quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Juiz determina desetranhamento de Agenda de Nadja Estrela de Ação Eleitoral de Sousa e Delegado diz que objeto foi furtado

22/10/2009.
O Delegado de Polícia da Cidade de Sousa, Francisco Abrantes fez revelações bombásticas a Imprensa após ser procurado para prestar esclarecimentos sobre o famoso desaparecimento de uma Agenda pertencente à ex-primeira Dama do Município, Nadja Maria Abrantes de Carvalho Estrela e Silva, que acabou provocando ajuizamento de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e também abertura de um Inquérito Policial.

Segundo o Delegado, a Agenda foi desentranhada dos autos da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – AIME que tramita em segredo de Justiça, por determinação do Juiz Eleitoral Henrique Jorge Jacome Figueiredo responsável pela 63ª Zona Eleitoral. Sendo assim, o objeto de ordem pessoal, se encontra agora anexados aos autos do Inquérito Policial, pois teria sido conseguida como meio de prova ilícita, motivo pelo qual todas as informações terão que ser preservadas.

Abrantes, disse ainda que teve acesso apenas as duas primeiras páginas da Agenda, na primeira página, existe uma etiqueta com o nome e o endereço da proprietária, além do numero pessoal de seu telefone. Já na segunda página, se encontra todos os dados pessoais com nomes, endereços e telefones de parentes e amigos de Nadja Estrela, além de endereço de email e etc. que não foram revelados pelo Investigador do Inquérito.

O Delegado da Polícia Civil declarou que diante desses fatos se reforça a tese de autoridade policial que a Agenda “foi furtada”, e não encontrada como se havia divulgado anteriormente. Pois se tivesse sido encontrada, achada, como dizem, bastaria devolve-la ao dono, já que na própria Agenda continha todas as informações e meios para encontrar a proprietária, o que não aconteceu.

Francisco Abrantes, revelou ainda que o Crime de Furto não se dar apenas quando se subtrai para si próprio, mais também para terceiros. Por outro lado, o Delegado informou que o Inquérito terá prosseguimento, mais lamentou as dificuldades de dar prosseguimento as investigações, pois o ex-vice prefeito de Sousa Andre Gadelha estaria dificultando a Conclusão do IP, já que não consegue ser localizado, pois, 3 ofícios já foram expedidos para que o mesmo pudesse comparecer a DP Local para prestar esclarecimentos e elucidar o caso, já que se a Agenda apareceu em suas mãos, cabe a “Ele” dizer por quem foi entregue, ou seja, como a Agenda Pessoal de Nadja Estrela foi parar em suas mãos e foi anexada a uma Ação Eleitoral movida pelo próprio Andre Gadelha na Justiça Eleitoral da Comarca de Sousa. Na última notificação feita ao advogado de Gadelha, no começo deste mês, o mesmo garantiu apresentá-lo no dia 16 de Outubro, o que não aconteceu.

Francisco Abrantes finalizou as informações, dizendo que já tem informações concretas sobre o caso da Agenda e confirmou que irá indiciar duas pessoas, uma por furto e outra por receptação, mais não adiantou os nomes.

A Agenda, segundo o inquérito, sumiu do interior do Credendo Vides, durante uma visita da proprietária ao lado da filha ao Órgão Municipal, numa visita de conhecimento do local de trabalho, por meio de uma “transição”, além do desaparecimento da Agenda, na denuncia feita na Polícia, Nadja Estrela declarou que no interior da mesma continha ainda a quantia de 1 (um) mil reais que desapareceu e também terá que ser localizado. Dias após a Agenda acabou aparecendo após informações que surgiram na Imprensa de que havia sido utilizada como meio de Prova em uma das Ações Eleitorais movidas contra o Prefeito Fabio Tyrone, pois, conteria informações sobre supostos gastos de dinheiro e compra de votos na Campanha de 2008 que teriam sido anotadas pela própria Nadja que foi uma das Coordenadoras da Campanha da Coligação Sousa Unida que acabou vitoriosa no Pleito com 121 votos de maioria.


Mário Gibson

Ações Eleitorais em Sousa, TRE pode ser acionado para avocar julgamento de Processos Eleitorais

22/10/2009.
A mais de um ano do fim do Processo Eleitoral de 2008, em Sousa não se fala em outra coisa, a não ser nas famosas Ações de Investigações ou Impugnação de Mandato Eletivo, AIJES e AIME, Prestação de Contas e tudo mais. Porem, mesmo com tantas denuncias, até hoje nenhuma das Ações ainda se teve decisão com sentença, o que estaria irritando alguns dos postulantes dos pedidos de investigações que sonham em assumir os Cargos através de Decisão Judicial na Cidade de Sousa.

Muitos acreditam que os Processos Eleitorais estão demorando muito a serem julgados em primeira instancia, principalmente pelos adiamentos constantes das datas das audiências, entre as quais, a que envolve a Prestação de Contas do Candidato Eleito e atual Prefeito Fabio Tyrone do PTB, questionada pelo segundo colocado e ex-vice prefeito André Gadelha do PMDB.

