sexta-feira, 15 de maio de 2009

Depois de não conseguir eleger se quer um vereador Empresário resolve abandonar a vida pública em Sousa

15/05/2009.
O empresário Jucelio Rocha de Lima, mais conhecido como Jucelio das Parabólicas, resolveu abandonar de vez a vida pública, para tanto deixou desde o dia 26 de abril deste ano a presidência do PHS - (Partido Humanista Social) em Sousa, alegando está decepcionado com a política como um todo.

Segundo informações, o fato de não ter elegido se quer um vereador para fazer parte do legislativo sousense teria agravado o descontentamento de Jucelio, já que decisão semelhante tomou com a política em São José da Lagoa Tapada que lhe trouxe muitos problemas.

Com a saída do empresário do partido o novo presidente é o jornalista Alex Alves, ex-candidato a vereador e atual Diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Sousa. Já Rocha, garante que irá se dedicar apenas a vida empresarial, ou seja, vai cuidar do que é seu.

mariogibsonreporter.blogspot.com
Foto - Helder Fernandes do obeabadosertão

O Sousa deve ou não participar da “Série D” deste ano

15/05/2009.
A equipe do Sousa Esporte Clube ainda não definiu se realmente vai ou não disputar o campeonato brasileiro da série D deste ano, previsto para o segundo semestre de 2009. O dinossauro que conquistou sua vaga ao se tornar campeão estadual, teve muitos prejuízos financeiramente por não poder atuar em casa nos últimos jogos decisivos e ainda tem cerca de 250 mil reais de debito com folha e bicho de jogadores entre outras despesas, ainda não quitadas, no jogo das faixas, por exemplo, não tinha 800 torcedores em Campo.

Até o presente momento a equipe ainda não conseguiu nenhuma empresa para patrocinar o time nesta competição que é de nível Nacional, o que correria um risco daquela famosa frase, “disputar por disputar ou pra fazer vergonha não adianta”, esta é que é a grande verdade.

Penso que para o futebol de nossa Cidade seria bem mais interresante que o poder público ao invés de ajudar a equipe, pudesse utilizar o período nos investimentos com o campo o “Marizão” que precisa ser urgentemente de uma ampliação de sua capacidade de público e implantação de um novo gramado com drenagem para escoamento das águas no período invernoso. Já para o Sousa, acho que a atual Diretoria deveria primeiro saldar os compromissos e organizar para 2010 uma equipe forte para novamente levantar o caneco e fazer uma campanha de peso para a Copa do Brasil, ou seja, que possa passar pelo menos para a segunda-fase da competição.

Por outro lado existem equipes, que tem como disputar a competição da Série D, pois dispõe de apoios financeiros e que estariam interessadas em participar do Campeonato que se iniciará em julho e que para tanto estão dispostas a ajudar o time do Sousa para cobrir os seus compromissos do Estadual deste ano em troca da participação na quarta divisão.

Agora, se é para disputar a Série D, que alguém diga ou assuma todos os compromissos do Clube, porque se fosse Eu o Presidente, não iria nas atuais circunstancias para lugar algum, pois o tempo é curto e começar uma competição cheio de dívidas e sem apoio é cavar a própria sepultura.


Mariogibsonreporter.blogspot.com

Projeto firmado entre Prefeitura de Sousa e Energisa inclui Sede, Entradas da Cidade, Praças e São Gonçalo

15/05/2009.
A prefeitura de Sousa em parceria com a Energisa deverá iniciar na primeira quinzena do mês de junho de 2009 o Projeto de reestruturação de todo o sistema de iluminação pública de nossa cidade. Os investimentos são da ordem de 1 milhão e 100 mil reais.

Segundo o prefeito Fabio Tyrone, a obra beneficiará não só toda a Cidade, mais também as entradas de acesso a Sousa, Bairros, Ornamentações das Praças e São Gonçalo, são cerca de 6.200 postes do tipo relevo com duas lâmpadas a vapor de sódio, projeto este que é igual ao que a própria Empresa de Energia realizou nas Cidades de Fortaleza e Natal.

