terça-feira, 4 de maio de 2010

Jeová Campos parabeniza nova mesa diretora e afirma que trabalhos na AL-PB deverão ser mais produtivos daqui em diante

O deputado estadual, Jeová Campos (PT), em sessão extraordinária realizada na Assembléia Legislativa, manifestou sua satisfação em relação à composição da nova mesa diretora. Para o parlamentar, a condução dos trabalhos daqui em diante deverá acontecer de forma mais produtiva e tranquila. Além de elogiar a nova composição da Casa, Jeová Campos parabenizou ainda o deputado Pedro Medeiros (PSDB) que, com a vacância do cargo de Arthur, se torna titular do mandato de deputado.

Como é de praxe, depois de lida a carta-renúncia de Arthur Cunha Lima (PSDB) no plenário pelo deputado Lindolfo Pires, primeiro-secretário da Casa, foi dada posse ao presidente da mesa, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), assim como os respectivos 1º e 2 º vice-presidentes, João Henrique (DEM) e Socorro Marques (PPS).

“Quero parabenizar o atual presidente da mesa, Ricardo Marcelo assim como sua família aqui presente, pela nova posição de responsabilidade ocupada. Sinto que suas responsabilidades em fiscalizar o cumprimento das decisões aqui originadas serão bem executadas até o fim de seu mandato. Desejo um bom mandato e que seja definitivo até o fim em janeiro de 2011”, declarou Jeová.

O deputado Pedro Medeiros também recebeu os cumprimentos do deputado Jeová Campos que falou sobre a amizade e admiração que nutre em relação ao seu colega. “Quero citar um versículo da Bíblia que diz ‘Tu és Pedro e sobre esta pedra edificará sua igreja’ e hoje avalio que nossa amizade foi construída em cima de adversidades, mas, que se fortaleceu com o passar do tempo devido à grande admiração que desenvolvi pela sua pessoa. Tenho certeza que seu mandato será exercido com maestria, como já conhecemos sua conduta”, afirmou Jeová.


News - Assessoria & Comunicação


Projeto Para o Novo Trânsito de Sousa está Sendo Finalizado

Com o crescimento da cidade de Sousa e o aumento da frota de veículos automotores a administração pública municipal observou a necessidade de organizar e adaptar melhor a malha viária do município.

De acordo com o Engenheiro de Trânsito, Alender Honório de Oliveira, a situação do trânsito em Sousa vai mudar radicalmente após a implantação das sinalizações nas principais ruas e avenidas e nas entradas e saídas do município.

“Está sendo desenvolvido um projeto de sinalização e segurança viária para atender as necessidades locais, de maneira que ela seja funcional, segura e viável economicamente.” Declarou o engenheiro.

Após serem estudados junto com o Departamento de Trânsito Municipal os problemas como: Cruzamentos sem segurança, semáforos e ausência deles, canteiros mal localizados e falta dos mesmos, o tráfego de caminhões oriundos de outros estados no centro da cidade, excesso de velocidade, estacionamentos irregulares e etc, foi elaborada a concepção do projeto que esta em fase final oferecendo soluções eficazes e tecnicamente seguras para toda a população de Sousa-PB.


Decom

Vital Filho vai pedir ao governador pavimentação de estrada em Barra de Santana

O deputado federal e pré-candidato a Senador pelo PMDB Vital do Rego Filho vai pedir ao governador José Maranhão (PMDB) a pavimentação de um trecho de estrada com 53 km na cidade de Barra de Santana, no Cariri paraibano. O anúncio foi feito durante a solenidade de inauguração do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, para a qual Vital foi convidado.

Vital Filho atendeu pedido do ex-prefeito de Barra de Santana Vital Farias de Arruda para que intermediasse uma audiência das lideranças políticas da cidade objetivando conseguir, do Governo do Estado, a pavimentação do trecho. “Levarei o seu pedido e faço isso porque tenho muitos amigos aqui em Barra e fui votado na cidade, o que me faz sentir obrigado a lutar pelas causas comuns”, disse.

Vital Filho disse que saía de Barra de Santana com a obrigação de atender ao apelo das lideranças locais e que vai solicitar a audiência ao governador José Maranhão para pedir a pavimentação da estrada. “Temos o direito de pleitear junto ao operoso e trabalhador governador José Maranhão. Vamos sair daqui com esta recomendação. Vamos unir Barra de Santana com o propósito de conseguir esta obra, independente de cores partidárias”.

Família Vital - Em seu discurso, Vital Filho também falou sobre a história de sua família na cidade. “A história de Barra de Santana se confunde com a de meu avô e com a de meu pai”, disse.

Ele também destacou a importância da união dos trabalhadores rurais da cidade, como forma de conseguir objetivos comuns, e da inauguração da sede do sindicato. “Estamos inaugurando aqui não apenas um novo capítulo na vida dos trabalhadores, mas um local para que as expectativas de cada trabalhador rural sejam encaminhadas e que os seus direitos sejam respeitados”, disse.

Vital Filho falou da determinação do presidente da entidade, Paulo Medeiros Barreto (Paulinho do Sindicato) de construir a sede, que custou cerca de R$ 70 mil. “As mãos calejadas e muitas vezes injustiçadas do trabalhador rural terão um apoio importante aqui, no sindicato construído com muita determinação por nosso Paulinho”.

O parlamentar também destacou a homenagem feita pelo sindicato ao ex-prefeito da cidade Vital Farias de Arruda, que deu nome ao sindicato. “Um homem exemplar, um cidadão de bem, uma pessoa de imensas e inúmeras qualidades que Barra de Santana e a Paraíba sabem enaltecer”, disse Vital Filho. “Vital Arruda representa uma história de vida”, finalizou.


Assessoria

Sousa Realiza o I Encontro de Sensibilização de Saúde Mental

Teve início na manhã desta terça-feira (04/05), no auditório da OAB-Sousa, o “I Encontro de Sensibilização de Saúde Mental”.
Estiveram presentes os profissionais de saúde do CAPSi, CAPS”ad” e o CAPSIII, enfermeiros, médicos, terapeutas, psicólogos, assistentes sociais e os usuários dos centros.