De acordo ainda com as informações, circulam comentários na Cidade de que, o que aconteceu em 2004 com Lúcio Matos e Salomão, pode acontecer de novo, que seria desta feita um Pedido de Avocação junto ao TRE para julgar as Ações, alegando demora dos julgamentos na Comarca de Sousa, sendo que no Caso de Lúcio, este avocou o TSE para julgar as Ações que não eram julgadas com brevidade no TRE paraibano. Oficialmente, ninguém confirma nada, mais nos bastidores a conversa já ganhou corpo e há quem diga que a idéia não esta descartada.


Mário Gibson

Em Sousa, Prefeitura antecipa Feriado do dia do Servidor para o Dia 26 (Segunda-feira)

22/10/2009.
A Prefeitura de Sousa antecipou do dia 28 de outubro para a próxima segunda-feira (26/10) o feriado para os servidores municipais, em homenagem ao dia do Funcionalismo Público.

Uma vez que nesta data somente os serviços essenciais como saúde e vigilância irão cumprir seus respectivos plantões para atender a população, ficando reservado aos demais servidores públicos municipais o feriado.

Como segue em portaria abaixo:

PORTARIA Nº 308, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009/GP-PMS

O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SOUSA, ESTADO DA PARAÍBA, usando das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 50, inciso III, alínea “e” da Lei Orgânica do Município, e

CONSIDERANDO que tanto o governo federal, como o governo estadual anteciparam o feriado destinado ao respectivo funcionalismo público, do dia 28, quarta-feira, para segunda-feira, dia 26 de outubro de 2009.

R E S O L V E:

Art. 1º Antecipar, neste ano, para o dia 26 de outubro, o feriado consagrado ao servidor público municipal.

Art. 2º Os profissionais de saúde e vigilância devem cumprir os respectivos plantões, considerando a essencialidade dos serviços para a população e para a preservação do patrimônio público municipal.

Art. 3º Esta portaria entra em vigor na data da sua publicação.

Paço Municipal, em 22 de outubro de 2009
Fábio Tyrone Braga de OliveiraPrefeito


Decom

'Dia do Servidor' é transferido para sexta-feira dia 30 na Assembleia

22/10/2009.
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa da Paraíba publicou ato no Diário do Poder Legislativo (DPL) desta quinta-feira (22.10) transferindo as comemorações do Dia do Servidor Público deste ano na Casa de Epitácio Pessoa do dia 28 de outubro (quarta-feira) para o dia 30 de outubro (sexta-feira).

A Assembleia retoma os trabalhos normais no dia 3 de novembro, já que na segunda-feira (02.11) é o feriado nacional do 'Dia de Finados'.

A ALPB decidiu seguir às decisões de transferência de feriado estabelecida pelo Ministério Público do Estado, do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PB) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).


Codecom - AL.PB

De Novo, Governo Federal vai liberar Novos Recursos para o Projeto de Irrigação das Varzeas de Sousa

22/10/2009.
O ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, garantiu nesta quinta-feira (22) ao governador José Maranhão (foto), que os recursos para continuidade das obras referentes ao Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa estão liberados. “Nos próximos dias, os recursos estarão disponíveis no Tesouro do Estado da Paraíba”, comemorou o governador paraibano, após a audiência.

O Projeto Várzeas de Sousa foi lançado pelo Governo do Estado da Paraíba em 1998, na primeira gestão de José Maranhão, com a finalidade de promover o desenvolvimento da região oeste do Estado, e situado entre os municípios de Sousa e Aparecida. Uma parceria entre o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional, e o Governo do Estado, está viabilizando a implantação.

O governador lembrou que se trata de um projeto estruturante, cuja primeira etapa foi construída ainda no seu segundo governo e que vai gerar cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos na região, a partir do pleno funcionamento da irrigação, além de um faturamento anual de R$ 850 milhões, que terá um fator multiplicador extraordinário. “A produção de alimentos nas Várzeas de Sousa vai gerar outros empreendimentos naquela cidade e demais municípios da região, e isso significa circulação de dinheiro e geração de empregos e renda”, observou.

Piscicultura – Além das Várzeas de Sousa, José Maranhão tratou com o ministro Geddel Vieira Lima da reabertura, para gestão do Governo do Estado, da Estação de Alevinagem do DNOCS na Paraíba, que está inativa. “O que pretendemos é iniciar imediatamente a produção de alevinos, que são importantes para povoar a lâmina d’água, que é muito grande na Paraíba, e assim oferecer emprego e renda aos pescadores e populações que de um modo geral vivem da pesca, embora não sejam pescadores profissionais”, explicou Maranhão.

Ele informou que “a recepção do ministro Geddel foi muito boa, e tanto num caso quanto no outro, o ministro se comprometeu em atender as reivindicações paraibanas”. Além dos recursos liberados para as Várzeas de Sousa, o ministro também concorda com a liberação da Estação de Alevinagem, “já que está paralisada e depois que assumir, o Estado vai colocar em funcionamento. O interesse é o mesmo, tanto do Estado quanto da União, nós temos parcerias constantes com o governo do presidente Lula e é claro que vamos acrescentar mais essa.


