quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tyrone determina reestruturação da Banda 13 de maio

13/05/2009.
Nas dependências do auditório da Secretaria de Educação às 20h00 desta terça-feira (12/05), foi realizada uma reunião entre os músicos da Banda 13 de maio e os diretores da Fundação Municipal de Cultura.
A pauta da reunião foi a reestruturação da Banda 13 de maio, uma vez que mesma nesta quarta-feira (13 de maio), completa 44 anos de sua fundação, e precisa urgentemente de novos equipamentos, fardamentos e uma nova sede.

A partir desta quarta-feira (13/05) a Banda realizará os ensaios no Prédio da Fundação de Cultura do município. Na ocasião foram solicitados por parte dos integrantes da banda, novos equipamentos, instrumentos, fardamento e um local para a realização dos ensaios.

Além disso a direção da Fundação comprometeu-se a realizar um trabalho de divulgação, viabilizando a apresentação da Banda, não só em Sousa, mas em outras cidades e ainda a participação em vários projetos culturais como os que são realizados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste.

Na oportunidade, o Prefeito Fábio Tyrone (PTB), determinou que fosse feito um levantamento de custos para reestruturação total de um dos maiores patrimônios culturais da cidade de Sousa. Segundo Ivan Roseno, Presidente da Fundação Municipal de Cultura, a primeira grande apresentação da Banda 13 de maio, depois de sua reestruturação, será no dia 10 de julho, aniversario de emancipação política do município de Sousa.

Decom

Banda de Música 13 de Maio completa hoje 44 anos de Fundação

13/05/2009.
Nesta quarta-feira (13 de maio), a Banda de Música “13 de Maio” completa 44 anos de sua fundação. Um dos maiores, senão o maior, patrimônio cultural da cidade de Sousa, que ao longo dos anos conta a história da cultura, além de fazer parte dela.

Por ela já passaram grandes nomes como Maestro seu Nicó, Dui, Zé Cassiano, Dedé Cruz, Chico de Pedro, Manezão, Chico do Violão, Lacerda, Nego Chico, Doca Liberato, José Queiroga de Melo, Misterioso, Dida, Tico do Sax, Braz Cibito, Zé Bonitinho, Mané Zuza, Chico Cruz, além de muitos outros que ao longo dos tempos contribuíram com essa história.

Cabe a cada um de nós sousenses juntamente com o Poder Público e as entidades de classe, a responsabilidade de preservar esse tesouro que é nosso.

Parabéns a todos os músicos que fizeram ou fazem parte da histórica banda “13 de maio”

Decom

Governador Maranhão anula municipalização de Hospital de Pombal e reabre crise com o PT

13/05/2009.
O governador José Maranhão enfrenta uma crise na área da saúde que pode afastá-lo definitivamente do PT. Através de decreto o governador anulou o processo de municipalização do Hospital Regional de Pombal provocando com isso uma reação imediata da prefeita Polyana Feitosa, que considerou a decisão de Maranhão “uma cruel perseguição política ao município”.

Polyana conta com o apoio ostensivo do deputado federal Luiz Couto, provável candidato ao senado pela legenda petista e um dos mais ardorosos defensores de uma aliança com o prefeito Ricardo Coutinho para 2010. Couto já levou o caso ao plenário da Câmara Federal e ao próprio ministro da Saúde, denunciando a manobra de Maranhão e reforçando as denúncias de perseguição apontadas pela prefeita de Pombal.
O processo de municipalização do Hospital Regional de Pombal teve início no governo de Cássio e foi interrompido logo que Maranhão assumiu por interferência do deputado estadual Verissinho. As diferenças políticas locais evoluíram e Maranhão atendendo ao pedido do deputado suspendeu por decreto o processo que transferia para o município a gestão da unidade hospitalar.

A prefeita de Pombal, Polyana Feitosa, responsabilizou o governador José Maranhão (PMDB) pela crise no sistema de saúde do município e prometeu ir até a última instância para evitar o esvaziamento de recursos do hospital Distrital da cidade, denominado de senador Ruy Carneiro. Polyana denunciou que sua administração vem sofrendo perseguição política, na tentativa de agradar os aliados políticos do governo Maranhão III.
“Vamos está mobilizando a população de Pombal para denunciar o cruel processo de perseguição política que o município vem sofrendo, desrespeitando um contrato firmado com o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante a gestão plena de Pombal”, afirmou ela.

Desde que assumiu o governo do Estado em 18 de fevereiro o governador José Maranhão, segundo avaliou a prefeita de Pombal, “vem impondo ao município de Pombal uma verdadeira ‘sangria’ de recursos”. A decisão de não reconhecer a gestão plena do município foi publicada no Diário Oficial, através de um decreto do governador do Estado.