Na ocasião o diretor de planejamento da Secretaria de Saúde, David Nunes, falou sobre “A política de saúde mental e sua interface com o SUS”.

Em seguida houve apresentações culturais, destacando-se o “Coral Renascer”, composto por usuários do CAPSIII. Para se ter uma idéia a rede CAPS atende cerca de 2.000 usuários na cidade de Sousa.

Ainda está programado para todo o dia: almoço, mesas redondas, oficinas, apresentações de propostas para área de política de saúde mental e debates.

A Prefeitura de Sousa além de oferecer equipes qualificadas de profissionais e técnicos, também oferece atividades como: oficinas de recreação, psicopedagogia, terapia ocupacional, atividades físicas, alimentação, psicoterapia, entre outros. Sendo local de referência e tratamento para pessoas com algum sofrimento psíquico, onde são realizados acompanhamento terapêutico e ambulatorial.

Cuidar das pessoas com algum transtorno psíquico é um dos objetivos da Prefeitura de Sousa, com a finalidade de incluir socialmente e minorar o sofrimento dos usuários e familiares.


Decom

Festa da Pesada: Polícia prende 41 pessoas em aniversário de um traficante

A Polícia de Salvador prendeu na noite desta segunda-feira (3) 41 pessoas que participavam de uma festa em comemoração ao aniversário de um traficante em um complexo esportivo localizado numa das mais movimentadas avenidas do centro da capital baiana. Até as 22h30, todos os detidos ainda estavam prestando depoimentos na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes da cidade.

A polícia chegou ao complexo “Rei do Baba” - uma área com quiosques e campos de futebol, depois de receber duas denúncias de moradores da região que teriam visto de seus apartamentos algumas pessoas consumindo drogas e participando de um churrasco, enquanto esperavam para disputar uma partida de futebol - os 41 detentos formaram quatro equipes. A polícia informou, ainda, que os responsáveis pelo complexo esportivo também deverão ser ouvidos nesta terça-feira (4) para tentar identificar quem pagou o aluguel do espaço.

Quando chegaram ao local, que pode ser alugado por grupos de amigos ou individualmente, os agentes disseram ter encontrado cocaína, maconha e bebidas alcoólicas. Cerca de 20 policiais participaram da operação. Segundo a polícia, foram presos esta noite pelo menos 12 traficantes com atuação em bairros centrais de Salvador, além de outras seis pessoas que seriam foragidas da Justiça - Elton Santos Peçanha, 22, Robson Belmonte Alves dos Santos, 18, Jemilson Sá Barbosa, 29, Murilo Lemos Lima, 30, Marcos Gomes Santos, 26, e Alexandre dos Santos Almeida, 22. Paulo Roberto Santos do Nascimento, 21, foi preso em flagrante por tráfico de drogas porque, segundo a polícia, estava com alguns papelotes de cocaína.

Entre os detidos também estavam Joilson Jesus Silva, 26, considerado um dos principais traficantes de Salvador, e um menor de 17 anos, que seria integrante de uma quadrilha especializada em assaltar bairros nobres da capital. Segundo o major Antônio Arnaldo Neto, comandante da 26ª Companhia Independente da PM (Brotas), os policiais agiram com rapidez e eficiência e outras operações deste tipo serão realizadas.

Em fevereiro deste ano, numa ação semelhante, a polícia de Feira de Santana (108 km de Salvador) prendeu cerca de 100 pessoas suspeitas de praticar homicídios e integrar quadrilhas especializadas no tráfico de drogas. Todos os presos comemoraram, à beira de uma piscina, o aniversário de Josenildo Borges Santos, 25, considerado um dos principais traficantes do Estado.


Eliseu Lins
Portal Correio


Deputado Vital Filho cancela agenda em JP e é internado às pressas em CG após crise de gastrite

Com crise aguda de Gastroenterite, Com crise aguda de Gastroenterite, Vital Filho cancela agenda em João Pessoa e é internado às pressas em Campina Grande O deputado federal e pré-candidato a Senador pelo PMDB Vital do Rego Filho foi internado às pressas no final da tarde desta segunda-feira (03), na Clínica Santa Clara, em Campina Grande, com uma crise aguda de Gastroenterite. O diagnóstico foi feito pela médica Doralice Rodrigues Oliveira, que atendeu Vital Filho, inicialmente, em seu consultório, no Edifício San Rafael, no bairro da Prata para, em seguida, decidir pela sua internação na Clínica Santa Clara.

Após ter participado de uma Missa na cidade de São Vicente do Seridó, na noite do domingo, o parlamentar iniciou sua agenda em João Pessoa às 6h da manhã desta segunda, com entrevistas no Sistema Correio. Ainda pela manhã, Vital Filho sentiu fortes dores estomacais e concedeu outras entrevistas que estavam agendadas para o dia por telefone – para não cancelá-las.

Depois, no início da tarde, compareceu à TV Master, onde foi entrevistado pelo apresentador Alex Filho (foto). “Eu vim aqui, hoje, Deus sabe como. Dez minutos antes do programa eu estava com febre alta e muitas dores, mas resolvi vir em respeito aos seus telespectadores, que são muitos, Alex”, afirmou Vital Filho, ‘ao vivo', por volta das 14h.

Após o programa, Vital Filho e assessores almoçaram na residência da médica Rachel Vital do Rego, irmã do parlamentar. Porém, após o almoço, por volta das 15h, antes de continuar com a agenda da tarde (que previa audiências e encontros políticos), Vital Filho reclamou de mais dores e foi orientado pela irmã a procurar um médico.

Ele decidiu, então, retornar a Campina Grande, onde chegou por volta das 16h30 e foi atendido no consultório da Gastrenterologista Doralice Rodrigues Oliveira, que depois o encaminhou para internação.

Vital Filho foi submetido a exames que constataram a Gastroenterite. Ele foi medicado e continua internado na Clínica Santa Clara, em observação. Há suspeita de uma crise de vesícula, mas só exames mais avançados poderão confirmar ou não o diagnóstico. A orientação dos médicos é a de que Vital Filho deve permanecer internado até esta terça-feira (04), quando irão analisar melhor o seu quadro clínico.



