quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Lindolfo Pires quer que a Feira do Coco seja incluida no Calendário Turístico do Estado da Paraíba

18/11/2009.
O deputado Lindolfo Pires (DEM) deu entrada, nesta quarta-feira (18), em requerimento propondo a inclusão da Feira do Coco, realizada no município de Sousa anualmente, no calendário turístico do Estado. "É um evento consolidado e que tem potencial para ser ´vitrine´ de importante atividade econômica no município e região", observa Lindolfo.

Realizado este ano com um nível de organização que garantiu um fluxo ainda maior de pessoas ao município de Sousa, no último final de semana, a Feira do Coco, na avaliação do deputado, é uma grande oportunidade para que a vocação econômica de uma região tenha um maior nível de visibilidade e investimentos.

Para Lindolfo Pires, além da atração de milhares de visitantes, como ocorreu este ano, o evento ganha com o toque administrativo do prefeito Fábio Tyrone e sua equipe um papel mais indutor da economia local. "A proposta é fazer com que um sucesso de público ofereça cada vez mais espaço para que os segmentos envolvidos na cadeia econômica da produção e comercialização do coco potencialize mais investimentos em Sousa e no estado da Paraíba", observa Lindolfo Pires.

Com a inclusão da Feira do Coco no calendário turístico do Estado, o deputado Lindolfo Pires acredita na possibilidade do evento crescer ainda mais e se tornar em um polo de atração de investimentos para Sousa - uma cidade que tem voltado a recuperar sua auto estima a cada dia e tem o dom de conquistar quem a visita.

Assessoria do Deputado

Governo do Estado regulariza Lotes de Pequenos Produtores nas Varzeas de Sousa

18/11/2009.
Depois de esperar seis anos por uma solução, os pequenos produtores rurais que pretendem desenvolver atividades no Projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa terão regularizados seus lotes para uso de terra na produção agrícola, a partir de um projeto de Lei neste sentido sancionado pelo governador José Maranhão.

O imóvel faz parte de uma área superior a 1.000 hectares de terras, divididos em 141 lotes, onde será implantada toda a infraestrutura que permita o desenvolvimento da agricultura irrigada na região.

A concessão de direito de uso é definitiva. Dentro de dois anos deverão estar sendo utilizados na produção agrícola. Caso contrário retornará ao patrimônio do Estado. Ainda segundo o projeto de lei, publicado no Diário Oficial de domingo (15), o Estado será rigoroso no cumprimento da finalidade do uso pelos assentados. Os pequenos produtores foram selecionados pelo Incra, que há seis anos lutavam pelo direito ao uso de um lote de terras.

A obtenção do direito de uso destes lotes de terra vinha sendo pleiteada pelos pequenos agricultores a mais de seis anos. Desde quando assumiu o Governo do Estado, em fevereiro deste ano, o governador José Maranhão tinha determinado a Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca e ao Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba (Interpa) uma solução o que, finalmente, aconteceu com a sanção do projeto de lei.

Recentemente quando esteve na cidade de Sousa, o governador José Maranhão tinha reafirmado o compromisso do Governo do Estado em dar continuidade às obras do projeto de Irrigação das Várzeas de Sousa. Trata-se de um projeto estruturante que teve sua primeira etapa construída ainda na segunda gestão e que vai gerar cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos na região, a partir do pleno funcionamento da irrigação, além de um faturamento anual de R$ 850 milhões, que terá um fator multiplicador extraordinário.

Segundo Maranhão, a produção de alimentos nas Várzeas de Sousa vai gerar outros empreendimentos nos municípios da região, o que significa circulação de dinheiro e geração de empregos e renda.


José Nunes, da Secom

Pela primeira vez: Vereadores apresentam emendas ao orçamento da Prefeitura de Marizópolis

18/11/2009.
Pela primeira vez vereadores que compões o Poder Legislativo marizopolense resolveram apresentar emendas ao Orçamento de 2010 enviado pelo poder publico municipal para votação na Casa Legislativa.

As referidas emendas foram propostas pelos vereadores Sandrinho Farias e Abdon Lopes, os únicos que fazem oposição ao Governo Municipal, já que os demais membros da Casa num total de sete (7) fazem parte da bancada situacionista e nunca divergem do que enviado pelo Prefeito José Viera da Silva do PTN (foto).