Segundo o chefe do executivo, “a Energisa se comprometeu a concluir a obra no mais curto espaço de tempo possível, com isso, se espera acabar de uma vez com as constantes reclamações feitas pela própria população diariamente nas emissoras de rádio de nossa cidade que reclama da escuridão por conta do atual sistema que se encontra defasado”, finalizou o prefeito.

mariogibsonreporter.blogspot.com

Tribunal de Contas da União condena Prefeito e Ex-prefeito a pagarem multa de 5 mil reais

15/05/2009.
O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou o atual prefeito de Coremas (PB), Edilson Pereira de Oliveira, e o ex-prefeito, Antônio Carlos Cavalcante Lopes, a pagarem multa no valor de R$ 5 mil ao Tesouro Nacional.

O ex-prefeito não justificou por que adquiriu um veículo usado em vez de um novo na compra de uma ambulância para o município. Além disso, segundo auditoria, as três únicas empresas convidadas a participar da licitação para aquisição do veículo pertenciam a uma mesma família, sendo uma empresa pertencente à mãe, outra ao pai e a terceira ao filho. Duas das empresas possuíam o mesmo endereço e o mesmo número de telefone, o que indica ocorrência de fraude à licitação.

Já o atual prefeito comprou medicamentos da empresa Endomed Comércio e Representação de Medicamentos Ltda. a preços superiores aos estipulados em convênio. Os remédios eram destinados à implementação do Programa Piso de Atenção Básica (PAB) do Ministério da Saúde para levar atendimento básico de saúde à população do município.

O prefeito Oliveira terá de devolver, em solidariedade com a empresa Endomed, R$ 1.913,27, valor atualizado, ao Tesouro Nacional pelas irregularidades cometidas. O TCU encaminhou cópia da decisão à Procuradoria da República no Estado da Paraíba. O relator do processo foi o ministro Augusto Nardes. Cabe recurso da decisão.

TCU

Vereadores de situação não conseguem derrubar Parecer do TC e Chico de Aziz mesmo sem maioria consegue manter aprovação de suas contas

15/05/2009.
A Câmara Municipal de São Francisco manteve ontem o parecer do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba que havia aprovado as contas do ex-prefeito Chico de Azis do PMDB, referente ao exercício financeiro de 2004.

Para mudar a decisão da aprovação de suas contas como administrador da Cidade, a situação, precisava de 6 votos, 2/3 dos integrantes da Casa Legislativa, mais apenas cinco vereadores votaram pela não aprovação, inclusive para surpresa de todos, o vereador Junior Bode eleito pela situação votou diferentemente da posição tomada pelos demais vereadores. A votação terminou em 5x4 pela manutenção do acórdão, com isso, Chico de Azis permanece com os seus direitos políticos em dia e pode normalmente participar de novas eleições.

Segundo informações, já no início da Sessão os vereadores de situação ficaram com um pé atrás, com o comportamento do vereador do PSDB quando este resolveu não assinar um relatório da Vereadora Beta, que em seu parecer optou pela reprovação das contas do ex-prefeito, entendo que no relatório inicial as contas haviam sido reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.

De acordo anda com as informações existem comentários que nos últimos dias vereador Bode teria sido visto mantendo conversações com o peemedebista e que um possível acerto misterioso teria sido celebrado, inclusive com um bilhete entregue ao parlamentar pouco tempo antes da sessão. O prefeito Jose Rofrants e Médico Bosco Filhos consideraram norma a atitude do parlamentar e negam que exista qualquer tipo de rompimento com o vereador Psdebista.

Mesmo com atitude tomada pelo parlamentar mirim, o médico João Bosco Filho, presidente do DEM, disse que o vereador Junior Bode continua mais aliado do que nunca, e que com certeza estarão juntos nas eleições de 2010 e 2012.


mariogibsonreporter.blogspot.com

Padre Djacy – “Senhores Políticos não abandonem Santa Cruz”

15/05/2009.
Senhor Governador, senhores deputados, senhores secretários de Estado, paraibanos e paraibanas, por meio desta missiva, lanço um veemente grito de alerta: A cidade de Santa Cruz vive um verdadeiro caos.

