quarta-feira, 1 de junho de 2011

MPPB publica edital para concurso de Promotor de Justiça Substituto com 20 vagas

Os interessados em participarem do XIV Concurso Público para Promotor de Justiça da Paraíba já podem acessar ao Edital que foi publicado nesta ontem terça-feira (31) no Diário Eletrônico do Ministério Público, localizado no site do MPPB (www.mp.pb.gov.br). As inscrições começam no dia 2 de junho e estão sendo oferecidas 20 vagas.

De acordo com o presidente da Comissão do Concurso, procurador de Justiça José Marcos Navarro Serrano, uma das novidades deste certame é o Curso de Formação, que será uma das etapas e terá caráter eliminatório e classificatório. O Ministério Público da Paraíba será o segundo Estado brasileiro a adotar o Curso de Formação como uma das etapas do concurso para Promotor de Justiça Substituto. O primeiro foi o Estado de Goiás.

Aprovação Resolução - Durante a reunião do Conselho Superior do Ministério Público, que aprovou o edital e a Resolução do Curso de Formação, Marcos Navarro apresentou ao membros o teor da Resolução que foi elaborada pela Comissão do Concurso. O curso, além de ser parte integrante do concurso, ele tem o objetivo de capacitar e avaliar o candidato para o exercício do cargo. Promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPPB, o curso terá duração mínima de 500 horas-aulas, exigindo do candidato dedicação exclusiva e desenvolvimento de atividades em tempo integral.

Pelo texto da Resolução, o Curso de Formação para o Ingresso na carreira do Ministério Público da Paraíba contará com 13 Módulos: Princípios Institucionais do Ministério Público; Estrutura Orgânica do Ministério Público; Deontologia da Atuação dio Ministério Público; Língua Portuguesa e Redação Oficial; Rotinas e Práticas Administrativas e Funcionais; Excelência nos Relacionamentos; Tutela de Direitos Difusos, Coletivos, Individuais Homogêneos e Políticas Públicas; Atuação do Ministério Público no âmbito Criminal; Atuação Eleitoral; Gestão e Impacto Econômico e Social das Ações do Ministério Público; Soluções Alternativas de Conflitos; Relacionamento com a Mídia e Técnicas para atuação.

“A formulação dessa Resolução para a criação do Curso de Formação foi um desafio para a Comissão do Concurso, pois trabalhamos no sentido de atender as necessidades do Ministério Público da Paraíba”, enfatizou Marcos Navarro.

Vice-governador confirma visita no Movimento "Muda Marizópolis"

O vice-governador da Paraíba e presidente estadual do PSD, Rômulo Gouveia, confirmou presença no lançamento do Movimento Muda Marizópolis, no próximo dia 11 de junho.

Rômulo participa do evento e em seguida filia três vereadores integrantes do Pacto da Unidade. "Vamos a Marizópolis apoiar esse sentimento do povo pela mudança. Isso já aconteceu na Paraíba e Marizópolis está seguindo na mesma direção", frisou o vice-governador.

Gouveia disse que se sente muito à vontade de participar do lançamento do movimento supra-partidário porque sempre foi votado na cidade e conhece a realidade que o povo marizopolense tem vivido nos últimos 15 anos.

Rômulo colocou a direção estadual do PSD à disposição de todos os segmentos do movimento Muda Marizópolis. "Estaremos dando as mãos para ajudar Marizópolis a encontrar uma caminho de paz e moralidade administrativa", finalizou.

O Muda Marizópolis será lançado no dia 11 de junho, a partir das 15h, no Ginásio do Colégio Estadual Dr. Silva Mariz. O evento será o primeiro passo de um calendário de atividades de partidos, associações e lideranças que pregam a renovação político-administrativa de Marizópolis.



Assessoria

Lindolfo diz que a oposição tenta criar factóide ao tentar convocar o governador para a Assembleia Legislativa

O deputado Lindolfo Pires, líder do governo na Assembleia Legislativa, classificou como “factóide” a tentativa da oposição de querer convocar o governador Ricardo Coutinho para explicar a crise entre o governo e os professores e médicos do Estado.

O requerimento que convoca o governador Ricardo é de autoria do deputado Luciano Cartaxo, do PT. Ele já conta com 12 assinaturas de deputados, exigidos pelo Regimento da casa.

“Isso é um factoide. O governo está resolvendo os problemas herdados e não há necessidade disso”, disse Lindolfo Pires, para quem a oposição torce para que a Paraíba não dê certo.

O líder do governo minimizou os problemas no Hospital de Trauma, onde um paciente morreu por falta de atendimento médico no último domingo. “Uma sindicância foi instaurada para apurar responsabilidades sobre o procedimento médico ocorrido no Trauma”, disse o deputado Lindolfo.



Zé Euflávio