quarta-feira, 18 de maio de 2011

Deputado Lindolfo Pires é eleito como o deputado mais atuante na Assembleia

Setenta por cento dos profissionais de imprensa (radialistas e jornalistas) que cobrem os trabalhos diários da Assembléia Legislativa da Paraíba, no Comitê de Imprensa da Casa, apontaram o deputado estadual Lindolfo Pires (DEM) como o de maior destaque dentro da bancada do governo do estado.

A pesquisa, feita no dia 6 de abril e publicada pela revista Tribuna em sua última edição, também apontou o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) como o principal destaque pela bancada de oposição no Legislativo estadual.

Lindolfo Pires é o atual líder do governador Ricardo Coutinho (PSB) na Assembléia paraibana e está em seu quinto mandato.

Audiência Pública do MPF discute crise da saúde na Paraíba e situação do Hospital Universitário

Ministério da Saúde providenciará auditoria da situação das UTIs de alta complexidade e no Hospital Universitário Lauro Wanderley

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão, reuniu representantes das Secretarias de Saúde estadual e de João Pessoa, Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), Ministério da Saúde e classe médica, na segunda-feira, 16, para tratar da situação da saúde pública no estado, marcada por problemas recorrentes como a falta de unidades de terapia intensiva (UTI), cirurgias cardiológicas e falta de medicamentos excepcionais.
Durante a reunião, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão Duciran Farena argumentou que tem havido uma piora na situação das cirurgias cardiológicas e na distribuição de medicamentos excepcionais. Para o procurador, mais do que dar explicações é preciso que haja, por parte dos órgãos de Saúde, ações e compromissos concretos.

O procurador abordou também a situação lastimável do Hospital Universitário Lauro Wanderley, constatada na vistoria realizada no dia 12. Afirmou, ainda, ser incompreensível que as salas cirúrgicas do Hospital Universitário (um dos poucos ambientes reformados naquela unidade) estejam desativadas, quando há pacientes na fila de espera.

Para Duciran Farena, as explicações dos gestores para a não realização de cirurgias cardiológicas em hospitais públicos, na Paraíba, incorrem em um círculo vicioso intransponível, “a equipe de médicos não é contratada porque não há reforma do centro cirúrgico, a reforma não é feita porque o hospital não é credenciado, mas o credenciamento não é aceito porque não há reforma, e assim por diante. Há anos se discute o credenciamento do HULW e do Hospital Arlinda Marques, sem solução”.

Encaminhamentos - Ainda foi discutida a situação de uma criança com doença crônica, dependente de aparelhos, que está há quatro anos na UTI pediátrica do Hospital Universitário. As Secretarias de Saúde estadual e de João Pessoa informarão ao MPF, em 20 dias, se existe serviço de semi intensivo, atendimento domiciliar ou qualquer outra instituição, ou forma de atendimento fora da UTI, de pacientes, adultos ou infantis, que se encontram em situação crônica.

Também ficou decidido que a Secretaria de Saúde estadual encaminhará para o MPF, em 30 dias, o convênio ou contrato assinado com o Círculo do Coração (entidade que congrega profissionais médicos para apoio a crianças com cardiopatias graves) para viabilizar o retorno das cirurgias cardíacas em crianças no estado, bem como para encaminhamento dos casos que não puderem ser operados na Paraíba, para o Hospital das Clínicas de Pernambuco.

A Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde providenciará, no prazo de 60 dias, uma auditoria operacional (acionando o Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde – Denasus, ou qualquer outro órgão, se necessário) da situação das UTIs de alta complexidade na Paraíba, apresentando relatório no prazo de 90 dias.

A SAS também providenciará, em 60 dias, auditoria operacional referente no Hospital Universitário Lauro Wanderley (acionando o Denasus ou qualquer outro órgão, se necessário) apresentando relatório no prazo de 90 dias. A auditoria se limitará à prestação do serviço, em razão da auditoria sobre pessoal ser atribuição do Ministério da Educação e Cultura.

Na questão da falta de medicamentos excepcionais, objeto de recomendação do MPF para que a União suspenda o envio de recursos ao estado e assuma a distribuição dos medicamentos, o procurador Duciran Farena informou que a SAS respondeu ao MPF informando que não pode suspender os recursos enquanto não fizer uma auditoria e que esta será feita.




Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Sousa Realiza Curso de Capacitaçã​o Para os Profission​ais de Trânsito

A Prefeitura de Sousa através Superintendência de Trânsito do Município (STTRANS) promoveu curso de capacitação entre os dias (15/05) ao (18/05) para os Agentes de Trânsito sobre Abordagem e Preenchimento de Auto de Infração, com a finalidade capacitar e qualificar os profissionais de trânsito.

O curso de capacitação teve duas fases, sendo teórica e prática. As aulas teóricas foram realizadas no Centro de Reabilitação da Pessoa com Câncer e as aulas práticas realizadas na BR-230, que liga Sousa a Cajazeiras.