Redação com PB10


Governo investe R$ 84 milhões em Segurança até o final do ano

Maranhão entrega mais 70 caminhonetas e 100 novas motos às polícias Militar e Civil


O Governo da Paraíba está investindo em segurança pública até o final deste ano, R$ 84 milhões na aquisição de mais de 500 veículos para as polícias Militar e Civil. Até o momento estão sendo aplicados R$ 14 milhões, recursos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na compra de parte das viaturas.

O Plano Estadual de Segurança Pública prevê ainda este ano investimentos de mais de R$ 60 milhões e, para tanto, proposta de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será encaminhada à Assembléia Legislativa. Dessas verbas, R$ 8 milhões virão do Fundo Nacional de Segurança Pública, recursos federais.

Entrega caminhonetasVeículos e promoções – Nesta segunda-feira (3), o governador José Maranhão fez a entrega de 100 novas motos e mais 40 caminhonetas Ford Ranger para a PM, além e de 30 outros veículos semelhantes para a Polícia Civil. Há alguns meses foram entregues às duas polícias outras 80, totalizando agora 150 caminhonetas com cabine dupla e xadrez.

A Praça João Pessoa ficou completamente tomada pelos veículos. Na mesma solenidade, no Palácio da Redenção, Maranhão presidiu o ato de promoção de 80 Oficiais da Polícia Militar, sendo quatro ao posto de coronel.


Entrega de motosInvestimentos – O governador destacou que a gestão anterior não investiu em segurança pública “e agora os paraibanos podem testemunhar significativos investimentos em viaturas, armamentos e qualificação de policiais. O Governo também está restaurando a Academia de Polícia Civil (Acadepol) e o Centro Integrado de Operações Policiais (CIOP), que estavam em péssimas condições. Historicamente, nos últimos 20 anos, nunca se investiu tanto em segurança pública como nós estamos investindo agora”, acrescentou.

Maranhão afirmou ainda que dentro de mais alguns dias o Governo vai instalar equipamentos eletrônicos (câmeras especiais em áreas estratégicas de João Pessoa), com o objetivo de ajudar na redução dos índices de criminalidade. Lembrou, na ocasião, que outros importantes investimentos também estão sendo feitos na Polícia Científica. O mesmo acontece com o Detran, que “tem participação importante no Sistema de Segurança Pública do Estado, ao assegurar recursos provenientes das taxas pagas pelos usuários de veículos para a aquisição de viaturas”.

Recentemente, o Governo do Estado havia entregue 12 caminhonetas à Polícia Civil, em parceria com Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Duas viaturas foram para o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e dez encaminhadas às Delegacias Regionais. O IPC também recebeu 10 rabecões, viaturas que transportam cadáveres. No interior do Estado, 20 caminhonetas já estão sendo utilizadas na Patrulha Rural.


Maranhão entrega chavesFuturas aquisições – Conforme o secretário da Segurança e da Defesa Social, Gustavo Gominho, com os recursos que virão do BNDES, o Estado vai adquirir mais 120 caminhonetas para a Polícia Militar e 100 outros automóveis para a Polícia Civil. O plano prevê ainda mais 170 veículos de quatro portas e 120 caminhonetas para a PM. O Plano Estadual prevê ainda a compra de mais 150 motocicletas. Até o final do ano toda a frota das duas polícias estará renovada e ampliada. Parte dos R$ 60 milhões será aplicada em recuperação de delegacias, aquisição de armamentos, coletes, munição, além de treinamento de policiais.

No último dia 25 de abril, o governador José Maranhão entregou ao Corpo de Bombeiros quatro viaturas (um caminhão de combate a incêndio e três ambulâncias), e ainda dois veículos para a auto-escola da corporação. Uma escada Magirus está sendo adquirida.

O superintendente do Detran, coronel Francisco de Assis, destacou que o órgão integra o Sistema de Segurança do Estado e continuará contribuindo com a liberação de recursos para que a população tenha mais segurança. Todas as viaturas entregues pelo Governo do Estado são liberadas já devidamente emplacadas pelo Detran. Diversas autoridades participaram da solenidade, dentre secretários do Governo, deputados e vereadores.


Josélio Carneiro, com fotos de manodecarvalho, da Secom-PB

Deputados Guilherme Almeida e Carlos Batinga perdem mandato por infidelidade

Mais dois deputados perderam o mandato por infidelidade partidária nesta segunda-feira (3). Guilherme Almeida e Carlos Batinga foram julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral e não conseguiram convencer a corte de que seu antigo partido, o PSB, teria mudado de postura ideológica.

No caso de Guilherme, votaram pela cassação o relator do processo Carlos Antônio Sarmento, Manoel Soares Monteiro, João Ricardo Coelho e Newton Vita. Foram contra a cassação os juízes Carlos Neves da Franca Neto e de Alexandre de Luna Freire, deixando o placar em 4 a 2.

Já no caso de Batinga, que seguiu a mesma linha de discussão, inclusive com o mesmo juiz relator, Carlos Sarmento, não tinha como ter resultado diferente. O relator, que votou pela cassação foi seguido pelos desembargadores Manoel Monteiro e Genésio Gomes Pereira Filho. Contra ficaram, novamente, Carlos Neves e Alexandre de Luna Freire. Os demais se abstiveram.

Segundo o advogado do PSB, Ricardo Sérvulo, uma vez que os cargos foram considerados vagos, os suplentes Alexandre Urquiza e Tonquinho Figueiredo devem assumir as vagas na Assembleia Legislativa. No entanto, mais uma novela parece estar no início. Já que de um lado a advogada do PSC, Gabriella Rollemberg, garante que uma das vagas é de Nadja Palitot, e de outro Sérvulo diz que não. "Quando Nadja deixou o partido perdeu o direito sobre a vaga", disse.


Maurício Melo
e Bartolomeu Honorato


66 Prefeituras paraibanas estão sendo investigadas por suspeitas de fraudes em licitações

A Equipe Especializada do Patrimônio Público e Terceiro Setor, juntamente com o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) dará início ao combate a licitações fraudulentas em 66 municípios no Sertão paraibano.

Para isso, será realizada uma Reunião de Trabalho, nesta terça-feira (4), às 14h, na sede do Tribunal do Júri do Município de Patos, da qual também participarão o procurador-geral de Justiça, os coordenadores do 1º e 2º Caops e 16 promotores de Justiça do Sertão.

