terça-feira, 13 de março de 2012

400 mil alunos ficam sem aulas a partir de amanhã na PB

A educação em todo o País vai parar por três dias a partir de amanhã. Só na rede estadual de ensino, em torno de 20 mil trabalhadores, sendo 16 mil professores, vão aderir à paralisação, deixando mais de 400 mil alunos sem aula. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (Sintep-PB), Antônio Arruda, os professores vão se reunir amanhã em assembleias regionais e na sexta farão assembleia geral e manifestação pública, na Praça João Pessoa, às 16h

Segundo Antônio, na Paraíba a mobilização terá três eixos: cobrar o pagamento do piso salarial nacional, reajuste de 22,22%; o plano de carreira e aumento do PIB para educação em 10%. Antônio disse que, hoje, o governo estadual ainda não paga o piso nacional.

“O governo ainda não está cobrindo o piso nacional e queremos o reajuste dado pelo MEC”, afirmou.

O presidente do Sintep-PB ainda informou que os trabalhadores em educação municipal também têm o dever de participar da mobilização, apesar das prefeituras de João Pessoa e Campina Grande já pagarem o piso. “Não estamos lutando apenas pelo piso nacional, mas para cobrar o aumento do PIB para a educação e o plano de carreira. Eles também têm o direito de cobrar e devem participar”, disse.O cronograma da paralisação na Paraíba começa amanhã com assembléia regional. Na quinta, os trabalhadores farão visitas à imprensa para divulgar a mobilização e explicar o que está sendo pedido. Na sexta, os trabalhadores farão assembléia geral, na sede do sindicato, em João Pessoa, marcada às 15h e, às 16h, farão uma manifestação pública na Praça João Pessoa, no Centro.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e suas filiadas nos Estados promovem, hoje, um twitaço para cobrar dos governadores e prefeitos, o cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério (Lei n° 11.738/2008).

Com a hashtag #Opisoelei, os trabalhadores em educação de todo o país pedem a adesão da sociedade à manifestação.

O secretário de Estado da Educação (SEE), Afonso Scocuglia, disse que respeita a decisão dos trabalhadores em paralisar, porém vai entrar num acordo para que os três dias de aulas perdidos sejam repostos para não atrasar o cronograma escolar. “A paralisação prejudica os alunos e a sociedade de uma maneira geral. A educação é uma atividade é essencial. Respeitamos porque é decisão nacional, mas são 3 dias sem aulas”, afirmou.



Jornal Correio

TCE condenada Ex-Prefeito de Triunfo. Parecer poderá ser votado pela Câmara. Defesa alega decurso de prazo

O Ex-Prefeito do Município de Triunfo, Damísio Mangueira vem enfrentando problema após, o Tribunal de Contas do Estado, rejeitar os Exercícios Financeiros do Gestor dos anos, 2007/2008.

O Parecer do TCE se encontra na Câmara de Vereadores para ser colocado em pauta para a votação, porém foi adiado por duas sessões por falta de quórum qualificado, aja vista ausências de alguns Parlamentares Mirins.

A Defesa do Ex-Prefeito, Damísio Mangueira alega que o prazo já transcorreu, porém não é necessário mais colocar o Parecer para apreciação do Plenário.

O Procurador da Câmara, Dr. Francisco Romano esclareceu que não existe transcurso de prazo, ao se basear que o STF julgou matéria inconstitucional.

Caso o Parecer for votado pelo plenário da Câmara de Vereador de Triunfo, o Ex-Prefeito, Damísio Mangueira poderá ficar inelegível por até oito anos.






Divulga Paraíba

Falso empresário que aplicou golpes no Sertão da Paraíba é preso em Pernambuco

Falso empresário que aplicou golpes no Sertão da Paraíba é preso em Pernambuco. Veja!


O popular Lindemberg Fernandes da Silva, de 66 anos, foi preso por volta das 12:30 horas desta segunda-feira (12), quando pretendia fazer novas vítimas, desta vez no comércio da cidade de Santa Maria da Boa Vista, que fica a 100 quilômetros de Petrolina no vizinho estado de Pernambuco.

A Polícia Civil da cidade já tinha conhecimento dos crimes de estelionato praticados pelo idoso em três cidades da região e não teve dificuldade para prendê-lo. O acusado já aplicou golpes em, pelo menos, quatro estados nordestinos, chegou a ser preso também em Caicó no Rio Grande do Norte e responde a vários processos pelo Nordeste afora, inclusive no município de Itaporanga, no Vale do Piancó.

