terça-feira, 19 de abril de 2011

Câmara Municipal de Sousa emite Nota comunicando que não haverá sessão nesta quarta

NOTA


A Câmara Municipal de Sousa vem por meio desta informar a toda coletividade sousense que, por motivo das comemorações da Semana Santa, amanhã, quarta- feira dia 20 de abril de 2011, terá de ponto facultativo no funcionamento do referido órgão. O presidente Adilmar Cacá de Sá Gadelha, juntamente com toda a mesa diretora e em nome dos vereadores e funcionários, deseja à todos uma Semana Santa abençoada com muita paz, renovação e reflexão que são símbolos maiores do amor divino, bem como uma Feliz Páscoa e que as famílias sousenses possam estar unidas e compartilhando do exemplo magnífico do nosso Mestre Jesus Cristo.



Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Sousa

Governador recebe prefeitos de Bayeux e Campina Grande nesta quarta-feira

O governador Ricardo Coutinho (PSB) recebe os prefeitos dos municípios de Bayeux, Jota Júnior (PMDB), e de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego (PMDB), nesta quarta-feira (20), no Palácio da Redenção, em João Pessoa. No encontro, com caráter de urgência a pedido dos prefeitos, estarão em pauta alguns pleitos da população.

O prefeito Jota Júnior será recebido no fim da manhã, às 12h. Já Veneziano Vital, tem audiência marcada com o governador no final da tarde, às 17h30. Em virtude da urgência do evento, o governador remarcou seus compromissos desta quarta-feira, previamente agendados, para outra ocasião. Ricardo Coutinho informou ainda que pretende atender os demais prefeitos do Estado e viabilizar o atendimento das reivindicações.



Secom-PB

Chico César esclarece apoio a eventos juninos

O secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Chico César, emitiu nota nesta segunda-feira (18), esclarecendo que o objetivo do Governo não é proibir ou impedir que eventos sejam organizados com tendências musicais diversas, mas sim, direcionar os recursos públicos para incentivar o fortalecimento e o resgate da cultura paraibana e nordestina.



Abaixo segue na íntegra a nota do secretário:

“Tem sido destorcida a minha declaração, como secretário de Cultura, de que o Estado não vai contratar nem pagar grupos musicais e artistas cujos estilos nada têm a ver com a herança da tradição musical nordestina, cujo ápice se dá no período junino. Não vai mesmo. Mas nunca nos passou pela cabeça proibir ou sugerir a proibição de quaisquer tendências. Quem quiser tê-los que os pague, apenas isso. O Estado encontra-se falto de recursos e já terá inegáveis dificuldades para pactuar inclusive com aqueles municípios que buscarem o resgate desta tradição.

São muitas as distorções, admitamos. Não faz muito tempo vaiaram Sivuca em festa junina paga com dinheiro público aqui na Paraíba porque ele, já velhinho, tocava sanfona em vez de teclado e não tinha moças seminuas dançando em seu palco. Vaias também recebeu Geraldo Azevedo porque ele cantava Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro em festa junina financiada pelo governo aqui na Paraíba, enquanto o público, esperando a dupla sertaneja, gritava “Zezé cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”.

Intolerância é excluir da programação do rádio paraibano (concessão pública) durante o ano inteiro, artistas como Parrá, Baixinho do Pandeiro, Cátia de França, Zabé da Loca, Escurinho, Beto Brito, Dejinha de Monteiro, Livardo Alves, Pinto do Acordeon, Mestre Fuba, Vital Farias, Biliu de Campina, Fuba de Taperoá, Sandra Belê e excluí-los de novo na hora em que se deve celebrar a música regional e a cultura popular”.




Secretário de Estado da Cultura – Chico César

Ricardo Marcelo é reeleito e comandará AL até 2015; Lindolfo Pires vê golpe

O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB), foi reeleito de forma antecipada e vai comandar a Casa Epitácio Pessoa até o ano de 2015. A eleição foi antecipada depois que a Mesa Diretora apresentou um projeto de resolução antecipando a eleição que aconteceria somente em 2012. Ricardo Marcelo recebeu 30 votos, de um eleitorado de 36 deputados. O líder do governo, deputado Lindolfo Pires, decidiu não votar em protesto ao que classificou como golpe do presidente.

