terça-feira, 27 de novembro de 2012

TC recomenda capacitação de pessoal aos prefeitos eleitos



Representações dos 223 municípios da Paraíba – integradas em grande parte por atuais e novos prefeitos – ouviram recomendações para a capacitação de pessoal a fim de acompanhar as inovações decorrentes de nova fase do sistema de controle externo das contas públicas de que faz parte, inclusive, a tramitação eletrônica de processos.
A qualificação de quadros técnicos foi recomendada, na manhã desta terça-feira (27), pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Catão, durante o encontro por ele convocado para o debate de questões atinentes à transição governamental nos municípios, em razão das últimas eleições.
“O número dos que acorreram a este chamamento demonstra o quanto esta reunião é importante e, também, o quanto todos querem acertar”, comentou o presidente do TCE ao saudar os grupos que então já superlotavam a Sala de Sessões e três outros ambientes do TCE de onde as discussões de sucessivos temas eram acompanhadas por meio de telões.
Em entrevista, o conselheiro Catão observou que a transição correta e pacífica dos governos municipais é assunto que, tanto quanto ao TCE, interessa à própria sociedade. “A mudança de prefeitos não deve atrapalhar a continuidade do processo administrativo nem acarretar perdas de projetos ou recursos”, disse.
Para o presidente da Federação das Associações dos Municípios Paraibanos (Famup) Buba Germano, “o processo de transição municipal não pode engessar a contabilidade pública”.  Na abertura do encontro, ele lembrou o momento de “desequilíbrio financeiro dos municípios”, pediu cautela aos prefeitos que saem e o estreitamento das relações de todos com o TCE, de quem ainda enalteceu a oportunidade das discussões e esclarecimentos.
CARTILHA – Depois de aberto pelo presidente do Tribunal de Contas, o “Encontro com os Prefeitos sobre Transição” passou a ter a intermediação do conselheiro André Carlo Torres Pontes.
Os prefeitos eleitos receberam cartilha editada pelo TCE com instruções, entre outras, sobre princípios básicos da administração pública, transição de governo, providências a tomar na identificação de situações irregulares, planejamento orçamentário, aplicações constitucionais em educação e saúde, licitações, endividamento, gastos com pessoal e obrigações previdenciárias.
Pela manhã, eles tomaram conhecimento do Sistema de Tramitação Eletrônica de Processos (Tramita) e do Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade (Sagres) desenvolvidos e aprimorados no TCE (nesse último caso desde 2002). Encarregaram-se dessa exposição o diretor geral Severino Claudino Neto e o chefe da Assessoria Técnica Ed Wilson Fernandes de Santana.
A apresentação de resoluções sobre a transição de prefeitos e da Cartilha do TCE esteve a cargo da chefe do Departamento de Auditoria de Atos de Pessoal e Gestão Previdenciária Fabiana Luzia Miranda. Ainda pela manhã, o presidente da PBPrev Hélio Carneiro Fernandes falou à numerosa plateia sobre “Regimes Próprios de Previdência Social”.
A reunião prossegue à tarde com palestras sobre “Prestação de Contas dos Repasses Federais” (pelo secretário do TCU na Paraíba Ronaldo Honorado), “Lei do Acesso à Informação” (pelo auditor da CGU Rodrigo Márcio Paiva), “Precatórios: Inovações Trazidas pela EC nº 62/2009” (pelo juiz Rodrigo Marques Lima), “Lei das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte” (pelo superintendente regional do Sebrae Júlio Rafael da Costa).
Ainda, com exposições sobre “Soluções da Caixa para Modernização da Gestão Pública (pelo gerente de Negócios da CEF Celizo Bezerra Filho), “Sistemas de Convênios” (pela analista de Negócios do Banco do Brasil Anna Flávia Souza) e “Nota Fiscal Eletrônica (pelo gerente de Arrecadação de Informações Econômico-Fiscais da Secretaria de Estado da Receita Ramiro Estrela).