A intenção da Prefeitura de Sousa é que todos os anos os Agentes de Trânsito tenham periodicamente curso de capacitação e qualificação. Já é o 2º curso que a Prefeitura de Sousa promove para os Agentes de Trânsito.

Os responsáveis pelo curso de capacitação foram os Inspetores da Policia Rodoviária Federal: Inspetor Heraldo, Inspetor Nisandro e Inspetor Aquiles.

As Agentes de Trânsito após o curso receberam o certificado de conclusão do curso de capacitação.

A Prefeitura de Sousa além de valorizar os servidores municipais, pagando em dia o funcionalismo, também promove curso de capacitação, qualificando o profissional para melhor desempenhar seu oficio.


Ascom Sousa

Empresário Jucélio Rocha pode ser o tesoureiro do PSD na Paraíba

O Empresário, Jucélio Rocha de Lima vai assumir a tesouraria do PSD no Estado da Paraíba a convite do vice-governador, Rômulo Gouveia que assume a presidencia do partido a pedido do presidente nacional, Gilberto Kassab.

Jucélio das Parabólicas recebeu na noite de ontem o comunicado para enviar documentos para que seja feita a sua filiação ao partido, consecutiva, sua nomeação na executiva estadual.

Amigo pessoal do vice-governador, Jucélio também vai comandar o partido na Cidade de Sousa, onde lideranças políticas de peso vão se filiar nas próximas horas.

O novo partido também vai ser formado sua diretoria nas Cidades de São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho, Marizópolis, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, e Vieirópolis.

Nos próximos dias, o vice-governador, Rômulo Gouveia virá a Cidade de Sousa para uma reunião com lideranças políticas da região, cujo objetivo é filiação das lideranças ao mais novo partido que faz parte da base do Governador, Ricardo Coutinho.

No dia 30 de abril, Gilberto Kassab esteve num almoço na Cidade de Campina Grande, onde o empresário Jucélio das Parabólicas esteve presente para receber o presidente nacional do partido Social Democrático.


Folha do Sertão

Passo-a-Passo: O que deve ser feito para obter o benefício do perdão de dívidas em atraso de motos até 150CC

1º PASSO - Preencher o requerimento

Os proprietários com veículos cadastrados em João Pessoa devem procurar um Posto Fiscal da Receita Estadual. Quem reside em Campina Grande deve se dirigir até a sede do DETRAN. Para os demais municípios, a orientação é o proprietário procurar a coletoria da cidade onde o veículo está cadastrado.

É importante que você leve originais e cópias dos seguintes documentos:

RG e CPF ou CNH do proprietário dentro da validade;
CRLV mais recente, ou extrato do mesmo fornecido pelo DETRAN;
Comprovante de salário ou declaração de que não possui rendimentos acima de 02 (dois) salários mínimos;
Comprovante de endereço.

2º PASSO - Adquirir a guia do licenciamento 2011

Depois de preenchidos os requisitos do 1º passo o DETRAN emitirá guia do licenciamento do veículo para o ano de 2011 (IPVA, bombeiros, renovação de licenciamento e seguro obrigatório).

3º PASSO - Efetuar o pagamento da guia de licenciamento 2011

4º PASSO - Receber o Certificado de Licenciamento Anual - CLA (antigo CRLV).

Após pagar a guia de licenciamento, o benefíciário deve retornar a unidade onde solicitou o requerimento para autorizar a emissão do Certificado de Licenciamento Anual - CLA (antigo CRLV).

5º PASSO - Garantir o benefício
Agora, bastar procurar a unidade do DET
RAN/PB para receber o Certificado de Licenciamento Anual (antigo CRLV).

QUEM PODE SER BENEFICIADO COM O PERDÃO DAS DÍVIDAS DO IPVA E OUTROS IMPOSTOS

1) O benefício é válido para os proprietários de motocicletas e motonetas nacionais com até 150 cilindradas, com débitos vencidos até 31/dezembro/2010.

2) Estão incluídos no perdão os seguintes impostos:
Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) constituídos;
Taxa de prevenção contra incêndio e salvamento;
Taxa de serviço sobre o licenciamento anual.

3) Os requisitos para os proprietários são os seguintes:
Renda mensal individual não superior a dois salários mínimos;
Ter efetuado o pagamento total do Licenciamento relativos ao ano de 2011;
O benefício está limitado a um veículo por proprietário.

4) Prazo para requerer o benefício:

ESTA OPORTUNIDADE VAI ATÉ 8 DE JULHO DE 2011.



Ascom

Garantia Safra: hoje é o último dia para os agricultores receberem parcela

Sete agricultores da região de Sousa ainda não se deslocaram a Agência da Caixa Econômica de Sousa para receberem a parcela de janeiro do Garantia Safra.