Os deputado Caio Roberto (PR), Francisco Quintans (DEM), Gilma Germano (PPS) e Francisca Mota (PMDB) não votaram por que estavam ausentes da sessão. Os deputados Lindolfo Pires e Tião Gomes, se abstiveram.

Lindolfo Pires pediu que a eleição não ocorresse nesta terça-feira, por que sequer o projeto foi publicado no Diário do Poder Legislativo.

A sessão transcorria normalmente, com a presença maçiça das bancadas de oposição e situação, para votação das Medidas Provisórias do Governo criando o Empreender Paraíba e o Paraíba Ingtegrada, quando o projeto de reeleição da Mesa foi apresentado. A chapa é composto pelos atuais componentes da Mesa.

Já o deputado petista Anísio Maia (PT) disse que a manobra tem o objetivo de defender a Casa de uma possível ingerência do Poder Executivo, "Está previsto no regimento e já foi feito em outras ocasiões. Isso é um recado", destacou.

O deputado Trocolli Júnior (PMDB) lembrou que o líder do governo, Lindolfo Pires, votou em duas oportunidades pela antecipação da eleição da Mesa Diretora da AL, nas gestões de Rômulo Gouveia e Arthur Cunha Lima, ambos do PSDB. "Somos muito felizes com a presidência de Ricardo Marcelo", destacou.

Confira a Mesa que tomará possem em fevereiro de 2012:

PRESIDENTE- Ricardo Marcelo (PSDB)

VICE-PRESIDENTE - Edmilson soares (PSB)

1º VICE PRESIDENTE - Trocolli Junior (PMDB)

2º VICE PRESIDENTE - Luciano Cartaxo (PT)

3º VICE PRESIDENTE – Janduhy Carneiro (PPS)

1º SECRETÁRIO - Jose Aldemir (DEM) (no lugar de Branco Mendes)

2º SECRETÁRIO - Arnaldo Monteiro (PSC)

3º SECRETÁRIO - Domiciano Cabral (DEM) (no lugar de Manoel Ludgerio)

4º SECRETÁRIO - Lea toscano (PSB) (no lugar de Gilma Germano)

1º SUPLENTE - Daniella Ribeiro (PP)

2º SUPLENTE - André Gadelha (PMDB)

3º SUPLENTE - Eva Gouveia (PTN) (no lugar de Caio Roberto)

4º SUPLENTE - Aníbal Marcolino (PSL)



WSCOM Online

Prefeitura de Sousa antecipa salários dos servidores e paga antes da Semana Santa

A Prefeitura Municipal de Sousa, através da Secretaria de Finanças, estará realizando amanhã (20/04) de forma inédita o pagamento antecipado do mês de abril de todos os seus servidores da ativa.

De acordo com o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, é a primeira vez na história da Prefeitura de Sousa que os salários são antecipados em 10 dias, sendo que até agora já são 28 vezes consecutivas que os salários são pagos dentro do mês trabalhado e de forma antecipada.

“Estamos trazendo essa novidade para os nossos servidores, que neste mês estarão recebendo de forma antecipada seus salários, uma ação nunca antes vista, principalmente antes do feriado da Semana Santa, pois assim o servidor poderá passar o feriado com sua família sem nenhuma preocupação econômica. Esta é uma ação que reflete a nossa administração organizada, que economiza e investe no que faz bem para a população sousense”.Declarou o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Finanças, os salários estarão nas contas dos servidores em suas respectivas agências bancárias a partir das 14h00 desta quarta-feira (20/04).