Polyana afirmou que a decisão ocorreu sem nenhuma comunicação prévia à prefeitura, mesmo tendo tentado diversas vezes um contato, por telefone, com o secretário de Saúde, José Maria de França. “Vamos percorrer todos os caminhos legais para garantir um direito que é do povo de Pombal, inclusive denunciando o governo do Estado ao Ministério da Saúde”.
“Se não houver uma solução para o caso de Pombal, então iremos recorrer ao Ministério Público Federal, mas não vamos ficar parados”, prometeu a prefeita Polyana Feitosa.

Fonte - Imprensa e portais de todo Estado

Prefeito tem contas reprovadas por ajudar Destacamento de Polícia em sua Cidade

13/05/2009.
O Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer contrário à aprovação das contas de 2006 do prefeito de Santa Inês Adjefferson Kleber Vieira Diniz, a quem imputou o débito de R$ 26.992,00 pela não comprovação documental de despesas resultantes de convênio com a Secretaria de Segurança, conforme entendimento do relator Oscar Mamede Santiago Melo.

A defesa argumentou que o pagamento foi recebido pelo cabo Francisco Gomes da Silva e serviu para a cobertura de gastos com alojamento, refeições, água, luz e telefone do Destacamento local da Polícia Militar. Como cabe recurso da decisão do TCE, o prefeito ainda tem a oportunidade de confirmar o que alega, mediante entrega da documentação exigida.

O não recolhimento de contribuições previdenciárias ajudou a reprovar as contas de 2006 da Câmara Municipal de Algodão de Jandaíra, decisão da qual também cabe recurso. O ex-secretário da Administração Penitenciária Pedro Adelson teve as contas de 2007 aprovadas com ressalvas. Agora, o atual gestor da Pasta dispõe do prazo de 90 dias para a correção de falhas na gestão de pessoal.

O TCE também aprovou as prestações de contas de 2006 da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande (com ressalvas atinentes à não licitação de serviços de manutenção de dessalinizadores), as da Fundação Espaço Cultural (exercício de 2007) e as do Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (2008).

Falhas contábeis, em alguns casos, e inadequação à legislação e normas vigentes, em outros, contribuíram para a reprovação das contas de 2005 do Instituto de Previdência de Alagoinha, do Fundo de Aposentadoria e Pensão de Barra de Santa Rosa, do Instituto de Previdência de Algodão de Jandaíra e, ainda do Instituto de Previdência dos Servidores de Pilõezinhos (2006). A Superintendência Cajazeirense de Transporte e Trânsito teve as contas de 2006 aprovadas com ressalvas decorrentes da contabilização indevida de despesas com pessoal.

Tribunal de Contas da Paraíba

Leonardo Gadelha fará parte da Comissão que vai analisar a aplicação da Verba Social em outras Assembleias Legislativas do País

13/05/2009.
O deputado Leonardo Gadelha, um dos membros da comissão que vai estabelecer critérios de utilização da verba social na AL, informou nesta quarta-feira dia 13 de maio, que a primeira medida da comissão será analisar como funcionam a aplicação das verbas sociais em outras Assembleias e em outros poderes do país.

Leonardo revelou que o trabalho já foi designado à consultoria da Assembleia da Paraíba. “Este será nosso ponto de partida. Queremos conhecer a dinâmica desse tipo de auxílio em outras casas legislativas e mesmo outros poderes”. Leonardo disse ainda não ser possível afirmar que a verba social é boa ou ruim. “Acredito que ela pode ser bem ou mal utilizada e para que tenhamos esses parâmetros precisamos estabelecer regras claras para a concessão das ajudas impedindo o mau uso desse dinheiro”.

Na opinião do parlamentar, um dos pontos principais critérios tem que ser o da real necessidade da pessoa ou entidade que solicite o benefício. “Isso não chegou a ser discutido e essa é uma opinião minha, mas eu acho que não se pode, por exemplo, destinar recursos para uma entidade que não realize um trabalho de atendimento da comunidade”. A comissão deverá voltar a se reunir nos próximos dias.

Ascom

Campanha de Vacinação dos Idosos é prorrogada em Sousa

13/05/2009.
A Secretaria de Saúde do município prorrogou até sexta-feira 15/05 o prazo de vacinação dos idosos contra a gripe.

Até o momento cerca de 75% dos idosos foram vacinados, a meta é vacinar aproximadamente 6 mil. Para ter direito a vacinação a pessoa deverá ter acima de 60 anos e não pode ser alérgico a ovo e proteína de frango.