TCE

Prefeito Deusimar entrega Laboratório, Núcleo de Saúde e Carro 0 KM para assistência a Comunidade de Aparecida



Prefeito Deusimar entrega Laboratório, Núcleo de Saúde e Carro 0 KM para assistência a Comunidade de Aparecida. Fotos e Vídeo


A Prefeitura Municipal, e a Secretaria de Saúde de Aparecida realizaram nesta segunda-feira (26) a inauguração de dois novos serviços: o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF I - e o Laboratório Municipal de Análise Clínicas. Foi entregue ainda para a população um veículo zero km, destinado ao transporte dos pacientes que realizam tratamento fora de domicílio.

O Núcleo de Apoio a Saúde da Família - NASF I é composto por 05 profissionais: Fisioterapeuta, Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social e Educador Físico, que além de prestarem assistência, exercem trabalho interdisciplinar com as Equipes de Saúde da Família para promoção à saúde junto à comunidade, através de palestras educativas.


O Laboratório Municipal de Análises Clínicas tornou-se realidade através do convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Aparecida e o Governo do Estado (Pacto Social pelo Desenvolvimento), com o financiamento dos equipamentos que compõem o laboratório. 


Segundo a Secretária de Saúde Ana Vitória, o Laboratório representa um sonho de toda a comunidade em realizar seus exames no próprio município, em tempo hábil, sem fila de espera. Atualmente, a maioria dos municípios de pequeno porte, necessitam encaminhar seus pacientes para realizarem suas consultas e exames nos municípios de referência, no caso, Sousa. 


Desta forma, estamos trazendo a assistência para mais perto da comunidade, Esse sempre foi o ponto chave da administração do Prefeito Deusimar Pires: assistência à saúde de qualidade em tempo oportuno, destaca ela.


O Prefeito Deusimar ressalta a importância da aquisição do veículo zero km destinado ao Programa de Tratamento Fora de Domicílio, que representa mais uma vez a busca da melhoria da assistência: transporte digno e de qualidade para os pacientes que precisam viajar diariamente para os grandes centros de saúde.


A Solenidade contou com as presenças do Prefeito eleito, Júlio César, o vice-prefeito, Antônio da Viúva, Secretários, Vereadores, amigos e correligionários na Unidade de Saúde do Município de Aparecida.



folha do Sertao

Cássio critica postura da ministra do Planejamento



Cássio critica postura da ministra do Planejamento
Para senador, o Governo Federal deve explicações a respeito da paralisação das obras e o seu substancial aumento de custos, mas é preciso concluir a obra urgentemente.

“Estarrecido”, assim declarou-se o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) após ver extensa matéria veiculada no Jornal Nacional sobre as obras da transposição de águas do Rio São Francisco e que a ministra do Planejamento tentou explicar a inoperância do Governo Federal sugerindo simplesmente que “aquele pessoal tem fé”, se referindo aos milhões de nordestinos do semiárido atingidos pela estiagem.

A obra, que está com grande parte paralisada tinha previsão de estar concluída neste ano, conforme promessas eleitoreiras, mas apenas 43% foram executados e teve o seu custo inicial passando de 4,5 bilhões de reais e agora já está com previsão de 8,2 bilhões de reais. A matéria alertou ainda para parte das obras que foram concluídas, mas que já precisam de reparos como placas de concretos sendo refeitas além de centenas de quilômetros de terra que foram escavados, mas que não receberam o concreto, causando gastos adicionais.

O Tribunal de Contas da União já apontou diversas irregularidades nas obras cujo problema de gestão é inclusive reconhecido pelo Ministério da Integração. Para o senador, o Governo Federal precisa urgentemente solucionar essa grave crise e não esperar apenas pela fé do povo nordestino. Noutra oportunidade o senador criticou a postura da ministra do Planejamento que declarou que a situação da atual seca não era tão grave porque sequer estavam ocorrendo saques cidades.