Apesar da extensa ficha criminal, a prisão desta tarde em Santa Maria da Boa Vista poderá ainda não deter o homem. Segundo o agente de investigação Regivan, um dos responsáveis pela detenção de Lindemberg, dificilmente ele ficará na cadeia. O estelionato é um crime com pena de reclusão de 1 a 5 anos, mas o acusado pode responder em liberdade.




DIÁRIO DO SERTÃO com Folha do Vale

Vice-prefeito diz que união com o Grupo Barbosa tem aval de Marcos Pereira

A união do grupo do empresário Antonio Barbosa com a situação pode estar prestes a ser concretizada. Depois das informações, de que alguns aliados do prefeito Marcos Pereira, não estariam satisfeitos com a aproximação dos integrantes do Grupo Barbosa, uma nova informação desmitifica a declaração publicada ontem na imprensa, já que o próprio Zé Carlos Barbosa chegou a conversar com o próprio Marcos Pereira que deu total aval a aliança para o pleito de 2012.

Segundo informações, o que falta apenas é virar a ponta, pois o martelo já foi batido. A verdade é tanta, que o atual secretário da agricultura do município de Vieiropolis é da família Barbosa.





Mario Gibson

Advertência: policiais civis paralisam na sexta-feira

Policiais civis e escrivães paralisam as atividades a partir das 8 horas da sexta-feira 16 em toda a Paraíba. A suspensão das atividades, que durará 24 horas, é uma advertência ao Governo do Estado.

Os policiais civis querem abrir negociações salariais. E acenam, com a paralisação, possibilidade de greve geral por tempo indeterminado.

As informações são do presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba (Aspol-PB), Sandro Roberto Bezerra.

"Vamos solicitar uma audiência com o governador Ricardo Coutinho. Caso o governo não abra canal para uma negociação construtiva, entraremos em paralisação por tempo indeterminado", antecipou.

Além de reajuste – a categoria recebeu 3% em janeiro – os policiais querem o cumprimento da lei de subsídio, melhores condições de trabalho e convocação de aprovados em concurso.

"Não houve nenhuma discussão nem debate do Governo com os policiais. O que houve foi reajuste absurdo de 3%, que não repões sequer a metade da inflação anual. Além disso, continua o descumprimento da Lei do Subsídio", explicou.



Portal Correio

Deputado diz que desconhecia denuncia de desvio de energia e que vai processar a energisa

O Deputado Estadual, Andre Gadelha do PMDB disse nesta terça-feira, dia 13 de março que não sabia da existência de qualquer processo existente através de denuncia da energisa, onde foi indiciado por crime de furto.

Para o deputado, a denúncia se trata de fato estranho e que acredita se tratar de questões políticas, e disse que quanto à empresa Posto Andresão, neste período não estava sob a sua administração.

A denúncia que envolve o indiciamento do deputado Andre Gadelha foi divulgada no Blog do jornalista Luis Torres, e depois ganhou repercussão em vários veículos de comunicação da Cidade. Para o deputado o vilão da historia se trata da própria companhia de energia, que para ele lhe denunciou injustamente.

O mais estranho é que o processo tramitou na justiça local, foi realizado um inquérito na Delegacia da Capital, e até hoje, o deputado não sabia de nada sobre o indiciamento por furto de energia elétrica.




Mario Gibson

Superintendência da CEF vem a Sousa e Destaca Obras em Parceria com a Prefeitura de Sousa

A Prefeitura de Sousa, através da Secretaria de Planejamento, se reuniu na semana passada com representantes da GIDUR (Gerencia de Desenvolvimento Urbano), Departamento vinculado a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de avaliar as obras que estão em andamento na cidade de Sousa.

De acordo com os integrantes da GIDUR, as obras que a Caixa Econômica Federal vem desenvolvendo em nossa cidade estão muito avançadas e a qualidade dos serviços é impressionante, sendo que dentre elas podemos destacar as obras de revitalização do canal do estreito “Canal Vivo” que prevê a implantação de todo o esgotamento sanitário, além das obras do projeto “Minha Casa Minha Vida” na região da Lagoa dos Patos I (274 unidades em execução), Lagoa dos Patos II (370 Unidades em fase de contratação), e o residencial Sousa, este ultimo com 350 unidades em fase de contratação para os próximos meses.

Outro ponto tratado na reunião foi a atualização de novos procedimentos entre Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Sousa e construtoras sobre as regras para o financiamento habitacional individualizado.

A Prefeitura de Sousa entende que na parceria entre Governo Municipal e Governo Federal só quem ganha é a população de nossa cidade, com obras de qualidade e que irão mudar completamente as feições do município com maior e melhor infraestrutura para todos seus cidadãos.




Ascom Sousa