O ponto alto da campanha foi o dia D realizado no sábado, dia 25/04, no “Calçadão”, onde os primeiros idosos começaram a ser vacinados, neste dia a campanha já atingiu 40% da meta, quando mais de 1800 pessoas foram vacinadas.

Até a sexta-feira(15) todos os postos de saúde estão preparados para receber e realizar a vacinação nos idosos.

Decom

TRE concede liminar e Prefeito de São João do Rio do Peixe será investigado pela Justiça Eleitoral

13/05/2009.
No final da tarde dessa segunda-feira (11), o Tribunal Regional Eleitoral por unanimidade julgou procedente liminar impetrada pela oposição de São João do Rio do Peixe para prosseguimento da AIME (Ação de Investigação de Mandato Eletivo) contra o prefeito Lavorsier Dantas.

As acusações são de compras ou captação ilícita de votos nas últimas eleições. O processo segue para a 37ª Zona Eleitoral para que seja iniciada a investigação Judicial, inclusive ouvindo as partes e as testemunhas envolvidas no processo.

Portal czn.

Assembleia Legislativa decide suspender concessão da verba social

13/05/2009.
Por decisão dos 36 deputados estaduais, e acatada prontamente pela mesa-diretora, a Assembleia Legislativa suspendeu a concessão da verba de assistência social.

Reunidos na manhã desta terça-feira (12/05), os parlamentares decidiram pela formação de uma comissão que normatizará em detalhes o uso dessa verba. A reunião foi convocada pelo presidente da ALPB, deputado Arthur Cunha Lima (PSDB), na semana passada.

No encontro, que ocorreu às portas fechadas, foram tratados diversos temas administrativos da Casa. Apenas dois deputados não puderam comparecer. Aguinaldo Ribeiro (PP) se encontra realizando exames médicos em São Paulo. Ricardo Marcelo (PSDB) está também fora do Estado cuidado de assuntos particulares.

A comissão definida no encontro é formada pelos deputados estaduais Lindolfo Pires (DEM), Leonardo Gadelha (PSB), Carlos Batinga (PSB), Arnaldo Monteiro (DEM), Trócolli Júnior (PMDB), Socorro Marques (PPS), Zenóbio Toscano (PSDB) e Manoel Ludgério (PDT). Também fará parte dessa comissão o secretário da mesa-diretora, Waldir Porfírio.

Todas as decisões da reunião foram aprovadas pelos presentes. Apenas em casos excepcionais de saúde, diante de comprovada gravidade da situação, a Assembleia Legislativa autorizará a utilização da verba.

A reunião foi presidida pelo deputado Arthur Cunha Lima, que detalhou aos deputados toda a legislação vigente sobre o tema. Ele disse que foi necessária a realização do encontro de forma mais reservada, para que os próprios deputados pudessem debater no colegiado de forma mais aberta sua linha de pensamento sobre os temas administrativos.

Ascom ALPB

Cássio diz que especulações sobre aliança com Ricardo têm lógica

13/05/2009.
"Tudo que tem lógica tem força. Acho que por isso muitas pessoas falam das possibilidades de alianças nossa envolvendo o prefeito (de João Pessoa) Ricardo Coutinho. Então, não vamos brigar com os fatos e com a realidade".
A declaração foi feita pelo ex-governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), em entrevista a TV Cabo Branco, na manhã desta terça-feira (12), ao ser perguntado a que atribuía a onda de especulação, cada vez maior, em torno de uma possível aliança do seu grupo com o prefeito Ricardo Coutinho.

Cássio observou que embora o seu partido já tenha um pré-candidato a governador (Cícero Lucena) e o DEM, principal aliado, já apresente o senador Efraim Morais, defende que o leque de alianças das oposições possa ser ampliado se necessário for para vencer o pleito do próximo ano. "Existe uma lógica política nessa aliança com Ricardo, não vamos brigar com os fatos. Temos que ter grandeza para compreender diferenças, mas dentro da visão clara da unidade das oposições".
Na entrevista reproduzida no programa Correio Debate, Cássio Cunha Lima, que foi cassado em fevereiro deste ano, deixou claro que "é uma necessidade óbvia" que as oposições ampliem o seu leque, inclusive com a participação de Ricardo Coutinho, para disputar o pleito.

