quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Jeová Campos defende financiamento de U$ 25 milhões para desenvolvimento do Curimataú, Cariri e Seridó paraibanos

18/11/2009.
O deputado estadual Jeová Campos (PT), que defende projetos de desenvolvimento para a Paraíba, especialmente aqueles que beneficiem as regiões mais afastadas da capital, pressionou a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa durante a sessão de ontem (17) para que fossse incluído na ordem do dia, um requerimento de autoria do governo do estado que solicitava a aprovação para um financiamento de U$ 25 milhões junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) destinado a um projeto de desenvolvimento rural para as regiões do Curimataú, Cariri e Seridó paraibanos. A matéria, que já havia chegado à Casa Legislativa há 45 dias, teve seu prazo para apreciação vencido e foi incluída na pauta de votação, sendo aprovada por unânimidade pelos parlamentares presentes.

Para o deputado Jeová Campos, que parabenizou o deputado Assis Quintans (DEM), cujo empenho foi decisivo para a formulação do projeto de desenvolvimento rural para as regiões quando, ainda durante o governo de Cássio Cunha Lima (PSDB), esteve à frente da Secretaria de Agricultura, destacou a importância de se aprovar esses e outros projetos que tenham natureza desenvolvimentista. “Eu venho falando aqui nesse plenário, todos os dias, sobre a importância de projetos de desenvolvimento descentralizado, como este, que faz com que a Paraíba avance, pois abarca justamente a potencialidade econômica daquele espaço geográfico”, disse Jeová, acrescentando que ainda espera do governo do estado uma alternativa produtiva para o destino dos recursos do Funcep e alertou o governador para que também não esqueça das regiões do Curimataú, Cariri e Seridó paraibanos, que será beneficiada com o Fida, mas que também poderá receber outros investimentos.

O Fida participa desde a década de 80 no apoio financeiro e na formulação de políticas de desenvolvimento agrário rural sustentável no País. O projeto de desenvolvimento do governo do estado para as três regiões prevê o investimento de cerca de U$ 50 milhões, sendo U$ 25 milhões de contrapartida do estado, financiados pelo Fundo, destinados à promoção de cerca de 28 mil empregos.

De acordo com o deputado Assis Quintans, desses 28 mil empregos, 25 serão para o segmento de produtores rurais e 3 mil do setor mineral daquelas regiões, principalmente, jovens e mulheres. “Serão 28 mil empregos gerados ao longo dos anos com capacitações para o campo”, disse Quintans, acrescentando que o projeto pretende conter também o processo de desertificação da região.


News - Assessoria & Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário