quarta-feira, 22 de abril de 2009

Após cassações Supremo começa a debater posse de segundos colocados

22/04/2009.
Depois das cassações dos governadores Cunha Lima (PSDB-PB) e Jackson Lago (PDT-MA) cresceu no Supremo Tribunal Federal (STF) o debate interno sobre se está ou não correta a interpretação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que mandou os segundos colocados assumirem os Executivos da Paraíba e do Maranhão e descartou a necessidade de ser realizada uma nova eleição. Para os ministros que discordam da decisão do TSE, a Constituição não está sendo respeitada e a Justiça Eleitoral vem permitindo que políticos rejeitados pela maioria do eleitorado "vençam no tapetão", sem que haja certeza de que as fraudes cometidas tenham sido decisivas para a vitória eleitoral.

Com as cassações impostas pelo TSE, os governos dos dois Estados foram assumidos pelos segundos colocados na eleição de 2006, os então senadores Roseana Sarney (PMDB-MA) e José Maranhão (PMDB-PB), adversários dos governadores Jackson Lago e Cunha Lima. Mas, por provocação do PSDB, partido de Cunha Lima, o Supremo terá de decidir em breve se valida ou não às decisões do TSE. Desde fevereiro, a ação está na Procuradoria Geral da República aguardando parecer.

O Estado apurou que há chances reais de o tribunal concluir que depois da cassação deveria ser realizada uma nova eleição, provavelmente indireta, para escolha dos novos governadores do Maranhão e da Paraíba e não a posse dos segundos colocados. Os ministros favoráveis a essa tese baseiam-se na própria Constituição Federal.

O artigo 81 do texto constitucional ordena a realização de eleição indireta pelo Congresso Nacional para presidente e vice-presidente da República no caso de a saída dos políticos que ocupavam esses postos ocorrer no segundo biênio do mandato. Esse artigo pode ser aplicado aos outros cargos, como governador - e muitos Estados copiaram esse artigo da Carta federal para suas constituições.

Pb Agora.

Atenção apostadores - Partida entre Treze e Sousa no Domingo fará parte da Loteca

22/04/2009.
A partida decisiva do Segundo Turno do Campeonato Paraibano, entre Treze e Sousa, no próximo domingo (26), no Estádio O Amigão, em Campina Grande é um dos jogos do Concurso 360 da LOTECA, Loteria Esportiva da Caixa Econômica Federal.

A partida entre Galo e Dinossauro figura no bilhete de apostas como o jogo de número 3 e a estimativa do prêmio é de R$ 850.000,00, com o resultado oficial sendo divulgado pela CEF na segunda-feira dia 27.

Açude de São Gonçalo sangra mais uma vez

22/04/2009.
O açude de São Gonçalo (foto recente) começou a sangrar na manha desta quarta-feira com uma lâmina de 2 centímetros. A tendência é que até o final da tarde a lâmina possa aumentar com a chegada das águas das chuvas caídas de ontem para hoje na região.

Diretoria do Treze pede exame antidoping na final contra o Sousa

22/04/2009.
O Treze deve solicitar ao Departamento Técnico da Federação Paraibana de Futebol (FPF) a realização de exame antidoping na partida final do segundo turno do Campeonato Paraibano, próximo domingo, no estádio ‘Amigão’.

Segundo o diretor de Futebol do Galo, Petrônio Gadelha, o exame não será feito na partida de amanhã, em Patos, porque o prazo de solicitação já expirou (segundo o regulamento da competição, o clube tem que fazer o pedido 72 horas antes da realização do jogo).

“A diretoria está estudando essa possibilidade. Poderemos ter o exame antidoping na final de domingo, bem como nos outros dois jogos da final do campeonato, caso o Treze conquiste o segundo turno”, disse Gadelha.

Mesmo com a derrota para a Queimadense (1 a 0), domingo passado, o ânimo na equipe alvinegra continua bom. Classificado para as finais do returno, o time comandado pelo técnico Marcelo Vilar só precisa de quatro empates para garantir o título de campeão paraibano 2009.

“Não gostei do rendimento da minha equipe, mas o importante é que fizemos um bom resultado no jogo de ida (2 a 0), que nos garantiu a vaga na final. Contra o Sousa, teremos a atenção redobrada”, avisou.

Para o primeiro jogo das finais do segundo turno, o técnico Marcelo Vilar ainda não sabe se poderá contar com os atletas Cleidson e Geraldo Madureira. Os jogadores ainda serão avaliados pelo Departamento Médico do clube, para saberem se terão condições de jogo.

Em contrapartida, o volante Roni volta ao time depois de cumprir suspensão automática. Erlon e Celso, que voltam de contusões, têm grandes chances de ficarem à disposição.

Paraiba1

Banhistas aproveitam o feriado na Cheia do Rio do Peixe


22/04/2009.
Vários banhistas aproveitaram o final de semana para curtir a cheia do Rio do Peixe, principalmente na Velha e conhecida Ponte do Rio do Peixe na saída de Sousa para o Uiraúna. Como acontece todos os anos, este não foi diferente, muitos aproveitam a cheia do Rio para realizar acrobacias, pulos mortais desafiando a força das correntezas.

Em relação a segunda-feira as águas do Rio do Peixe estavam mais baixas em virtude de não ter chovido na região de São João e Uiraúna, mais ainda existe muita água e cerca de 15 famílias continuam desalojadas em áreas disponibilizadas pela Prefeitura Municipal de Sousa.

São Gonçalo está a cinco centímetros de atingir o seu nível máximo de acumulação de água

22/04/2009.
Cerca de apenas Cinco centímetros separam o Açude de São Gonçalo no município de Sousa de atingir o volume de 44.600.000 metros cúbicos de água, o que corresponde a sua capacidade atual máxima. Mesmo sem estar sangrando a movimentação foi bastante grande por parte de curiosos, visitantes e moradores da localidade que acreditavam que o açude pudesse sangrar ainda no final de semana o que não aconteceu.

Dependendo da intensidade das chuvas ocorridas no dia de ontem principalmente na Região de Nazarezinho o reservatório poderá finalmente sangrar o que para muitos pode ser questão de horas ou dias.