Apresentar uma emenda ao orçamento de qualquer governo, seja ele, Federal, Estadual ou Municipal, parece coisa comum, porem em Marizópolis é motivo de divulgação, pois, é a primeira vez que vereadores resolvem apresentar propostas para o município, que mesmo sendo em beneficio da população os vereadores ligados ao governo não aceitam que as decisões ou propostas de melhorias para a comunidade venham de seus adversários políticos e quase sempre são reprovados por determinação do próprio chefe do executivo municipal.

Segundo informações, para tanto, os vereadores da Situação já andam dizendo pelos quatros cantos da Cidade que estas emendas serão reprovadas. Agora, é preciso que o povo marizopolense saiba que propostas são essas e quais os vereadores que serão contra as referidas emendas apresentadas.

EMENDA Nº 1 - AQUISIÇÃO DE UMA AMBULÂNCIA PARA O ASSENTAMENTO JUAZEIRO E SÍTIO RIACHÃO;
EMENDA Nº 2 – MINI-POSTO MÉDICO PARA COMUNIDADE DO PROJETO MARIZ;
EMENDA Nº 3 - CALÇAMENTO DO BAIRRO QUEIMADAS ATÉ OS MONTES (COMUNIDADE EVANGÉLICA);

EMENDA Nº 4 - QUADRA ESPORTIVA NÍVEL MÉDIO PARA O CONJUNTO JOSÉ VIEIRA DA SILVA.

Em contato com a nossa reportagem por telefone, o vereador Sandrinho Farias que ao lado do vereador Abdon apresentou as emendas ao Orçamento de 2010, disse, que o Prefeito ficou revoltado com as idéias dos adversários e já chamou os aliados aos freios e ordenou que reprovassem os pedidos que beneficiam exclusivamente os moradores de sua cidade.

Agora perguntar não ofende. Como ficará a Situação dos vereadores junto ao povo após a reprovação das emendas?

O Vereador Naldinho de Peixoto que é do assentamento Juazeiro, que poderia lutar pela ambulância;

Célio Macário que mora próximo ao Projeto Mariz, que poderia ter vizinhos beneficiados com um Mini-Posto Médico;

O Vereador Fabiano Lira que é evangélico e poderia ir até a Igreja do Pastor Poroca em Ruas Pavimentas juntamente com os demais fiéis, sem precisar enfrentar a poeira na seca e lama no inverno;

Osmar que tem irmãos residindo no conjunto José Viera da Silva onde está sendo solicitada a construção de uma quadra Poli-Esportiva, e sem falar nos vereadores, Marineide e Robério que foram eleitos alegando que iriam trabalhar em beneficio dos seus eleitores.

Porém os vereadores oposicionistas advertem “vocês sabem como são ordens de Coronel, ordens são ordens”.

A sessão acontecerá no próximo sábado e nada melhor do que o próprio povo acompanhar de perto as atitudes de seus representantes no Legislativo.


Mário Gibson

Jeová Campos defende financiamento de U$ 25 milhões para desenvolvimento do Curimataú, Cariri e Seridó paraibanos

18/11/2009.
O deputado estadual Jeová Campos (PT), que defende projetos de desenvolvimento para a Paraíba, especialmente aqueles que beneficiem as regiões mais afastadas da capital, pressionou a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa durante a sessão de ontem (17) para que fossse incluído na ordem do dia, um requerimento de autoria do governo do estado que solicitava a aprovação para um financiamento de U$ 25 milhões junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) destinado a um projeto de desenvolvimento rural para as regiões do Curimataú, Cariri e Seridó paraibanos. A matéria, que já havia chegado à Casa Legislativa há 45 dias, teve seu prazo para apreciação vencido e foi incluída na pauta de votação, sendo aprovada por unânimidade pelos parlamentares presentes.

Para o deputado Jeová Campos, que parabenizou o deputado Assis Quintans (DEM), cujo empenho foi decisivo para a formulação do projeto de desenvolvimento rural para as regiões quando, ainda durante o governo de Cássio Cunha Lima (PSDB), esteve à frente da Secretaria de Agricultura, destacou a importância de se aprovar esses e outros projetos que tenham natureza desenvolvimentista. “Eu venho falando aqui nesse plenário, todos os dias, sobre a importância de projetos de desenvolvimento descentralizado, como este, que faz com que a Paraíba avance, pois abarca justamente a potencialidade econômica daquele espaço geográfico”, disse Jeová, acrescentando que ainda espera do governo do estado uma alternativa produtiva para o destino dos recursos do Funcep e alertou o governador para que também não esqueça das regiões do Curimataú, Cariri e Seridó paraibanos, que será beneficiada com o Fida, mas que também poderá receber outros investimentos.