Na reunião, os representantes das Equipes Especializadas do Patrimônio Público e Terceiro Setor e o coordenador do Gaeco repassarão aos promotores de Justiça da região polarizada por Patos um DVD contendo todas as informações sobre as investigações feitas pela Polícia Federal e Gaeco, durante a Operação Transparência.

Esse material auxiliará os promotores de Justiça a dar continuidade às investigações, desta vez para apurar improbidade administrativa e responsabilidade dos gestores públicos.

De acordo com o promotor de Justiça e um dos coordenadores da Equipe Especializada, Clístenes Bezerra de Holanda, o Gaeco vai repassar todas as informações necessárias aos promotores de Justiça e a expectativa é que, no dia seguinte, sejam instaurados, em cada uma das Promotorias, inquéritos civis públicos para a apuração das responsabilidades nos municípios.

“Serão investigadas, nesses Inquéritos Civis, as licitações de 66 municípios polarizados por Patos, a partir do que já foi investigado pelo Gaeco e Polícia Federal ”, explicou Clístenes.

Ele informou que até o final do mês de maio será realizada outra reunião com os promotores dos municípios polarizados pela Região de Sousa. Nos próximos meses será a vez da Grande João Pessoa, Brejo e Campina Grande.

A Equipe Especializada do Patrimônio Público e Terceiro Setor tem como promotores de Justiça responsáveis Clístenes Holanda e Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega. Dentro da programação de atuação dessa equipe em 2010, foi estabelecida como prioridade o combate às fraudes em licitações públicas em todo o Estado da Paraíba.

Em funcionamento

O procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, disse estar confiante no sucesso do trabalho que já vem sendo posto em prática pelas Equipes Especializadas do Ministério Público.

Ele lembrou que a proposta das equipes é pensar a política pública do MPPB para todo o Estado, de forma que a instituição aja com harmonia.

“A Equipe Especializada em Cidadania e Direitos Humanos vem realizando uma série de audiências públicas com relação aos idosos, acessibilidade e empréstimos e vem propondo a correção do que está irregular. Agora vamos ter essa reunião de trabalho da Equipe do Patrimônio Público para darmos início ao cumprimento da meta institucional de 2010 nessa área ”, observou.


MPPB


Jeová Campos visita municípios e planeja encontro com base aliada no dia 28, em Cajazeiras

Apesar da campanha para a reeleição não ter começado, o deputado Jeová Campos (PT) viveu um final de semana digno de pré-candidato. Além de ser um dos parlamentares mais assíduos da Assembléia Legislativa, ele ainda encontra tempo para estar presente em eventos e reuniões em diversos municípios. No último final de semana, Jeová visitou três cidades e realizou uma reunião com seus assessores onde ficou decidido que ele promoverá um encontrão, que reunirá todas as lideranças da base de apoio a sua candidatura, dia 28 deste mês, em Cajazeiras.

A agenda do final de semana do parlamentar incluiu, na sexta-feira (30), visitas ao município de Marizópolis, para prestigiar a festa de aniversário da cidade. No sábado o deputado esteve reunido com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cajazeiras, debatendo ações e propondo melhorias no projeto cooperar. Depois da reunião prestigiou uma atividade esportiva no município. “Tratamos de vários assuntos na reunião do projeto cooperar e depois fui à Cajazeiras assistir a uma partida de futebol do Campeonato de Veteranos de Cajazeiras”, declara o candidato.

O final de semana só terminou com a participação de Jeová em um evento no distrito Engenheiro de Ávidos, que além de ser uma festa de inauguração também foi importante para o parlamentar reforçar seu apoio à construção de estradas de acesso ao distrito. “Participei da inauguração da Palhoça do Messias, em Engenheiros Ávidos e pude reiterar meu apoio à construção da estrada que liga a BR 230 ao distrito, que possibilitará desenvolvimento social e econômico para cidade”, disse o deputado ao término das visitas.

Em entrevista concedida à Rádio Arapuã na manhã desta segunda-feira (03), após fazer um resumo da sua atuação nos municípios e nas sessões da Assembléia Legislativa, o deputado Jeová Campos confirmou a realização de um encontrão com sua base aliada. “A proposta é firmar parcerias, consolidar apoios, fazer um balanço de minha atuação parlamentar e promover uma confraternização com as pessoas que acompanham o meu trabalho e reconhecem a importância dele ter continuidade”, afirma Jeová.


News - Assessoria & Comunicação


Notas sobre a grande seca de 1932, por José Romero Araújo Cardoso

A grande seca de 1932 iniciou-se de fato em 1926, com um breve intervalo em 1929, tendo se configurado em verdadeiro cataclisma sócio-econômico na região nordeste nos anos seguintes, atingindo o ponto culminante no ano que a imortalizou, cuja calamidade fez com que o flagelo, tantas vezes repetido, assumisse proporções devastadoras, principalmente para a população carente.

Sob os auspícios do Ministério de Viação e Obras Públicas do Governo Provisório de Vargas, dirigido com decisão férrea pelo paraibano José Américo de Almeida, reiniciaram-se os trabalhos de açudagem no sertão. Obras paralisadas desde a década de 20 foram então progressivamente retomadas, tendo em vista que a confiança de Epitácio Pessoa nas oligarquias, enquanto condutora das obras públicas, fazendo valer as prerrogativas da descentralização político-administrativa da República Velha, não havia surtido nenhum efeito prático, pois na verdade houve avassaladora onda de corrupção.

Ressurgiam velhos projetos, paralisados desde a gestão de Arthur Bernardes (1922-1926), dos açudes como o Itans, o Gargalheira e Lucrécia, no Estado do Rio Grande do Norte, Boqueirão de Piranhas, São Gonçalo e Condado, no Estado da Paraíba, sendo que este último não constava na idealização original, inserido, com certeza, graças à intervenção de Ruy Carneiro, oficial de gabinete do Ministro de Viação e Obras Públicas, e Lima Campos, no Estado do Ceará, entre outros.

