quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cagepa convoca 205 aprovados no último concurso

15/07/2009.
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está dando prosseguimento a contratação dos aprovados no último concurso público, realizado pela empresa em outubro do ano passado. A assinatura dos contratos teve continuidade na manhã desta terça-feira (14) e irá até a próxima quinta-feira (16).

A lista publicada na edição de domingo (12) do Diário Oficial do Estado traz a convocação de 205 aprovados, que irão assumir os cargos de Leiturista (118), Engenheiro Civil (7), Técnico em Saneamento (4), Analista Comercial (6), Atendente Comercial (3), Agente de Manutenção (57) e Cadastrador (10). Os mais novos colaboradores da Cagepa irão assumir cargos nas seis Gerências Regionais e na sede da empresa, localizada no bairro de Jaguaribe, na capital.

Diego Maciel, candidato aprovado para o cargo de Leiturista na regional Litoral, falou sobre a expectativa da liberação das contratações por parte da Justiça e da importância da conquista do emprego na Companhia. “Eu já tinha um emprego como intérprete, mas estava aguardando ansiosamente a convocação. A estabilidade do trabalho como leiturista da Cagepa vai pesar bastante na renda familiar, sobretudo porque pretendo me casar”, afirmou Diego.

Segundo informações da Gerência de Capital Humano, os candidatos convocados para assinatura de contrato nesta terça-feira já haviam realizado exame médico no último mês de junho, quando o concurso foi interrompido por ordem judicial. Fátima Frade, gerente do setor, garantiu que a Cagepa dará continuidade às convocações, sempre conforme as necessidades da empresa.

CAGEPA

Servidores do INSS encerram greve na Paraíba e já voltaram as suas atividades nesta quarta-feira

15/07/2009.
Os servidores do INSS decidiram em assembléia realizada na tarde de ontem terça-feira (14/07) retornarem nesta quarta-feira (15) ao trabalho em todo o Estado da Paraíba, após quase um mês de paralisação. Porem, a suspensão da greve é apenas parcial, por cerca de três meses. Durante este tempo, os funcionários irão tentar novas negociações com o Governo Federal.

Os Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência do Estado da Paraíba (sindisprev-PB) disseram que o principal motivo do retorno foi a radicalização do Governo.

Dos 18 Estados que aderiram à greve, apenas a Paraíba volta ao trabalho amanhã, enquanto os outros Estados estarão realizando suas assembleias para decidir os rumos do movimento grevista. Na Paraíba, pelo menos, cerca de trinta mil atendimentos deixaram de ser feitos durante a paralisação.


Mário Gibson

21 Deputados assinam Nota de Solidariedade ao Presidente da Assembleia Legislativa

15/07/2009.
Vinte e um deputados, mais o suplente Ricardo Barbosa (PSDB), divulgaram, nesta terça-feira (14.07) nota de apoio à solidariedade ao presidente da Assembléia Legislativa, Arthur Cunha Lima (PSDB).

Na íntegra, o documento:

NOTA DE APOIO E SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA, DEPUTADO ARTHUR CUNHA LIMA

Nós, deputados estaduais, signatários deste documento, tornamos pública a irrestrita solidariedade e o apoio ao Senhor Presidente, deputado estadual Arthur Cunha Lima, pela forma como vem conduzindo a gestão da atual Mesa Diretora, especialmente em defesa de questões de interesse da sociedade do nosso Estado e desta Assembléia Legislativa.

Ao mesmo tempo, reafirmamos o nosso mais veemente repúdio às repetidas ações de retaliação assacadas contra este Poder que, claramente, estão fincadas em tentativas de confronto com a Presidência deste Poder.

Atitudes de perseguição e de autoritarismo, como as que vêm sendo perpetradas ao longo dos últimos dias, visam apenas lançar factóides perante à opinião pública, desviando o foco dos debates para problemas que a sociedade paraibana vivencia.

Tentar calar este Poder, a partir da estratégia de intimidação e perseguição ao Senhor Presidente Arthur Cunha Lima, é uma declarada tentativa de impor-se pela força, que revela o caráter mais sórdido de regimes totalitários, próprio dos que não sabem respeitar os contrários e não aceitam a soberania do voto popular, livre e democrático.

É inegável reconhecer a liderança política exercida pelo atual presidente do Poder Legislativo Estadual, dentro e fora deste Parlamento, assim como sua condução política sobre temas que necessitem ser esmiuçados nos debates públicos, preservando a essência da representação da sociedade pelos mandatos populares.

As ameaças contra este Poder Legislativo, partidas dos que aliam denúncias cavilosas às estratégias próprias da ditadura, na tentativa de calar a oposição, revelam a total falta de compromisso dessas mesmas figuras com a sociedade paraibana.

O Senhor Presidente desta Assembléia Legislativa, cuja biografia tem se mostrado íntegra, merece nosso apoio e a nossa solidariedade, diante de tais métodos censuráveis de intimidação e truculência contra os Senhores Deputados Estaduais.

