

Quatro meses depois de virar prefeito de Sousa, o empresário Fábio Tyrone já tem um diagnóstico em relação aos municípios: não vão funcionar plenamente enquanto não houver uma profunda mudança no pacto federativo.
Não que não seja possível à realização de gestão operosa. O problema é que os recursos serão sempre insuficientes e os prefeitos, segundo ele, vão estar permanentemente mendigando verbas em Brasília e dos governos estaduais.
A solução, na opinião do novo prefeito de Sousa, seria a celebração de um novo pacote modelo de federação, no qual a maior parte dos recursos arrecadados, através de impostos, fique onde são efetivamente gerados. No caso, os próprios municípios.
Trata-se, porém, de solução bastante remota, já que o governo federal não vai querer perder receitas.
Já o Prefeito do município de São Francisco, Jose Rofrants esteve ontem em João Pessoa, onde prestou entrevista a imprensa da Capital, gestor eficiente e reconhecido pela população de sua cidade onde foi reeleito com uma larga vantagem de voto também reclama e relata as dificuldades existentes hoje com a política adotada pelo governo federal com os municípios, sendo que da maneira que as coisas caminham a situação é de vaca desconhecer bezerro.
Outros prefeitos também reclamam da crise o que mostra claramente que não se trata apenas de choro e sim de uma situação de grandes dificuldades.
mariogibsonreporter.blogspot.com