Cássio lembrou que em 2010, por ocasião das eleições, milhões de pessoas confiaram na promessa de que esta obra estaria pronta em 2012 e o que poderia ser tolerado como um pequeno atraso, normal em obras de engenharia de grande porte está se transformado num grande pesadelo para as pessoas que sonham com o acesso à água, pois sequer a metade da obra foi construída, com os custos quase dobrados e ainda muito do que foi feito precisará ser reparado.

O senador reforça que independente de agenda eleitoral, a população atingida pela maior estiagem dos últimos 40 anos na região quer, urgentemente, que transposição seja concluída e forneça água para mais de 12 milhões de pessoas que vivem no semiárido nordestino.

Com 29 votos de maioria, Lincon Abrantes vence as eleições e é o novo Presidente da OAB em Sousa


Com 29 votos de maioria, Lincon Abrantes vence as eleições e é o novo Presidente da OAB em Sousa
                         Lincon Abrantes venceu as eleições da OAB em Sousa (Foto: João Fábio)



Nesta segunda-feira (26) foram realizadas as eleições da OAB em algumas cidades da Paraíba. Em Sousa, a disputa foi realizada durante todo o dia na sede da OAB no bairro Gato Preto.

O candidato Lincon Abrantes venceu o concorrente Claudio Diniz por apenas 29 votos de diferença. Lincon assume a presidência a partir de Janeiro de 2013.

''O que reinou foi a democracia, a liberdade do advogado. Nós sabemos que existia pedidos de políticos para votar contra nós, mas indiscutivelmente, a democrácia prevaleceu. Quero agradecer primeiramente a Deus, porque sem ele nós não conseguimos nada, depois a minha família e aos amigos '' Declarou Lincon Abrantes.

harley Garrido do Diário do Sertão

Governador anuncia pagamento de novembro, dezembro e 13º salário


O Governo do Estado anunciou o calendário de pagamento dos meses de novembro, dezembro e o 13º salário dos servidores estaduais. O pagamento referente ao mês de novembro será feito nesta quinta-feira (29) para aposentados e pensionistas. Na sexta-feira (30), recebem salários os servidores da administração direta e indireta.

No dia 11 de dezembro (terça-feira), o Governo do Estado paga o 13º salário, enquanto a folha do mês de dezembro será paga nos dias 27 e 28. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Administração, as três folhas vão injetar cerca de R$ 700 milhões em apenas um mês na economia do Estado.
O pagamento das folhas foi anunciado nesta segunda-feira (26) pelo governador Ricardo Coutinho, durante o programa semanal de rádio ‘Fala Governador’. Ele afirmou que, mesmo em um cenário de perda (até outubro) de R$ 247 milhões do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e da crise econômica vivenciada no país, sempre procurou priorizar o pagamento da folha em dia e do 13º salário e o equilíbrio fiscal. “Nos primeiros dias do ano separo logo os recursos para o pagamento das folhas e do 13º salário. Todos os gestores devem agir assim para não chegar ao final do ano no sufoco diante de situações como queda de receita. Até porque não existe milagre para fazer surgir dinheiro”, ressaltou.

O governador falou ainda sobre o impacto positivo do pagamento das folhas para o Estado. “Esse recurso colocado na economia do Estado é importante para a indústria, para o comércio e, principalmente, para os servidores em um momento de dificuldades econômicas no Brasil e no mundo”, destacou.

Ricardo afirmou que este foi um ano muito difícil, uma vez que a crise que atingiu a Europa teve reflexos no Brasil, com a desaceleração da economia. Ele espera que 2013 seja um ano melhor para a economia do país e, consequentemente, para a Paraíba. “O Estado pertence às pessoas que têm uma relação direta e as milhões de outras que precisam de uma educação de qualidade, do cursinho pré-vestibular, do hospital, do medicamento, de indústrias e empresas para gerar emprego, da ração animal para manter o gado e de acesso à água tratada. São coisas essenciais que não abro mão, porque, se assim fizesse, estaria prejudicando a grande maioria do povo paraibano”, completou o governador.


SECOM