Não se trata de sensacionalismo. É pura realidade cotidiana. A população deste lugar vive momento dramático. Sou testumanha ocular. Aliás, também sofro muito. Pense num sofrimento, numa verdadeira desolação?

Vejamos. O povo está ilhado, sem saída. O único meio de transporte é uma canoa furada, amarrada por uma corda e puxada por alguns homens. E quando a correnteza permite atravessar. Depois vem a falta dágua. Há mais de nove dias que não temos água. Creches e escolas não funcionam. E o pior, ninguém sabe de quem é a falha: se da Energisa ou da Cagepa. Por fim, passamos uns dois dias sem telefone. Pense num clamor.

No tocante a Cagepa, peço ao presidente do órgão, que seja enviada uma equipe de técnicos para solucionar de uma vez por todas esse sério problema, que vem causando transtorno na cidade.

Aqui, senhores, o caos está instalado. E o pior, a gente não ouve um pronunciamento de nossas lideranças em João Pessoa. Estão todos mudos. Para essa gente importante, meu povo simplesmente não existe.

A população está revoltada, clamorosa, angustiada. E eu, como pastor, a única coisa que posso fazer pelo meu povo é gritar, clamar, pedir socorro.

Meu povo querido conte comigo. Com minha voz, com minha boa vontade, com minha energia, com minha fé. Se só posso gritar, então eu grito: Autoridades da minha Paraíba socorram meu povo com urgência.


Padre Djacy brasileiro

Ex-prefeito é denunciado pelo Ministério Público Federal por desviar recursos da Educação

15/05/2009.
O Ministério Público Federal em Sousa denunciou o ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, José Aldeir Meireles de Almeida, pelo desvio de verbas públicas mediante fraude a processo licitatório e contratação fictícia das empresas Construtora M. O Engenharia Ltda, Jacarauense Ltda e Geraldo Cartaxo de Almeida.

Consta na denúncia que o ex-prefeito desviou em proveito próprio, bem como em benefício de terceiros, mais de 275 mil reais do Convênio Federal. O convênio foi firmado em abril de 1996 com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para construir escola rural, reformar e ampliar escolas, adquirir equipamentos e concluir unidade escolar de primeiro grau no município.

Segundo o Ministério Público, José Aldeir Meireles de Almeida simulou o processo licitatório e a celebração de contrato administrativo com a construtora M. O. Engenharia Ltda, de propriedade de Sinézio Martins de Oliveira. Em seguida, o ex-prefeito emitiu cheques em benefício da mencionada empresa, antes mesmo da realização da obra.

Conforme a denúncia, Sinézio Martins concorreu para o desvio de R$ 130.525,14, emitindo notas fiscais falsas de serviços prestados à prefeitura. O proprietário da construtora recebia os cheques e, após sacá-los ou endossá-los, repartia o dinheiro com o então prefeito.

Outra parte dos recursos do convênio foi desviada pelo então prefeito, simulando contratação com a construtora Jacarauense Ltda, para a construção de três unidades escolares na zona rural do município de São João do Rio do Peixe. No entanto, o ex-prefeito desviou os recursos e atestou o recebimento da obra, sem que a mesma tivesse sido concluída, conforme consta na denúncia do MPF assinada pela procuradora da República Lívia Maria de Sousa.

Ainda segundo a denúncia do Ministério Público há fortes indícios de que a Jacarauense Ltda é uma empresa de fachada, constituída apenas para participar de processos licitatórios e simular contratos administrativos.

Os denunciados estão sujeitos às penas do artigo 1º, inciso I, do Decreto-lei 201/671. Em caso de condenação, podem ser punidos com reclusão de 2 a 12 anos. Segundo o decreto, a condenação definitiva acarreta a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.

Ascom