Ascom

Paraíba realiza amanhã Dia D de mobilização nacional em defesa dos Municípios

22/10/2009.
A Federação das Associações de Municípios da Paraíba - FAMUP estará promovendo amanhã (23/10) em Patos, município do Sertão paraibano, uma mobilização em defesa dos municípios. A reunião com prefeitos de diversas regiões do estado ocorrerá a partir das 15h, no Sindicato Rural de Patos. De lá os prefeitos partirão para o Fórum Municipal, onde a Assembleia Legislativa da Paraíba realizará uma sessão especial na qual serão discutidos, entre outros assuntos de interesse dos municípios, as dificuldades financeiras que eles vêm enfrentando em decorrência da queda nos repasses de receitas federativas, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A mobilização é uma das medidas tomadas pela Famup em atenção ao Dia Nacional em Defesa dos Municípios, instituído pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em encontro que levou mais de 1.300 prefeitos no Congresso Nacional, em Brasília, no mês passado.

FAMUP

Todos se enganaram. Procurador não pediu a Cassação do Vereador Daniel Pinto do PMDB de Sousa

22/10/2009.
Ao contrario do que foi amplamente divulgado na Imprensa, e porque não dizer pelo próprio Vereador peemedebista Daniel Pinto da Cidade de Sousa, o Procurador do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Werton Magalhães emitiu sim o parecer sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral, mais não foi favorável a sentença judicial do juízo de 1ª instancia, Perilo Rodrigues de Lucena, na verdade o Procurador do TRE deu parecer favorável ao Recurso do Vereador que pede a modificação dos efeitos da sentença que cassou o seu mandato ainda no ano da eleição.

A AIJE de Nº. 19/2008 já está conclusa para um novo Relator, trata-se do Desembargador Nilo Ramalho que deverá apresentar seu voto após o pedido de inclusão de Pauta para julgamento.

Daniel Pinto é acusado de distribuir materiais de Construção á eleitores durante o micro período eleitoral, sendo alvo de Ação de Investigação Judicial Eleitoral, movida pelo Ministério Público, cujo ex-vereador, Mozinho, constituiu um Advogado para atuar como assistente de acusação contra o próprio Colega de Partido, conseguindo na Justiça Local parecer do Ministério Público Eleitoral e Sentença Judicial favorável a Cassação, porém, agora no TRE o Vereador conseguiu parecer desfavorável a sentença, e ainda absolvendo por completo de todas as acusações.

O mais curioso de tudo, é que o próprio Vereador chegou a prestar informações na Imprensa e até entrevista como se tivesse com parecer da Procuradoria favorável a sua cassação. Já os aliados do suplente de vereador Mozinho terão que agüentar o resultado desta decisão que favorece por demais a defesa do Investigado Daniel Pinto Nóbrega Gadelha.


Mário Gibson

STF absolve Prefeito da Cidade de Lastro Vivaldo Diniz

22/10/2009.
Em decisão proferida pelo Ministro César Peluso, o Supremo Tribunal Federal declarou extinta a punibilidade do prefeito do Lastro, José Vivaldo Diniz, nos autos de Ação Penal Originaria do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Consta dos autos que o prefeito foi condenado pelo TJ/PB ás penas de 2(dois) anos de reclusão e de 3(três) meses de detenção, por inflações cometidas ainda na sua primeira gestão como prefeito de Lastro.

No recurso apresentado ao STF pelos advogados Johnson Gonçalves de Abrantes e Edward Johnson Gonçalves de Abrantes, foi apresentado à justificativa de que a denuncia foi oferecida em 12 de dezembro de 2000 e o prazo de prescrição ocorreu em 11 de novembro de 2004, antes da publicação do acórdão ordenatório ocorrido em 24 de abril de 2007.

Tendo em vistas os argumentos apresentados pela defesa, o ministério do STF declarou, de oficio, extinta a punibilidade dos possíveis delitos cometidos pela “prescrição da Pretensão punitiva”.

Segundo o advogado Johnson Gonçalves de Abrantes, o recurso já transitou em julgado de forma definitiva, estando o prefeito José Vivaldo Diniz com direito a receber a certidão negativa pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, e apto a exercer a “sua cidadania em toda plenitude”.

Tribunal de Justiça da Paraíba tem Novo Desembargador

22/10/2009.
O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, em sessão administrativa realizada na manhã desta quarta-feira (21), escolheu, pelo critério de antiguidade, o juiz João Alves da Silva, titular do 1º Tribunal do Juri da comarca da Capital, como o mais novo desembargador da Corte. O magistrado teve sua indicação homologada de forma unânime e com louvor. João Alves, que substitui o desembargador aposentado, Antônio de Pádua Lima Montenegro, tomou posse na mesma sessão. Além de ter assento no Pleno, ele será membro da Quarta Câmara Cível.

O presidente do TJ, desembargador Luiz Silvio Ramalho Júnior, acompanhou os votos do colegiado, acrescentando que “o magistrado João Alves trata-se de um juiz honrado, de grande competência e sabedoria jurídica. Sua chegada no Tribunal de Justiça só vai somar em qualidade técnica e moral”. Na solenidade de posse, as homenagens ao novo desembargador foram iniciadas pelo decano do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos. “Confesso que a ausência deste nobre magistrado na Corregedoria é uma grande perda. Mas, o Tribunal está ganhando um juiz forte, ilibado e que vai honrar a nossa Corte de Justiça”.

Pelo Ministério Público da Paraíba, o promotor de justiça corregedor, Newton Vilhena, saudou o magistrado João Alves lembrando que “os que conhecem o desembargador João Alves têm uma inabalável confiança nas suas ações e sobretudo na vitalidade de suas decisões. Destarte, as profundas raízes de sua formação aliadas à sua moral familiar credenciam-no para continuar no caminho da verdade e da justiça.”.

Já o advogado Dorgival Terceiro Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil secção Paraíba – reverenciou o juiz dizendo que “o desembargador João Alves, conhece os evangelhos e os catecismos forenses, que não preconizam milagres e nem prodígios, mas apontam os caminhos a serem trilhados por quem é chamado a julgar os semelhantes como se julgasse a si próprio”.

Ao final, o desembargador João Alves da Silva agradeceu aos presentes, em especial aos familiares, porque “sem a educação que recebi dos meus pais, e a paciência da minha companheira, Maria Sales da Silva, eu não teria conseguido chegar, hoje, a esta Egrégia Corte de Justiça. Eu não sou juiz de carreira, eu sou juiz de longas caminhadas e de trilhas difíceis. Graças a Deus estou aqui, ocupando o cargo de desembargador, que é o último degrau da carreira, almejado por todos que realmente são juízes e que querem exercer a judicatura ”.

Natural de Pernambuco, o novo desembargador ingressou na magistratura paraibana em 05 de julho de 1985, por concurso público. Ele foi juiz nas comarcas de Pocinhos, Conceição, São João do Cariri, Mamanguape, Campina Grande e João Pessoa. Além de exercer a função de juiz-corregedor durante oito anos.


TJPB

TCE condena mais um ex-prefeito a devolver dinheiro na Paraíba

22/10/2009.
O ex-prefeito do município de Santana de Mangueira, Francisco Umberto Pereira, terá que devolver aos cofres públicos a importância de R$ 95.903,95 por despesas não comprovadas e pagamentos indevidos. A decisão foi tomada na sessão desta quarta-feira (21/10/09) pelo Pleno do Tribunal de Contas do Estado, que emitiu parecer contrário à aprovação da prestação de contas do ex-gestor referente ao exercício de 2007.

Francisco Umberto Pereira também foi multado em R$ 2.805,10 e R$ 1 mil pelas irregularidades apontadas em sua prestação de contas, de acordo com o voto do relator do processo, conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo.

O TCE também emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2007 do ex-presidente da Câmara Municipal de Guarabira, José Antonio de Lima, a quem foi imputado débito de R$ 54.426,56 por irregularidades como despesas não comprovadas, excesso de gastos com combustíveis e com locação de veículos. O relator do processo foi o conselheiro substituto Marcos Antonio da Costa.

As contas de 2006 do atual prefeito de Cabaceiras, Ricardo Jorge de Farias Aires, foram aprovadas com ressalvas. Ele foi multado em R$ 1 mil por ausência de licitações, em processo também relatado por Marcos Antonio da Costa.

Tiveram suas prestações de contas aprovadas o atual prefeito de Bernardino Batista, José Edomarques Gomes (exercício 2007), e os dirigentes das Câmaras Municipais de Cacimbas, Boqueirão e Alcantil, todas do exercício de 2007.

O ex-prefeito de São Bento, Márcio Roberto da Silva, teve Recurso de Reconsideração acatado e conseguiu reduzir de R$ 1.220.924,00 para R$ 1.199.268,55 a quantia que terá que devolver aos cofres públicos devido à irregularidades registradas em sua prestação de contas.

Processo sobre a ajuda de custo recebida pelos vereadores de João Pessoa, no exercício de 2006, foi retirado de pauta. O relator, conselheiro Fernando Catão, viajou à Brasília. Ao final, o presidente Nominando Diniz anunciou que no próximo dia 28 (quarta-feira) haverá sessão do Pleno. O feriado do Dia do Servidor Público foi adiado para o dia 30, sexta-feira.

Ascom

Audiência pública proposta por Jeová Campos em Cajazeiras debate vários assuntos

22/10/2009.
Com o objetivo de discutir a natureza e concepção das políticas públicas de combate à pobreza praticadas no estado da Paraíba, o deputado estadual Jeová Campos (PT) realiza nesta quinta-feira (22), uma audiência pública no município de Cajazeiras, quando reunirá diversas autoridades, entre elas os dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Humano, de Planejamento e Gestão, de Infraestrutura e Administração, bem como prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais da região. A audiência acontece no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 09h00. Na ocasião, o deputado também discutirá a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional da Paraíba e a mudança na destinação dos recursos do Funcep. O incentivo a projetos na área da agricultura também será abordado, principalmente, em função da presença do coordenador do Projeto Cooperar, Plácido Rodrigues.