O Fida participa desde a década de 80 no apoio financeiro e na formulação de políticas de desenvolvimento agrário rural sustentável no País. O projeto de desenvolvimento do governo do estado para as três regiões prevê o investimento de cerca de U$ 50 milhões, sendo U$ 25 milhões de contrapartida do estado, financiados pelo Fundo, destinados à promoção de cerca de 28 mil empregos.

De acordo com o deputado Assis Quintans, desses 28 mil empregos, 25 serão para o segmento de produtores rurais e 3 mil do setor mineral daquelas regiões, principalmente, jovens e mulheres. “Serão 28 mil empregos gerados ao longo dos anos com capacitações para o campo”, disse Quintans, acrescentando que o projeto pretende conter também o processo de desertificação da região.


News - Assessoria & Comunicação

Prefeitura de Sousa Patrocina a Marcha Para Jesus 2009

18/11/2009.
A Prefeitura de Sousa é patrocinadora oficial da “Marcha Para Jesus 2009” que será realizada no dia 26/12. Um evento organizado pelo Conselho dos Ministros Evangélicos de Sousa (COMESA), e que já é tradição no calendário de comemorações evangélicas no Município.

Para este evento além da participação dos evangélicos de nossa cidade, a expectativa é receber fiéis das cidades circunvizinhas, bem como de outros estados. De acordo com a organização da “Marcha Para Jesus 2009”, o evento para este ano contará com uma estrutura que possa oferecer segurança e bem-estar aos participantes, além das atrações musicais a nível nacional. A Prefeitura de Sousa ainda disponibilizará para esta festividade o SAMU, a Guarda Municipal e a STTRANS.

“A Prefeitura de Sousa entende que todos os setores culturais e religiosos de nossa cidade devem ter destaque na vida dos cidadãos sousenses, por isso estamos patrocinando a (Marcha Para Jesus 2009), sendo este patrocínio da Prefeitura o maior se a gente for comparar com os anos anteriores. E esperamos que este evento seja sucesso e que prevaleça o respeito a diversas crenças religiosas” declarou o Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.

Decom

Sousense que é vereador em João Pessoa denuncia indícios de superfaturamento no Governo do Estado

18/11/2009.
O sousense e vereador pessoense Bira (PSB) denunciou através de nota distribuída pela Assessoria de Imprensa na manhã desta terça-feira (17) que há indícios de superfaturamento e direcionamento em licitação realizada para aquisição de equipamentos hospitalares pelo governo do Estado na Gestão do Governador José Maranhão (foto).

Também de acordo com a nota, o parlamentar pretende encaminhar a denúncia ainda esta semana para o Ministério Público do Estado e para o Tribunal de Contas do Estado.

Segue a nota na íntegra:

"Vereador Bira denuncia indícios de superfaturamento de mais de R$ 7 milhões em licitação do estado

O vereador Ubiratan Pereira (PSB) denunciou na sessão desta terça-feira (17) fortes indícios de superfaturamento e direcionamento em licitação realizada para aquisição de equipamentos hospitalares pelo governo do Estado. Após cruzamento de dados disponíveis no site do governo do Estado foi constatado irregularidades no Pregão Presencial 231/2009 para a aquisição de 18 itens que teriam beneficiado empresas quatro empresas que adotaram preços bem superiores aos adotados em pregões de outros Estados e até mesmo na Paraíba.

Somente em 5 itens da licitação para compra de aparelhos hospitalares foi constatado um superfaturamento de R$ 7.228.560 milhões quando comparado com pregões realizados em outros estados do país e até na Paraíba. A denúncia será encaminhada esta semana para o Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal e Tribunal de Contas do Estado e da União. ?Acionaremos os órgãos competentes para que possam analisar o conteúdo da denúncia para apurar as irregularidades e o prejuízo ao erário público para que seja providenciada a anulação do procedimento licitatório?, explicou o vereador Bira.

Bira Pereira afirmou que chegou à denúncia há um mês após um funcionário de carreira do Estado após uma movimentação diferente na licitação 231. ?A partir dai começamos a investigar uma série de materiais disponíveis na internet como o edital do processo licitatório, a ata publicada com o resultado final da licitação e outros documentos e começamos a perceber que os preços dos equipamentos adquiridos estavam bem acima dos adotados pelo mercado?.

