sábado, 17 de julho de 2010

Bandidos armados fazem novo arrastão entre Alexandria e Santa Cruz

Nas primeiras horas da noite de ontem, um grupo fortemente armado com cerca de 15 homens fizeram um novo arrastão na Estrada que Liga Santa Cruz na Paraíba a Alexandria no Rio Grande do Norte. Segundo as informações, o grupo conseguiu levar aproximadamente 20 mil reais das vítimas. Desde o assalto a polícia encontra-se em diligencias, tendo conseguido após várias diligencias desbaratar parte da quadrilha.

Ao todo sete pessoas já foram presas pelas policias da Paraíba e Rio Grande do Norte, com total apoio do Grupo do Choque do 14º Batalhão de Polícia da Cidade de Sousa.

De acordo ainda com as informações, entre os acusados foi preso um sousense do Bairro do Angelim. Os demais envolvidos são da Região de Alexandria e Catolé do Rocha. A Polícia acredita que ainda conseguirá colocar as mãos nos demais integrantes da quadrilha. Também já foi apreendido duas armas de grosso calibre utilizadas para prática do roubo.


Mário Gibson


Prefeito Veneziano aniversaria neste sábado e vai priorizar a família e amigos

Os milhares de amigos e correligionários do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, estarão em festa para comemorar o seu aniversário neste sábado, 17, data em que ele passará o dia recebendo os cumprimentos e homenagens dos que admiram a sua trajetória pessoal e política.

A data natalícia do prefeito campinense é sempre alvo de muitas comemorações por parte dos seus amigos e parentes, levando-se em conta o fato dele ser admirado pelo seu perfil pessoal, além de se destacar como uma das mais expressivas lideranças da nova geração política paraibana.

O prefeito, no entanto, disse que vai priorizar esta data para ficar mais perto da família, da sua esposa, a advogada Ana Cláudia Vital do Rêgo, atual secretária de Interiorização da Ação do Governo Estado, dos filhos Pedro Henrique e Mateus, da mãe, Nilda Gondim, dos irmãos Vital Filho e Raquel, além de outros familiares.

Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto nasceu no dia 17 de julho de 1970, sendo filho da voluntária social, Ozanilda Gondim, e do jurista Antônio Vital do Rêgo (de saudosa memória), sobrinho neto de Argemiro de Figueiredo e neto do saudoso ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim.

Em 1975, começou a estudar no Instituto São Vicente de Paulo, fazendo posteriormente o ginásio na Escola Virgem de Lourdes (Lourdinas) e o Ensino Médio no Colégio Imaculada Conceição (Damas). Nas três escolas, já demonstrava uma excelente desenvoltura nas aulas de Redação e História e a inclinação natural para a Política.

Seguindo a sua trajetória estudantil, em1987 foi aprovado no vestibular de Direito pela Universidade Estadual da Paraíba e depois transferido para o Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), em decorrência de seu pai ter sido eleito deputado federal. Além de ser formado em Direito é graduando em Ciências Sociais com habilitação em Política pela Universidade Federal de Campina Grande.

Iniciou a sua carreira política em 1996, quando se elegeu vereador de Campina Grande pela primeira vez com 2.128 votos. Em seu primeiro mandato, chegou a ser escolhido pela Imprensa por três anos consecutivos como o Vereador do Ano, com a melhor atuação parlamentar da Câmara Municipal. Em 2000 é eleito vereador de Campina Grande pela segunda vez com 3.485 votos.


Já em 2002, candidata-se a deputado federal, e sem ter realizado campanha sem grande estrutura, alcança aproximadamente 45 mil votos, conquistando votos em todo o estado da Paraíba.


Em 2004, lutando contra as adversidades impostas pelo grupo político dominante, foi eleito prefeito de Campina Grande, derrotando o candidato Rômulo Gouveia do PSDB em 2º turno com 101.900 (50,1%) por uma diferença de apenas 791 votos. A sua última vitória eleitoral aconteceu em 2008, tendo sido reeleito prefeito da cidade de Campina Grande, derrotando novamente Rômulo Gouveia em 2º turno com 116.222 votos (51,5%), numa diferença de mais de 16 mil votos.


Para amigos e parentes, Veneziano Vital é merecedor do reconhecimento de todos os campinenses em função do seu trabalho administrativo, voltado para resgatar a auto-estima de Campina Grande através da execução de obras e ações prometidas e jamais cumpridas por governantes anteriores.