A audiência, desta vez em Cajazeiras, integra um conjunto de ações que o parlamentar vem desenvolvendo no interior do Estado, principalmente no sertão paraibano, a exemplo das audiências mais recentes ocorridas nos municípios de Santa Luzia, Sousa, Catolé do Rocha e Itaporanga para a criação da Agência de Desenvolvimento e Integração Regional. “A cada encontro que realizamos garantimos o nosso objetivo de fomentar uma discussão aberta com a sociedade civil e com representantes de órgãos fundamentais nesse processo, que também estão tendo a constatação de que a concentração de oportunidades na capital e na região da Borborema, causa um grande descompasso no desenvolvimento das demais regiões da Paraíba, ficando os habitantes dessas localidades sem emprego e sem renda, apenas sobrevivendo de ações assistencialistas”, disse o deputado.

Recentemente, Jeová prôpos uma emenda que muda a destinação dos recursos do Funcep. O PL foi aprovado na CCJ, por unanimidade, e aprovado em plenário pelos deputados e espera agora a sanção do governador José Maranhão “A população pobre precisa é de emprego e renda e não pode continuar vivendo de assistencialismoe com essa mudança que fomentará projetos de inclusão produtiva estaremos mudando a realidade destes cidadãos”, argumenta o parlamentar.

Segundo José Fialho, diretor de operações da Cinep e secretário executivo do Funcep, os gastos do Fundo já somam cerca de R$ 30 milhões em 2009 e foram destinados para o programa “Pão e leite”, doação de sementes e piscicultura. Os recursos do Funcep este ano devem atingir cerca de R$ 46 milhões e são oriundos de tributos que incidem sobre alguns produtos.


News - Assessoria & Comunicação

IBOPE aponta vitória folgada de José Serra na Paraíba

22/10/2009.
Intenção de voto para presidente
José Serra 48%
Dilma Rousseff 15%
Ciro Gomes 12%
Heloísa Helena 7%
Marina Silva 5%
Branco/ Nulo 4%
Não sabe 9%


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 48% das intenções de votos na Paraíba. Pelo menos é o que mostra a pesquisa Ibope divulgada esta semana pela Rede Paraíba de Comunicação, a um ano das eleições de 2010. Dilma Rousseff (PT) vem em segundo, com 15%.

A pesquisa traz ainda os números da intenção de votos para Ciro Gomes (PSB), com 12%, Heloísa Helena (PSol), com 7%, e Marina Silva (PV), com 5%. Brancos e Nulo representam 4% e 9% disseram não saber em quem vão votar em 2010. O Ibope ouviu 812 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os números ainda podem ser consultados dividindo o estado em cinco Regiões (veja tabela completa abaixo). Em João Pessoa, Serra tem 38%, Dilma e Ciro têm 14% cada, Heloísa Helena tem 10%, e Marina, 9%. Na região da Mata, Serra tem 48%, Ciro e Heloísa Helena têm 9% cada, Dilma tem 7% e Marina, 6%.

No Agreste, José Serra tem 50%, Dilma e Ciro têm 12%, Heloísa tem 7% e Marisa tem 4%. Na Borborema, Serra tem 54%, Dilma tem 19%, Ciro tem 9%, Marina Silva tem 7% e Heloísa Helena, 3%. E no Sertão, Serra tem 50%, Dilma, 23%, Ciro, 15% e Heloísa Helena e Marina Silva têm 3% cada.


Jornal da Paraiba e Paraíba 1

Prefeito é acusado de agredir Eleitor por conta de 30 Reais em Ipaumirim

22/10/2009.
O prefeito da cidade de Ipaumirim no interior do Estado do Ceará – Dr. José Geraldo dos Santos (PMDB), está sendo acusado de agredir fisicamente com uma garrafada, o agricultor identificado pelo nome de Raimundo Feliciano, conhecido popularmente por “Birro”, residente no Bairro Fazendinha – saída para o vizinho município de Baixio. Segundo informações a vítima havia solicitado ao prefeito que o mesmo pagasse uma dívida de apenas R$ 30,00, oriunda da campanha passada, pois, o mesmo, passa por dificuldades financeiras. Outras informações dão conta que o jovem Rafael Feliciano, 15 anos, filho da vítima tentou denunciar na imprensa paraibana, porém, o mesmo foi impedido de falar.

Rafael informou também que Dr. Geraldo só teria cessado a agressão mediante interferência dos amigos do prefeito, que estavam bebendo com ele no Sítio Santa Bárbara. Populares que lá bebiam com o chefe da Edilidade municipal, informaram que Dr. Geraldo apresentava fortes sintomas de embriaguez alcoólica. O fato tem repercutido na imprensa cearense de tal maneira que um grupo de pessoas residentes se juntaram para linchá-lo, a Polícia Federal e o Delegado Regional de Icó, o Dr. José Gonçalves de Almeida já ouviu a vítima, porém, outros desdobramentos estão aguardados.