Ainda sobre as especulações sobre a aliança com Ricardo, Cássio foi enfático: Ele acrescentou: "Acredito que há necessidade, que é muito óbvia, as pessoas percebem isso, de buscar caminhos para a Paraíba, que experimenta um retrocesso. E acredito que as pessoas comentam espontaneamente aquilo que pode vir a ser alternativa de junção, seja no primeiro ou segundo turno para disputa de 2010".
Cássio Cunha Lima anotou que o PSDB tem a sua alternativa que é Cícero Lucena; que o aliado DEM tem a alternativa que é Efraim Morais. "Mas eu, particularmente, defendo que possamos ampliar nossas alianças com a unidade de todas as forças que queiram estar nas oposições", reiterou.

Cássio Cunha Lima disse que, na política - assim como na vida - a melhor aritmética é a soma. "Partido nenhum poderá isoladamente ter condições de governar a Paraíba e o Brasil. Como a eleição será em dois turnos, pode haver várias candidaturas das oposições. Mas o fundamental é que no eventual segundo turno esta oposição esteja unida para que essa união das oposições sejam mantidas no segundo turno.


Wellington Farias

Pesquisa identifica alto índice de indecisos para os candidatos a Deputado Estadual na Paraíba

13/05/2009.
Com um percentual muito elevado no número de indecisos, a pesquisa do Instituto Opinião aponta alguns dados interessantes sobre as categorias onde esse fenômeno mais se acentua. No total, o universo dos que ainda não decidiram em quem votar no próximo ano chega a 73,7%.

O maior índice de pesquisas, segundo o Opinião, fica entre os estudantes até a 4ª série, com 80,1%. O menor índice, com 50,1% de pessoas que ainda não se decidiram pelo voto para deputado estadual encontra-se entre os que detém maior renda - os que têm salários acima de 10 salários mínimos.

O eleitorado feminino também apresenta um alto índice de indecisos, com 79,1% das entrevistadas não sabendo em quem ainda votar para a Assembléia Legislativa.

Pbagora

Governo do Estado vai iniciar inscrições do Programa "Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal"

13/05/2009.
O Governo do Estado inicia no próximo dia 25, as inscrições permanentes de famílias interessadas em participar do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que serão realizadas pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap). O programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica e o Governo do Estado.

Na Paraíba, o programa é direcionado às famílias com renda de até 10 salários mínimos. O governo prevê a construção de 21 mil habitações no Estado; dessas, nove mil serão destinadas a famílias de até três salários mínimos.

As inscrições acontecerão em tempo contínuo pela Internet, através do site da Cehap (www.cehap.pb.gov.br). Para as pessoas que não tiverem acesso à Internet, o atendimento será realizado de segunda a quinta-feira, das 13h às 18h. Na sexta-feira, as inscrições poderão ser feitas das 7h às 13h, na sede da Cehap de João Pessoa e em Campina Grande.

De acordo com o presidente da Cehap, Carlos Mangueira, as famílias deverão usar a Internet sempre que possível e, “caso encontrem dificuldades no processo, basta procurar uma das sedes da Companhia com calma”.

Ele argumentou que “não é preciso pressa, pois as inscrições serão permanentes e assim vão atender toda demanda. Não será a ordem de inscrição que indicará a prioridade para a família ser beneficiada com o programa. A prioridade será definida por um sistema de critérios que envolvem questões como renda, número de deficientes, de idosos, entre outros”, ressaltou Mangueira.

Para efetuar a inscrição, o interessado deve informar os números da identidade (RG), do CPF, de filhos e o de Identificação Social (NIS), para aqueles que já participam de algum programa social do Governo Federal, como também fornecer dados do cônjuge ou companheiro, endereço e a renda familiar.

As famílias que atualmente estão inscritas na Cehap também devem se inscrever para atualizar seus cadastros. Todos os inscritos no programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ automaticamente estarão participando de sorteios em atos públicos dos demais programas habitacionais administrados pelo Governo do Estado.

Secom

Rio do Peixe volta a provocar inundações

13/05/2009.
O Rio do Peixe volta a preocupar a população ribeirinha, quando tudo parecia que estava retornando a normalidade, as águas do rio voltaram a subir bastante, provocando novas inundações, principalmente em São João do Rio do Peixe.

Segundo informações o rio voltou a transbordar com mais veemência na tarde desta terça-feira dia 12 de maio em virtude das chuvas caídas na região e principalmente com a continuidade das sangrias dos açudes de Capivara, Pilões e Lagoa do Arroz que continuam sangrando. Além das inundações a maior preocupação é com o contagio de doenças, principalmente a leptospirose, alguns Bairros da Cidade de São João do Rio do Peixe acabram ficando alagados no dia de ontém.

mariogibsonreporter.blogspot.com