O vereador Bira espera que o governador José Maranhão apure os fatos e anule os processo licitatório que causou um prejuízo de mais de 7 milhões ao erário público. ?Isso é muito ruim para a Paraíba e a saúde do Estado que precisa de investimentos. Como vereador não poderia deixar de cumprir papel de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos?.

No item 6, por exemplo, um monitor multiparamétrico para urgência saiu pelo valor unitário de R$ 46 mil, a aquisição de 135 unidades pela empresa Rizzi foi de R$ 6.210.000,00. Pesquisa feita identificou que o mesmo equipamento foi adquirido no pregão 379/2008 do Governo do Estado do Ceará por R$ 24.600.000,00, por RS 22.400,00 no pregão 76/2008 da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pelo pregão realizado pelo 384/2008 pelo governo do Estado no ano passado por R$ 24.000,00. Só neste item o governo poderia ter adquirido o mesmo equipamento por R$ 3.024,00, um superfaturamento de R$ 3.186.000,00 se comparado com o preço do pregão da UFF.

Já no item 7 do mesmo edital, que traz como referência o monitor multiparamétrico para UTI, com capnografia, também teve como vencedora a empresa Rizzi, que apresentou o valor unitário de R$ 69.000,00 e um valor total de R$ 4.587,00 correspondente a 66 unidades. Mais uma vez numa comparação com o pregão 384/2008 homologado no governo anterior a compra da unidade do equipamento se deu pelo valor de R$ 39.100,00 e um valor total de 2.580,00, ou seja, mais de R$ 2.006.400,00 milhões a menos que o homologado pelo governo anterior que foi cancelado pelo atual governador.

No Pregão 1429/2009 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná o mesmo item teve o valor inicial unitário de R$ 84.000,00. Este valor foi apresentado pela empresa vencedora, a Medicalway Equipamentos Médicos LTDA. O valor inicial máximo do lote foi de 252.000,00 para três unidades do equipamento. Depois da etapa de lances, este valor inicial apresentou uma queda e a empresa apresentou um preço final de R$ 83.333,00, com valor do lote de R$ 249.999,00. O que chama atenção neste caso é a quantidade de itens, que mesmo sendo 10 vezes inferior a quantidade de itens do Pregão 231/2009 da Paraíba, o valor do equipamento no Estado do Paraná, foi arrematado R$ 10.777,00 mais barato. Para adquirir 30 itens do Aparelho de anestesia, o Governo do Estado da Paraíba pagará quase 15% a mais do que o valor de apenas três itens licitados no Estado do Paraná."


Redação com Portal Correio

Assembleia aprova por unanimidade contratação de crédito externo pelo Governo do Estado de mais de 25 milhões de dólares

18/11/2009.
O plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou na sessão desta terça-feira (17), por unanimidade, o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado a contratar operação de crédito externo de até 25 milhões e quatorze mil dólares junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento da Agricultura. Os recursos serão destinados para fins de co-financiamento do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri e do Seridó (Procase).

Ainda na manhã de hoje, o projeto foi aprovado pela CCJ e, de acordo com o presidente da Comissão, Zenóbio Toscano (PSDB), a matéria chegou com todas as informações necessárias para a aprovação no plenário.

“O projeto foi devidamente aprovado por unanimidade pela CCJ. O que demonstra que não estamos ‘torpedeando’ nenhum projeto do Governo. Tão somente queremos ter consciência e conhecimento do que estamos votando”, disse o deputado estadual Zenóbio Toscano (PSDB), presidente da CCJ.

O projeto recebeu também o parecer favorável da Comissão de Orçamento da Casa.

Zenóbio afirmou ainda que a expectativa é que até o final do ano os projetos em tramitação na Comissão e que estejam em condições de apreciação sejam votados, pelo menos os que derem entrada na Casa até o dia 15 de dezembro.


Paraiba Hoje

Tribunal de Contas do Estado vai julgar contas de Veneziano Vital nesta 4ª e de mais 21 municípios

18/11/2009.
O Tribunal de Contas do Estado vai julgar, nesta quarta-feira (18), em meio a 49 processos, contas oriundas de 12 Câmaras Municipais e 22 Prefeituras, uma delas referente ao exercício de 2007 e assinada pelo prefeito de Campina Grande Veneziano Vital.