Assessoria da Prefeitura Municipal de Sousa

Líder do governo Lindolfo Pires confirma para esta terça votação do Empreender e Paraíba Integrada

O deputado estadual Lindolfo Pires (DEM), confirmou para hoje a votação de duas medidas provisórias importantes para o Governo do Estado. Tratam-se do programa "Paraíba integrada" - que prevê a integração nos ônibus intermunicipais do Estado com desconto na segunda passagem - e o Empreender Paraíba, destinado à oferta de microcrédito. Lindolfo disse que espera que os parlamentares compareçam à Assembleia para que não haja adiamento nas votações.

Na pauta de hoje estarão duas medidas provisórias que eu considero de uma importância muito grande para aprovação por parte dos parlamentares. Esperamos que tenha o número regimental suficiente de parlamentares para aprovar essas duas medidas. A primeira trata-se do Empreender Paraíba. É um projeto que o governador enquanto prefeito de João Pessoa fez na capital e repercutiu muito. O projeto tem em vista beneficiar pequenos empreendedores com juros bem menores que os juros do mercado . É a oportunidade do empregado virar patrão. O Outro é o Paraíba Integrada, que beneficia quem for viajar para dentro da Paraíba e precise pegar dois ônibus, já que no segundo, o passageiro pagará só a metade da passagem.


Edmilson Pereira

Pesquisa revela que os Homens estão fumando menos e as mulheres bebendo mais

Pesquisa mostra que consumo de bebidas alcoólicas aumentou entre as mulheres.

O tabagismo caiu no país nos últimos 5 anos, especialmente entre os homens. Já o consumo abusivo de bebidas alcoólicas aumentou entre as mulheres. Os dados são da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel Brasil 2010).

A pesquisa indica que cerca de 15,1% dos brasileiros são fumantes, enquanto 22% já deixaram o vício. Os homens são os que mais fumam, mas também são os que têm mais deixado o vício e têm diminuído a quantidade de cigarros consumidos. Os mais velhos, que já fumaram mais de 20 anos, são os que mais têm parado de fumar.

“A diminuição é mais lenta entre os menos instruídos. A carga das doenças não transmissíveis diminui mais lentamente ou aumenta naqueles que têm menos estudo. Um em cada cinco fuma nas classes mais baixas”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Segundo ele, os mais velhos estão largando o tabagismo, enquanto os jovens começam a fumar, devido a sabores e cores que chamam a atenção dos adolescentes. "Assim o benefício é anulado".

Por outro lado, as mulheres têm abusado mais do consumo do álcool. 18% dos entrevistados disse ter consumido 5 doses para os homens ou 4 para as mulheres em única vez no último mês.

Dentre elas, houve um crescimento chegando a 10,6% em 2010, apesar de os homens ainda abusarem com mais frequência do álcool. Os maiores índices foram encontrados em Recife, Salvador e Aracaju.

A pesquisa visa medir a prevalência de fatores de risco para infarto, diabetes, doenças respiratórias, responsáveis por mais de 64% das mortes no país.

O levantamento, realizado anualmente desde 2006, apresenta dados sobre a saúde do brasileiro, a partir de indicadores como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, sobrepeso e obesidade, alimentação e sedentarismo. É ouvida a população adulta com mais de 18 anos, nas 26 capitais e no Distrito Federal.




uol.com

Líder do PT na Câmara rebate matéria da Folha de S. Paulo

O líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP), rebateu a matéria sensacionalista publicada na edição de domingo (17) do jornal Folha de S. Paulo. O jornal pinçou declarações do líder em um debate realizado em fevereiro, distorcendo suas posições a respeito da descriminalização da maconha.

"Primeiro é bom registrar que a Folha de S. Paulo pegou uma palestra minha num contexto de um debate sobre a política de drogas e editou este debate, escolhendo os trechos que lhe interessavam. A matéria é estereotipada e não debate o tema de maneira correta", disse o líder.

Paulo Teixeira acompanha o tema há trinta anos e tem participado de seminários internacionais sobre experiências de como lidar com o assunto. "A gente precisa estudar experiências de outros países que estejam sendo bem- sucedidas e debater o tema. A questão da descriminalização precisa ser discutida. Porque quem precisa tratar do usuário não deve ser nem a polícia nem o tráfico".

