
Os milhares de amigos e correligionários do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, estarão em festa para comemorar o seu aniversário neste sábado, 17, data em que ele passará o dia recebendo os cumprimentos e homenagens dos que admiram a sua trajetória pessoal e política.
A data natalícia do prefeito campinense é sempre alvo de muitas comemorações por parte dos seus amigos e parentes, levando-se em conta o fato dele ser admirado pelo seu perfil pessoal, além de se destacar como uma das mais expressivas lideranças da nova geração política paraibana.
O prefeito, no entanto, disse que vai priorizar esta data para ficar mais perto da família, da sua esposa, a advogada Ana Cláudia Vital do Rêgo, atual secretária de Interiorização da Ação do Governo Estado, dos filhos Pedro Henrique e Mateus, da mãe, Nilda Gondim, dos irmãos Vital Filho e Raquel, além de outros familiares.
Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto nasceu no dia 17 de julho de 1970, sendo filho da voluntária social, Ozanilda Gondim, e do jurista Antônio Vital do Rêgo (de saudosa memória), sobrinho neto de Argemiro de Figueiredo e neto do saudoso ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim.
Em 1975, começou a estudar no Instituto São Vicente de Paulo, fazendo posteriormente o ginásio na Escola Virgem de Lourdes (Lourdinas) e o Ensino Médio no Colégio Imaculada Conceição (Damas). Nas três escolas, já demonstrava uma excelente desenvoltura nas aulas de Redação e História e a inclinação natural para a Política.
Seguindo a sua trajetória estudantil, em1987 foi aprovado no vestibular de Direito pela Universidade Estadual da Paraíba e depois transferido para o Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), em decorrência de seu pai ter sido eleito deputado federal. Além de ser formado em Direito é graduando em Ciências Sociais com habilitação em Política pela Universidade Federal de Campina Grande.
Iniciou a sua carreira política em 1996, quando se elegeu vereador de Campina Grande pela primeira vez com 2.128 votos. Em seu primeiro mandato, chegou a ser escolhido pela Imprensa por três anos consecutivos como o Vereador do Ano, com a melhor atuação parlamentar da Câmara Municipal. Em 2000 é eleito vereador de Campina Grande pela segunda vez com 3.485 votos.
Já em 2002, candidata-se a deputado federal, e sem ter realizado campanha sem grande estrutura, alcança aproximadamente 45 mil votos, conquistando votos em todo o estado da Paraíba.
Em 2004, lutando contra as adversidades impostas pelo grupo político dominante, foi eleito prefeito de Campina Grande, derrotando o candidato Rômulo Gouveia do PSDB em 2º turno com 101.900 (50,1%) por uma diferença de apenas 791 votos. A sua última vitória eleitoral aconteceu em 2008, tendo sido reeleito prefeito da cidade de Campina Grande, derrotando novamente Rômulo Gouveia em 2º turno com 116.222 votos (51,5%), numa diferença de mais de 16 mil votos.
Para amigos e parentes, Veneziano Vital é merecedor do reconhecimento de todos os campinenses em função do seu trabalho administrativo, voltado para resgatar a auto-estima de Campina Grande através da execução de obras e ações prometidas e jamais cumpridas por governantes anteriores.