Flagelados da grande seca foram aproveitados nas obras que o Ministério de Viação e Obras Públicas implementava nos Estados Nordestinos. Multidões se formaram nos canteiros de obras, a grande maioria sem a mínima noção de higiene, sendo responsáveis pelo acúmulo de lixo e dejetos humanos em escala gigantesca.

O regime alimentar, composto basicamente por farinha e carne seca, agravou o quadro de desnutrição crônica da população flagelada, aumentando ainda mais a possibilidade de acontecer um surto epidêmico.

No final de dezembro de 1932, quando as chuvas finalmente começaram a cair no Nordeste, o inevitável aconteceu através de um impressionante combinado de infecções que Orris Barbosa, em célebre e clássico livro intitulado “Secca de 32 – Impressões sobre a crise nordestina”, distinguiu como sendo do grupo coli-tífico-desintérico. Em janeiro, fevereiro e março de 1933 as cifras da mortandade entre os “cassacos” alcançavam números impressionantes.

Proliferação de moscas em verdadeiros enxames contribuiu acentuadamente para disseminar os germes causadores de doenças gastro-intestinais. Em pouco tempo os campos de trabalho estavam atulhados de cadáveres da desdita da seca do século XX.

Crianças, portadoras de um quadro lastimável de desnutrição, foram as mais penalizadas, registrando a maioria dos óbitos da grande epidemia que assolou o nordeste brasileiro na década de 30.

Em um trabalho de profundo humanismo e comprometimento, foi organizada pelo Ministro José Américo verdadeira cruzada assistencial às pessoas castigadas pelo surto epidêmico, formando a “Comissão Médica de Colaboração à Assistência e Profilaxia aos Flagelados”, dirigida pelo Dr. José Bonifácio P. da Costa. O Departamento Nacional de Saúde Pública também formou comissão objetivando “inspecionar as zonas infestadas e determinar as medidas imprescindíveis à profilaxia da região” (BARBOSA, 1935, p. 67-74).

A infestação, assumindo proporções desesperadoras, era um desafio à profilaxia, o que fez com que o Departamento Nacional de Saúde Pública invocasse a participação imediata dos departamentos de higiene dos Estados acometidos pelo surto devastador, iniciando-se um intenso policiamento de focos de moscas e mosquitos.

Gradativamente a peste foi sucumbindo à ação inexorável da competência das ações do Ministério de Viação e Obras Públicas do Governo Provisório de Vargas em prol da debelação de um dos maiores flagelos que já assolou o nordeste, cuja união nefasta com a seca fê-la marca indelével no imaginário popular que ainda guarda na lembrança o grande desafio que foi vencer a maior epidemia que o nordeste foi submetido, de forma inclemente, na década de 30 do século passado.

Bibliografia Consultada:

BARBOSA, Orris. Secca de 32 – Impressões sobre a Crise Nordestina. Rio de Janeiro/RJ: Andersen Editores, 1935


(*) José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo (UFPB). Professor-adjunto do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA – UERN. Contato: romero.cardoso@gmail.com.



TRE julga improcedente Recurso Eleitoral contra o Prefeito de São João do Cariri

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba julgou improcedente, na sessão desta segunda feira, o Recurso Eleitoral promovido pelo Diretório Municipal do PMDB contra o prefeito de São João do Cariri, Sr. Roberto Pedro de Medeiro Filho e Cristovam Rodrigues Bezerra.

O processo tramitou na 22ª Zona Eleitoral, tendo o Juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Junior julgado a ação de Impugnação Judicial Eleitoral improcedente, por “ausência de provas robustas e incontroversas”, que pudessem macular o resultado do pleito.

Segundo consta do caderno processual o PMDB ingressou com a ação contra o candidato alegando ter o mesmo feito a doação de uma bomba d’água em troca de voto, fato este não comprovado na instauração processual e refutada na defesa apresentada pelo advogado Josedeo Saraiva de Sousa, nos autos do processo nº 34/2008.

No julgamento desta segunda-feira no TRE, o Relator do Recurso, Juiz João Ricardo Coelho votou pela improcedência e consequentemente arquivamento da ação, acompanhando o parecer do Dr. Werton Magalhães Costa, Procurador Regional Eleitoral.

Coube ao advogado Johnson Gonçalves de Abrantres promover a defesa do prefeito Roberto Pedro de Medeiro Filho no plenário do TRE, quando na oportunidade refutou todos os fatos apurados na instrução, concluindo pedindo a improcedência do recurso, o que foi acatado pelo placar de 6 x 0 dos integrantes presentes á sessão.


Redação


Jeová reforça aliança com o PMDB e declara apoio à pré-candidatura de Wilson Santiago ao Senado

Durante o encontro de lideranças políticas promovido pelo deputado federal Wilson Santiago, no dia 30 de abril, em João Pessoa, o deputado Jeová fez questão de reforçar a aliança entre o Partido dos Trabalhadores e o PMDB na Paraíba. Para ele, o compromisso assumido pelas legendas é sinônimo de desenvolvimento e o fortalecimento dela depende da contribuição de cada um dos partidos aliados a pré-candidaturas de pessoas íntegras e leais como Wilson Santiago, que há anos vem trabalhando em Brasília pelo crescimento da Paraíba e pela manutenção da aliança no país.

“O que me encanta em Wilson é a sua amizade e sua lealdade. Essa sua característica é tão marcante que na condição de liderança política em Brasília, ele apoiou nosso presidente Lula nos momentos mais difíceis de seu governo. Ele se colocou à disposição do Lula para compor uma grande barreira contra o PSDB. E aqui vamos juntos. Você é o meu senador”, expressou Jeová, que foi uma das personalidades mais marcantes do evento, destacada, inclusive, pelo próprio governador José Maranhão, que na oportunidade saudou as autoridades presentes em seu nome e sem meias palavras enalteceu a fortaleza e empenho do deputado petista com o desenvolvimento da Paraíba.

“Jeová, este grande deputado, tem sido um bravo e tem se empenhado bastante para contribuir com o desenvolvimento da Paraíba”, afirmou o governador, durante seu discurso no evento promovido por Santiago que teve a participação de várias autoridades, entre elas, secretários de estado, 150 vereadores, 92 prefeitos e 50 ex-prefeitos paraibanos.