A nossa equipe de reportagem foi informada que pessoas amigas da mencionada vítima, o agricultor Raimundo, fazem visitas constantemente a sua residência para levar alimentos e doações diversas para a família que é carente. Uma fonte nos revelou ainda, que o temperamento explosivo do prefeito de Ipaumirim se mostra a cada dia mais, á flor da pele, essa mesma fonte fez questão de ressaltar que, em todas reuniões pelas quais Dr. Geraldo participa, ele faz questão de dizer em alto e bom som que é homem antes de ser prefeito, possivelmente uma maneira de intimidar e coagir qualquer pessoa esteja presente nas reuniões e, que aborde algum assunto desagradável aos seus “ouvidos”.

Sobre o incidente ocorrido no último domingo (18), de outubro do corrente ano envolvendo o prefeito, ele vem usando do silêncio das pessoas e, sua assessoria de imprensa e jurídica para dar explicações para a população, que está revoltada com aquela ação inescrupulosa, usando um grito de guerra em Ipaumirim, pacata cidade do Centro Sul cearense. “Em Ipaumirim, para conseguir falar com Geraldo é preciso e aconselhável usar capacete”. Devido aquela Edilidade manter contratos publicitários com diversas emissoras de rádio da região, principalmente de Cajazeiras, o fato não tomou dimensões maiores. É do nosso conhecimento, que um dos filhos da vítima tentou se pronunciar numa emissora de Cajazeiras, o mesmo foi impedido de relatar o acontecido. Da redação com informações de Rafael Feliciano – (filho da vítima)


folhavip

Vereadores aprovam requerimento convidando Prefeito de Sousa a retomar negociações dos salários atrasados de 2008

22/10/2009.
A Câmara Municipal de Sousa aprovou ontem após muita polêmica, um Requerimento de autoria do vereador peemedebista Ananias Vieira de Almeida (foto). Que apesar do bate boca foi aprovado por unanimidade durante sessão desta quarta-feira 21 de outubro.

De acordo com o que foi aprovado, o Prefeito de Sousa, Fabio Tyrone do PTB fica convidado a retomar as negociações dos salários atrasados de 2008, deixados pela Gestão Gadelha, conforme o que foi determinado em documento assinado na Câmara pelo próprio Prefeito e Vereadores.

Mesmo com aprovação os vereadores Ananias Vieira de Almeida e Dedé Veras do PSDB voltaram a trocar insultos na Casa, porem a matéria terminou sendo aprovada.


Mário Gibson

Presidente da Câmara de Cajazeiras aciona a Justiça para garantir pagamento dos Servidores e dos Vereadores

22/10/2009.
O Juiz da 4ª Vara, Dr. Edivan Rodrigues Alexandre, na manhã desta quarta-feira(21) deferiu a liminar requerida em sede de Mandado de Segurança impetrado pela Câmara Municipal de Cajazeiras, cujo Presidente é o vereador Marcos Barros (foto) no sentido de determinar o imediato bloqueio de verbas do FPM do Município e ICM, e conseqüente repasse ao legislativo mirim.

O bloqueio se refere ao repasse constitucional do duodécimo do mês de outubro de 2009. Na ação a Câmara de Vereadores demonstrou que o município não efetuou o repasse total dos recursos, razão pela qual pleiteou a tutela estatal para cumprimento de norma constitucional.

A agência do Banco do Brasil local já foi oficiada para dar cumprimento imediato e integral a decisão judicial.


Diário do Sertão

Plantão Policial - Quarta para Quinta-feira dia 22 de Outubro de 2009


Quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mulher é presa quando tentava levar maconha para dentro do presídio

Na manhã de ontem (21), às 10h20, o Comandante da Penitenciária de Segurança Máxima Romero Nóbrega, foi solicitado pelos agentes penitenciários, pois segundo eles a acusada Maria Aparecida de Sousa, 42 anos, tentou entrar no presídio com um pacote de vitamilho alegando que tinha que entregá-lo para Gilvan Amaro, que está cumprindo pena no presídio.
Ao ser feita uma revista no produto alimentício foi encontrado aproximadamente 30 (trinta) gramas de “maconha”. A guarnição da polícia militar conduziu a acusada juntamente com a maconha apreendida até a 5ª SRPC, para os procedimentos cabíveis.


Polícia Militar procura acusados de Roubo em Tavares

Durante a noite de ontem (21), por volta das 19h, a Guarnição de Radiopatrulha da cidade de Tavares realizava rondas quando foi informada que no Sítio Extrema, localizado naquele município, havia ocorrido uma tentativa de roubo.
Ao chegar ao local, os Policiais Militares constataram a veracidade do fato, onde duas pessoas não identificadas efetuaram dois disparos de uma espingarda calibre 12 na fechadura da residência da agricultora Maria Aparecida da Silva, 48 anos. A vítima ainda sofreu um corte no braço causado pelos estilhaços de vidro. Após os disparos, Maria Aparecida percebeu que os dois infratores fugiram em uma moto sem levar nada. A Polícia Militar iniciou diligências nas proximidades do local, no sentido de identificar e prender os autores do crime mas até o momento não foi obtido êxito na ação policial.