Conforme informações de Francisco Andrade Sobrinho, Secretário de Agricultura de Sousa, os agricultores são:

Maria Pereira da Silva;
Lauro Pereira Dias;
Jodeilton Estrela Dantas;
Antônio Sinval do Nascimento;
Jacerami Ferreira de Araújo;
José Machado Gomes e
Maria Helena Fernades Xavier Araújo.

O secretário chama atenção dos agricultores para que os mesmos se digiram a agencia da Caixa o mais breve possível, já que nesta quarta-feira (18) é o último dia para receber o benefício.


Sertão Informado

Ministro encaminha recurso de Cássio mais uma vez para a Procuradoria Geral da República

O recurso extraordinário que pede o deferimento do registro de candidatura do senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) voltou para a Procuradoria Geral da República (PGR) nesta terça-feira (17), mesmo após duas semanas do provimento da ação por parte do ministro Joaquim Barbosa, no Supremo Tribunal Federal (STF). O procedimento é apenas para efeito de ciência do procurador.

O processo deve ser novamente encaminhado para o STF após o parecer do procurador, o que deve ocorrer em dois dias, se baseado no prazo já estipulado em outras ações levadas à Procuradoria.

Também foi registrado no STF nesta terça-feira um novo Agravo Regimental por parte de Bivar de Souza Duda questionando a decisão do ministro Joaquin Barbosa que deu provimento a ação de Cássio.

Depois da decisão dos ministros do STF sobre a aplicação da Lei Complementar 135 (Lei da Ficha Limpa) ser válida apenas para as eleições de 2012, Joaquim Barbosa deu provimento ao recurso extraordinário do tucano e o liberou para tomar posse.

No entanto, duas semanas após o provimento da ação Cássio ainda aguarda o comunicado da Corte Suprema para os Tribunais Superior Eleitoral e Regional Eleitoral para que seja agenda a sua diplomação e, consequentemente, sua posse.



PolíticaPB

TRE não acata recurso e mantém Prefeito de Bom Jesus no cargo

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba negou provimento a recurso interposto pelo candidato Roberto Bandeira de Melo Barbosa, e manteve no cargo o prefeito do Município de Bom Jesus, Manoel Dantas Venceslau. No mesmo julgamento, foi indeferido o pedido de inelegibilidade do ex-prefeito do mesmo município, Evandro Gonçalves de Brito, requerido pelo Ministério Público Eleitoral.

O julgamento da ação de investigação judicial eleitoral envolvendo o prefeito de Bom Jesus foi julgado na tarde de hoje pelo TRE/PB, tendo sido relator o Desembargador Genésio Gomes Pereira Filho.

De acordo com os advogados Johnson Abrantes e Edward Johnson, que defendem os interesses do prefeito municipal de Bom Jesus, o Tribunal entendeu que não restaram comprovadas as alegadas práticas de captação ilícita de sufrágios e abuso de poder econômico. “Para a cassação de um mandato outorgado pelo povo, é necessário que se mostre à Justiça Eleitoral o liame entre os atos administrativos alegadamente ilegais e a disputa, ou seja, o nexo de causalidade, o que no caso do processo de Bom Jesus não restou caracterizado.”, disse o advogado Edward Johnson.

Ao saber do resultado do julgamento, o prefeito Manoel Dantas Venceslau afirmou que estava tranqüilo, visto que sabedor da forma correta em que disputou a eleição de 2008.

Programa Fala Governador estreia na internet na quinta-feira

O governador Ricardo Coutinho vai lançar na quinta-feira (19) mais um canal de comunicação direto com a população. Dessa vez, o programa ‘Fala Governador’ será transmitido ao vivo pela internet e pretende ser mais uma ferramenta de interação entre o Governo e a população paraibana. O programa vai ao ar às 19h e será transmitido pelo portal do Governo do Estado no endereço www.paraiba.pb.gov.br/aovivo . O jornalista Ulisses Barbosa será o mediador entre os internautas e o governador.

Para o diretor de Mídias Sociais e Governo Eletrônico do Estado, Xhico Rairmerson, o objetivo desse projeto é atingir os internautas de todas as cidades da Paraíba. “Sabemos que a internet já é realidade no interior do estado, e queremos que esse público possa interagir, discutir idéias e sugerir ações. Apostamos que essa iniciativa será um canal de diálogo direto entre a população e o Governo”, afirmou.

Diferente do formato apresentado no rádio, em que um tema específico é discutido a cada semana, o ‘Fala Governador’ na web será conduzido de acordo com os interesses dos internautas com temas livres, através perguntas realizadas via Twitter. “O próprio internauta vai decidir que tema será discutido”, lembrou Raimerson.

Para participar do Fala Governador pela web, o internauta deve enviar sua pergunta ou sugestão através do Twitter com a palavra-chave #falagovernador. O programa acontece uma vez por mês e terá duas horas de duração.



SECOM