a dose e dessa vez foi um pouco maior que a anterior.
FÁBIO BARBOSA
Cofemac
Nenhum comentário:
Postar um comentário