Bandido é morto em troca de tiros com a PM do Rio Grande do Norte

A pessoa morta em confronto com o Grupo Tático de Combate (GTC) da 2ª Companhia de Polícia Militar de Patu-RN na tarde desta quarta-feira, 21/10, ainda não foi identificada completamente pela polícia, sabendo-se apenas que o seu nome é DAMIÃO PEREIRA DA SILVA, com aproximadamente 22 anos de idade, natural da cidade de Alexandria-RN e que atualmente residia na cidade de Umarizal-RN. Na oportunidade a vítima trafegava numa moto ao lado de JOSÉ JOSIMAR DE AZEVEDO, mais conhecido por JOSIMAR DE MAINHA, o qual trafegava em outra moto. Este último é suspeito de participação no homicídio de um mototaxista ocorrido há uns dois meses atrás no centro da cidade de Umarizal-Rn, onde a vítima foi morta por disparos de armas de fogo e a pauladas.A dupla é suspeita de participação em furtos de gado na zona rural de Olho D'Água do Borges-RN, delito que vem se intensificando nos últimos meses.Os dois foram flagrados na zona rural entre os municípios de Olho D'Água do Borges-RN e Patu-RN, onde ocorreu o confronto e DAMIÃO PEREIRA DA SILVA foi alvejado e mesmo conduzido às pressas para o hospital em Patu-RN, já deu entrada sem vida.O corpo foi encaminhado para ITEP em Mossoró-RN onde ocorrerão os exames de praxe. José Josimar de Azevedo conseguiu escapar do cerco policial, mas há suspeitas de que o mesmo tenha sido alvejado também.Foram apreendidas duas motos e um revólver calibre 38 que estava em poder da vítima fatal.


Polícia prende servidor da AL da PB

Está preso na Central de Policia da Capital o professor de informática e funcionário da Assembléia Legislativa da Paraíba, Olinaldo Oliveira Baracho, 36 anos.
O servidor público foi preso na tarde desta terça-feira (20) em cumprimento a um mandado de prisão expedido em 2001 pela comarca de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Segundo o delegado da delegacia de capturas, Carlos Alberto, Olinaldo foi condenado há 16 anos de prisão por homicídio qualificado, mas após condenação fugiu permanecendo foragido desde então. A prisão de Olinaldo ocorreu em frente ao prédio da Assembléia, no Centro de João Pessoa, após uma minuciosa investigação entre as policias da Paraíba e do Rio Grande do Sul. Olinaldo deverá ser transferido para o Rio Grande do Sul tão logo a Justiça determine.


Polícia prende acusado de envolvimento em sequestro-relâmpago de casal em São José de Piranhas-PB

Um casal foi vítima de sequestro relâmpago na madrugada desta quarta-feira (21), na Rua Domingos Leite, em São José de Piranhas. O fato aconteceu quando a moça de nome, Laíz Pedrosa de Figueiredo, 23 anos, se encontrava na calçada de sua casa com o namorado Lucas Vialle Castelo de Oliveira, 18 anos.Segundo as vítimas, um homem de cor negra e estatura alta, encapuzado e com uma arma de fogo em punho, chegou e anunciou o assalto. Em seguida, ordenou que os dois subissem na moto, uma Honda Biz de cor preta, placa HPU-4282, e seguissem com ele até as imediações do ginásio Cícero Lucena, saída para Monte Horebe. As vítimas foram amarradas, sendo que Lucas conseguiu fugir e acionar a Polícia. Já por volta das 8h00 desta quarta-feira (21), uma guarnição da PM que realizava buscas na região, sob o comando do Cabo D. Oliveira e os soldados Nogueira, Rivanilson, Dias, André Luis, com o apoio do sargento Souza Neto, prenderam um homem suspeito. Ele está sendo acusado de ser o autor da ação e outras do gênero que vinham ocorrendo no município, já que as vítimas reconheceram o acusado. O acusado (foto) trata-se de Emanuel Oliveira de Sousa, 31 anos, solteiro, residente a Rua João Gonçalves em Bonito de Santa Fé.O fato movimentou a Delegacia de Polícia Civil de São José de Piranhas que, durante toda manhã, atraiu curiosos e envolvidos.


Garoto de 14 anos morre vítima de afogamento em Piscina da AABB em Cajazeiras-PB

Faleceu na manhã dessa quarta-feira (21), vítima de afogamento o menor das iniciais L.S.R, 14 anos, que residia na Rua Antônio Fernandes no bairro Vila Nova. O menor foi até o clube da Associação Atlética Banco do Brasil, onde era realizado um evento para os idosos. De repente, o garoto foi visto dentro da piscina desacordado, sendo socorrido por populares e pelos Bombeiros, já que o clube fica vizinho ao Batalhão da corporação. Mesmo com toda a dedicação dos bombeiros para tentar salvar a vida do menor, ele não resistiu e já chegou sem vida no HRC.O corpo do garoto foi conduzido para o IML de Patos no inicio da tarde.


Em operação PF prende membros de perigosa quadrilha de traficantes de drogas e assaltantes de bancos

Policiais Federais da Superintendência Regional do DPF no Estado da Paraíba prenderam em flagrante na tarde de ontem,(21/10), uma mulher e 8 homens pertencentes a uma perigosa quadrilha de traficantes de drogas e assaltantes de bancos.