Remanescente da sessão anterior, retorna à pauta de julgamentos a prestação de contas da prefeita de Guarabira Fátima Paulino, também relativa a 2007. Além destas, o TCE examinará as contas de 2007 dos prefeitos de Poço Dantas (Itamar Moreira Fernandes), Itabaiana (Eurídice Moreira da Silva) Puxinanã (Abelardo Antonio Costinho) e Rio Tinto (Magna Gerbasi). Também, deste mesmo exercício, as contas dos ex-prefeitos de Matureia (José Pereira da Silva), Paulista (Sabiniano Fernandes de Medeiros) e Queimadas (Saulo Melo).

Terão o exame das contas de 2008, pelo Tribunal, os prefeitos de Duas Estradas (Roberto Carlos Nunes), Gurinhém (Claudino Freire) e Matinhas (José Costa Aragão Júnior), além dos ex-prefeitos de Sumé (Genival Paulino de Souza), Aguiar (Francisco Aureni de Lacerda), Monteiro (Maria de Lourdes de Aragão Cordeiro), Emas (José Madruga) Natuba (Antonio Dinoá Cabral), Alagoa Nova (Luciano Oliveira), Itapororoca (José Adamastor Madruga), Sapé (João Leôncio), Lagoa de dentro (José Edson da Costa Silva) e Pirpirituba (Josivalda Matias de Sousa).

As Câmaras de Vereadores cujas contas compõem a pauta do TCE para esta quarta-feira são as de Campina Grande, Itabaiana, Aroeiras, Pedra Lavrada, Junco do Seridó (todas de 2007) e, ainda, referentes a 2008, Matinhas, Teixeira, São Domingos, Queimadas, Pirpirituba e Juripiranga (2007 e 2008, neste último caso).

TCE - PB

Depois de Salomão, Maranhão entra na onda da Energia Solar na Paraíba

18/11/2009.
Até março do próximo ano, a Paraíba deverá ganhar uma usina de energia termo-solar. Em seguida, está prevista a implantação de outra de energia eólica. Nos próximos 15 dias, o Governo do Estado deverá assinar protocolo de intenções com as empresas Enerbrax (SP) e AMDA Energia (Zaragosa-Espanha), que pretendem instalar o empreendimento no município de Coremas.

Os representantes das empresas, que pertencem à joint venture da Ibero Brasileira Power Company S.A., manifestaram o interesse de investir na Paraíba durante audiência com o governador José Maranhão, no final da tarde desta terça-feira (17). A audiência contou com a presença do presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba – Cinep, João Laércio Fernandes, que comemorou a atração do investimento para o Estado, que, conforme comentou, produzirá energia limpa e ecológica.

O diretor executivo da Enerbrax, Helcio Camarinha, ao sair da audiência, manifestou otimismo com relação à instalação do empreendimento, destacando que a empresa está encontrando grande apoio para execução do projeto. Ele adiantou que a usina termo-solar será instalada até março, dependendo da regulamentação de toda a documentação. O investimento inicial é de R$ 500 milhões. Na fase de implementação, serão gerados 1.500 empregos e depois 500 empregos diretos. Já a usina de energia eólica representará um investimento de R$ 800 milhões.

Camarinha ressaltou que o município de Coremas foi escolhido porque possui uma incidência solar igual ou superior ao deserto de Mojave, na Califórnia, onde a empresa possui projetos que geram 5 mil megawatts de energia. Ele observou que a instalação do projeto na Paraíba vai trazer uma nova opção as termo-nucleares, emprego e fomento de novas atividades econômicas.

Além da produção de energia, a usina termo-nuclear também vai produzir vegetais com aplicação fitoterápicos para indústria de cosmético. Tudo isso com respeito ao meio ambiente.


Ascom

Joaquim Barbosa deixa o Cargo de Ministro do TSE

18/11/2009.
O ministro Joaquim Barbosa (foto) comunicou, na sessão plenária desta terça-feira (17), sua renúncia ao cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em ofício lido pelo presidente do Tribunal, ministro Carlos Ayres Britto, o ministro Joaquim Barbosa afirmou que a decisão foi difícil de ser tomada.

O ministro, que continua no cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse ter esgotado todas as tentativas no sentido de dar sequência ao exercício das funções nos dois Tribunais. “Porém aos deveres inerentes à minha condição funcional contrapõe-se neste momento a necessidade incontornável de cuidar de minha própria saúde”, afirmou.