News - Assessoria & Comunicação


Sousa Sedia Encontro Entre Secretários de Educação do Sertão

Na manhã desta segunda-feira (05/05), no auditório da Secretaria de Educação do Município, houve encontro com os secretários de educação que compreendem o alto sertão da Paraíba para discutir mudanças no estatuto da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e as políticas de educação do FNDE, MEC e do Governo do Estado.

Na ocasião, a Secretária de Educação do Município de Santa Luzia, Professora Terezinha Silva, palestrou sobre o tema “Plataforma Freire” e a importância da informática na qualidade de ensino e aprendizagem.

Em seguida, o presidente da Undime-PB, professor Flávio Romero, avaliou o encontro como bastante positivo com os secretários de educação presentes, por compreender que a boa articulação com 223 municípios do estado, favorecerá novas diretrizes de educação no país.

“Estamos felizes com esta reunião com os secretários de educação da região, pois entendo que somente ações integradas entre as secretarias de educação irão beneficiar a educação pública fornecendo uma educação de melhor qualidade em nosso país.” Declarou a Secretária de Educação de Sousa, Neumira Abrantes.

A Undime é formada pelos dirigentes municipais de educação de todos os municípios brasileiros. Além de integrar as unidades estaduais – que se organizam com ampla liberdade de estrutura e funcionamento, ante a diversidade das realidades locais e regionais. Mantém estreitos contatos com sindicatos, associações, organizações não governamentais e demais entidades da sociedade civil, que tenham interesse no processo educacional.


Decom


Plantão Policial - Terça-feira dia 04 de maio de 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010


MPPB denuncia policiais presos na "Operação Avalonne"

Os dois policiais presos na “Operação Avalonne” foram denunciados na Justiça pelo Ministério Público da Paraíba na manhã desta segunda-feira (3). Eles são acusados de executar um casal de agricultores na madrugada do dia 23 de abril deste ano, em Santana de Mangueira (município do Alto Sertão, a 481,6 quilômetros de João Pessoa).

A Promotoria de Justiça denunciou à 1ª Vara de Justiça da Comarca de Conceição o policial civil Francisco Renato Pereira Júnior, 30 anos, e o policial militar José Alênio Leal Bezerra, 32 anos, por duplo homicídio triplamente qualificado e por tentativa de homicídio triplamente qualificado, uma vez que eles teriam praticado os crimes mediante pagamento, meio cruel e com recursos que tornaram impossível a defesa das vítimas. O MPPB também pediu a prisão preventiva dos acusados.

De acordo com as investigações feitas pela polícia civil - com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e do Grupo Tático Especial (GTE) -, os dois policiais teriam arrombado a casa das vítimas, às 2h.

Eles estavam com coletes à prova de balas e armados com pistolas calibre 9 e espingarda calibre 12 quando executaram, com mais de dez tiros, os agricultores Carlos Batista Pereira e Cícera Pereira da Silva.

Cícera estava com o neto de dois anos de idade quando foi alvejada. A criança também foi atingida pelas balas, mas sobreviveu. A polícia continua investigando o caso para descobrir os mandantes do crime.


MPPB


MENOR AO VOLANTE - SOUSA - AV. CÔNEGO JOSÉ VIANA, 21:40

VÍTIMA: A SOCIEDADE
ACUSADO: E. W. M. SOLTEIRO, 16 ANOS, ESTUDANTE, RESIDENTE NA CIDADE DE SOUSA-PB.

A PM AO EFETUA RONDAS NO ENDEREÇO ACIMA CITADO, SE DEPAROU COM O MENOR CONDUZINDO UMA MOTONETA BIZ 125, DE COR VERMELHA, PLACA MOM 3824, QUE APÓS SER FEITO UMA ABORDAGEM, O MESMO FOI CONDUZIDO JUNTAMENTE COM A MOTONETA ATE A DP LOCAL PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.



DESACATO - MARIZÓPOLIS - BAIRRO VILA NOVA, 17:30

VÍTIMAS: ANDERSON L. DANTAS, SOLTEIRO, 24 ANOS, CONSELHEIRO TUTELAR, RUA SEBASTIÃO ANDRADE DA SILVA, MARIZOPOLIS-PB E MARCIA MARIA MARQUES GOMES, CASADA, 30 ANOS, CONSELHEIRA TUTELAR, RUA RITA DE ABREU, MARIZOPOLIS-PB.
ACUSADA: FRANCISCA DAS CHAGAS DANTAS, SOLTEIRA, 23 ANOS, BAIRRO VILA NOVA, MARIZOPOLIS-PB.

O CONCELHO TUTELAR DA CIDADE DE MARIZOPOLIS RECEBEU UMA DENUNCIA DE MAUS TRATOS A CRIANÇA, TENDO OS CONSELHEIROS (VÍTIMAS) DE PRONTO SE DESLOCADO ATE O LOCAL PARA FAZER UMA AVERIGUAÇÃO DO CASO, E NOTIFICAR A ACUSADA PARA QUE A MESMA PRESTASSE ESCLARECIMENTOS A RESPEITO DO SUPOSTO CRIME. OS CONSELHEIROS AO NOTIFICAR A ACUSADA, A MESMA RASGOU A NOTIFICAÇÃO E DE FORMA DESAFIADORA DISSE QUE: NÃO TINHA MEDO DE NINGUÉM E AFIRMOU PARA OS CONSELHEIROS QUE IRIA ENTREGAR A CRIANÇA AO CONSELHO TUTELAR OU ALGUMA OUTRA PESSOA. AS VÍTIMAS SOLICITARAM A PM, QUE ESTEVE NO LOCAL E CONDUZIU A ACUSADA ATÉ A DP DA CIDADE DE SOUSA PARA PRESTAR ESCLARECIMENTO AO CASO.



EMBRIAGUEZ E DESORDEM (SOUSA) - RUA JOÃO ALVES, MUTIRÃO, 00H35MIN

VÍTIMAS: MARIA DOS REMÉDIOS DE SOUSA, 47 ANOS, VIÚVA, DOMÉSTICA, RUA JOÃO ALVES, MUTIRÃO, SOUSA-PB.
ACUSADOS:ANTÔNIA GERLÂNDIA PEREIRA, 19 ANOS, SOLTEIRA, DESOCUPADA, RUA PROJETADA, MUTIRÃO, SOUSA-PB.