A entrevista foi concedida ao jornalista Renato Rovai, do Blog do Rovai ( http://www.revistaforum.com.br/blog/ ).

Leia a íntegra da entrevista:
A Folha dá destaque de capa para uma participação sua num debate em que você defendeu a descriminalização da maconha. Primeiro queria te dizer que concordo com a sua opinião e acho ótimo este tema ser debatido, mas ao mesmo tempo queria saber o contexto da declaração.

Primeiro é bom registrar que a Folha de S. Paulo pegou uma palestra minha num contexto de um debate sobre a política de drogas e editou este debate, escolhendo os trechos que lhe interessavam. Segundo, a Folha não falou comigo.

Ela alega que o senhor foi procurado e não respondeu a ligação?
Quando a Folha quer falar comigo ela me acha. Falo com cinco ou seis jornalistas da Folha toda semana. Bom, mas a matéria está aí e quais são as minhas preocupações. Faz 30 anos que eu trabalho este tema e há 15 discuto isso no Parlamento. Sou autor de uma lei no Estado de São Paulo de Redução de Danos e participo da Comissão Brasileira de Drogas e Democracia, por isso tenho recebido convites de várias instituições e governos para discutir o tema. Então, tratei disso na palestra, porque acredito que o Brasil tem um tratamento muito permissivo com as drogas lícitas, principalmente com o álcool.

Quando li a matéria da Folha me lembrei que você defendeu ontem a proibição da propaganda do álcool no I Encontro Estadual dos Blogueiros Progressistas de São Paulo.

Sim. Defendo a proibição da publicidade do álcool na TV porque ela o associa a valores nacionais e a ídolos do esporte, da música, da cultura. Em relação às drogas ilegais acho que a gente tem que ter uma estratégia mais efetiva para enfrentar os danos em relação ao seu consumo. Quais são os danos, a criação de um mercado capitalizado, violento e com capacidade de enfrentar o Estado e de corromper instituições públicas, que usa de armas e recruta homens e mulheres. Em relação à saúde, esse mercado oferece uma série de produtos que são adulterados na sua composição química, já que não há controle algum deles. E eles acabam prejudicando mais ainda a saúde.

Além disso, a lei de 2006 acabou sendo mais dura com aqueles que traficam e como essa diferença entre o que é droga para uso próprio e tráfico é tênue, as cadeias acabaram ficando cheias de gente que não têm de verdade nenhuma relação com o tráfico. E isso faz com que o aparelho repressivo tenha que ficar prendendo e julgando gente que usa drogas ao invés de se dedicar combater o crime, gente que rouba, assalta, estupra... Nós precisamos reduzir danos e minha opinião é que precisamos visitar e conhecer as experiências internacionais bem sucedidas. Creio que hoje temos a de Portugal, onde se descriminalizou, e a da Espanha, que resolveu o problema do acesso a essas substâncias esvaziando o poder econômico da atividade. No Brasil, precisamos ter uma comissão de alto nível pra discutir o tema, para ver como podemos ter resultados melhores, já que os nossos nesse setor são ruins. Em Portugal, eles conseguiram diminuir a violência com essa descriminalização. Na Espanha eles tiraram o consumidor do contato com o crime.

A minha proposta é debater uma estratégica de alternativa a guerra a drogas, associada à redução de danos, como na Europa. Redução de danos associada à violência, a saúde, a questões sociais. Essa é a minha posição. Considero que é um debate que deve ser feito com a sociedade brasileira.

O senhor acha que a matéria da Folha estereotipa a sua posição?
Ela estereotipa e não debate o tema de maneira correta. A gente precisa estudar experiências de outros países que estejam sendo bem sucedidas e debater o tema. A questão da descriminalização precisa ser discutida. Porque quem precisa tratar do usuário não deve ser nem a polícia nem o tráfico.