Em agosto, o ministro Joaquim Barbosa pediu licença de 90 dias do TSE para dar continuidade a um tratamento contra uma inflamação na coluna. A vaga de Joaquim Barbosa deverá ser ocupada pela ministra Cármen Lúcia, que o substituiu interinamente no período de licença médica.

Ao se despedir, após o pronunciamento do ministro Carlos Ayres Britto, Joaquim Barbosa lamentou ter que tomar essa decisão. Agradeceu aos demais ministros, “pela camaradagem que sempre existiu entre nós” e aos funcionários de seu gabinete, “colaboradores de primeiríssima qualidade”. O ministro também agradeceu aos integrantes da Procuradoria Geral da República e aos advogados, a quem pediu desculpas “pelo meu caráter ranzinza”.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados. A Constituição determina que os presidentes da Corte Eleitoral sejam ministros do STF. Eles sempre acumulam funções nos dois Tribunais.

Plantão Policial - Terça para Quarta-feira, dia 18 de Novembro de 2009

18/1/2009.
Menores são suspeitas de serem usadas em práticas de magia negra em Cajazeiras

Um fato estranho vem chamando a atenção da Polícia na vizinha Cidade de Cajazeiras, segundo as informações, na última segunda-feira (16), que uma idosa juntamente com a genitora mantém duas crianças entre sete e nove anos, em cárcere privado. O caso, supostamente acontece na Rua Aprígio Bezerra, n° 89 – Bairro da Esperança, em Cajazeiras. Duas meninas, netas da acusada foram encaminhadas nesta manhã de ontem, terça (17), para o Conselho Tutelar, para prestar esclarecimentos sobre as acusações feitas por populares, já que existem rumores que as crianças estariam sendo usadas para práticas de magia negra.

A promotora de Infância e Adolescência já tomou conhecimento da denuncia. Os envolvidos estão sendo ouvidos no Conselho Tutelar, localizado à Rua Coronel Peba, centro comercial de Cajazeiras.

Pelo semblante das meninas podemos observar que as mesmas são bem tratadas, uma psicóloga também está acompanhando o caso. O conselheiro Ricardo Lacerda não quis dar maiores informações, pois o mesmo não foi autorizado pela justiça, pelo fato de envolver menores.

Da redação com Jornal Folha VIP

Ex-prefeito de Antonio Martins-RN, é seqüestrado e liberado após pagamento de resgate

Chegou ao fim na tarde desta terça-feira (17), o seqüestro do ex-prefeito de Antônio Martins-RN o médico José Julio que atualmente figura na lista dos pré-candidatos a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte. O seqüestro do médico durou aproximadamente 16 horas e só teve final nas primeiras horas da tarde, após ser realizado o pagamento de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), valor estipulado pelos seqüestradores. O médico e a sua família foram libertados por volta das 13h00min numa comunidade rural do município de Caraubas-RN. Felizmente todos passam bem. A polícia continua fazendo barreiras pelas estradas do oeste do estado, a fim de capturar os seqüestradores.


Agricultor é assassinado covardemente pelo seu sócio na Zona Rural de Bom Sucesso

Ontem (1711), por volta das 21h40min no Sítio Canudo município de Bom Sucesso - PB, o agricultor José Ferreira Neto Vulgo “Juca”, de 47 anos de idade, casado assassinou com um golpe de roçadeira no pescoço o também agricultor Jurandir Roberto da Silva de 23 anos de idade, casado e ambos residentes no referido Sítio.As informações de populares daquela localidade são de que ambos eram amigos e até sócio, mas que sem motivo justificado “Juca” esperou “Jurandir” por trás de uma casa daquela localidade e quando a vitima se aproximou o acusado o atacou e desferiu um golpe de roçadeira em seu pescoço aonde o mesmo veio a óbito no local.Ainda segundo informações de pessoas daquele Sítio, o motivo pode ter sido por que o acusado queria ter relação amorosa com a esposa da vítima, sendo que a mesma nunca aceitou.O Destacamento local, ao tomar conhecimento do fato, deslocou-se até o local da ocorrência, isolando a área e em seguida deu inicio as diligências, mas até o momento não conseguiu localizar o suspeito.