SEGUNDO INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELA VÍTIMA SEU FILHO NAMORA COM A ACUSADA, SENDO QUE ESTA CHEGOU EM SUA RESIDÊNCIA PROCURANDO PELO MESMO, TENDO A VÍTIMA INFORMADO QUE SEU FILHO NÃO ESTAVA EM CASA, MOMENTO EM QUE A ACUSADA PASSOU A A ARREMESSAR PEDRAS NA PORTA DA CASA DA SRª. MARIA DOS REMÉDIOS. A ACUSADA FOI DETIDA PELO VIGILANTE DO BAIRRO, O SR. FRANCISCO WELLINGTON ALVES DANTAS. A POLICIA MILITAR COMPARECEU NO LOCAL E CONDUZIU A ACUSADA PARA A DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL, ONDE FOI ENTREGUE À AUTORIDADE PLANTONISTA.



domingo, 2 de maio de 2010

ABALROAMENTO C/V - SOUSA - PRÓXIMO AO HOSPITAL SANTA TEREZINHA - 19;40

ENVOLVIDOS: SOCORRIDO PELO SAMU.

POR VOLTA DAS 19H40MIN, O COPOM DO 14° BPM RECEBEU UMA LIGAÇÃO DANDO CONTA DE QUE NAS PROXIMIDADES DO HST, HAVIA ACONTECIDO UM ACIDENTE DE TRANSITO, SENDO DESLOCADO O PPTRAN PARA O LOCAL, QUE AO CHEGAR FOI ENCONTRADO NO LOCAL DO SINISTRO APENAS UMA MOTOCICLETA 125 TITAN KS, COR PRATA, PLACA HVZ 6184-CE NO MEIO DA PISTA DE ROLAMENTO, QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES COLHIDAS, DUAS MOTOCICLETAS TERIAM ABALROADO, SENDO QUE UMA JÁ HAVIA SE EVADIDO DO LOCAL, E QUE O CONDUTOR DA MOTOCICLETA ACIMA MENCIONADA TERIA SIDO SOCORRIDO PELA A EQUIPE DO SAMU PARA O HRS. A POLICIA CONDUZIDO A MOTOCICLETA QUE ESTAVA AO SOLO ATÉ A DP LOCAL PARA AS PROVIDENCIAS NECESSÁRIAS.



QUEBRA DE ALBERGUE - VIEIRÓPOLIS - CENTRO, 19:00

ACUSADO: JOÃO GONÇALVES DA SILVA, SOLTEIRO, 30 ANOS, DESOCUPADO, VIEIRÓPOLIS.

A PM DE VIEIROPOLIS EFETUAVA RONDAS NO CENTRO DA CIDADE, QUANDO AVISTOU O ACUSADO ACIMA CITADO EM UM BAR, TENDO A PM ABORDADO E CONDUZIDO O MESMO ATÉ A COLÔNIA PENAL AGRÍCOLA DE SOUSA, SENDO ENTREGUE AOS AGENTES PLANTONISTA, ONDE O MESMO DEVERIA ESTÁ RECOLHIDO.




VANDALISMO E CONDUZIR VEICULO SEM POSSUIR CNH - SOUSA - PRÓXIMO AO ESTÁDIO DE FUTEBOL "O MARIZÃO" - 14:30

VÍTIMA: JOSÉ RIBEIRO MACHADO FILHO, CASADO, 46 ANOS, FUNCIONÁRIO PÚBLICO, RUA JOSÉ VIEIRA FIGUEIREDO, AREIAS, SOUSA-PB.
ACUSADOS: ISAÍAS BERNARDO DA SILVA NETO (CONDUTOR), SOLTEIRO, 19 ANOS, AGRICULTOR, SÍTIO PRAZERES - LEANDRO NEVES DA SILVA, CASADO, 18 ANOS, ESTUDANTE, RUA BOA VISTA, GUANABARA, SOUSA-PB E O MENOR J. A. P. D. 17 ANOS, SOLTEIRO, ESTUDANTE, RUA ESPEDITO BRAGA, ANGELIM, SOUSA-PB.

SEGUNDO INFORMAÇÕES REPASSADAS PARA A PM, OS TORCEDORES DA EQUIPE DO TREZE PARAIBANO, AO CHEGAREM PARA ASSISTIR A PARTIDA DE FUTEBOL ENVOLVENDO AS EQUIPES DO SOUSA E TREZE NO ESTÁDIO O MARIZÃO, OS TRÊS ACUSADOS PASSARAM PELO O LOCAL EM UMA MOTOCICLETA HONDA FAN 150, COR PRETA, PLACA MOU 6673-PB, E SOLTARAM UM ROJÃO TIPO FOGUETE EM DIREÇÃO AOS TORCEDORES DO TREZE, SENDO QUE O FOGUETE ATINGIU UMA DAS JANELAS DA CASA DA VITIMA, LOCAL ONDE SE ENCONTRAVA UM CRIANÇA NO MOMENTO. A POLICIA ESTEVE NO LOCAL, FEZ O LEVANTAMENTO DE TODAS AS INFORMAÇÕES REFERENTE A OCORRENCIA, DILIGENCIOU, LOCALIZOU E CONDUZIU OS ACUSADOS JUNTAMENTE COM A MOTOCICLETA ATÉ DP LOCAL PARA AS MEDIDAS CABÍVEIS.



CRIME AMBIENTAL CONTRA FAUNA - SOUSA - RUA RAIMUNDO BRAGA ROLIM, BAIRRO SÃO JOSÉ, 11:05

ACUSADO: ESPEDITO ROSA DA SILVA, CASADO, 45 ANOS, MOTORISTA, RUA RAIMUNDO BRAGA ROLIM, SÃO JOSÉ, SOUSA-PB.