E neste sentido de ampliar o debate as experiências internacionais uma das questões que precisa ser considerada é como deprimir economicamente o tráfico. E nesse sentido que se discute a questão do plantio cooperativado.

Quanto ao Mcdonalds, a comparação foi num contexto onde é importante dizer que o Estado deve exigir a divulgação dos produtos que façam mal a saúde.
Na Folha, o Hélio Schwartsman escreve um artigo onde ele afirma que suas sugestões devem ser consideras, mas que você não foi muito inteligente ao fazê-las porque pode perder a condição de líder do PT.

Eu na condição de líder do PT não perdi o meu direito a opinião. Além disso, atribui um autoritarismo ao PT que não está presente na história do nosso partido. Tenho feito há muito tempo esse debate dentro do PT. E tenho certeza que a interdição dele não é bom para a sociedade. Nós precisamos debater o tema para buscar soluções melhores do que a que as atuais. É importante ressaltar que nessa questão não tenho divergências com a política adotada pelo governo da presidenta Dilma Roussef, que vem fazendo esforços para combater o crime organizado e aumentar a rede de proteção aos usuários.



Site da Liderança do PT/Câmara

Prefeitura de Sousa Distribuirá 7mil Cestas Básicas Durante a Semana Santa

O prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, anunciou que a Prefeitura, através da Secretaria de Ação Social começou a distribuir ontem, segunda-feira (18/04) 7 mil cestas básicas, com gêneros alimentícios de primeira necessidade para as famílias carentes de Sousa.

Cada cesta básica contém, 2 quilos de arroz, 2 pacotes de macarrão, 2 latas de sardinha, 4 pacotes de fubá de milho e 8 pães, fabricados pelo projeto Mão-na-massa realizado pela Secretaria de Ação Social do município, e serão entregues para várias famílias, nos bairros mais carentes de Sousa.

Segundo a secretária de Ação Social e Vice-Prefeita Johanna Estrela, a distribuição priorizará as áreas onde as famílias enfrentam o grave problema da insegurança alimentar, a entrega será feita nas casas, não havendo a necessidade de que as pessoas procurem a Secretaria.

“Estamos entregando durante a Semana Santa, para as famílias carentes do município, através de recursos próprios, provenientes da nossa economia, essas cestas básicas para garantir à população o tradicional ‘Jejum’ da Semana Santa, em um trabalho conjunto entre todas as partes do município envolvidas diretamente com a iniciativa social de nosso governo”. Declarou o Prefeito Fábio Tyrone.
As cestas de alimentos serão distribuídas pela Secretaria de Ação Social para as famílias já cadastradas nos bairros mais pobres da cidade a partir desta segunda-feira (18/04).



Ascom Sousa

Vereadora entra com ação de indenização na justiça e ainda pede prisão de secretário em Vieirópolis

O Secretário de Saúde do Município de Vieirópolis, Francione Lopes Martins terá que responder mais uma vez a ações judiciais ajuizadas pela vereadora Eva Pires do Partido Progressista.

De acordo com informações, vereadora vieiropolense ajuizou ontem, terça-feira, duas ações no Fórum José Mariz, sendo uma civil e outra penal. Eva acusa Francione de crime por danos morais praticados publicamente pelo secretário Francione, quando usou a imprensa para acusar a parlamentar mirim de fornecer bebida alcoólica a menor no interior de uma boate. Ela pede uma indenização de mais de 20 mil reais, enquanto que na ação penal, Eva Pires entrou com uma queixa crime contra Francione Lopes por calúnia, se baseando no artigo 138 do CP, do qual defende a condenação do secretário a uma pena de 6 a 2 anos de detenção, além de pagamento de multa.

Eva Pires Gonçalves e Francione Lopes Martins já estiveram frente a frente na justiça, por conta das polêmicas declarações do secretário, sendo que no primeiro embate a vereadora se saiu melhor, tendo inclusive ganhado uma boa indenização, na época, vários objetos pertencentes à Francione foram penhorados para garantir o pagamento da indenização conseguida na justiça pela denunciante.



Mário Gibson