terça-feira, 24 de abril de 2012

Noticia quente: Executiva estadual do PT anula decisão do Partido que indicou apoio ao PTB de Sousa

O Partido dos Trabalhadores de Sousa passa a ser coordenado a partir de home, pelo menos, provisoriamente pela sua executiva estadual. A decisão foi tomada agora a pouco pela cúpula na Capital. A confusão faz parte do embate envolvendo o presidente local Gervasio Bernardo com o Deputado Estadual Anísio Maia, após trocas de acusações entre as partes. Outra decisão tomada reflete a realização da plenária que optou pelo apoio a reeleição do prefeito Fabio Tyrone, ou seja, o jogo foi zerado. O ex-presidente destituído, Gervásio disse que vai recorrer da decisão na justiça, usando o mesmo recurso interposto pelo partido na Capital do Estado, que também recebeu intervenção, mas foi devolvido através de uma decisão judicial. Em Sousa, aliados do pré-candidato Lafayette Gadelha comemoraram a decisão. Mario Gibson

Onda de pesquisas será iniciada mais uma vez na Cidade de Sousa

A Justiça Eleitoral está mais uma vez sendo procurado para o registro de pesquisas eleitorais na Cidade de Sousa.
Apesar de registrada, a onda de pesquisas na Cidade já perdeu a credibilidade e faz muito tempo, até mesmo porque, todas erraram e feio, tanto na sucessão municipal, como na estadual.

Segundo comentários, nessa nova pesquisa, só mudou a TV, no passado era ligada ao sistema correio e agora, a ligação é com outra cujos proprietários tem um sistema de Comunicação e, que consta um dos integrantes sendo consultado na dita pesquisa e que vai aparecer como o fiel da balança na disputa em Sousa.

A idéia pode até ser boa, mas será que ainda tem besta pra acreditar nestas consultas, que diziam que um candidato venceria a eleição com mais de 5 mil e perdeu com poucos votos em 2008. Já em 2010, as mesmas pesquisas apontavam a vitoria de Jose Maranhão no primeiro turno e no segundo que acabou perdendo nos dois, um com mais de 2 mil, e na disputa final com mais de 6 mil votos.

Para mim, pesquisa em Sousa, só da urna, depois do dia 7 de outubro, após as 17 horas, o resto é conversa pra boi dormir.





Mario Gibson

Municípios tem até agosto para providenciar coleta seletiva

As 223 cidades paraibanas têm menos de quatro meses para implementar o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos e promover a coleta seletiva de lixo (conforme estabelece a Lei Federal 12.305/2010, que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos).

A proximidade do prazo levou o promotor de Justiça José Farias de Sousa Filho a solicitar a adesão dos promotores de Justiça que atuam na região de João Pessoa ao projeto “Construção da Cidadania Socioambiental nas Comarcas”.

Segundo Farias, os municípios que descumprirem a lei não receberão mais recursos federais para empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana, ao manejo do “lixo” e ao saneamento básico. Os prefeitos também poderão responder por ações de improbidade administrativa.

O promotor de Justiça que coordena o projeto comparou a eficiência do gerenciamento integrado de resíduos sólidos com medidas como os aterros sanitários e “lixões”. Segundo ele, os aterros são caros e não são a resposta ambiental e social mais adequada.

“A Funasa aprovou R$ 2,6 milhões para a construção de um aterro sanitário e com R$ 60 mil é possível implantar o gerenciamento integrado de resíduos sólidos, que vai criar postos de trabalho, gerar renda e promover o reaproveitamento dos materiais. Metade dos resíduos que vão para aterro sanitário na Paraíba é areia e areia não é lixo! Estamos pagando caro por isso”, criticou.

Para Farias, o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos é a solução socioambiental e econômica mais adequada para o “lixo”. “A destinação correta do material orgânico é a compostagem; do material inorgânico, a reciclagem. Apenas o rejeito tem como destino o lixo”, explicou.

As cidades de Nazarezinho e Aparecida iniciaram, este ano, o processo de implementação do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. “Já foram criados 25 postos de trabalho com remuneração superior de um salário mínimo. A quantidade de material para reciclagem triplicou”, comemorou o promotor de Justiça.

Farias também destacou a importância da atuação do MPPB na recuperação de áreas degradadas por lixões. “Na maioria dos municípios, é fácil e de custo baixíssimo recuperar a área degradada”, avaliou.





MPPB

1ª Companhia Regional de Bombeiros em Sousa atende ocorrência de capotamento na rodovia de acesso a cidade do Lastro

Na manhã desta Segunda-feira, por volta das 09h35min, o Corpo de Bombeiros em Sousa atendeu mais uma ocorrência de capotamento. Um veiculo do tipo "Caçamba" perdeu o controle na ladeira da estátua de Frei Damião na rodovia de acesso ao Lastro vindo a sair da pista e capotar para o acostamento, tombando para a vegetação.

O acidente deixou um saldo de duas vítimas, o motorista, Fernando José da Silva, 23 anos, residente no Bairro Alto do Cruzeiro, foi socorrido por terceiros com escoriações na região da cabeça, enquanto que a outra vítima, o senhor Francisco Sousa Filho, 47 anos, auxiliar do motorista e residente no Bairro da Estação, foi socorrido pela equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros de Sousa com escoriações na região anterior do tórax e do nariz. A guarnição do trânsito da Polícia Militar foi solicitada através do Copom para as providências cabíveis.




Assessoria de Comunicação da 1ª CRBM-5ºBBM Sousa
Fotos: Jefferson Emmanoel Sertão Informado

Prefeitura de Sousa Realiza Recuperação das Entradas da Cidade

A Prefeitura de Sousa, através da Secretaria de Infraestrutura, está desde a última quinta-feira (19/04) realizando o trabalho de recuperação e valorização das entradas da cidade de Sousa.

De acordo com o secretário de Infraestrurtura, João Neto, os trabalhos seguirão durante esta semana e a próxima, e logo após será dado início às obras de recuperação de todos os canteiros da cidade.

Todas as entradas principais de Sousa estão passando por um processo de valorização, as saídas para Aparecida, Cajazeiras e os contornos de veículos e a secretaria de Infraestrutura vem trabalhando para melhorar consideravelmente as “portas de entrada” do nosso município.




Ascom