A mulher presa na rodoviária de João Pessoa vinha do Acre transportando cerca de 4kg de cocaína em uma mala e três homens a aguardavam. Em Bayeux foram presos mais 5 homens também integrantes da quadrilha. Foi apreendida com o grupo também uma pistola 380mm.

No mesmo dia no período da noite foram ainda apreendidos na casa dos integrantes da quadrilha armamento diverso como metralhadora, fuzil, revólveres cano longo, grande número de munição diversa, inclusive munição traçante utilizada para tiro noturno, bala clavas e sacolas cheias de “sapatinho de cristal”, artefato utilizado para furar pneus de carros, que são sempre utilizados por quadrilhas de assalto a banco.

A quadrilha era de Pernambuco, da região de Cabrobó. Segundo o delegado que conduziu as investigações tudo indica que o grupo estava reunido para realizar um assalto.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal na Paraíba.

Setor de Comunicação Social


Mário Gibson com 14º BPM. Blog´s da PM de Pombal, Patos, Sertão Informado e Outros

Vereador que foi preso durante Operação da Polícia Federal preside Comissões Importantes da Câmara de Vereadores

22/10/2009.
O Vereador Gilberto Ismael do PMDB, o “Beto Xau” que é acusado de envolvimento com operações ilícitas na Agencia do INSS de Pombal, onde também é servidor, mesmo enrolado em escândalos, o vereador peemedebista preside nada mais, nada menos, do que presidente de várias comissões de suma importância da Casa Legislativa, de acordo com informações repassadas pela Imprensa pombalense. Xau preside as comissões de Finanças e Obras e Serviços na Casa de Avelino de Queiroga Cavalcante. O vereador do PMDB ficou cerca de três meses preso no presídio regional de Patos, e só foi solto depois de conseguir um habeas corpus, no Tribunal Regional Federal, no Recife, após o pagamento de uma fiança de R$ 8 mil, onde foi denunciado à Justiça Federal, pelo Ministério público Federal da cidade de Sousa, sob acusação de conseguir para várias pessoas vantagem ilícita em prejuízo do INSS, mediante a realização de entrevistas fraudulentas e/ou uso de documentos ideologicamente falsos. Ainda de acordo com a denúncia, o vereador praticou os delitos descritos no artigo 171 (estelionato), parágrafo 3°, combinado com o artigo 71, caput, todos do Código Penal.

Beto Xau, que também é servidor da agência do INSS da cidade, foi um dos presos pela polícia federal, durante a operação “Gerião”, deflagrada em setembro de 2008, que desarticulou um esquema fraudulento de concessão irregular de benefícios previdenciários. Além dele, outros quatro funcionários e dois “atravessadores” foram presos.


Da Redação com Naldo Silva de Pombal

Quase 30 dias depois, Bancários da Caixa encerra Greve

22/10/2009.
Os bancários da Caixa Econômica Federal (CEF) decidiram em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (21) encerrar o movimento de greve na Paraíba e em todo país.

Com o fim do movimento, o banco vai reabrir suas portas nesta quinta-feira (22), após 28 dias de greve.

A decisão só foi tomada após o fim da reunião de representantes da direção da CEF com o Comando Nacional dos Bancários que decidiu aceitar a nova proposta da empresa, que prevê reajuste salarial de 6%, sendo 1,5% de aumento real, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) que varia entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, contratação de 5 mil bancários por meio de concurso público e abono de R$ 700 para todos os trabalhadores no mês de janeiro.

Com a retomada das negociações, a audiência que estava marcada para acontecer na manhã desta quarta-feira na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília foi remarcada para a próxima sexta-feira (23).

Cabeça Erguida
Na Paraíba, o presidente do Sindicato dos Bancários no Estado, Marcos Henriques afirmou que a mobilização foi válida e que os economiários voltarão ao trabalho de cabeça erguida.

Já os bancários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) só vão decidir se vão ou não encerrar o movimento de greve, durante uma assembleia geral que já está marcada para acontecer no fim da tarde desta quinta-feira, na sede do Sindicato da categoria, localizada à Avenida Beira Rio, 3100, em João Pessoa, na Paraíba.


Portal Correio

Mega Sena acumula e próximo prêmio será de 18 milhões de Reais

22/10/2009.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.119 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira, e o prêmio acumulou em R$ 14.740.142,18. Com isso, a loteria pode pagar um prêmio de R$ 18 milhões no próximo sábado (24), segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.

Os números sorteados hoje em Timbó (SC) foram: 10 - 34 - 41 - 44 - 45 - 54.

Ao todo, 22 bilhetes acertaram a quina e vão receber R$ 61.156,09, cada um. A quadra teve 2.684 apostas premiadas com R$ 716,11 cada uma.

Quem quiser tentar a sorte no concurso 1.120 da Mega-Sena tem até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas. A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

Desde a criação da loteria, o maior prêmio saiu em 1999, quando um apostador de Salvador ganhou R$ 64,9 milhões.


Folhaonline