Projeto de Vitalzinho que denomina de Pedro Gondim trecho da BR 230 será sancionado pelo presidente Lula

O Projeto de Lei 1769/2007, de autoria do deputado federal e candidato a Senador pela Coligação Paraíba Unida Vital do Rego Filho (PMDB), que denomina de Pedro Gondim um trecho da BR 230 está pronto para ser sancionado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). A matéria foi aprovada na Câmara e no Senado e agora segue à sanção presidencial.

Na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, a matéria foi aprovada com parecer favorável do senador Cícero Lucena (PSDB-PB). Logo após a aprovação, Vital Filho agradeceu ao senador o parecer e destacou a importância do projeto como “resgate da história de um político que deixou marcas indeléveis no coração dos paraibanos e que contribuiu, efetivamente, para o desenvolvimento da Paraíba”.

Segundo Vitalzinho, Pedro Gondim fez uma grande administração na Paraíba, “voltada para os movimentos sociais, através da qual dinamizou a agricultura, impulsionou o comércio, implantou novas indústrias e investiu em projetos culturais”.

Ele disse que já conversou com diretores do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes - DNIT para debater os detalhes da inauguração do trecho. Vitalzinho afirmou que o órgão viu a necessidade de construir passarelas em toda a extensão da rodovia, para auxílio à travessia de pedestres, e solicitou apoio do parlamentar. “Vamos proporcionar as verbas necessárias para a construção das passarelas, através de nossas emendas”, disse Vitalzinho.

Pedro Moreno Gondim

Pedro Gondim, advogado militante, ingressou na vida pública em 1946, quando fundou, com outros compatriotas, o antigo Partido Social Democrático (PSD). Ele foi eleito Deputado Estadual, reelegendo-se para um segundo mandato, mas não exerceu por ter sido designado pelo governador José Américo de Almeida para ser o Secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas do Estado da Paraíba.

Pedro Gondim foi também eleito vice-governador e, durante o período de 1958 a 1960, assumiu o Governo do Estado, pois o governador Flávio Ribeiro Coutinho afastou-se por motivos de saúde. Em 1960, Pedro Gondim afasta-se do governo para candidatar-se ao cargo de governador, sendo eleito, derrotando Janduhy Carneiro.

Com o golpe de 1964, Pedro Gondim ainda continua no cargo, até 1966, quando se candidatou a deputado federal pela Arena. Repassou o cargo ao então governador eleito João Agripino e teve seus direitos políticos cassados por dez anos, perdendo seu mandato de deputado. Somente em 1979 é anistiado pelo presidente João Figueiredo.

Gondim retomou as atividades políticas filiando-se ao PMDB e candidatou-se ao Senado Federal, atendendo aos apelos de amigos e às conveniências do partido. Não tendo alcançado a vitória, afastou-se da política, continuando, como ele próprio um dia afirmou “colaborador e não postulante”. Em 1985 ele ocupou uma diretoria do Banco do Nordeste, deixando o cargo ao término do mandato, em 1990. Pedro Gondim faleceu em 26 de julho de 2005, na cidade de João Pessoa, deixando herdeiros políticos como os netos, Vital Filho e Veneziano Vital do Rego.


Jeová Campos intensifica divulgação de seu projeto político em Campina Grande e sertão paraibano neste fim de semana

O deputado estadual Jeová Campos (PT) está forte no seu propósito de conquistar uma das doze vagas no Parlamento Federal pela Paraíba. Exemplo disso está na extensa agenda de compromissos de campanha que o candidato cumpre desde a sexta-feira (16) e que seguirá por todo este final de semana em diversos municípios paraibanos. Com muita energia e disposição, Jeová depois da sessão de fotos com Cácio Murilo, nesta sexta-feira (16), seguiu para Campina Grande, Queimadas, Santa Luzia e Patos, onde teve reuniões com lideranças políticas locais. O vereador campinense Peron Japiassú (PT) foi quem capitaneou as reuniões na cidade.

Nesta sábado, o parlamentar tem encontro marcado com lideranças políticas dos municípios de Uiraúna, Poço Dantas, Poço José de Moura e com vários prefeitos e vereadores de outros municípios sertanejos que estarão com o deputado num grande encontro na cidade de Cajazeiras.

Para Jeová, esses encontros serão de fundamental importância para fortalecer a divulgação de seu projeto político de desenvolvimento descentralizado. “Nesses encontros estaremos debatendo com as diversas lideranças as demandas da região sertaneja, bem como a descentralização da economia paraibana, com investimentos na região para a potencialização de suas especificidades, e a inclusão produtiva da população”, diz ele.