Esse insidioso e reprovável procedimento merece nosso total repúdio.

Ao mesmo tempo, conclamamos às instituições a manterem-se nos limites do Estado Democrático de Direito.

João Pessoa, 14 de julho de 2009-07-14

ASSINAM ESTA NOTA DE SOLIDARIEDADE OS DEPUTADOS:

Aguinaldo Ribeiro (PP)
Antônio Mineral (PSDB)
Assis Quintans (DEM)
Branco Mendes (DEM)
Carlos Dunga Júnior (PTB)
Dinaldo Wanderley (PSDB)
Fabiano Lucena (PSDB)
Jacó Maciel (PDT)
João Gonçalves (PSDB)
João Henrique (DEM)
José Aldemir Meireles (DEM)
Lindolfo Pires (DEM)
Manoel Ludgério (PDT)
Nivaldo Manoel (PPS)
Pedro Medeiros (PSDB)
Ricardo Marcelo (PSDB)
Romero Rodrigues (PSDB)
Socorro Marques (PPS)
Zenóbio Toscano (PSDB)
Ricardo Barbosa (PSDB – primeiro suplente)
Quinto de Santa Rita (PMDB)
Marcio Roberto (PMDB).


Fonte - Hermes de Luna

Inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Nazarezinho terminam amanhã

15/07/2009.
As pessoas que estão interessadas em participar do Concurso Público da Prefeitura de Nazarezinho terão que correr, pois, as inscrições serão encerradas amanhã dia 16 de julho, conforme Edital publicado pela EDUCA, Empresa responsável pelo referido Concurso Público. As inscrições continuam sendo realizadas, único e exclusivamente na Secretaria de Educação da Prefeitura, no horário das 08 às 17 horas.

A EDUCA definiu também, a data do dia 03 de agosto, para a homologação da publicação das inscrições que será de competência do Prefeito Francisco Assis Braga Júnior (foto) que também é o presidente da Comissão do Concurso. Já as provas serão realizadas no dia 23 de agosto e os candidatos terão cada um, três horas para concluir os questionários que serão entregues aos participantes.


Mário Gibson

Políticos inelegíveis e fichas sujas terão mais facilidade para registrar candidaturas caso a reforma política seja também aprovada no Senado

15/07/2009.
Apesar de ser considerada positiva em alguns pontos, por outro lado, as vidas dos políticos com problemas no registro de suas candidaturas, deverão obter maiores facilidades para voltar a concorrer a novas eleições. É que o projeto cria a possibilidade de um candidato concorrer mesmo que seu registro esteja sub judice, ou seja, sem decisão final favorável do TSE.

Ele poderá fazer a campanha normalmente enquanto estiver nessa condição, inclusive no rádio e na TV.

Caso a decisão não tenha saído até a eleição, seu nome também deverá aparecer na urna eletrônica, mas os votos recebidos por ele só serão validados se o pedido de registro for aceito definitivamente.

Um destaque do DEM assegurou também ao candidato a possibilidade de ter seu registro validado depois do prazo final se ele conseguir reverter, em juízo, a condição de inelegibilidade constatada no momento do registro pelo tribunal regional.


Mário Gibson com base em informações da Agencia Câmara

Verticalização das coligações pode não prevalecer para 2010

14/07/2009.
Um destaque do PMDB aprovado pelo plenário retirou do texto a necessidade de verticalização das coligações regionais e nacionais para que um partido político use, no horário eleitoral gratuito de campanhas regionais, a imagem e a voz de candidato ou militante de outro partido a ele coligado apenas em nível nacional.

A verticalização não é mais obrigatória nas eleições brasileiras depois de uma emenda constitucional aprovada pelo Congresso em 2006. Ela impunha, aos partidos que se coligassem, a observância da mesma aliança em níveis regionais e nacional.
O texto aprovado também faz parte da votação do ultimo dia 08 de julho na Câmara dos Deputados.


Mário Gibson

Texto inicial da reforma política aprovada na Câmara dos Deputados mantém fidelidade partidária e quem trocar de partido ficará sem o mandato


15/07/2009.
A desfiliação partidária sem justa causa continua valendo para as eleições do próximo ano e o parlamentar que trocar de partido corre o risco de perder o mandato.
A matéria, de interesse de muitos parlamentares, não foi votada no conjunto de alterações da legislação eleitoral, aprovado na Câmara dos Deputados, semana passada, para encaminhamento à apreciação do Senado.

A perda do mandato para quem trocar de partido político, sem justa causa foi instituída por uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendendo uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

No âmbito da Câmara dos Deputados existem várias propostas de emenda à Constituição (PEC) estabelecendo um prazo para migração partidária sem prejuízos para o político, mais por enquanto e pelo menos para 2010 as regras deverão ser mantidas na reforma eleitoral que começou a ser votada no último dia 08 de Julho. Po enquanto, nada de janela.


Mário Gibson com informaçãoes do site do DIAP