Polícia Militar prende homem por Porte Ilegal de Arma em Olho D'água - PB

A Polícia Militar prendeu na tarde de ontem, por volta das 17h30, o agricultor José Fernandes de Oliveira, 46 anos por porte ilegal de arma. O acusado encontrava-se no sítio Boqueirão do Cardoso na cidade de Olho D’água com sintomas de embriaguez e portando um revólver calibre 32 nº 73370, com seis munições intactas. O Destacamento Policial Militar após ser informado do fato, conduziu o acusado juntamente com a arma apreendida para a Delegacia da cidade de Piancó.

3ª CIA PM POMBAL

Greve da Polícia Civil é suspensa por 30 dias

A greve dos Policiais Civis foi suspensa por 30 dias a contar de hoje. A decisão unânime foi tomada durante assembleia realizada na manhã desta terça-feira (17), na sede da OAB, no Centro, em João Pessoa. A greve já durava 28 dias.

De acordo com Ângela Cristina Caldas, secretária geral da Associação dos Policiais Civis da Paraíba (Aspol), a decisão de hoje dá um novo fôlego para as negociações junto ao Governo do Estado.

Ângela Cristina explicou que a votação unânime de hoje atende a uma solicitação feita pelo Governo do Estado durante a última reunião realizada na sede da PBPrev, na Capital, na qual foi pedido um prazo maior para se chegar a uma proposta que seja viável para os dois lados.

"Tivemos nesta assembleia representantes da Polícia Civil de todo o Estado e todos nós decidimos de forma unânime que devemos dar esse prazo ao Governo", ressaltou a secretária geral da entidade.

Patrícia Braz


O promotor de Justiça, Carlos Guilherme, que está preso no Centro de Ensino da Polícia Militar, desde 11 de julho deste ano, acusado de ter praticado lesão corporal contra um cunhado, pode ter entrado em greve de fome. A informação chegou até a redação do Paraíba.com através de um funcionário da unidade policial, que pediu para não ser identificado.

A decisão de entrar em grave de fome pode ser um protesto pela fato de estar preso, aguardando uma liminar concedendo a sua soltura. Guilherme está com suas atividades suspesas por determinação do Ministério Público, instituição da qual faz parte.

De acordo com o informante, há vários dias o promotor Carlos Guilherme não tem ido ao banho de sol e, segundo a mesma fonte, também não tem se alimentado desde ontem – segunda-feira, 16. A redação do site tentou entrar em contato com o chefe do Ministério Público do Estado, Oswaldo Trigueiro do Vale Filho, que se encontra em Brasília.

Tentou, sem sucesso, um contato com outro promotor, que disse que não falaria sobre o assunto porque “não é de minha área”, destacando que teria de ser um promotor criminal. Carlos Guilherme está preso no Centro de Ensino desde o último dia 11, acusado de crime de ter praticado crime de lesão corporal contra o cunhado, o pedreiro Patrício da Silva, fato ocorrido no dia 14 de junho, no município de Cajazeiras.

Na época, o Ministério Público instituiu uma comissão especial para apurar o fato envolvendo o promotor Carlos Guilherme em Cajazeiras, mas ele preferiu não prestar esclarecimentos aos promotores que investigam o caso, sendo acusado também de atrapalhar a apuração, ao inibir testemunhas.

Entenda o caso:

Carlos Guilherme é acusado de ameaçar matar uma menina de apenas 10 anos de idade, portadora de síndrome de “Down”, atirar contra o cunhado, Patrício Silva, 29 anos, e seqüestrar a irmã da vítima, a menor F.S., de 17 anos.

Segundo informações, o acusado se dirigiu até a residência da namorada no último dia 14 de junho, localizada no Rua João Ribeiro Campos, Bairro Pôr do Sol, na cidade de Cajazeiras, e foi impedido pelo cunhado de sair do local com a moça.

Visivelmente alterado, após uma rápida discussão, o promotor se dirigiu até seu veículo e retornou com uma pistola ponto 40. Ele usou uma menor de 10 anos de idade como refém e ameaçou matá-la caso o cunhado não mudasse de opinião. Como não teve o desejo atendido, o promotor atirou contra Patrício, que foi atingido no pé.

Ainda de acordo com as informações, após o fato, o promotor puxou a irmã da vítima pelos cabelos e fugiu levando a menor. Familiares da menor disseram que ela mantém um relacionamento amoroso com o acusado e que constantemente é agredida fisicamente por ele.

Da redação com Portal Paraíba


Polícia Militar anuncia nomes das pessoas que foram presas envolvidas em desmanche de carros roubados no cerá

Em Barbalha/CE - A Polícia Militar desencadeou a "Operação Lata Velha" prendendo duas pessoas e isolando um galpão onde funcionava uma espécie de oficina para o desmanche de veículos no Sítio Mata dos Araxás no município de Barbalha. Um Fiat, 4 portas de cor azul, ano 2009, e placas: MMT-1145, inscrição de Uiraúna (PB), que foi roubado da Festa do Coco, no último sábado, em Souza (PB), estava no local completamente desmontado.

Além dele, carcaças de uma D-20 provavelmente roubada no município de Missão Velha. A operação foi coordenada pelos capitães: Lucivando Rodrigues e Marcus Alencar do (Serviço Reservado de Barbalha). Foram presos: Cícero Erlando Almeida Alves, 26 anos, residente na Rua Construtor José Sabino, 24 (Bairro Antonio Vieira) em Juazeiro, e Luiz Carlos das Chagas Saraiva, de 45 anos, que é de Cristalândia (TO), onde, segundo a polícia, já responde processo por receptação.

Segundo o Capitão L. Rodrigues, Erlando já foi preso três vezes por receptação e seu pai, José Jurandir outras duas vezes pelo mesmo motivo. Em conversa com o repórter Normando Sóracles, do Site Miséria, o acusado se apresentou como dono da sucata Ferro Lata e disse que comprou o Fiat na manhã de domingo a “Seu Francisco” por R$ 3,5 mil sem achar barato por saber que era “Pokémon”. Ele admitiu que havia autorizado o desmanche mesmo sendo um carro novo.

No local a polícia apreendeu um menor de 14 anos, que ali estava trabalhando. Já Antonio Bernardo Pereira, que era responsável pelo galpão, disse que estava tudo aberto e não tinha chave.

Da redação com COFEMAC e Portal Miséria – Juazeiro/CE


Encontro entre mulher, namorado e dois ex acaba em morte em Cajazeiras

O que poderia ter sido uma festa alegre acabou em tragédia no sítio Lago Lajes, situado no município de Cajazeiras, Sertão paraibano. O fato inusitado aconteceu às 23h de segunda-feira (16), quando a dona de casa Elma Ferreira, 53, resolveu convidar seu atual namorado, o agricultor Francisco Moacir Lucas, 45, e dois ex-amantes seus; os também agricultores Sérgio Guedes Rolim, 79, e José Lascio de Lima, 72 anos, para uma festança na sua casa.

Entre músicas e litros de bebidas alcoólicas, uma crise de ciúmes acometeu Francisco Moacir, que, numa discussão com os dois ex-amantes de Elma Ferreira, acabou desferindo diversos golpes de peixeira em José de Lascio, havendo reação, e golpeando a facadas seu agressor.

O salto da festa trágica foi a morte, ainda no local, de José de Lascio, sendo gravemente ferido Francisco Moacir, que se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Cajazeiras. Já Elma Ferreira e Sérgio Rolim estão presos na delegacia do município.


Eliabe Castor, com informações de Olivan Pereira, da Correio SAT


Droga obriga mãe acorrentar filho de 10 anos

Acorrentar as pernas do próprio filho de 10 anos, foi a solução encontrada por uma mãe, porque ele não consegue viver sem as drogas. Ela trabalha como faxineira, mas há mais de um mês não está podendo trabalhar porque passa 24 horas por dia vigiando o filho, que tem ficar acorrentado em casa por causa do vício em maconha, cola de sapateiro e solvente.

Há alguns dias o garoto vendeu as roupas e os poucos brinquedos que tinha para comprar as drogas. Ele estava cursando a primeira série primária, mas há seis meses foi expulso da escola por comportamento agressivo. A diretoria da escola disse para a mãe do garoto que ele estava sendo uma ameaça para os demais estudantes por seu comportamento agressivo.

Já fora da escola, o menino começou a ser ameaçado pelos vizinhos por ter o costume de jogar pedras no telhado das casas da rua onde mora. Há alguns dias alguns adolescentes da localidade ameaçaram cortar o pescoço do menino se ele não parasse de jogar pedras nas casas. O garoto já foi atendido pelo Conselho Tutelar de Santa Rita, mas o que a mãe mais deseja é conseguir um tratamento para ele.


JORNAL DA CORREIO