O COPOM DO 14° BPM SOUSA-PB, RECEBEU UMA LIGAÇÃO ANÔNIMA, DANDO CONTA DE QUE NO ENDEREÇO ACIMA MENCIONADO HAVIA UMA RINHA (BRIGA) DE CANÁRIOS, TENDO DE IMEDIATO SIDO DESLOCADO DUAS VIATURAS PARA O REFERIDO ENDEREÇO, QUE A POLICIA AO CHEGAR AO LOCAL NÃO ENCONTROU OS PÁSSAROS BRIGANDO, PORÉM FOI ENCONTRADO 36 (TRINTA E SEIS) CANÁRIOS PRESOS EM GAIOLAS GRANDES E PEQUENAS PARA VIAGEM. A POLICIA CONDUZIU O PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL JUNTAMENTE COM AS AVES E AS GAIOLAS ATÉ A DP LOCAL PARA AS PROVIDENCIAS NECESSÁRIAS A QUE ESTE CASO REQUER.




TENTATIVA DE ROUBO - SOUSA - LINHA FÉRREA PRÓXIMO AO JARDIM BRASILIA, 10:00

VÍTIMA: JOAQUIM DE BRAZ, CASADO, 44 ANOS, AGRICULTOR, NÚCLEO HABITACIONAL II.
ACUSADOS: NÃO IDENTIFICADOS

SEGUNDO INFORMAÇÕES DA VÍTIMA, A MESMA SE DESLOCAVA EM SUA MOTOCICLETA POR UMA ESTRADA QUE LIGA OS BAIRROS ANDRÉ GADELHA E JARDIM BRASILIA, AO CHEGAR PRÓXIMO A UMA PONTE, A VÍTIMA FOI SURPREENDIDA POR DOIS ELEMENTOS ARMADOS E ENCAPUZADOS QUE ABRIRAM FOGO CONTRA SUA PESSOA, TENDO A VÍTIMA SOFRIDO UM TIRO NA PERNA ESQUERDA E SIDO SOCORRIDA PELO O SAMU PARA O HRS. A POLICIA AO TOMAR CONHECIMENTO, DE IMEDIATO DESLOCOU VIATURAS PARA O LOCAL, SENDO QUE DILIGENCIAS FORAM FEITAS NO SENTIDO DE LOCALIZAR E PRENDER OS ACUSADOS, POREM SEM ÊXITO.


14º BPM



Policia atende ocorrências de acidente de moto e afogamento na zona rural de Itaporanga-PB

A primeira ocorrência aconteceu na tarde de ontem (02), por volta das 14h00min, quando o agricultor José Luiz Ferreira, 71 anos trafegava em uma moto Honda Broz, sem placa em direção a cidade de Itaporanga-PB nas proximidades do Sítio Boa Sorte daquele município perdeu o controle do veículo e sofreu um grave acidente.
José Luiz foi socorrido por populares para a casa de saúde de Itaporanga-PB sendo transferido de imediato para o Hospital Regional de Patos-PB onde veio a óbito.


A segunda ocorrência aconteceu uma hora depois também na tarde de ontem (02), por volta de 15h00min, no Sítio Malhada Grande no município de Itaporanga-PB, o agricultor Cleudo Patrício da Silva, 19 anos, quando estava tomando banho com amigos quando os mesmos perceberam que o jovem estava se afogando.
Ao tentarem socorrê-lo, Cleudo Patrício já estava sem vida.
Em ambas as ocorrências, Guarnições da PM estiveram no local e informaram o fato as autoridades competentes para os procedimentos cabíveis.



Comerciante é assassinado em Patos-PB

Mais um homicídio foi registrado na noite de ontem (02) por volta das 20h00min na Vila Cavalcante na cidade de Patos-PB.
Segundo informações dos moradores houve vários disparos de arma de fogo na localidade naquela localidade e após os disparos o comerciante Cleodon Pereira da Silva Filho, conhecido como Nenén, 42 anos foi encontrado sem vida. No entanto, ninguém soube informar a autoria do crime.
O local foi isolado até a chegada da perícia para as providencias cabíveis enquanto os Policiais Militares iniciaram as diligências mas até o momento sem êxito.


Ronda do Sertão



Quadrilha agride clientes e assalta agência do Banco do Brasil em Orós-CE

Sete homens armados assaltaram uma agência do Banco do Brasil da cidade de Orós-CE, por volta das 10h30min desta segunda-feira (03) . O grupo chegou em um veículo Fiesta de cor branca e já desceu do carro atirando para todos os lados.
Na entrada do banco, os bandidos chegaram a agredir alguns clientes que estavam na porta e, em seguida, foram diretamente aos caixas. Eles roubaram uma grande quantia em dinheiro e ainda assaltaram outros clientes que estavam na agência.
Os assaltantes fugiram no Fiesta em direção a cidade de Jaguaribe-CE. Após cerca de 50 minutos, a Polícia Militar chegou para ir atrás dos bandidos. Ainda não informação sobre a quantia levada pelo grupo.


Diário on-line Caio Prado



Polícia apreende caminhão com 1 tonelada de maconha entre cebolas no RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro apreendeu neste domingo (02) uma 1 tonelada de maconha na rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu-RJ. A droga estava escondida dentro de um caminhão que carregava 27 toneladas de cebolas.

De acordo com a polícia, o veículo foi encontrado estacionado em um posto de gasolina, às margens da rodovia na altura de Comendador Soares. O caminhão veio do Paraguai. Ninguém foi preso.



Fonte Terra


Rapaz suspeito de engravidar a irmã de 11 anos é preso no interior do Estado do Pernambuco

A polícia realizou neste domingo (2) a prisão de um rapaz de 29 anos, suspeito de engravidar a própria irmã de 11 anos no interior do Estado. Ele estava foragido, mas foi encontrado pelo pai, que acionou a polícia. Os parentes da vítima prestaram depoimento na manhã desta segunda-feira (3) na Gerência da Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA).

Segundo os agentes, a menina, que se encontra no oitavo mês de gestação, confessou que manteve relações com o irmão dela por parte de mãe. A família só descobriu o caso depois do sexto mês de gravidez.

A criança vai fazer exames nesta terça-feira (4), mas os médicos já descartam a possibilidade de aborto por conta do avançado estágio de gestação. A polícia não informou o nome da cidade nem do presídio para onde o rapaz foi levado. Ele foi autuado por abuso sexual.


PE360graus