“Sei que muitas pessoas já conhecem minhas propostas e felizmente também me apóiam, mas quero levar isso mais adiante e intensificar minha luta pelo desenvolvimento sustentável do estado, com propostas que realmente façam a diferença na Câmara Federal para trazer, cada vez mais, benefícios à população paraibana”, argumenta o candidato petista, que abriu mão de uma reeleição praticamente garantida para a Assembleia Legislativa, graças ao seu atuante trabalho em prol da população paraibana, e está otimista com os rumos que sua candidatura à Câmara Federal está tomando em todo o estado. “Estamos construindo apoios em todas as localidades da Paraíba, do litoral ao sertão”, finaliza Jeová.


Apoio

Na tarde desta sexta-feira (16), em visita ao município de Serra Branca, o deputado estadual e candidato à Câmara Federal Jeová Campos (PT) recebeu o apoio espontâneo do vereador, Zé Odon à sua candidatura. A manifestação de Odon, que já respondeu por três mandatos na Câmara da cidade, foi acolhida com muita satisfação pelo candidato. “De forma espontânea e sincera, Zé Odon soube da minha candidatura, me procurou especialmente para manifestar apoio e me incentivar a concorrer à vaga de deputado federal nestas eleições. Sou muito grato por esta atitude que me motivou, ainda mais, a continuar esta caminhada árdua rumo à vitória”, disse Jeová.


Secretaria de Saúde do Município de Sousa envia nota rebatendo informações do Secretário José Maria de França

Nota de Esclarecimento:

A Secretaria de Saúde do Município de Sousa vem a público esclarecer informações inverídicas produzidas pela Secretaria de Saúde do Estado.

É lamentável que a Secretaria de Saúde do Estado utilize os meios de comunicação para espalhar inverdades quanto ao gerenciamento dos recursos da Saúde do Município de Sousa.

1- Quanto à redefinição dos critérios de distribuição dos recursos dos 223 municípios do Estado, é estranho saber que a Secretaria de Saúde do Estado utilizou como base apenas o ano de 2009, e não os últimos 12 meses, penalizando assim o município, uma vez que neste período o município de Sousa detém o percentual de gasto necessário.

2- Quanto à informação de que no exercício de 2009, Sousa haveria produzido, apenas 33% do percentual de investimentos, temos a esclarecer que: cabe a própria Secretaria de Saúde do Estado, fazer o repasse da numeração das AIH, o que não foi feito nos meses de Novembro e Dezembro de 2009, e de Janeiro á Junho de 2010, e mesmo assim, o município realizou os repasses normalmente de acordo com o que o Hospital Regional de Sousa conseguiu produzir.

3- Quanto ao repasse de recursos ao Hospital Regional de Sousa, o teto máximo foi definido em R$ 463 mil (em atendimento ambulatorial e hospitalar). E o município fica obrigado a fazer o repasse no valor do que o Hospital produz, sendo mentirosa a informação de que o Município não fez nenhum repasse no ano de 2010, quando o município pagou os serviços prestados no mês de Janeiro, mesmo sem que a Secretaria fizesse o repasse dos números de AIH (necessário para o processamento junto ao SUS).

4- Quem não tem feito os repasses devidos, tem sido a Secretaria do Estado, que de Junho de 2009 a Junho de 2010, não efetuou os repasses dos valores referentes ao Serviço Móvel de Urgência (SAMU).

5- O Secretário de Saúde do Estado, José Maria de França ao reclamar dos valores repassados ao Hospital Regional parece não saber as condições precárias em que aquela casa hospitalar se encontra, uma vez que na imprensa sousense a reclamação com as péssimas condições de atendimento, a falta de médicos e medicamentos, chegando ao cúmulo de faltar soro, esparadrapo e gaze para a realização de um simples curativo são constantes. A exclusão da cidade de Sousa por parte da Secretaria de Saúde do Estado é tamanha que de janeiro a junho deste ano, o Hospital Regional de Cajazeiras recebeu cerca de R$ 2 milhões e 240 mil, enquanto que o Hospital Regional de Sousa recebeu apenas R$ 1 milhão 280 mil, ou seja, quase 1 milhão a menos. Será que isso se deve ao fato de que o Secretário José Maria de França tem afinidade político administrativa com o Prefeito de Cajazeiras?


Sousa, 16 de Julho de 2010

Secretaria de Saúde do Município de Sousa